CoronaVac: maior estudo no Chile comprova eficácia de 80% contra mortes

Resultados da "vida real" foram divulgados pelo Ministério da Saúde do país, aonde 11.068.110 doses da Sinovac foram aplicadas

Resultados da “vida real” foram divulgados pelo Ministério da Saúde do país, aonde 11.068.110 doses da Sinovac foram aplicadas

Jornal GGN – A vacina CoronaVac é 89% efetiva contra internações por Covid-19 e 80% contra mortes pela doença. Estes são os resultados do Chile, o maior estudo realizado, até agora, com o imunizante.

Isso porque, no país latinoamericano, 11.068.110 doses da vacina do laboratório chinês Sinovac já foram aplicadas, até o dia 15 de abril. Os dados foram apresentados pelo Ministério da Saúde do Chile como os “resultados da vida real”.

Do total de pessoas que já foram vacinadas no país, 90,1% receberam a vacina da Sinovar e outros 9,9% da Pfizer. No país, as pessoas que foram vacinadas receberam um acompanhamento da pasta, com questionários que deveriam ser respondidos. Foram coletadas informações de mais de 10 milhões de pessoas que receberam a primeira dose e 4 milhões com a segunda.

A vacina chinesa apresentou 67% de efetividade para previnir qualquer sintoma de Covid-19. Do total vacinado, 85% não precisaram comparecer a um médico. A grande maioria, de 89%, não foi internado em uma UTI por Covid-19. E não gerou o óbito em 80% das pessoas vacinadas.

Na prática, a cada 100 pessoas vacinadas com Sinovac e que tiveram contato com o vírus, somente 33 foram contagiadas com sintomas. Já na outra ponta, se todo o Chile for vacinado com a Sinovac, a cada 100 pessoas contagiadas, 80 seriam salvas.

Estes são os dados da efetividade completa, ou seja, 14 dias após receber a segunda dose. Já para os que receberam somente uma dose, a efetividade foi de somente 16% para os sintomas, 36% para consultas médicas, 43% para UTI e 40% para o falecimento.

Leia aqui o documento oficial.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador