Cientistas da Unicamp criam técnica barata para visualizar o coronavírus em 3D

Entre os resultados obtidos com o método criado pelos brasileiros, as imagens feitas até agora mostram que o vírus se replica próximo ao núcleo da célula

Jornal GGN – Pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campina) desenvolveram uma técnica de baixo custo que permite ver o material genético do novo coronavírus em 3D dentro das células. O método de detecção, criado pela pós-doutoranda Luana Nunes Santos, poderá aprofundar as investigações sobre o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

De acordo com o professor do Instituto de Biologia da Unicamp, Henrique Marques-Souza, os laboratórios verificam o aumento da carga viral em um conjunto de células, mas não indentificam se o vírus adentrou a célula e em que parte.

Segundo ele, essa informação “é muito importante na compreensão da doença”. “Conseguir visualizar o vírus dentro da célula é algo muito valioso para a compreensão da infecção”, acrecentou, em reportagem ao G1.

Similar aos protocolos já existentes de microspia eletrônica de transmissão (MET) e por imunocitoquímica (ICQ), ambos procedimentos exigem ou microscópios especializados ou insumos que são caros e que demoram em chegar.

Já o desenvolvido pela Unicamp, não depende da importação de insumos ou anticorpos caros, utilizando a sintetização de uma sonda, que é uma molécula de DNA que se conecta ao RNA do vírus, permitindo assim conectar substâncias visíveis à luz fluorescente ao vírus.

Entre os resultados obtidos com a investigação, as imagens feitas até agora mostram que o vírus se replica próximo ao núcleo da célula. Os pesquisadores estão compreendendo, assim, como ocorre a infecção do Covid-19. Os resultados serão publicados em revista científica.

 

 

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador