‘O futuro é incerto’: casos de coronavírus na Índia chegam a 6 milhões

A Índia está em vias de ultrapassar os EUA nas próximas semanas como o país com o maior número de casos de coronavírus.

Globalmente, a Índia tem o segundo maior número de casos de coronavírus, atrás dos EUA, onde as infecções ultrapassaram 7 milhões na semana passada [Arquivo: Adnan Abidi / Reuters]

do Al Jazeera

‘O futuro é incerto’: casos de coronavírus na Índia chegam a 6 milhões

A contagem de casos de coronavírus na Índia ultrapassou 6 milhões na segunda-feira, depois de ter relatado 82.170 novas infecções nas últimas 24 horas, enquanto a pandemia se espalha por todo o vasto país do sul da Ásia.

Com 6,1 milhões de infecções de acordo com o ministério da saúde, a Índia está em vias de ultrapassar os Estados Unidos nas próximas semanas como o país com o maior número de casos.

As mortes de COVID-19 aumentaram 1.039 nas últimas 24 horas, para 95.542, disse o ministério, o que representa 1,6 por cento do total de infecções.

A nação de 1,3 bilhão de pessoas abriga algumas das cidades mais densamente povoadas do mundo e há muito se espera que registre um grande número de casos COVID-19.

A Índia vem acrescentando de 80.000 a 90.000 novas infecções por dia desde que começou a relatar os maiores aumentos diários do mundo desde o final de agosto.

A infecção está bem arraigada na comunidade

ANAND KRISHNAN, PROFESSOR DE MEDICINA COMUNITÁRIA DA AIIMS

O primeiro-ministro Narendra Modi pediu no domingo que as pessoas continuem usando coberturas faciais quando se aventurarem fora de casa.

“Essas regras são armas na guerra contra o coronavírus. Eles são ferramentas potentes para salvar a vida de cada cidadão ”, disse Modi em seu discurso mensal no rádio.

O vírus atingiu inicialmente grandes metrópoles, incluindo o centro financeiro de Mumbai e a capital nacional, Nova Delhi, mas desde então se espalhou para áreas provinciais e rurais, onde os sistemas de saúde são frágeis e desiguais.

Apesar da marcha contínua da doença, é improvável que o governo reimponha o bloqueio que gradualmente suspendeu, depois que as duras restrições afetaram a economia e arruinaram a vida de milhões de pessoas, principalmente dos pobres.

Algumas escolas foram reabertas e trens, metrôs, voos domésticos, mercados e restaurantes foram autorizados a operar com restrições.

‘Parte de nossas vidas’

Anand Krishnan, professor de medicina comunitária do Instituto de Ciências Médicas da Índia (AIIMS), em Delhi, disse que o foco deve ser o tratamento de pessoas que contraem o vírus.

O vírus atingiu inicialmente grandes metrópoles, mas desde então se espalhou para áreas rurais [Adnan Abidi / Reuters]

“A infecção está bem arraigada na comunidade”, disse ele à agência de notícias AFP.“A única coisa que podemos fazer é cuidar das pessoas que estão doentes – identificá-las mais rapidamente e tratá-las melhor. E siga as normas de distanciamento social. Além disso, não acho que haja nada específico que possa ser feito. ”

Alguns residentes com quem a AFP conversou em Delhi disseram que, embora permaneçam cautelosos, seus temores sobre a pandemia diminuíram desde o início deste ano.

“Estou fora de casa o dia todo por causa do meu trabalho. Eu não saio de casa por nada mais ”, disse Umang Chutani, funcionário de uma loja de medicamentos de 23 anos.

“O futuro é incerto, mas só podemos ser cautelosos e seguir todos os protocolos de segurança.”

Himanshu Kainthola, 61, que se recuperou do vírus no mês passado depois de um teste positivo junto com dois outros parentes, disse que os temores de sua família “diminuíram substancialmente”.

“Fizemos as pazes com isso. Tomamos as precauções necessárias e investimos no aumento de nossa imunidade, em vez de ficarmos ansiosos ou com medo disso. ”

O estudante de redação criativa Santosh acrescentou que o vírus agora faz “parte de nossas vidas”.

“Você não pode fechar todos os negócios, porque a economia não pode entrar em colapso … COVID-19 não vai pagar o aluguel”, disse ele à AFP.

FONTE AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador