CPI da Covid

Flávio Bolsonaro tenta intimidar Witzel, que pede para ser ouvido em sigilo pela CPI

Jornal GGN – A sessão da CPI da Covid no Senado, na manhã desta quarta (16), foi marcada por um embate protagonizado pelo ex-governador Wilson Witzel e o senador e filho do presidente da República, Flávio Bolsonaro.

Para membros da CPI, Flávio tentou intimidar Witzel, que ligou a metralhadora desde o primeiro minuto de sessão e denunciou Bolsonaro por abandonar prefeitos e governadores durante a maior crise sanitária do século.

Na visão do ex-juiz, Bolsonaro foi omisso de propósito, para poder atribuir aos governadores acusações de desvio de recursos públicos e destruição de empregos.

Além disso, Witzel se disse politicamente perseguido e retaliado por Bolsonaro porque apoiou as investigações do caso Marielle Franco. O ex-governador ainda insinuou relações entre os milicianos acusados pelo crime e a família presidencial.

Em meio as discussões, a defesa de Witzel solicitou a retirada da tropa de choque de deputados bolsonaristas que está sala da CPI acompanhando a sessão. Embora Witzel esteja respaldado por um habeas corpus que garante o afastamento de constrangimentos, o presidente da CPI, Omar Aziz, negou a retirada de parlamentares da oitiva.

Witzel discordou dos advogados e disse que “ao contrário do porteiro” de Jair Bolsonaro, ele não seria intimidado pelos bolsonaristas, e pediu para continuar depondo.

Vice-presidente da CPI, o senador Randolfe Rodrigues ofereceu que Witzel seja ouvido em sigilo pela comissão, caso queira repassar informações sensíveis e que comprometam sua segurança.

O ex-governador afirmou aos senadores em várias oportunidades que sente que sua vida está em risco desde que sofreu impeachment e que teme a ação de milicianos.

Witzel aceitou falar apenas aos membros da CPI a portas fechadas – o que exclui a presença de Flávio Bolsonaro – para entregar informações sobre as organizações de saúde investigadas no Rio de Janeiro. Ele disse que também teria dados sobre a perseguição a outros governadores acusados de desvios na pandemia.

Acompanhe a sessão da CPI aqui:

Redação

Redação

Recent Posts

Coalizão política nos EUA avança com ajuda para aliados

Grupo bipartidário consegue aprovar projeto para enviar US$ 95 bilhões ao exterior; dinheiro pode ir…

8 horas ago

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

10 horas ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

10 horas ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

10 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

12 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

13 horas ago