CPI da Covid

Pfizer enviou 81 mensagens oferecendo ajuda ao governo no combate à covid-19

Jornal GGN – O governo de Jair Bolsonaro ignorou pelo menos 90% das mensagens enviadas pela farmacêutica Pfizer, que ofereceu ajuda ao país no combate à covid-19.

Durante a sessão da CPI da Pandemia desta quarta-feira (09/06), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) contabilizou todas as mensagens enviadas desde 17 de março de 2020, quando foi feito o primeiro contato falando de suprimento de medicamentos e se colocando à disposição para ajudar o governo do Brasil no enfrentamento da covid.

O ex-secretário executivo do Ministério da Saúde, Elcio Franco, afirmou que seu primeiro contato com a Pfizer se deu em 06 de agosto, por meio de videoconferência. Até então, pela contagem de Randolfe, 41 mensagens já tinham sido enviadas às autoridades brasileiras.

Segundo o senador, o primeiro retorno do governo à Pfizer só ocorreu em novembro de 2020. “Foram 81 correspondências, e pelos documentos, ao que me parece, 90% dessas sem resposta”.

Randolfe lembrou que foram enviados quatro e-mails em meados de julho pedindo audiência com o governo, no que Elcio disse que a audiência aconteceu – em 06 de agosto. “Eles tiveram uma reunião em junho, tiveram uma reunião em 06 de agosto. Houve também uma reunião em 06 de julho, e houve reunião 20 e 21 de julho”.

Segundo Elcio, algumas dessas mensagens enviadas eram respostas às demandas brasileiras, “Outras, tiveram e-mails que eles enviavam repetidamente para o Ministério com o mesmo conteúdo, que eles mandaram quatro, cinco vezes, inclusive no mesmo dia chegaram a mandar quatro e-mails no mesmo teor”.

Randolfe também apresentou documentos em que a Pfizer apresentou sugestão de medida provisória em dezembro de 2020 e pedindo respostas do governo federal para, inclusive, liberar os imunizantes para outros países caso a resposta brasileira fosse negativa.

Depois de Elcio justificar o atraso das respostas a um problema tecnológico, Randolfe comentou que “esse governo deve ter alguma incompatibilidade séria com o computador. Ora o general Pazuello vem aqui e diz que um tal de um hacker, agora o sistema saiu, outra hora é um vírus que não é o coronavírus. Tem que fazer um curso rapidamente de manutenção dos dispositivos de computador do governo”.

“Quero reiterar: esse ofício de 02 de dezembro é desesperador. O CEO da Pfizer diz claramente ‘se o governo brasileiro não quiser, vamos disponibilizar para os outros países da região’. E sabe o que aconteceu? Uma semana depois, o Chile começou a vacinar e, hoje, o Brasil tem 11% de vacinados, e o Chile tem 56% de sua população vacinada”.

Acompanhe a CPI da Covid-19 na TV GGN

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

Recent Posts

EUA não reconhecem Palestina como Estado no Conselho de Segurança da ONU

Para o vice-embaixador dos EUA na ONU, Robert Wook, cabe aos israelenses uma negociação com…

12 horas ago

Em agenda na Colômbia, Lula sugere a retomada da Unasul

Integração sul-americaana poderia gerar avanço além da esfera econômica; Brasil deixou a Unasul em 2019,…

13 horas ago

Justiça fecha escolha de jurados para julgamento de Trump

Seleção para suplentes será retomada em Nova York na sexta-feira; ex-presidente enfrenta 34 acusações criminais

13 horas ago

Google demite funcionários que demonstraram apoio a Gaza

Empresa justificou a ameaça de ocupação como violação inaceitável das políticas do Google; trabalhadores dizem…

14 horas ago

Petro recebe Lula e propõe aliança estratégica para alavancar a América Latina

Em agenda oficial de Lula na Colômbia, mandatários discutiram o fortalecimento da cooperação bilateral em…

15 horas ago

CIA, a principal ferramenta do ‘Estado profundo’ americano, por Valdir Bezerra

No final das contas, temos uma situação em que a CIA é quem acaba controlando a…

15 horas ago