Monitor da pandemia aponta desaceleração inédita no Brasil

Segundo o jornal, o pico da pandemia até aqui se deu em julho, quando o Brasil registrava mais de 46 mil novos casos diários. Agora, são 26,5 mil novos casos por dia

(Andre Coelho/Bloomberg/Getty Images)

Jornal GGN – Folha de S. Paulo desenvolveu em parceria com matemáticos da USP um modelo de monitor da pandemia de coronavírus que capta a situação de forma um pouco mais lenta porque não usa a média móvel semanal, mas uma média móvel tirada mês a mês. De acordo com este monitor, a pandemia, pela primeira vez, entrou em desaceleração em quase todo o País. Mas este quadro pode não ser estável, dada a flexibilização crescente da quarentena.

Segundo o jornal, o pico da pandemia até aqui se deu em julho, quando o Brasil registrava mais de 46 mil novos casos diários. Agora, são 26,5 mil novos casos por dia.

Além do uso de máscaras e da hipótese de que a população mais vulnerável já foi exposta e contaminada pela doença, outro fator puxa a desaceleração da pandemia em nível nacional: a situação teria melhorado em São Paulo, líder nacional de casos de Covid-19 e mortes.

“Os paulistas chegaram a registrar 12,5 mil novos casos diários, em agosto, montante que caiu para 4,8 mil agora. O estado estava estável desde 25 de agosto”, apontou. Hoje, todas as áreas de saúde de São Paulo estão na fase amarela da pandemia. Nesta quarta (30), a taxa de ocupação de UTIs no Estado era de 44%.

Goiás, por outro lado, é o único estado brasileiro em aceleração. O Amazonas, onde já se fala em segunda onda, ainda não saiu da fase de estabilidade de casos, que estão em alta.

O Brasil é o terceiro país no mundo com mais casos de Covid-19 (4,8 milhões), atrás apenas de Estados Unidos (7 milhões) e Índia (6 milhões). Cerca de 144 mil pessoas foram vitimadas pela doença.

O GGN faz um acompanhamento diário da Covid-19. Ontem, noticiamos que continua caindo a média diária semanal de novos casos e novos óbitos, mas lentamente e ainda em patamares muito elevados.

Leia mais:

GGN Covid Brasil: as armadilhas das variações percentuais e dos aumentos reais

 

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem mede e como é medido os novos casos?
    Tá parecendo pesquisa eleitoral por telefone, inclusive celulares.

    Eu imagino a pergunta: “você tem ou teve febre acima de 48ºC?
    Não? Então você não tem nem teve covid-19, porque com esta temperatura com certeza você teria morrido”

    Não dá para acreditar em mais nada. Só na corrupção e falcatruas da família Bolsonaro.

    A última falcatrua: “Governo federal desviou a programa de Michelle Bolsonaro R$ 7,5 milhões doados para testes de Covid”

    Dinheiro doado ao Ministério da Saúde para fazer testes de Covid foi desviado para projeto da primeira-dama Michelle Bolsonaro”
    1 de outubro de 2020, 04:21 h

    https://www.brasil247.com/brasil/governo-federal-desviou-a-programa-de-michelle-bolsonaro-r-7-5-milhoes-doados-para-testes-de-covid

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador