Coronavírus: Cinco países da América Latina restringem entrada de viajantes

São eles Colômbia, Peru, Chile, Guatemala e El Salvador.

Jornal GGN – Cinco países da América Latina passaram a exigir quarentena preventiva ou proibiram entrada de pessoas provenientes de territórios com focos da epidemia. São eles Colômbia, Peru, Chile, Guatemala e El Salvador.

Peru e Colômbia impuseram quarentena obrigatória de 14 dias a qualquer viajante que chegar proveniente de outro país que seja foco de transmissão. Alberto Fernández, presidente da Argentina, está estudando medidas similares. A restrição já é praticada por Chile, Guatemala e El Salvador, com foco nos países já muito afetados como Espanha, Itália, França e China.

O presidente da Colômbia, Iván Duque, anunciou a medida após confirmação de infecções nas populosas cidades de Bogotá, Medellín e Cartagena. A decisão do Peru veio depois de 15 contágios confirmados. Em decreto, o governo peruano emitiu declaração de emergência sanitária pelos próximos 90 dias, também com adiamento do início do ano letivo.

A Argentina, que já contabiliza um óbito por coronavírus, anunciou a intenção de declarar a obrigatoriedade de quarentenas.

O Chile decidiu qualificar como ‘viajante de alto risco’ aqueles que cheguem da Espanha e Itália, impondo também quarentena.

El Salvador já proibiu, desde 22 de janeiro, a entrada de viajantes vindos da China e irã, e ampliou para os vindos da Coréia do Sul e Itália. Agora, o governo salvadorenho declarou uma quarentena nacional por 21 dias, com entrada proibida de estrangeiros e entidades educativas fechadas.

No caso da Guatemala, a proibição ficou para a entrada de cidadãos europeus, além de quarentena obrigatória para qualquer cidadão que retorne da Europa.

O Governo de transição da Bolívia declarou emergência nacional, mesmo com dois casos somente, e pediu aos cidadãos que façam ‘isolamento voluntário’ caso tenham passado por algum país que enfrenta a epidemia.

Com informações do El Pais.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador