Festas do réveillon 2022 estão canceladas no Ceará e em Salvador

A Ômicron, nova e mais transmissível variante do coronavírus, está levando autoridades a reverem festas que provocam aglomerações e, portanto, mais chance da Covid-19 se espalhar

VALTER PONTES/SECOM-PMS

da Página da CUT

Festas do réveillon 2022 estão canceladas no Ceará e em Salvador

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT) cancelou a tradicional festa de réveillon de 2022 em todo o estado para conter a tramissão da Covid-19. O anúncio foi feito na sexta-feira (26). Pelo mesmo motivo, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou nesta segunda-feira (29), em entrevista coletiva, o cancelamento das destas de final de ano na capital baiana.

A lista de cancelamentos deve aumentar nos próximos dias. O motivo é a nova e mais transmissível variante do novo coronavírus identificada na África na semana passada, batizada de Ômicron, que tem múltiplas mutações e é potencialmente mais contagiosa.

As notícias sobre a Ômicron estão levando autoridades estaduais e municipais a reverem planos para as festas de final de ano que já haviam sido liberadas e a quantidade de cidades que vem cancelando o Carnaval do ano que vem também deve aumentar.

Leia mais: Saiba onde o Carnaval de 2022 está cancelado por causa da Covid-19

Onde o réveillon foi cancelado

No Ceará, Camilo Santana cancelou pelo segundo ano consecutivo a tradicional “Festa da Virada”, no aterro da Praia de Iracema, em Fortaleza e também em cidades do interior.

“Tomamos essa iniciativa por absoluta prudência, responsabilidade e respeito, de forma prioritária, à vida dos nossos irmãos cearenses. Não descansarei enquanto não vacinarmos toda a população cearense”, disse o governador durante transmissão ao vivo nas redes sociais.

No Ceará o percentual da população totalmente vacinada com as duas doses ou dose única é de 62,57%.

Sobre o Carnaval, o governador tem a mesma opinião e afirmou que devem seguir a mesma linha de pensamento. Entretanto, essa questão será discutida somente no ano que vem.

Em Salvador, onde o Festival da Virada costuma durar entre cinco e seis dias, o prefeito disse que, mesmo com o avanço da vacinação – na Bahia, apenas 54,12% da população está totalmente imunizada -, o cenário de incertezas provocado neste momento pela Covid-19 levou à conclusão de que não há como realizar o festival, um evento para mais de 250 mil pessoas/dia, com segurança sanitária aos cidadãos.

“A gente sabe da importância da festa para a economia da nossa cidade, mas também a gente sempre colocou e vem colocando a vida em primeiro lugar. O momento existe cautela e prudência”, pontuou Reis na entrevista coletiva.

Sobre a realização do carnaval em 2022, Reis disse que aguarda um posicionamento do governador da Bahia, Rui Costa (PT). 

Onde vai ter réveillon

Em São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) planeja realizar o réveillon na Avenida Paulista. Na quarta-feira, 24, a capital paulista alcançou a marca de 100% da população adulta totalmente vacinada. No estado, 74,8% da população está totalmente imunizada.

Em Florianópolis, a festa será realizada exclusivamente na baía norte, com visualização da Beira-Mar Norte e Continental. Não haverá show musical. No Estado de Santa Catarina, 67,58% da população está completamente imunizada.

No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes (PSD) também planeja realizar o festejo na orla de Copacabana.

Onde réveillon ainda não foi confirmado

Em Recife, a prefeitura ainda não confirmou o Réveillon com público.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador