Coronavírus: A cada dia, dois médicos morrem por Covid-19

30 médicos do Rio de Janeiro perderam a vida, o Pará registra 27, e São Paulo, 26. Os outros estados também contam, entre seus mortos, médicos que perderam a batalha

Foto Nações Unidas

Jornal GGN – Triste marca. Em dois meses e meio do início da pandemia no Brasil, foram 113 os médicos vitimados pela doença. Isso significa que, a cada dia, dois profissionais morrem. A contagem é após o dia 16 de março, quando foi registrado o primeiro óbito no Brasil. 30 médicos do Rio de Janeiro perderam a vida, o Pará registra 27, e São Paulo, 26. Os outros estados também contam, entre seus mortos, médicos que perderam a batalha: Pernambuco (6), Amazonas, Minas e Paraíba (4 cada), Ceará e Rio Grande do Norte (3 cada), Paraná e Bahia (2 cada), além de Alagoas e Santa Catarina (1 cada).

Além de ser o país com mais casos diários de infecção por Covid-19, o Brasil é onde mais morrem enfermeiros. São 143 mortos e 16.064 infectados. Rio de Janeiro e São Paulo lideram este ranking triste, com 36 e 32, respectivamente. Enfermeiros em todo o país reivindicam melhores condições de trabalho nesta pandemia.

Em levantamento feito pelo jornal O Globo junto aos conselhos regionais de medicina e a sindicatos da categoria, das vítimas registradas, pelo menos 27 deles, ou 30%, foram de médicos que estavam no grupo de risco para a doença e tinham mais de 60 anos.

De acordo com a matéria, o número é similar a outros países atingidos de forma dura pelo surto de coronavírus. Em pesquisa da revista de Medicina Ocupacional da Universidade de Oxford, a Itália teve 121 médicos que sucumbiram na luta contra a pandemia.

A falta de equipamento de proteção individual, ou EPI, ou então equipamentos inadequados, foram razões citadas para a causa da morte desses profissionais, diz a pesquisa.

Os pesquisadores ainda apontaram uma limitação, que é a provável subnotificação de óbitos por infecção devidos aos critérios da pesquisa.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Além da lamentável e evitável perda de vidas, a cada dia perdemos 6 x 2 = 12 anos de formação de um valioso profissional,ainda mais nestes tempos pandêmicos.

  2. Não há nada tão ruim que não possa piorar

    Se há um médico para atender uma grande quantidade de pessoas, imagine quando a pandemia acabar

    Fora Bolsonaro e fora corona

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador