25 milhões de pacientes dependem do SUS no Estado de São Paulo

 
Jornal GGN – Mais de 25 milhões de pessoas são usuários exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de São Paulo, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde obtidos através da Lei de Acesso à Informação pelo site Fiquem Sabendo. 
 
As informações também mostram que esta estimativa de dependentes do SUS em São Paulo é a maior desde 2008, representando cerca de 58% dos 43 milhões de habitantes do Estado.

 
Para a secretaria, a crise econômica fez com que mais pessoas migrassem para a rede pública de saúde, aumentando a demanda e o atendimento no SUS. 
 
Divulgação/Agência Fiquem Sabendo 
 
De acordo com o Fiquem Sabendo, a estimativa de pessoas que só podem utilizar o sistema de sáude pública aumentou em 1,1 milhão de pacientes de 2014 para cá.
 
O debate sobre os investimentos na saúde pública foi intensificado nos últimos dias, com a aprovação, em primeiro turno na Câmara, da PEC 241. 
 
A proposta do governo Temer congela os gastos federais por 20 anos, atrelando seu crescimento ao aumento da inflação do ano anterior. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) afirma que o setor pode perder até R$ 743 bilhões em duas décadas, caso a PEC seja aprovada. 
 
“A PEC 241 impactará negativamente o financiamento e a garantia do direito à saúde no Brasil”, diz a nota técnica do IPEA. Já o governo afirma que a tanto a saúde quanto a educação estarão protegidas, e que o orçamento da saúde pública deverá aumentar. 
 
Se a PEC for aprovada, os pisos para educação e saúde passarão a ser corrigidos pela inflação a partir de 2018. 
 
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. SUS não se limita a consultas

    Quem defende o Estado mínimo e a meritocracia, se jacta de ter plano de saúde privado e diz que não depende do SUS para nada, anote aí: vigilâncias epidemiológica e sanitária, que buscam proteger toda a população, também são tarefas do SUS.

    Aedes aegypti não é capaz de distinguir pobres de ricos, nem democracias de ditaduras. Para ele e outros vetores de doenças,o lema é Zika, dengue e chikungunya para todos. E a mesma bactéria que provoca diarreia em Chico que come bandejão e PF de boteco também causa diarreia em Francisco que se alimenta de pratinhos gourmet badalados. Precisa desenhar?

  2. Pois é. E os paulistas elegem

    Pois é. E os paulistas elegem em primeiro turno os candidatos do grupo político que impôs a Pec 241. Pois que batam na porta dos políticos que ajudaram a eleger quando precisar do SUS. Ou dos pastores de direita que professam a política, não a religião. Ou dos ativistas do MBL dos quais são seguidores.

    Já que é muito dificil aprender com a informação correta, que aprendam apanhando.

     

     

    1. Vera Lucia Venturini não sabe

      Vera Lucia Venturini não sabe nem o cheiro de São Paulo, mais se mostra apta a ofender os cidadãos desta cidade porque o candidato que ela torcia não ganhou

      Política não é futebol, respeite a opinião dos eleitores, assim como todos respeitaram quando o candidato de sua torcida venceu.

       

       

      1. Como vc´s respeitaram a nossa

        Como vc´s respeitaram a nossa ?? Alias, vc´s foram muito alem de criticar, foram lá e tomaram o poder do qual se julgar merecedores.

  3. Sim, mas não é só. Sus é mais

    Sim, mas não é só. Sus é mais do que consulta, etc, como disse um dos comentarios (Aracy). Bem mais. O complicado é que a nossa saúde pública, em termos amplos, age via empresas privadas, com a cara da empresa mostrada pro usuário, não  a cara do estado. Se nao me engano, metade do orçamento de saude da prefeitura da S.paulo mesmo é executado por essas OS que fazem de conta que não são empresas. Assim, o setor publico escapa da idiotice da demagogica lei de responsabilidade fiscal e cai nas maos das contratadas. E vale lembrar que há uns 50 milhoes de usuarios de planos de saude – e quase a metade está em S.Paulo.

  4. Não tenho pena não !!!
    Na

    Não tenho pena não !!!

    Na hora de apertar o 4, apertar o 5 e confirmar, essa gente é toda felicidade !!

    No hora que sofrem, vão reclamar da própria sorte e culpar o PT.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador