CPI da Covid

“Não posso imputar sofrimento e morte à população para atingir imunidade de rebanho”, diz Luana Araújo à CPI

AVISO AOS LEITORES: ATAQUES DIGITAIS E CENSURA JUDICIAL TENTARAM CERCEAR NOSSO TRABALHO E IMPEDIR NOSSA PERMANÊNCIA NA TRINCHEIRA DO JORNALISMO INDEPENDENTE.
CLIQUE AQUI E SAIBA COMO NOS APOIAR NESSA BATALHA

Jornal GGN – A médica epidemiologista e infectologista Luana Araújo, que ficou apenas 10 dias no cargo de secretária extraordinária de enfrentamento à pandemia no Ministério da Saúde, disse à CPI da Covid no Senado, nesta quarta (2), que a estratégia de induzir a imunidade de rebanho natural no contexto do Sars-Cov-2 “não é inteligente e é impossível de ser atingida”. A declaração ocorreu em resposta ao senador de oposição a Jair Bolsonaro, Humberto Costa (PT), que quis saber se o governo estava correto em apostar na imunidade de rebanho em vez de comprar vacinas.

“Uma imunidade de rebanho natural, dentro do Sars-Cov-2 e da doença Covid-19, é impossível de ser atingida. Não é estratégia inteligente e é impossível de ser atingida. A gente consegue fazer isso com vacinação porque a gente consegue induzir uma reposta [imune] ao mesmo tempo [em grande parte da população] e muito mais sólida do que a infecção natural, e em um período de tempo mais curto”, explicou.

“E outra: a gente atinge a imunidade de rebanho com a vacinação sem sofrimento! Eu não posso imputar sofrimento e morte à população simplesmente pensando em atingir imunidade de rebanho. Isso não existe! Pra mim, é muito estranho que a gente discuta esse tipo de coisa. Não tem lógica”, comentou.

HIDROXICLOROQUINA

Além da imunidade de rebanho, o tratamento precoce e a defesa da hidroxicloroquina também não deveriam ter entrado no radar do governo federal, na visão da cientista. Mais do que isso: lançar mão do medicamento sem eficácia e segurança compravadas contra a Covid-19 pode ter provocado ainda mais mortes. Em 1 ano e 3 meses de pandemia, o Brasil já ultrapassou a marca das 460 mil mortes.

Especialista internacional em respostas a crises sanitárias e mestre em saúde pública pela Universidade Johns Hopkins, Luana apontou que a propaganda da hidroxiclororquina deixou a população exposta à “vulnerabilidade”. “A partir do momento que vulnerabiliza as pessoas com informações incorretas, não podemos esperar resultado positivo.” Segundo ela, há estudos indicando que “há aumento da mortalidade por uso de cloroquina e hidroxicloroquina” no contexto da pandemia.

À CPI, ela ainda advertiu que “autonomia médica não é licença para experimentação”.

Ontem, no Senado, a médica defensora da hidroxicloroquina, Nise Yamagushi, argumentou em sentido contrário, dizendo que o remédio poderia ter ajudado a salvar muito mais vidas, mas foi boicotado por “conspiração política” de governadores e prefeitos, além de Procuradorias, que rejeitaram seu uso no chamado “tratamento precoce”. Nise foi duramente rebatida por alguns senadores, entre eles, Otto Alencar, que demonstrou que a oncologista não tem conhecimento sobre infectologia e não deveria debater assuntos sobre os quais não se aprofundou. Veja mais aqui.

Acompanhe a CPI da COVID na TVGGN:

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Recent Posts

Coalizão política nos EUA avança com ajuda para aliados

Grupo bipartidário consegue aprovar projeto para enviar US$ 95 bilhões ao exterior; dinheiro pode ir…

9 horas ago

WBO destaca manobra para desmoralizar investigação do STF

Em nota, escritório destaca que extrema-direita brasileira instrumentalizou comissão dos EUA para fragilizar apuração de…

10 horas ago

Pepe Escobar: A ‘Nova Equação’ do Irã vai muito além da Ásia Ocidental

Esta mudança de jogo irá interferir na forma como o sistema anglo-americano gere a sua…

10 horas ago

“Eles queriam reuniões às escondidas”: GGN entrevista advogado que presenciou encontros da Lava Jato com agentes americanos

"Minha intuição dizia que dali não sairia nada bom", diz André de Almeida sobre reuniões…

11 horas ago

Rendimento médio sobe 11,5% e chega a R$ 1848, segundo IBGE

Montante chegou ao maior valor da série histórica; aumento do rendimento médio e expansão da…

13 horas ago

Toffoli pode reconduzir Eduardo Appio à 13ª Vara, diz jornalista

Toffoli teria dito ainda que pode reaver o afastamento dos juízes Gabriela Hardt e Danilo…

13 horas ago