Bolsonaro mente ao afirmar que vacina contra covid-19 transmite HIV/Aids

Presidente usa live semanal para fazer afirmações baseadas em fake news internacionais; discurso repercute entre cientistas e políticos

Sergio Lima – Poder360

Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro usou sua live semanal para atacar a vacina contra a covid-19 e, com base em um site inglês especializado em teorias da conspiração, afirmou que as pessoas que tomaram duas doses do imunizante estão desenvolvendo HIV/Aids.

“Relatórios oficiais do governo do Reino Unido sugerem que os totalmente vacinados (15 dias após a segunda dose) estão desenvolvendo a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (aids) muito mais rápido que o previsto”, disse o presidente, segundo o jornal O Estado de S.Paulo.

Ao recomendar a leitura de tal artigo, Bolsonaro disse que não iria ler “porque posso ter problemas com a minha live”.

Essa fake news não é nova, mas a disseminação dela no momento em que mais da metade da população brasileira está imunizada revoltou cientistas e políticos.

Em nota, o Comitê de HIV/aids da Sociedade Brasileira de Infectologia afirmou que “não se conhece nenhuma relação entre qualquer vacina contra a COVID-19 e o desenvolvimento de síndrome da imunodeficiência adquirida, e que repudiam “toda e qualquer notícia falsa que circule e faça menção a esta associação inexistente”.

Confira abaixo algumas declarações de políticos e cientistas a respeito da notícia falsa defendida por Bolsonaro em sua última live

Daniel Dourado – médico e advogado sanitarista, pesquisador do Centro de Pesquisa em Direito Sanitário da USP e do Institut Droit et Santé da Universidade de Paris.

https://twitter.com/dadourado/status/1451990277045039106

Natália Pasternak, presidente do Instituto Questão de Ciência

https://twitter.com/TaschnerNatalia/status/1452002263510233090

Alexandre Padilha, deputado federal (PT) e ex-ministro da Saúde

Marcelo Freixo, líder da minoria na Câmara dos Deputados (PSB)

Manuela D’Ávila, ex-deputada federal (PCdoB)

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador