EUA enviará 6 milhões de vacinas contra Covid à América Latina; Brasil receberá via OMS

Distribuição ao Brasil será feita via Covax Facility. Ainda não há detalhes sobre o número de vacinas que o país irá receber

Reprodução

Jornal GGN – O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira, 3, que irá enviar 6 milhões de vacinas contra a Covid-19 para países da América Latina, incluindo o Brasil. A doação faz parte do plano de distribuição global de 80 milhões de doses de imunizantes, que o democrata Joe Biden prometeu às nações.

A primeira parte do cronograma prevê o envio de 25 milhões de doses de vacinas para o exterior. Destas, cerca de 75% serão distribuídas via Covax Facility, o consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa a distribuição de imunizantes aos países emergentes e em desenvolvimento.

Pelo Covax, a América Latina e o Caribe receberão cerca de 6 milhões de doses vacinas. Além do Brasil, também irão receber os imunizantes a Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti e República Dominicana, entre outros países da comunidade caribenha.  

Cada país receberá as doses de vacinas de acordo com a participação no Covax, o Brasil tem pouca atuação no mecanismo por decisão do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). De qualquer forma, ainda não há detalhes sobre o número de imunizantes que o país irá receber.

Já os outros 25% das doses de vacinas serão distribuídas diretamente pelos EUA aos outros países, que “estão passando por surtos”. A Casa Branca, no entanto, não considerou o Brasil nesta distribuição. Nessa fatia, estão Canadá, Coreia do Sul, territórios palestinos, Ucrânia, Kosovo, Haiti, Iraque, Iêmen e funcionários da linha de frente da ONU.

“Não estamos compartilhando doses para recever favores ou concessões […] estamos compartilhando para salvar vidas e guiar o mundo em direção ao fim da pandemia”, disse Biden.

Com informações da Folha de S. Paulo.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador