Primeiro lote da vacina CoronaVac chega a São Paulo

Essas 120 mil doses representam o primeiro passo de um acordo que prevê 6 milhões de doses.

Jornal GGN – O primeiro lote com 120 mil doses da vacina CoronaVac chegou hoje, 19, a São Paulo. A vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan, virou guerra política entre o presidente Jair Bolsonaro e o governador João Doria. Os dois olham para a candidatos nas eleições de 2022.

As ações de Bolsonaro contra a vacina CoronaVac afrontaram decisões anteriores do Ministério da Saúde, colocando o ministro general Pazuello em posição delicada, tendo que refazer determinação. Depois o presidente disse que não ia comprar a CoronaVac, sempre alfinetando João Doria. Por fim, a Anvisa foi envolvida, mas se safou com ‘pareceres técnicos’.

Apesar da peleja, o primeiro lote de CoronaVac chegou ao país. O lote foi recepcionado pelo governador João Doria, que fez declarações e fotos comemorando o fato.

O produto será transportado até o Instituto Butantan num caminhão escoltado pelas forças de segurança do estado. Estar no Instituto é garantia de que, caso aprovada pela Anvisa, a vacina poderá entrar no circuito de imunização da população.

Essas 120 mil doses representam o primeiro passo de um acordo que prevê 6 milhões de doses. As doses prontas e a matéria-prima para a fabricação de mais 40 milhões de doses chegarão a São Paulo até o dia 30 de dezembro, prevê Doria.

O Butantan detém duas fábricas para produção e envase de vacinas cuja capacidade atinge cerca de 2 milhões de doses. Segundo o instituto, as duas linhas de produção já passaram por manutenção e estão prontas para o início dos trabalhos.

Nesta terça-feira (17), um artigo publicado na revista científica Lancet Infectious Diseases mostrou que a Coronavac é segura e tem a capacidade de produzir resposta imune no organismo 28 dias após sua aplicação em 97% dos casos.

Com informações da Folha.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que boa noticia. Sempre é bom destacar, no entanto, que a vacina ainda leva 1 tempo para imunizar todos e portanto não podemos relachar com os cuidados até que isso aconteça.

  2. Certas coisas não sobem ao nível do escândalo por causa da força da grana.
    Em São Paulo, em plena pandemia, a USP sedia um evento de barcos para ricaços e pessoas com condições de pagar 70 reais por um ingresso.
    As negociações para este evento teriam acontecido no pior mês da pandemia, em julho.
    Não apenas a USP, mas pela Secretaria de Turismo do estado de São Paulo.
    Essa hipocrisia, essa canalhice que não termina.
    Autorizado pela Reitoria, evento privado “São Paulo Boat Show” deverá levar milhares à Raia Olímpica em plena pandemia – https://www.adusp.org.br/index.php/defesauniv/3919-boatshow

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador