CPI da Covid

Idec envia dossiê contra a Prevent Senior para a CPI

Jornal GGN – Ilegalidades cometidas pela Prevent Senior no atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19 e na condução de estudos clínicos formam um dossiê que será enviado à CPI da Covid pelo Idec, ONG de Defesa do Consumidor. Este mesmo dossiê já havia sido enviado ao Ministério Público de São Paulo em agosto, que abriu inquérito para investigação.

O dossiê mostra que a Prevent Senior violou diversos princípios do Código de Defesa do Consumidor quando ofereceu medicamentos comprovadamente ineficazes contra a Covid-19 aos seus usuários. E ainda, realizou divulgação de resultados de estudos inconclusos e suspensos, realizando comunicação sem respaldo científico, em desacordo com normas para este tipo de ação.

“Além das violações aos princípios e direitos intrínsecos à saúde suplementar, a operadora fomentou um cenário sistemático de desinformação, ao divulgar informações como se científicas fossem, atreladas a um estudo clínico não finalizado e ao omitir informações a seus usuários sobre a suspensão do estudo clínico”, diz trecho do documento do Idec.

“A operadora violou os princípios da prevenção e precaução ao defender e utilizar um tratamento cuja eficácia restou rechaçada e afastada pela comunidade científica. Na esteira de tal violação, também restam ignorados, sem dúvida, os direitos à segurança e à saúde, que são a finalidade precípua dos contratos de planos de saúde”, continua o dossiê.

O Idec se baseou em três notificações extrajudiciais enviadas à Prevent Senior desde o início da pandemia. Neles, o Idec pediu informações sobre a existência de protocolos internos para tratamento da Covid-19, sobre denúncias de coação feitas por médicos à imprensa e sobre as medidas tomadas pela empresa para informar seus usuários sobre os riscos do uso de medicamentos como hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina.

Ana Carolina Navarrete, coordenadora do Programa de Saúde do Idec, afirma que a Prevent Senior e a Hapvida foram muito responsáveis pela estrutura de desinformação montada no Brasil. Ela diz que os indícios coletados pelo Idec são gravíssimos e que esperam que contribuam nas investigações.

Em resposta, a Prevent Senior se disse dentro das normas, mas não atendeu às providências solicitadas pelo Idec para informar adequadamente o consumidor quanto ao ‘kit covid’ e seus riscos.

O Idec fez levantamento na Conep (Comissão Nacional de Ética com Pesquisa) e encontrou propostas da Prevent Senior de 23 estudos sobre Covid-19. Os estudos vão desde pesquisa de células-tronco, extrato de palmeira de açaí e suplementos alimentares até o chamado tratamento precoce.

A empresa chegou a divulgar os resultados ‘exitosos’ de uma das pesquisas, antes que fosse validada pela Conep, que barrou o estudo em abriu de 2020.

O Idec monitora as ações da Prevent Senior e também do Hapvida. As duas funcionam da mesma forma, com rede própria de hospitais, laboratórios e clínicas para o atendimento dos usuários.

Redação

Redação

Recent Posts

A profecia de H. P. Lovecraft, por Homero Fonseca

"Vivemos em uma plácida ilha de ignorância no meio de um oceano negro de infinito,…

29 minutos ago

Centenário do assassinato de Giacomo Matteotti e a luta antifascista hoje, por Arnaldo Cardoso

Matteotti se firmava como o mais combativo oponente de Mussolini, denunciando a violência política e…

42 minutos ago

Pedro Costa Jr.: Eleições nos EUA dificultam a expansão da guerra no Oriente Médio

Em guerra contra Gaza, Israel não deve revidar ataque do Irã por falta de apoio…

47 minutos ago

Folha e Estadão antecipam a nova ordem que começa a surgir?, por Fernando Castilho

Os jornalões estão acompanhando o crescimento da extrema-direita e do fascismo no mundo e já…

1 hora ago

Qual o risco da greve das universidades federais virar outro Junho de 2013?, por Natalia Fingermann

Os setores da direita podem mais uma vez se utilizarem do movimento para inserir suas…

1 hora ago

O ‘cash back’ da Lava Jato, por César Locatelli

O caso de SÉRGIO MORO será tratado no plenário do Conselho Nacional de Justiça, por…

2 horas ago