Coronavírus: OMS alerta para o perigo de não aprendermos com a atual crise

Mike Ryan, o especialista da OMS, disse que viu a amnésia que parece descer sobre o mundo após um evento traumático, e que isso é compreensível.

Foto ArchDaily Brasil

Jornal GGN – O principal especialista em emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o mundo corre o risco de pandemias futuras se sofrer ‘amnésia’ e não aprender com a atual crise do coronavírus.

Mike Ryan, o especialista da OMS, disse que viu a amnésia que parece descer sobre o mundo após um evento traumático, e que isso é compreensível. “Mas se fizermos isso novamente como fizemos após a SARS, como fizemos após o H5N1, como fizemos após a pandemia de H1N1, se continuarmos a ignorar as realidades do que os patógenos emergentes e perigosos podem fazer à nossa civilização, então provavelmente experimentaremos o mesmo ou pior novamente em nossas vidas”, disse ele.

O especialista também criticou as nações desenvolvidas, dizendo que os países do norte administravam sistemas de saúde ‘como companhias aéreas de baixo custo’ e que o mundo estava pagando por isso agora.

“No norte, por causa do modelo de custo dos sistemas de saúde, projetamos nossos sistemas de saúde para serem entregues com 95%, 98%, com 100% de eficiência. É quase como um modelo de companhia aérea de baixo custo para a prestação de serviços de saúde”, disse ele.

“Bem, estamos pagando um preço por isso agora, não tendo essa capacidade de surto extra embutida no sistema – vendo a saúde como um centro de custo em nossa economia, vendo a saúde como um dreno para o desenvolvimento, como um puxão de volta da economia, e precisamos abordar novamente o que isso significa”, completou ele.

Com informações do The Guardian

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A sociedade ainda não tem consciência de que estamos tendo contato com uma doença, provocando doentes novos. Nem as sociedades científicas tem este saber. A abordagem é feita por doenças passadas, semelhantes. Então vamos apanhar muito ainda!

  2. Trabalhador brasileiro a “gripezinha” segundo o “Bozó com sua quadrilha” esta levando o povo ao mesmo destino dos (EUA) isto já é fato, só resta os brasileiros aguardarem a “Vacina-Coronavak da CHINA/parceria com o instituto Butantã que em breve vai ser a salvação dos Brasileiros.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador