Fiocruz alerta para aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave no país

O SRAG é causado por vários vírus respiratórios, mas neste ano um deles causa tantos danos, a Covid-19, responsável por quase 98% dos casos.

Foto Sindicato dos Bancários da Bahia

Jornal GGN – A Fiocruz aponta para uma tendência de alta nos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em todo o país. Desde julho esse aumento não era observado. Os dados são do boletim de monitoramento semanal Infogripe, do dia 24, que considera dados obtidos até sábado, dia 21.

O SRAG é causado por vários vírus respiratórios, mas neste ano um deles causa tantos danos, a Covid-19, responsável por quase 98% dos casos.

Esta tendência de aumento já vem sendo alertada pela Fiocruz, com foco em capitais. Neste boletim, no entanto, o aumento está sendo sinalizado para todo o território brasileiro.

A última vez em que uma tendência de crescimento havia sido indicada foi na semana de 28 de junho a 4 de julho – período correspondente à semana epidemiológica 27. A semana epidemiológica é uma convenção que vai de domingo ao sábado de uma determinada semana. Nesta quarta-feira (25), o Brasil está na semana epidemiológica 48.

As tendências calculadas pela Fiocruz se referem ao período anterior à data do boletim. Por exemplo: as tendências de longo prazo apontam para o que tem sido visto nas seis semanas anteriores a ele em cada capital; já as de curto prazo apontam para as três semanas anteriores.

Doze das 27 capitais brasileiras têm sinal moderado ou forte de que houve crescimento de casos nas últimas seis semanas. São elas Belo Horizonte, Campo Grande, Maceió, Salvador. Com sinal moderado de crescimento temos Curitiba, Natal, Palmas, Plano piloto de Brasília e arredores, Rio de Janeiro, São Luís, São Paulo e Vitória.

Com informações de O Globo.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador