Categories: CoronavírusSaúde

Covid-19 – Balanço de momento: 54 milhões de casos, 1,3 milhão de mortes e 35 milhões de altas, por Felipe A. P. L. Costa

Covid-19 – Balanço de momento: 54 milhões de casos, 1,3 milhão de mortes e 35 milhões de altas

por Felipe A. P. L. Costa [*].

Este artigo atualiza os números a respeito da pandemia da Covid-19 divulgados em artigo anterior (aqui).

Levando em conta as estatísticas obtidas na tarde deste sábado (14/11) [1], apresento a seguir um balanço da situação mundial.

(A) Em números absolutos, os 20 países [2] mais afetados estão a concentrar agora 79% dos casos (de um total de 53.608.468) e 83% das mortes (de um total de 1.306.600) [3].

(B) Entre esses 20 países, a taxa de letalidade está em 2,6%. A taxa brasileira caiu de 2,9% para 2,8%. (Chile e Colômbia, dois dos quatro outros países da América do Sul que estão no topo da lista, têm taxas de valor equivalente, 2,8%. Argentina tem uma taxa mais baixa, 2,7%, e Peru, mais alta, 3,8%.)

(C) Nesses 20 países, 26,7 milhões de indivíduos receberam alta, o que corresponde a 63% dos casos. Em escala global, 34,6 milhões de indivíduos já receberam alta.

*

Notas.

[*] Para detalhes e informações sobre o livro mais recente do autor, O que é darwinismo (2019), inclusive sobre o modo de aquisição por via postal, faça contato pelo endereço meiterer@hotmail.com. Para conhecer outros livros e artigos, ver aqui.

[1] Vale lembrar que certos países atualizam suas estatísticas uma única vez ao longo do dia; outros atualizam duas vezes ou mais; e há uns poucos que estão a fazê-lo de modo mais ou menos errático. Alguns países europeus (e.g., Suécia e Suíça), por incrível que pareça, não estão atualizando seus números nos fins de semana. Acompanho as estatísticas mundiais em dois painéis, Mapping 2019-nCov (Johns Hopkins University, EUA) e Worldometer: Coronavirus (Dadax, EUA).

[2] Os 20 primeiros países da lista podem ser arranjados em cinco grupos: (a) Entre 10 e 12 milhões de casos – Estados Unidos; (b) Entre 8 e 10 milhões – Índia; (c) Entre 4 e 6 milhões – Brasil; (d) Entre 1 e 2 milhões – França, Rússia, Espanha, Reino Unido, Argentina, Colômbia e Itália; e (e) Entre 500 mil e 1 milhão – México, Peru, Alemanha, Irã, África do Sul, Polônia, Ucrânia, Chile, Bélgica e Iraque.

[3] Para detalhes sobre o comportamento da pandemia em escala mundial e nacional, ver os três volumes da coletânea A pandemia e a lenta agonia de um país desgovernado (aqui, aqui e aqui).

 

* * *

Redação

Redação

Recent Posts

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

56 minutos ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

1 hora ago

Aniversário do poeta Manuel Bandeira – a Evocação do Recife, por Urariano Mota

Me ocorreu – descobri, talvez -  que o seu eterno poema Evocação do Recife é…

3 horas ago

A volta do terrorismo fiscal, por Luís Nassif

Nem se anunciou déficit, mas meramente uma redução do superávit. E o mundo midiático entrou…

3 horas ago

Carga tributária cai, mas gasto com juros cresce e chega a 25,7% da arrecadação

As despesas com juros dos governos cresceram com vigor, a despeito da redução os juros…

4 horas ago

Desembargadores do TRF-4 afastados pelo CNJ acionam STF

Afastados por desacatar o próprio STF, Lorari Flores e Thompson Flores pede que Suprema Corte…

4 horas ago