Saúde reduz isolamento de pacientes de covid-19 para 7 dias

No guia de vigilância epidemiológica para covid-29, a informação de que caso não haja mais sintomas no sétimo dia, a pessoa pode sair do isolamento.

Agência Brasil

Jornal GGN – O ministro Marcelo Queiroga, da Saúde, anunciou a decisão de reduzir de dez para sete dias o período recomendado de isolamento para pacientes com covid-19. O anúncio foi feito em coletiva na noite do dia 10, segunda. No guia de vigilância epidemiológica para covid-29, a informação de que caso não haja mais sintomas no sétimo dia, a pessoa pode sair do isolamento.

O ministério cogita o encurtamento deste período de isolamento. Caso no quinto dia o paciente não tenha nenhum sintoma respiratório, febre e esteja sem usar antitérmico há 24 horas, ele pode fazer teste rápido de covid e, se der negativo, estará liberado.

Se o teste der positivo, o paciente precisará aguardar e completar os dez dias de isolamento. Caso o paciente ainda apresente sintomas no sétimo dia, deverá aguardar até o décimo dia e sair apenas quando os sintomas acabarem.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, o Ministério da Saúde usou como parâmetro as medidas de isolamento aplicadas nos Estados Unidos e no Reino Unido. No primeiro, o isolamento termina após cinco dias caso não haja mais sintomas. No segundo, o tempo de isolamento é de sete dias, comprovado o fim da infecção com um teste negativo.

Queiroga entende que a vacinação no Brasil tem avançado e que isso permite o governo reduzir o período de isolamento.

Além disso, o governo tem se baseado no número de óbitos, que não tem aumentado na mesma proporção da contaminação pela Ômicron. No entanto, o ministro não falou do apagão de dados do Ministério da Saúde sobre infecção e morte por covid-19, o que já vem acontecendo há mais de um mês.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador