Silva Marques diz que relatório foi utilizado de forma indevida

Auditor do TCU afirma que apenas enviou material ao seu pai – que foi colega de Bolsonaro na AMAN e é gerente executivo na Petrobras

Foto: Agência Senado

Jornal GGN – A CPI da Pandemia ouve nesta terça-feira o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, que elaborou estudo afirmando que metade das mortes causadas pela covid-19 não ocorreram.

Esse estudo chegou a ser citado pelo presidente Jair Bolsonaro como documento oficial do TCU. Silva Marques foi afastado do cargo em junho por conta de processo administrativo, e deve ficar fora do cargo até que o processo seja encerrado. O TCU desmentiu o conteúdo do relatório publicamente e impediu o servidor de entrar nas dependências do tribunal de contas, em Brasília.

Clique aqui e veja como colaborar com o jornalismo independente do GGN

“Eu produzi arquivo em word, com algumas informações públicas, mas ele foi feito para gerar discussão dentro da equipe de auditoria. Não havia conclusão nesse sentido”, disse Silva Marques, respondendo a questionamento do relator, senado Renan Calheiros (MDB). O auditor ressaltou que obteve as informações no Portal da Transparência.

O servidor confirma que enviou o material para o seu pai dele, que acabou por enviá-lo à Presidência da República, e que não chegou a ver o texto que Bolsonaro usou para divulgar a seus apoiadores.

O pai de Alexandre, Ricardo Silva Marques, é militar da reserva e mantém relações de contato com Bolsonaro, uma vez que foram colegas na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Atualmente, ele é gerente executivo na área de inteligência e segurança corporativa da Petrobras.

Acompanhe a transmissão do depoimento no YouTube da TV GGN

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador