CPI da Covid

Davati contratou outros atravessadores e tentou vender vacinas em outros países, diz Cristiano

Publicado em 15 de julho de 2021

Jornal GGN – A tentativa de venda de vacinas Covid-19 no Brasil por atravessadoras e agentes não representantes oficiais dos laboratórios farmacêuticos não se restringiu à norte-americana Davati Medical Supply junto ao governo brasileiro de Jair Bolsonaro. Em seu depoimento, o representante da Davati, Cristiano Carvalho, afirmou que as tratativas se estenderam junto ao Paraguai e Arábia Saudita e que, no Brasil, outro representante da Davati que não era de seu conhecimento também havia avançado em negociações com o ex-ministro Eduardo Pazuello.

Ao ser questionado pelo relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB), sobre a outra empresa que ele, Cristiano, tinha oferecido negociar para a venda dos imunizantes AstraZeneca junto ao ex-diretor de Logística, Roberto Dias, Carvalho respondeu sobre o episódio envolvendo a Latin Air Support, outra empresa que ele supostamente teria também procuração para representar as vendas no Brasil.

“A Latin Air Support é de um conhecido nosso nos Estados Unidos”, introduziu. Segundo Cristiano, a tentativa de venda por esta outra empresa não havia prosseguido entre o ex-diretor de Logística e o presidente da empresa também norte-americana: “No primeiro momento, eu não queria me envolver nessa situação, que eles tratassem com a Latin, porque isso não avançou, com o Roberto Ferreira Dias e George Marques, que é um americano.”

Em seguida, afirmou que durante das negociações feitas por ele junto ao governo de Jair Bolsonaro para a venda de vacinas, o reverendo Amilton Gomes de Paula, presidente da Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah), que foi o intermediário da Davati e os membros do Ministério da Saúde, também atuou para articulações da Davati Medical Supply junto a outros representantes de outros países, citando a Arábia Saudita e o Paraguai.

“Além das negociações com o Ministério da Saúde, o próprio reverendo [Amilton], acredito que para tentar impressionar, trouxe à Davati outras negociações, inclusive uma da Arábia Saudita. Eu gostaria de deixar claro, que além de tratar com o Ministério da Saúde, tiveram outras negociações, com Arábia Saudita, Paraguai”, narrou Cristiano à CPI.

Ao ser questionado sobre essas outras tratativas, Cristiano disse que o presidente da Davati chegou a participar “de um conference call com o reverendo [Amilton] e o Hernando [Arteta Melgarejo], cônsul-geral do Paraguai”. Narrou que essa reunião online ocorreu no dia 23 de março deste ano.

Documentos obtidos pela CPI da Covid, divulgados à imprensa, já confirmavam que o reverendo havia negociado junto ao vendedor de vacinas Luiz Paulo Dominghetti outras tentativas de contratos de imunizantes com Honduras e Angola, além do Paraguai. Dominghetti teria ofertado a vacina russa Sputnik V ao Paraguai. Já à Angola e Honduras, o próprio reverendo ofereceu doses da AstraZeneca.

Posteriormente, Cristiano Carvalho também admitiu que outro atravessar teria atuado, junto ao ex-ministro Eduardo Pazuello, em negociações da vacina AstraZeneca por meio da polêmica empresa norte-americana (entenda mais aqui), Davati Medical Supply.

“Tem um processo de compra, foi iniciado um processo de compra no gestão do Pazuello, que ele estava negociando simultaneamente a mim, em nome da Davati, no dia 9 de março, de Julio Adriano de Caron e Silva”, narrou.

Segundo Cristiano, Júlio, que seria um advogado, assinou um contrato de confidencialidade com o grupo Davati para também buscar vender a vacina AstraZeneca. E este outro intermediador teria o contato direto do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. “Existia essa outra negociação e eu não sei o andamento que ela teve exatamente”, afirmou, sem trazer mais detalhes.

Na semana passada, o GGN mostrou, durante o depoimento à CPI da Covid do ex-diretor de Logística, Roberto Dias, que a prática de “subvendedores de vacinas” foi algo “comum” no Ministério da Saúde do governo Bolsonaro, relembre aqui.

Leia também:

Acompanhe o depoimento da CPI da Covid na TV GGN:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Recent Posts

Sindicato fará ato sobre 60 anos do golpe militar com presença de ministro de Lula

Evento terá lançamento de livro sobre cumplicidade da Volkswagen com a ditadura e exibição de…

1 hora ago

Vivendo dentro de 1964 – a Caminhada contra o Silêncio, por Afonso Junior

O evento lembra os desaparecidos assassinados, exige o seguimento das buscas e pede políticas por…

1 hora ago

Além da instabilidade generalizada, Milei avança com agressões e conflitos

Mesmo tendo minoria no Congresso, sem nenhum prefeito e governador, Milei opta pela agressão como…

1 hora ago

Lula, os Militares e a Ética da Responsabilidade, por Jorge Alexandre Neves

Depois Bolsonaro, os militares tornaram-se algo pior, eles são hoje uma “espada de Dâmocles” pairando…

2 horas ago

Lula consterna familiares de vítimas da ditadura ao ignorar aniversário do golpe, diz The Guardian

A decisão de Lula "horrorizou" aqueles cujos entes queridos morreram nas mãos da ditadura, publicou…

2 horas ago

63% acham que golpistas do 8 de Janeiro não devem ser anistiados, mostra Datafolha

31% dos entrevistados são favoráveis ao perdão daqueles que atacaram os Poderes no fatídico 8…

2 horas ago