Coronavírus

Nobel de Medicina volta atrás sobre declaração de que Covid poderia ter sido geneticamente manipulado

Jornal GGN – O presidente emérito e professor de biologia do Instituto de Tecnologia da Califórnia, David Baltimore, conhecido mundialmente pelo Nobel de Medicina de 1975, afirmou que “exagerou” ao classificar como uma “arma fumegante” a possibilidade do vírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, ter sido geneticamente manipulado e vazado do Instituto de Virologia de Wuhan, na China.  

Os embates sobre a politização vírus, questão levantada pelos Estados Unidos, acontecem desde o início da crise sanitária global, que estourou no início de 2020 em Wuhan. Em janeiro daquele ano, a China alertou a Organização Mundial da Saúde sobre o novo vírus. Logo depois, a agência internacional decretou o estado de emergência de saúde pública de importância internacional sobre a doença. Naquele mesmo mês, um virologista do Instituto de Pesquisa Scripps da Califórnia, Kristian Andersen, teria enviado um e-mail ao Dr. Anthony Fauci, considerado a principal autoridade em doenças infecciosas dos EUA, sobre a possibilidade de manipulação do tal vírus. 

Já em março de 2020, no entanto, em uma carta publicada na revista Nature Medicine, um grupo de cinco virologistas liderados Andersen afirmaram que o vírus é de origem natural. “Nossas análises mostram claramente que o SARS-CoV-2 não é uma construção de laboratório ou um vírus propositalmente manipulado”, declararam. 

Mas, Baltimore chegou a afirmar ao jornal americano Wall Street Journal que o tal e-mail de Andersen era uma “arma fumegante” e “um poderoso desafio à ideia de uma origem natural da SARS-CoV-2”. Na semana passada, a declaração voltou a ser destacada, após a publicação do artigo “A origem de COVID: as pessoas ou a natureza abriram a caixa de Pandora em Wuhan?”

Contudo, de acordo com uma reportagem do britânico The Guardian, Baltimore voltou atrás e afirmou recentemente à revista científica Nature e o site LA Times que ele não deveria ter usado a frase “arma fumegante” e que não tinha certeza sobre as origens do vírus.

“[Eu] deveria ter suavizado a frase ‘arma fumegante’ (…) Acredito que a questão de saber se a sequência foi colocada naturalmente ou por manipulação molecular é muito difícil de determinar, mas eu não descartaria nenhuma das origens”, disse  Baltimore, em uma troca de e-mail com o LA Times. 

Em meio às diversas alegações e após o Wall Street Journal ter divulgado que três pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan teriam sido internados em novembro de 2019, pouco antes do primeiro surto global da Covid-19, o presidente americano Joe Biden, ordenou no mês passado uma investigação rigorosa para descobrir as origens do vírus.

Redação

Redação

Recent Posts

Governo federal faz mais um aceno às Forças Armadas com acordo

Ministério da Defesa e BNDES fecham convênio para otimizar imóveis das Forças Armadas, com foco…

7 minutos ago

Justiça reflete valores e necessidades pela lente do homem branco

“Ele [homem branco] reflete o repertório dele, mesmo tendo empatia, mas não traz a visão…

11 minutos ago

Manifestos pela universidade pública tomam a Argentina

Enquanto Milei diz que manifestos tem "causa nobre, motivos obscuros", milhares de estudantes tomam as…

29 minutos ago

Preços chineses são baixos demais para se preocupar com tarifas

Em feira comercial, visitantes se dizem otimistas com exportações e destacam vantagem competitiva em meio…

2 horas ago

O desafio real do futuro do Brasil, por Ricardo Berzoini e Guilherme Lacerda

Uma questão que necessita de um olhar mais profundo é a correlação entre o crescimento…

4 horas ago

Câmara dos Deputados homenageia Acampamento Terra Livre

A pedido da deputada federal Célia Xakriabá, o maior evento de articulação indígena no país…

4 horas ago