Ministros da Saúde das Américas se reunirão virtualmente no Conselho Diretor da OPAS

O debate do Conselho Diretor se concentrará principalmente na resposta dos países à pandemia da COVID-19, tema que será abordado em detalhes nesta terça-feira (29).

Ministros da saúde e autoridades dos países e territórios se reunirão virtualmente no 58º Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Foto | Reuters

A fim de abordar os principais desafios de saúde que a região das Américas enfrenta no contexto da pandemia da COVID-19, ministros da saúde e altas autoridades dos países e territórios se reunirão virtualmente, de 28 a 29 de setembro, no 58º Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Nesta segunda-feira (28), participarão da cerimônia de abertura do Conselho Diretor a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e o presidente da Colômbia, Iván Duque, bem como a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne; o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos, Luis Almagro; e o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Luis Alberto Moreno.

Participarão também o ministro da Saúde da Costa Rica, Daniel Salas, e o secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Alex Azar. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, também dará uma mensagem. A abertura do Conselho Diretor começará às 9h (horário de Washington, D.C.), e será transmitida ao vivo.

O debate do Conselho Diretor se concentrará principalmente na resposta dos países à pandemia da COVID-19, tema que será abordado em detalhes nesta terça-feira (29). A aplicação do Regulamento Sanitário Internacional (RSI) também será discutida.

A diretora da OPAS apresentará seu relatório anual, que desta vez focará no progresso alcançado em 2019 e em como a pandemia da COVID-19 tem apresentado uma série de novos desafios para a região, que colocam em risco essas conquistas no futuro, incluindo em áreas como programas de imunização, a resiliência dos sistemas de saúde e os avanços em doenças transmissíveis. Também são de importância outras áreas de relevância na pandemia, como saúde mental, doenças não transmissíveis e saúde digital.

Os participantes do Conselho Diretor também terão a oportunidade de discutir as conquistas em saúde feitas entre 2014 e 2019, apresentando as conclusões finais do plano estratégico da OPAS para esses anos, bem como aspectos relacionados às finanças e prioridades programáticas da OPAS, entre outros pontos.

O debate virtual no Conselho Diretor será transmitido ao vivo durante os dois dias no seguinte link: https://www.paho.org/pt/orgaos-diretores.

A OPAS trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida da população. O Conselho Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) reúne ministros da Saúde e delegados de alto nível dos países membros da OPAS/OMS em Washington, Estados Unidos, para discutir e analisar as políticas regionais de saúde e estabelecer prioridades para a cooperação técnica e colaboração entre os países.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador