Voluntário que morreu de Covid-19 recebeu o placebo, não a vacina de Oxford, diz jornal

Testes são sigilosos e duplo-cego, ou seja, nenhum órgão oficial pode dizer quem recebeu a vacina e quem recebeu o placebo até o fim do estudo

Jornal GGN – O jornal O Globo divulgou na tarde desta quarta (21) a informação de que o médico brasileiro de 28 anos que morreu por complicações decorrentes da Covid-19 não chegou a receber a vacina de Oxford, pois era do grupo placebo. A informação não pode ser confirmada pelos órgãos oficiais envolvidos.

O Globo escreveu: “A reportagem apurou junto a fontes ligadas ao estudo internacional e que não se identificam em função de obrigações legais, que o voluntário não recebeu a dose da vacina e sim a substância usada como placebo. Porém, por conta do sigilo legal, nem o laboratório, nem os centros responsáveis pelos testes, nem a Anvisa, informam oficialmente se o voluntário recebeu o placebo ou não.”

Os testes de vacina funcionam sob sigilo e no modo duplo-cego, ou seja, nem os voluntários, nem os cientistas envolvidos deveriam saber quem recebeu o imunizante e quem recebeu o placebo até o final dos estudos.

Em nota pública, a Anvisa informou que “com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação”. Em outras palavras, a vacina de Oxford continua sendo testada no Brasil.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif: e você caiu nessa? É que nem aquela Historinha de Cavalão, que tava bichado o tempo todo e ficava apresentando atestados de “laranjas”, com resultado negativo. Como nessa não puderam camuflar, parece que, nos picos das Agulhas, encontraram uma “fórmula” (e nem teve com botar Katchup) prá “contornar” a questão. Tão falando que desse “placebo” a Bolsa e os Bancos encomendaram 80 milhões de doses prá GuéGué mandar aplicar nos aposentados e pobres atendidos pelo SUS. Têm esperança que essas doses façam o que o Covid-19 não conseguiu.

    1. “Têm esperança que essas doses façam o que o Covid-19 não conseguiu” vc escreve.
      Não conseguiu AINDA.
      Afinal, com o desleixo que tratam a pandemia e a politicagem mesquinha em cima da vacina, a 2a onda será cruel.

  2. Como é rápida essa mídia golpista para defender nem sabem o quê.
    É só lembrar a desconfiança que eles têm com a vacina russa e chinesa para ver que,com muito boa vontade, ainda estão nos anos 1960.
    Esse é o atraso que insiste em ser formador de opinião.
    Não surpreende termos esse sujeito como presidente da república.

  3. Fico imaginando o montante da fortuna que poderia edtar sendo despejada prlos anericanos para tentar resgatar a credibilidade da vacina norte americana. Afinal, com Trump prevendo o fim de seu gocerno e prestígio; com a fortuna jogada fora pela lavada que o candidato norte americano tomou na Bolivia; com a constatação que só loucos e marionetes levam os norte americanos politicamente a sério e que os proprios norte americanos acordaram para enxergar que Trump foi mais falastrão do wue competente com os gadsos públicos com as ameaças, com o progresso e, principalmente, em degradar o orgulho americano como exemplo de democracia e competência na sua administração e nas relações da politica ecterna.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador