59% aprovam impeachment de Dilma, aponta pesquisa nacional

Segundo CNT/MDA, 96,1% dos entrevistados não participaram de qualquer protesto no dia 15 de março. Outros 41,6% votaram em Dilma na última eleição

Jornal GGN – Pesquisa CNT/MDA realizada com 2 mil pessoas em 137 municípios de 25 estados reforça a crise vivida pelo governo Dilma Rousseff (PT). Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (23), 59,7% dos entrevistados são a favor do impeachment de Dilma, sendo que a maioria dos participantes desse estudo havia votado na petista no segundo turno da última eleição presidencial.

De acordo com o levantamento, a insatisfação e pessimismo com o segundo mandato de Dilma são latentes. Se a eleição presidencial fosse hoje, 55,7% afirmam que votariam em Aécio Neves (PSDB) contra Dilma em um hipotético segundo turno. Outros 16,6% votariam na presidente, e 22,3% apertariam branco ou nulo na urna. Em outubro de 2014, 41,6% dos entrevistados afirmaram ter votado em Dilma e 37,8%, em Aécio. Outros 10,8% disseram ter votado em branco ou nulo. Quando questionados sobre as medidas do governo contra a crise política e econômica, 66,9% responderam não acreditar em sua eficácia. 

A pesquisa esboça cenário preocupante para o Planalto, que entendeu que as manifestações do dia 15 tem a marca exclusiva de simpatizantes da oposição. Nesse estudo nacional, entretanto, 96,1% dos entrevistados afirmam que não participaram de qualquer protesto no dia 15, e a grande maioria (72,2%) avalia como negativo o desempenho do governo. Outros 75,4% consideram que o segundo mandato está pior do que o anterior. 

Leia também:  Dez anos depois, Haiti ainda não superou trauma de terremoto

Realizada entre 16 e 19 de março, o estudo aponta “queda expressiva da popularidade da presidente e da avaliação do governo, em consequência, principalmente, da piora da situação econômica, do aumento da inflação e do custo de vida, do risco de desemprego, da piora nos serviços públicos e da corrupção, que passa a ser relacionada fortemente ao  governo e à presidente da República.”

Para 81%, Dilma não está cumprindo o que prometeu nesses primeiros meses de atuação. Outros 12,9% consideram que ela está cumprindo parcialmente, e só 4,7% disseram que ela está cumprindo sua promessa. Ainda no quesito promessas, 38% acreditam que se Aécio tivesse vencido a eleição, o governo dele estaria melhor do que o da presidente. Para 32,6%, estaria igual. 17,4% consideram que estaria pior.

Os dados mostram que a avaliação positiva do governo federal (10,8%, contra 64,8% de avaliação negativa) apresenta o pior percentual desde a medição de outubro de 1999 (8%). Já a aprovação do desempenho pessoal de Dilma (18,9%) é o pior índice registrado pela série histórica das pesquisas realizadas pela CNT neste quesito.

Responsabilidade

Sobre o noticiário em torno da Petrobras, 85% têm acompanhado ou ouviram falar das denúncias de corrupção. Entre aqueles que acompanham ou já ouviram falar, 68,9% consideram que Dilma é culpada e 67,9% acham que o ex-presidente Lula também merece crédito pelo escândalo.

No que tange a economia, que preocupa a 92,8% dos entrevistados, um total de 43,4% disseram que têm medo de ficar desempregados. 68,7% consideram que o compromisso de controle da inflação não será mantido pelo governo federal. 82,9% avaliam que a presidente Dilma não está sabendo lidar com a crise econômica. E para 49,5%, até o final do mandato a situação vai piorar. Na avaliação de 63,9%, a atual situação econômica do Brasil é resultado, principalmente, da corrupção. 26,5% consideram que é resultado da má gestão pública.

Para 68,6%, em 2015, o custo de vida vai aumentar. 77,2% reduziram suas despesas por causa da situação econômica atual. 82,3% consideram que o preço dos alimentos vai aumentar nos próximos 12 meses. Em relação aos aumentos ocorridos no início do ano (energia, água, combustível), 61,1% avaliam que foram desnecessários.

Leia também:  N° 2 de Wajngarten e irmão “administrador” tem bens bloqueados por impostos, por Fernando Brito

Leia a pesquisa completa clicando aqui.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

69 comentários

  1. Surreal

    A Matrix esta operante. Pessoas preocupadas com a possibilidade de inflação e desemprego não é o mesmo que pessoas vivendo o desemprego e a inflação. O terrorismo midiático fazendo seus efeitos.

  2. E o governo continua desprezando a capacidade da Midioposição

    Quando o PT vai cair na real e começar a se precupar em ter na sua comunicação profissionais de qualidade, porém comprometidos comprojetos de inclusão?

     

    Onde estão nossos Carlitos Maia?

  3. Vao começar o festival de

    Vao começar o festival de pesquisas-mandrake; por certas pesquisas o presidente seria outro não a Dilma.

  4. Quase 2 anos de campanha….para nada?

    A campanha presidencial começou cedo, com episódios importantes, como a morte de Eduardo Campos. Debates vibrantes e muito disputados, com pesquisas de opinião que matavam do coração muita gente, todos os dias. Com Dilma abaixo das pesquisas, esperava-se a reversão (e assim foi) com a entrada da propaganda eleitoral gratuita.

    Em compensação, hoje, sem mais a Dilma e o PT ocupando os preciosos minutos da propaganda gratuita, bastaram poucas semanas para a mídia dobrar a opinião pública e inverter a preferência do eleitorado, nada menos que em favor do Aecim, o intocável do PIG.

    É mais do que claro que quem manda mesmo na cabeça do brasileiro é a rede Globo e o PIG. Os outros poderes se dobram a Globo, por precaução derivada do rabo preso ou pela vaidade do holofote mesmo. Enquanto esse quadro não mudar, será uma eterna luta sem sucesso da esquerda, contra uma elite entreguista e neoliberal, que não precisa de esquema, de trabalho, de discussões políticas, de programa gratuito e nem sequer de povo algum, para receber o comando do Brasil. Pobre Brasil

  5. Simples, o Governo e o PT

    perderam a guerra da informaçãp. Faz varois anos que são massacrados 24 horas por dia na grande mídia e parece que nunca se preocuparam ou acharam que chegaria a esse ponto. Tá aí.

    Quem mandou apostar no controle remoto contra uma mídia prifissional em dar golpes?

  6. Por que só agora esta pesquisa?

    Quando vejo pesquisas deste tipo fico geralmente perguntando, se uma pesquisa é uma foto do estado de ânimo de um grupo social, como estava este ânimo há duas ou três semanas. Por outro lado após outo dias dos atos bem meaditizados do dia 15 era de se esperar algo assim. Espero a próxima pesquisa!

    • Simples. Para justificar o

      Simples. Para justificar o recado dado na festa de Marta Suplicy que teve foto estratégica com o vice-presidente e sua jovem esposa. O recado, que não sei bem quem o deu, dizia que o governo tem 20 dias para arrumar a casa. E a gente pergunta: Ou o quê acontece (ponto de interrogação, já que a tecla não funciona).

  7. Estou Convencido.  Me

    Estou Convencido.  Me Convenceram Finalmente.  Concordo.  Assinado.  Beba Coca Cola.  Nao Poderia Ser Mais A Favor.  Excel…

    Impitimen meuzovo.

  8. Essa CNT é a mesma que dava o


    Essa CNT é a mesma que dava o Aécio com 15 pontos na frente na época da eleição.

    E ninguém investiga esses caras?

  9. Essa CNT é a mesma que dava o


    Essa CNT é a mesma que dava o Aécio com 15 pontos na frente na época da eleição.

    E ninguém investiga esses caras?

  10. rs…………..tava demorando

    para os insatisfeitos com a vida e a política, incluindo oposição, as repostas e soluções para seus conflitos sempre estão nas pesquisas

    seguindo por essa linha, é bem capaz de termos uma outra pesquisa confirmando que metade dos que participaram do protesto do dia 15 e que confirmaram terem votado no Aécio eram petistas arrependidos

  11. Profecia auto-realizável vai

    Profecia auto-realizável vai acabar sendo essa estória de “impedimento” para a presidente da República. 

    Nunca antes assistira se colocar uma questão tão complexa e sensível como esta num nível tão rasteiro. Hoje fala-se de impeachment como se discute o preço da gasolina e a nova novela das oito da Rede Globo. Um debate  absolutamente destituído de amparo fático, ou seja, sem base jurídica nenhuma, apenas os impulsos de alguns políticos, a verberação diária da imprensa e a ignorância da população acerca do que efetivamente está em jogo. 

    Onde na Constituição está escrito que manifestação de rua seja causa motivadora para essa medida pelo Congresso? A perdurar tal absurdo, adeus normalidade democrática no país. Nenhum Chefe de Governo eleito conseguirá terminar o mandato. Aos derrotados não restará ir para a oposição, mas sim conclamar os insatisfeitos(que sempre existirão) para irem para ruas gritar pela interdição do(a) mandatário(a) eleito(a).

    O nome que se dá  a esse movimento é molecagem política, ou para ser mais suave, irresponsabilidade cívica. 

    A democracia, sempre é bom lembrar, tem seu preço, qual seja, o cumprimento das regras. E, parafraseando um ex-árbitro de futebol e apresentador de TV “a regra é clara”: só quem pode colocar ou tirar chefes de governos é o processo eleitoral; as urnas. Salvo se eventual denúncia por crime de responsabilidade for aceita por 2/3 da Câmara dos Deputados, o Senado(presidido pele presidente do STF) por 2/3 dos seus membros decidirem pela condenação. 

    Essa pesquisa não poderá ser levado a sério. É apenas mais um componente nesse caldo de cultura que se formou para criar um clima de instabilidade política e econômica no país. 

     

     

  12. Grande porcaria. Perda de tempo total.

    O que me admira não é a pesquisa em si, afinal de contas, basta fazer uma pesquisa e o resultado será favorável até a pena de morte (algo terminantemente proibido via Cláusula Pétrea). 

     

    O que me admira, isto sim, é que um site da mais alta categoria, como é o GGN, dê guarida a essas golpistas e direcionadas pesquisas, absolutamente irrelevantes e sem força alguma para alterar os fatos concretos do dia a dia. 

     

    Quais fatos concretos?

     

    Simples: não há, nunca houve e nem haverá nada contra a Presidenta da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff. Mais ainda, um golpista impeachment jamais pode se aplicar contra Dilma, visto que o primeiro mandato dela está encerrado e hoje só existe nos livros de história. Impedimento contra a Presidenta só tem validade se tiver relação com atos cometidos no exercício da presidência, mais especificamente no exercício do segundo mandato, que é o atual e que teve início no dia 1º de janeiro de 2015. 

     

    A propósito: ganha “cinco pila e dois pastel” quem trouxer ao blog uma única pesquisa similar feita em 1999, quando o princípe neoliberal, em situação política e econômica similar ou pior que a atual, estava iniciando o seu fracassado segundo mandato. 

    • Diogo Costa
      Apenas uma

      Diogo Costa

      Apenas uma correção, as cláusulas pétrea protegem apenas: a forma federativa de Estado; o voto direto, secreto, universal e periódico; a separação dos Poderes e os direitos e garantias individuais. Nossa constituição inclusive permite a pena de morte em caso de guerra (artigo 5º, inciso XLVII).

    • O alvo é o Lula 2018. Não

      O alvo é o Lula 2018. Não querem ser penta-vice.

      A oposição pre-ci-sa manter esse clima constante de terrorismo. Ela aprendeu durante essa série de derrotas que se as coisas vão mais ou menos bem favorece a continuidade, daí pra pior favorece a mudança.

      Por outro lado os tucanos estão perdidos. Não conseguem formular uma proposta sobre nada que não seja grotesca, como entregar o pre sal, os bancos públicos… Sem falar que o Aécio perdeu o aparelho mineiro, o Paraná está quebrado e São Paulo está para além da irresponsabilidade com a água…

      Estão histéricos.

      O governo é que não “aprendeu” com as vitórias. Acha que pra quem ganha resta somente “deitar nos louros”.

  13. Será que não foi esse

    Será que não foi esse instituto de pesquisa que dava vitória certa de Aécim !!!!!!!!!!!!!!!

     

  14. Tipo assim: Vc é a favor de

    Tipo assim: Vc é a favor de matar aquele vizinho mal educado e arrogante? Mandar prender seu chefe porque não recebe aumento? Torturar aquele professor que te enche de trabalho e pesquisas?

    Tá liberado qualquer tipo de perguntas em pesquisas? Mesmo que sejam inconstitucionais e expressem apenas um desejo?  E a fixação por Dilma precisa ser melhor explicada. Será que ela é a Rainha da nação e eu não estou sabendo? Qual é a aprovação do congresso, do judiciário, dos governadores, prefeitos, vereadores?

    Ninguém tem curiosidade?

    Estão todos surfando numa boa enqunto a Dilma apanha de todos os lados (com ou sem raxzão)??

    Assim fica fácil resolver os problemas. Muito fácil.

     

     

    • é isso. que espécie de

      é isso. que espécie de pesquisa é essa que coloca a questão do impeachment no mesmo nível de “você é contra ou a favor do Dunga na seleção?”

      fala sério. Assim caminha nossa consciência política e, claro, a CNT como sempre dando sua contribuição… só que não.

    • Isso aí, Marco St.

      Vamos pedir uma pesquisa sobre a (des)aprovação de gilmar mendes no STF? Tipo: você quer que Gilmar permaneça ministro do STF ou quer que ele caia fora, já?

       

  15. Quem acredita nisso?
    Votariam

    Quem acredita nisso?

    Votariam em Aécio? Ou seja..estão

    chamando a população de idiota e

    cravando que o moviemtno é  dos

    derrotados. Quem não votou em Aécio

    não vota nem ganahndo passeio de avião.

    Contem outr.

  16. acho que sei como acontece…

    não é hipotético; é hipnótico

    com sugestões adequadas, abre-se uma infinidade de caminhos para o que se quer

    reparem como o “dilma sabia” se encaixa perfeitamente no tal  “ouviu dizer”

    • parece brincadeira ou suposíções de doido, mas né não…

      recolha e considere tudo; analise livre e friamente, ou sem se importar com o que possa acontecer para com qualquer um, tucano ou petista, e fica muito fácil concluir que essa gente não tem convicção de porra nenhuma

      simplesmente seguem numa overdose de ignorância política

        • isto sim, revelo pleno de convicções…

          tenho filho e filha, no exterior, nestas mesmas condições, 100% ignorantes políticos e detestando o Brasil

          Dona Encrenca até já me perguntou:

          – onde erramos, meu amado peregrino de uma figa?

          ao que amorasamente respondi:

          – antes que eu te mande para o mesmo lugar, vai perguntar para a merda da Globo!

  17. Está de sacanagem !Essa

    Está de sacanagem !

    Essa CNT/DNA sempre colocou o Aécio Neves nas pesquisa na frenta da Dilma.

    Eles escancararam  tanto, que a primeira pesquisa do 2° turno Aécio estava com 17 pp na frante da Dilma,  virtualmente eleito.

    Esses caras são do Paraná e o dono dessa empresa é ligado ao tucanato.

    59% acho pouco, deve está beirando os 101%

    Na cabeça desses caras todo mundo é otário.

    Tanto os tucanos que acreditam, e os petistas que pensam que é verdade.

  18. Exstão criando a base para a

    Exstão criando a base para a manifestação de 12/04..aquela

    que vai dar errado.Não vão tirar o PT do poder com essas

    escaramuças..cortam e sai sangue mas no final eles perdem

    novamente.Com uma oposição dessas só rindo mesmo. E digo

    mais ..pelo andar da carruagem até o meio do ano irão pregar

    o assassinato de Dilma abertamente.Esse povo perdeu  o

    “carretel” e vai sobrar prá quem esta bancando .Apostas.

  19. Pesquisa em cima de nada

    Caro Nassif,

     

    critico totalmente a pesquisa e também quem a propaga simplesmente dando enfase a um processo de levantamentos de dados completamente desvirtuado: sem entrar no mérito do que foi a abordagem das pessoas detalhandoa elas o que demanda tal processo, o que seria, e o que representaria.

    Fazer esse tipo de pesquisa é golpismo e propagar por propagar também: É IRRESPONSABILIDADE TOTAL.

    Estou vendo que, em face da noticia e repercussão fácil, geradros de interesse em leituras e visualizações, estão irresponsávelmente levando esse país para uma situação difícil e de cunho do mais baixo golpismo. A própria imprensa alternativa que cobra muito do chamado PIG sua postura, está se deixando levar sem medir as consequências, sem avaliar que papel se espera dela como agente de informação isenta e correta. Veja que ficam dando trela para ter assunto, tratando superficialmente as questões que estão sendo colocadas e a forma como estão sendo colocadas, como se um processo exdruxulo de impedimento fosse uma boa situação geradora de noticias e discussões, quando nada mais seria do que levar esse país de mãos beijadas para aquela turba que se manifestou na paulista sob batuta  de entreguistas que não colocam os interesses do país e de seu verdadeiro povo em primeiro lugar.

    Depois não chiem.

  20. Eu tenho a impressão de que

    Eu tenho a impressão de que todo mundo agora quer tirar uma casquinha da presidente “frágil”, seja direita ou esquerda. Só que, no momento, é por óbvio que a direita está muito mais forte. Vai precisar ocorrer um golpe para a esquerda começar a acordar e defender o governo? Aí vai ser tarde demais.

  21. Insatisfação é proprio da
    Insatisfação é proprio da democracia. Agora se perguntarem aos que são a favor do impitchment, o que é impitchement e quais são suas razões, garanto que 90% não saberia responder.
    Ou seja, mais uma presepada golpista.

  22. páre-se pra pensar

    botei um link e o título de uma entrevsita mais abaixo. Não se leu, não se gostou, não se concordou. Tacou-se 1 estrelinha, que rapidez!!!! Depois se pensa que há senso crítico no blog (mas isso é um mal da internet, da leitura por cima, só título, e olhe lá. O negócio é maria-vai-com-as-outras. Não é só a irmandade, não, o que é um atenuante)    😉

  23. Não existe político mais

    Não existe político mais nefasto no Brasil hoje do que o Aero Neves de Furnas. Ele joga sujo, sempre jogou. Esse filhinho de papai preguiçoso que não sabe o que é trabalhar joga rasteiro, como uma cobra. Não é possível que 60% dos brasileiros queiram esse sujeito como, Presidente. Isso é a mentira mais deslavada que já contaram na história das pesquisas feitas no Brasil.

  24. Pesquisa em cima do nada II

    Caro Nassif,

    par sublinhar minha indignação quanto à sua NOTÍCIA:

    1- nem a UOL colocou a enfase no impedimento como aqui noticiado. Ela fala da desaprovação e lá no meio comenta isso que nem é a manchete do principal do site

    2- segundo essa brilhante pesquisa a Dilma para 68,9% é a culpada pela corrupção na Petrobrás – faça-me o favor

    Me desculpem, mas antes de dar tanta enfase a essa pesquisa” tão criteriosa e bem realizada” primeiro tem-se que analisar: quem fez e como fez, ou vamos estar verificando o surgimento o nascimento do PIG light.

     

  25. Isso daria um bom livro de

    Isso daria um bom livro de ficção.

    Tiram um governo legitimo do poder..assumem

    e são escurraçados  vide retrocessos ( que ai

    sim o povo sente)…mas que tentem a sorte.

  26. Intervalo de “desconfiança”

    Caros debatedores,

    fico me perguntando: será que a estatística pode servir para construir falácias poderosas considerando-se um  certo “ambiente político”?

    Diante dessa pergunta obtenho várias respostas:

    A primeira é que sim.  É perfeitamente possível construir um sofisma daqueles ó! chuchu beleza! com o usa da estatística.

    Aliás, estatística sugere, pelo próprio nome, a tal fotografia já mencionado pelo Ministro Cardoso.

    Também obtenho uma outra resposta, qual seja:

    Bom, depende. Se estivermos diante de um população e não de uma amostra, portanto, algo censitário, com dezenas de outras informações, a resposta, naquele momento será 100% coerente. Isto é, 100% coerente com o QUESTIONÁRIO da pesquisa! Logo, depende o questionário. Depende até mesmo da sequência das perguntas. Enfim, depende de muita coisa!

    Vejamos um cenário possível para uma pesquisa:

    Logo após o dia 15/03/2015 o pesquisador  mui amigo imparcial , um santo da imparcialidade,  elabora a seguinte pergunta  para um mentecapto transeunte  do tipo” intervencionista constitucional militar –   vai saber de onde o aécio, ops, onde o  néscio  inventou essa pérola-, vejamos:

    Você é a favor ou contra a corrupção?

    Responde o néscio: sou contra! fora dilma! fora pt! fora todo mundo! lugar de bandido é na cadeia! fora getútlio!

    Calma! Disso o entrevistador. Vamos prosseguir com a nossa “pesquisa”.

    Ai o entrevistador , “imparcial, técnico,” mui amigo”,  a fim coletar “dados” para serem trabalhados prossegue:

    Você acha que a Dilma tem culpa?  Responde o néscio: Sim! fora dilma! fora pt! fora…. rrrrrrr, au au au….

    Daí, o entrevistador pergunta: você acha que precisamos de um impitimam?

    Responde o néscio: Sim! Fora Dilma! Impitiman já! Militares já! Imposto zero! “Lula sabia! “Eles sabiam de tudo! rrrrr, au, au, au.

    O entrevistador agradece o entrevistado e parte para o colega do néscio,  que está bem ao lado com a camisa da seleção. E  a “pesquisa” prossegue.

    Entrevistador: você….zzzzzz

    Entrevistado: fora dilma!  rrrrrr au au au!

    zzzzzzzzzzz

     

    Agora vejam vocês caros colegas debatedores. Vejam bem como foi formulada a AMOSTRA desta pesquisa:

    Pesquisa CNT/MDA realizada com 2 mil pessoas em 137 municípios de 25 estados reforça a crise vivida pelo governo Dilma Rousseff (PT). Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (23), 59,7% dos entrevistados são a favor do impeachment de Dilma, sendo que a maioria dos participantes desse estudo havia votado na petista no segundo turno da última eleição presidencial.

    Vamos analisar:

    2000 pessoas reforçam a crise de tal forma que os pesquisados já estão num certo “ambiente de crise” , não demonstrado pela pesquisa, vez que esta já parte do princípio que há crise.  E o que “é” uma crise baseando-se numa pesquisa?

    137 municípios: quais municípios? em que bairros? qual a condição social de cada entrevistado? Esses municípios são administrados pelo PT ou por outro partido? Etc?

    25 estados. Quais os dois estados ficaram de fora? Porque? A pesquisa é para república federativa do Brasil? qual foi o critério “técnico” da pesquisa “estatística” para escolher os 25 estados? Por que?

    Prosseguindo.

    A “maioria havia votado na petista no segundo turno? O entrevistador tem CERTEZA DISSO? Como? E por favor, SEM ESSA de dizer que o entrevistado teria dito que votou na Dilma!

    Estamos falando de PREMISSAS MAIORES para , a partir delas, EXTRAIR UM CONCLUSÃO segura. Caso contrário, estaremos diante de uma possibilidade de  falácia  chuchu beleza, ó ! daquelas!

    Não obstante, vencida essa etapa de comprovar a IMPARCIALIDADE, bem como a robustez das premissas maiores de uma pesquisa, resta saber o risco de ERRO contido na pesquisa. O desvio padrão em relação a média , considerando-se um determinado intervalo de confiança  e coisas do tipo. Erros de estimação não são raros!

    Isso sem falar na medida de tendência central que é a média. Ah! Eis a média.

    Essa daí é boa pra tudo.

    Tem um ditado que já se tornou popular:

    Se você está com a cabeça no forno e com os pés no gelo, na média, estarás numa temperatura agradável!

    Sabe-se que a estimação envolve algo do tipo: avaliação de “valores” de algum “parâmetro” populacional com base em dados amostrais. Note bem! AMOSTRAIS.

    Uma amostra de 2000 para um contigente de 200 milhões. Caso prefiram, de 130 milhões de eleitores( mais ou menos). Vou te falar viu. Eu não “apostaria” meus bens num portifólio financeiro  desses!

    Usar essa ferramenta no MEIO POLÍTICO, isto é, onde se usa o PODER é, no mínimo, temeroso, para não dizer outra coisa!

    Eu não caio nessa dos néscios!

    Aliás, eu votei na Dilma, fui na manifestação do dia 15/03/2015 e sai de lá mais convencido ainda de ter feito a escolha certa, isto é, de ter votado na Dilma.

    E agora estou votando de novo!

    Continue firme cara presidenta!

    Apenas peço-lhe para tentar vencer o status quo deste país. Tente, pelo menos tente, cobrar um pouco mais dos que tem mais. É razoável, constitucional, justo, porém, não é ainda legal.

    Grandes fortunas Já!

    Saudações

     

     

     

     

  27. A direita raivosa

    tem a faca e o queijo na mão no momento. Se a Dilma não reverter as reformas neoliberais (que estão ferrando os trabalhadores) a direita raivosa vai sabe muito bem capitalizar esse erro da Dilma e o pouco de apoio que a presidenta tem do povo vai desaparecer e por conseguinte a queda dela vai ser mais rápido do que imaginamos. É preciso que as esquerdas se unam em todo o país, pois o PT mesmo que queira não vai conseguir reagir ao avanço conservador.

  28. Mentirosa!…

    Sem a menor credibilidade!…Coisa de manipuladores da opinião pública, a exemplo do que tentaram fazer nas eleições!…

  29. Se eles apostarem no quesito

    Se eles apostarem no quesito resistência  Dilma

    tira de letra já que juridicamente não há possibilidade

    de nada.Mas me assusta o ódio e saber que já se 

    anda ouvindo coisas tipo “grupelhos armados” a lá

    Ucrânia.

     

  30. Mas afinal……….

    O que queremos para nós, nossos filhos, jovens com esse processo todo de escandalização e midiatização do nosso momento BRASIL.Voltaremos a era Color com sua casa da dinda e sua ELBA  para novamente devolver aos contrários o poder justificando ao povo que a corrupção derrubou o governo.E os contrários que acessaram o crédito, os programas sociais do governo agora dfizem pot telefone que não querem mais o governo, que tudo virou pó.O lado de lá do poder é muito forte, joga pesado, vende a mãe, se precisar para conseguir enriquecer em patrimônio. Seremos novamente usados como massa de manobra de quer que seja. Ou dos nossos conhecidos NEOLIBERAIS que tolheram as políticas sociais da EUROPA mem nome da austeridade. Mas afinal o que se quer para o BRASIL?. 

  31. Numa escala de 0-10, eu daria

    Numa escala de 0-10, eu daria nota 1 a essa pesquisa, mas numa condição: se o instituto  perguntasse ao povo meneiro se ele considera Aécio Neves um traficante de drogas. 

    Ai a pesquisa ficaria equilibrada.

     

     

  32. Por mais que este instituto

    Por mais que este instituto seja aquele que dava a vitória ao Aécio, se as manifestações aumentarem, o Congresso pedirá o impeachment da Presidenta.

    Impeachment é sempre político. Provas são produzidas dependendo de quem se quer derrubar.

    Pelo menos aqui no Tukanistão só se ouve falar nisso.

     

  33. O PIG quer ver sangue, mas nem sempre isto acontece

    Publicado em 23/03/2015 no Conversa Afiada

    Agência de risco
    manda o PiG engolir a nota

    Não que se deva levar agência americana a sério. Muito menos, os urubologos …

    Compartilhe

     

    De Eduardo, no twitter

     

    O PiG inteiro celebrava a iminente “desclassificação” do Brasil, a ruína do ajuste, a venda de Petrobras aos amiguinhos do Cerra, a renuncia da Dilma …

    E quem estava certo era o Otavio de Barros, do Bradesco.

    No Estadão:

     

    S&P destaca mudança na política econômica e mantém nota do Brasil

    Em um momento em que o mercado teme a perda do grau de investimento do Brasil, a agência de classificação de risco Standard & Poor’s manteve o rating global do País em “BBB-”, com perspectiva estável. Apesar de ressaltar que o governo enfrenta desafios nas áreas econômica e política, a agência disse acreditar no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2% em 2016 e de 2,3% em 2017.

    egundo a S&P, a manutenção da nota brasileira reflete o ajuste fiscal em negociação. “A perspectiva estável reflete a nossa expectativa de que a correção em andamento continuará a atrair o apoio da presidente Dilma Rousseff e, finalmente, do Congresso, que gradualmente irá restaurar a credibilidade política perdida, abrindo o caminho para perspectivas de crescimento mais forte em 2016 e nos anos seguintes”, afirma a agência.

    • É muita ingenuidade!

      A Dilma está fazendo direitinho o que  mercado quer, ou seja, ferrando os trabalhadores com medidas neoliberais. Alguém tem que avisar pra ela que mesmo com medidas favoráveis ao mercado ela será derrubada se não inverter essa política econômica a favor do trabalhador

  34. Pesquisa sobre o nada.

    Qualquer um que estivesse no lugar de Dilma teria a mesma avaliação.

    Óbvio que Aécio não tendo tomado nenhuma decisão ficou isento de qualquer insatisfação por parte do eleitorado.

    Quem não decide não erra.

    Pergunte para um são paulino ou fluminense o que ele acha, neste momento, do empeachment do presidente do clube?

    Agora, tocar nesse assunto é uma irreponsabilidade, até porque não existe empeachment de presidente impopular. Até porque, por vezes, as medidas corretas são impopulares ou são impopulares para uma determianda parcela da população. 

    Logo, não se tomariam medidas corretas se fossem impopulares.

     

  35. Impinchada paraguaia em andamento…
    Nassif, depois de passarmos um mês de fevereiro sob o risco de desabastecimento por conta dos 150 bloqueios rodoviários em dez estados e vivermos os três primeiros meses de 2015 como se estivéssemos à véspera do primeiro turno da eleição de 2018 – com a grande mídia, promotores, juízes e os políticos derrotados empenhados em derrubar o governo recém eleito -, a Confederação Nacional de Transporte hesitou: entre induzir os entrevistados a apoiar o refrão “Dilma, VTNC” ou concordar com seu linchamento sumário, preferiu pagar uma pesquisa sobre os favoráveis ou contrários ao impeachment (palavrinha hiper-popular, que todos nascem sabendo). Para tanto, contratou um instituto de pesquisa mineiro que só no final de 2014 deixou de afirmar que Aécio Neves ganharia “numéricamente” de Dilma Rousseff, para concluir que 60% da população brasileira impincharia a presidenta depois de apenas dois meses e meio de mandato. Dilma merece, uma vez que o principal cliente desse instituto do município de Lavras é, depois da CNT, a Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel; além de deixar correr solta essa campanha eleitoral extemporânea de 2018, que tem na CNT um cabo ou mastro eleiçoeiro de primeira. Afinal, foi uma das transportadoras que a mesma congrega que deslocou um comboio de 10 carretas de Sorocaba para bloquear as principais avenidas de São Paulo na última manifestação pró-Aécio no dia 15 último, curiosamente na mesma data em que os pesquisadores lavrenses realizaram a pesquisa ontem divulgada… O duro, mesmo, é saber que estamos financiando por tabela a dita cuja pesquisa. Afinal, somos nós que pagamos o frete da soja e milho que deixou de ser transportada pela hidrovia Tietê-Paraná – desativada por conta da estiagem e má gestão tucana dos recursos hídricos – para alegria da CNT e cúmplices, digo, associados…

  36. Maristela Heck
    Hoje me

    Maristela Heck

    Hoje me desfilei do PT!

    Ao meio dia sacrifiquei o meu almoço, peguei um taxi e fui à Sede Municipal do PT na Av. João Pessoa.
    Enquanto estava no taxi, em minutos passou pela minha cabeça, como um “flash back”, os últimos 35 anos da vida política deste País e da minha vida pessoal que se confunde com a política.
    Não há separação!
    Comecei a militar no PT um pouco antes de completar 17 anos. Vou fazer 52!
    É toda a minha vida!
    Lembrei da 1ª Sede do PT Estadual, perto do Bradesco na Voluntários da Pátria. Da Campanha de Filiação para que obtivéssemos o Registro Provisório.
    Das eleições de 1982, quando Olívio foi candidato a Governador.
    Da organização do Movimento Sindical independente.
    Das 1ªs Greves Gerais, quando gritávamos: “Greve Geral derruba General!”
    Da construção e fundação da CUT.
    Da Campanha das Diretas Já e da votação da Emenda Dante de Oliveira, derrotada pelo Congresso Nacional.
    Da caminhada que fizemos ao sairmos da Assembleia Legislativa onde assistimos em um telão a votação da Emenda Dante de Oliveira e gritávamos como palavra de ordem: “Sarney é PDS, o povo não esquece!”
    Que irônia! Jamais pensei que anos depois Sarney seria aliado dos governos do PT…
    Do Colégio Eleitoral quando Tancredo derrotou Maluf.
    Da morte de Tancredo e Sarney tomando posse.
    Da inflação galopante, dos muitos planos econômicos…
    Das eleições à Assembleia Nacional Constituinte e para a Constituinte Estadual, quando elegemos os primeiros Deputados Federais e Estaduais do PT aqui no Estado. Olívio Dutra e Raul Pont estavam entre eles.
    Do processo constituínte e das importantes conquistas decorrentes daquele processo.
    Da eleição de Olívio Dutra, Prefeito de Porto Alegre.
    “Olívio é o povo, Olívio é o novo, Olívio tem a coragem de mudar…pra cidade ser melhor do que é, pra cidade ficar melhor do que está…Olívio é o povo…”
    Das eleições de 1989! Do debate entre Collor e Lula..
    Ainda ouço e consigo cantarolar: “Lula-lá, brilha uma estrela, Lula-lá…”
    Da eleição de Collor. Do Plano Collor…
    Dos caras pintadas exigindo o impeachment do Presidente. Da votação do impeachment de Collor…Itamar sendo empossado como Presidente no lugar do titular afastado.
    Do Plano Real.
    Da eleição de Fernando Henrique Cardoso.
    Dos duros anos 90, período de desmonte do estado e das políticas sociais.
    Da eleição de Olívio Governador em 1999. O Galo Missioneiro derrotou Antonio Brito.
    O nosso Governo! O Governo Olívio.
    Em 2002 elegemos Lula.
    Lembro que tirei férias e durante minhas férias na Europa foi definido pela Direção Partidária a aliança com o PL de José de Alencar. Fui crítica desta aliança.
    Um dia uma pessoa, favorável a aliança me falou que caso a mesma não fosse feita não seria possível chegar à Presidência da República. O pragmatismo ganhava terreno.
    Disse a este pessoa: Que o PT se inciava na prostituição. Restava saber se seria uma puta rica ou uma puta de rua. Enquanto conseguisse se manter como puta rica garantiria alguma respeitabilidade, todavia a prostituição é uma profissão curta, a velhice chegaria e quando chegasse, o PT viraria uma puta de rua sobre a qual todos e todas jogariam pedras.
    Começou o primeiro de muitos desencantos.
    Em 2005, estávamos fazendo um roteiro por Portugal e Espanha. Um dia ao sair do Hotel, em Viana do Castelo, uma linda cidadezinha portuguesa, onde comi nos Restaurante Três Potes a melhor rabanada da minha vida, o porteiro nos disse: “Há problemas no Brasil! Há um mesadão que o Governo Lula paga aos Deputados.”
    Pensei: isto não é possível. Fui procurar uma lan-house para consultar a internet. As notícias eram avassaladoras. Corrupção no PT! O Chefe da Casa Civil, o Poderoso Chefão Zé Dirceu envolvido. Dilma assume a Casa Civil.
    Telefonava para minha mãe e a mesma tentava manter-me informada sobre os assuntos políticos. Eu lhe dizia: “mãezinha, ‘je vi de bec'”, confesse: “não queres que volte”, expressões usadas por Jô Soares em seu programa na globo no início dos anos 80.
    O personagem, chamado Manoel era uma exilado político e ligava para Madalena sua mulher. As mesma lhe relatava os problemas do Brasil e o persogam respondia: “je vi de bec Madalena”. Confesse: “não queres que volte, tens outro…”
    Reelegemos Lula!
    Elegemos Dilma! A primeira mulher presidenta do Brasil!
    Elegemos Tarso Governador!
    Reelegemos Dilma!
    Já durante a campanha de 2014 circulavam rumores sobre novas pessoas filiadas ao PT envolvidas com corrupção.
    Na lista do Janot constam 6 filiados ao PT apontados em irregularidades, envolvidos em atos de corrupção.
    O PT não afastou estas pessoas e não o fará.
    Demorei 10 anos para fazer o que deveria ter feito em 2005, mas sou uma mulher de longas relações, de grandes e inesquecíveis amores, de amizades duradouras…
    Também sou uma mulher de personalidade forte, determinada, sem “papas” na língua, incapaz de conviver com desmandos autoritários.
    Não me presto a isto!
    Cheguei à Sede do PT Municipal, encontrei um funcionário bocejando atrás de uma mesa na recepção. Lhe disse: vim me desfiliar, como faço? 
    Houve somente uma pergunta: tens o título eleitoral?
    Chamou uma mulher, que nunca tinha visto, a mesma preencheu um papel e me pediu para assiná-lo.
    Nem uma palavra!
    Lhe disse: permanece neste partido por 35 anos!
    Não houve sequer uma palavra. Um convite à reflexão política. Nada!
    Silêncio!
    Assinei o papel, agradeci, fui embora pensando: hoje enterrei os meus sonhos de juventude!
    Fui andando pela João Pessoa, passei em frente a antiga Sede do PT embaixo do Viaduto da Avenida.
    Refleti: não enterrei os meus sonhos de juventude. Acabei de resgata-los. 
    Renasceu em minha a menina de 17 anos pronta para as lutas pela ética, pela democracia, pela reforma política, pela reforma agrária, pela educação e saúde de qualidade, pela qualificação da política, pelo socialismo.
    Talvez como Cândido ou o Otimista de Voltaire, precisei acreditar que há um mundo novo a ser construído.
    Vou fazer 52 anos em outubro e estou somente recomeçando.
    Jamais negarei ao PT a paternidade da minha formação e consciência política.
    Jamais negarei e para sempre defenderei as conquistas dos Governos do PT em nível nacional e estadual.
    Mas não posso suportar a ideia de ser conivente com atos de corrupção.
    Sou uma idealista, uma inocente, uma fetichista da lei.
    Posso agora novamente olhar-me no espelho e nos olhos daqueles e daquelas que me são caros e caras.
    Aos/às meus/minhas amigos e amigas que permanecem no PT: todo o meu respeito e o meu mais profundo desejo de que possam refundar o Partido que Hobsbawm definiu como a “mais democrática experiência de esquerda do século XX”.
    Até a vitória sempre!
    Viva os/as trabalhadores/as do Brasil e do Mundo!

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=844400805630951&set=a.404132872991082.95059.100001831183067&type=1

     

    • Que coisa heim, só 6 do PT e sem indicios que justifiquem

      Na lista do Janot constam 6 filiados ao PT apontados em irregularidades, envolvidos em atos de corrupção.

      Que coisa heim, só 6 do PT e sem indicios que justifiquem a inclusão….Aecio Neves não entrou pq será heim…pelo q entendi a marionete do pig tá saindo pq os petistas não estavam roubando como se ventilou po ai…

      • A lista origina se das

        A lista origina se das investigações dos operadores do PP, falta do PMDB, e do PT.

        E não pense que vai parar só na petrobrás, não existe atividade do governo federal que o PT e aliados não colocam  uma propina no bolso.

         

  37. Que as pessoas abraçaram a

    Que as pessoas abraçaram a ideia radical e irracional de impeachman de Dilma isso não é surpresa, não depois de mais de uma decada de bombardeio contra o PT. Mas dizer que votariam em Aecio Neves é inacreditavel. Se a corrupção é o que revolta as pessoas então por que escolher um político que a poucos dias foi revelado que era beneficiario em esquema de corrupção de Furnas pelo proprio Youssef?Isso só mostra que a população brasileira não se importa com a corrupção.

  38. 171% de farra nas fuças

    59 bi sentam ferro nas urnas

    Um milhão porcento de ferrados nas ruas

    666 assentos para bestas sem rumo

    90% de ferrugem nas almas

    R$80 por centos de ferros nas bundas

    70% de ferraduras nos cascos

    65 ferroadas por minuto

    60% de álcool nos sangues

    50% de cinzas nas nuvens

    30% de ferro nas mãos

    15% a sentar em ferro de fuzil

    10% de facas sacadas

    7% de nada nos bolsos

    5% de tudo na mão pra ferrar tudo

     

     

    daqui a pouco volto ao normal

  39. Hoje pela rede e amanhã
    Hoje pela rede e amanhã estampado nas bancas, com letras garrafais: o povão vai lendo a caminho do serviço e os que compram os jornais apenas passam os olhos pois já sabem que está lá o que lhes foi dito ser o certo, o que lhes foi ensinado desejar. A cantilena…

    É esta exposição, repetição, imposição o que se deve combater.

    Foi uma empresa idônea ou inidônea? Os parâmetros estatísticos utilizados, apropriados ou não? É uma safadeza ou não? Que importa? Porque estamos discutindo isso?

    O parâmetro deste jogo nunca foi e nunca será a justiça, o bom combate, o interesse do país. Tudo, ilegal e imoral, será feito sem escrúpulos, sem vergonhas e culpas, sem misericórdia.

    Não adianta choramingar dizendo foi falta, pênalti, impedimento (não, não é um trocadilho! ). O jogo prosseguirá.

    Faço 50 anos em breve. Vi presidentes fracos, impopulares, premidos por circunstâncias ou incompetência – não importa – colherem os espinhos da impopularidade e concluírem melancolicamente seus mandatos. E não me lembro de gritaria e histeria midiatica alegando razões para impedimento.

    Sem um xeque-mate, caminhamos para uma situação perigosa e insustentável.

    Dois objetivos bastante claros:

    – o 1o. é que este tipo de notícia/divulgação mantém em ebulição as redes. Sempre que as notícias arrefecem, que o cotidiano tenta se impor, surgem estas “pautas” para manter as redes insufladas e a partir delas, capilarizar os estragos de imagem e manter os agentes repetidores, os moleques de recado ativos no FB e whatsapp principalmente. Sabemos que o alcance é fantástico porque repercurte imediatamente; o efeito cascata é inexorável.Quando liguei o celular após o jantar, meu whatsapp já apitava: figurinhas, filminhos e gráficos. Nenhuma análise, só as frases feitas que às vezes vemos publicadas aqui.

    – o 2o., que decorre, mas não somente, do 1o. é que esta capilaridade retroalimenta, ininterruptamente, a cadeia de agentes reforçando a percepção dos parlamentares de que a posição pró-impedimento é exponencialmente crescente e cada vez mais “popular”. Respaldo perigoso para uma matilha reconhecidamente meliflua e indigna, para qualificá-la sem descer do salto.

  40. Que mané impeachment! Baseado

    Que mané impeachment! Baseado em quê??????????????? Como pode serem tão hipócritas e energúmenos. Bandos de cínicos, dos verdadeiros corruptos ninguém pede impeachmento não é????? agora, a nossa presidenta, uma mulher honrada, bom caráter, honesta, trabalhadora querem tirar?????? Isso está esquisito, pois, justamente agora é que corrupção está sendo investigada e não acaba em pizza como acabava antigamente, é muito estranho isso. A impressão que estou tendo é que os CORRUPTOS do Brasil estão armando GOLPE através da justiça em conluio com a mídia para tirar a Dilma para que CESSE as investigações das corrupções que sempre assolou em terras brasileiras há décadas. #IMPÍTIMANÉMEUZOVO. Que esses hipócritas vão berrar nos ouvidos dos tucanos que tem FARTAS PROVAS DE CORRUPÇÃO. Cinismo tem limite.

  41. Fiquei pensando no desabafo

    Fiquei pensando no desabafo da agora ex-petista.  Não quero fazer nenhum embate sobre isso. Não sou filiada a partido nenhum, mas defendo o defensável enquanto posso. Portanto, não tenho as frustrações de quem militou, esteve sob ordens desse ou daquele, ordens que acatou enquanto militante, mesmo não concordando. Mas reflito sobre os 13 anos de governo sem um minuto de clemência da mídia e de uma oposição pífia em termo de projetos e idéias. Durante as duas últimas eleições, li sobre a insatisfação e as brigas no QG do PSDB e as frustrações dos corregilionários que não aceitavam perder mais uma eleição. Não houve nenhuma pesquisa para saber se o partido estava satisfeito com seus líderes.Nem noticiaram se houve alguma desistência ou desfiliação visível de militantes.  Afinal, isso não faz parte da estratégia, uma típica estratégia de mercado. Agora, além de Dilma, querem, pela primeira vez, suspender um partido, como se faz com time de futebol. O país não é feito de jogadores nem de celebridades do que quer que seja. É feito de gente, eleitor ou não. Pessoas com direitos e deveres que devem ser garantidos.  E precisa de políticos que pensem nisso, não em seus próprios interesses como vemos agora. Culpar o PT feito uma Geni, quando tudo ao redor desanda?É muito fácil. Entrar no clima de linchamento? Mais fácil ainda, mesmo que pensemos racionalmente que os entrevistados dessas pesquisas devem ser como os ganhadores da loto: não conhecemos um que tenha sido sorteado. Li um mini conto (em O Olho da Fechadura)  que falava de uma mulher sendo assaltada no meio de uma multidão. Ela olhou para o lado e confiando naquela gente, resolveu enfrentar o ladrão que tirou uma faca. Ningém se manifestou. Quando ela caiu, com a faca enterrada no corpo, alguém gritou: Lincha! Lincha!

  42. quais foram os municípios

    quais foram os municípios mesmo??? Cade o resultado por região? Quero ver o resultado nos municípios do Piauí.

  43. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome