A censura póstuma: Taiguara é vetado até em redes sociais, por Lígia Moscardini

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

A censura póstuma: Taiguara é vetado até em redes sociais

por Lígia Moscardini

Um artista com talento invulgar: muitas de suas músicas eram acompanhadas por grandes interpretações, por um piano intenso, pelas raízes afro e indígenas e pelas letras bem elaboradas, em que sempre cabia referências sociológicas, literárias e, ainda, muito de engajamento político até na música que parecia romântica.

Mas nada disso foi suficiente: Taiguara é um gênio bastante desconhecido porque foi marcado pela censura. Mais: foi o mais censurado do que qualquer outro compositor de música brasileira que o leitor lembre lutar contra os anos de chumbo. Conforme destaca a biógrafa Janes Rocha em Os Outubros de Taiguara, o artista teve cerca de 85 músicas vetadas em seu período mais produtivo, a década de 1970. Primeiro, por conteúdo “erótico”. Depois, por conteúdo político. Até que seu nome começou a ficar muito visado e pessoalizaram o veto por “estilo do autor”.

O que Taiguara talvez não imaginasse é que se haveria de censurar o que parecia não ter mais como censurar: em diversas entrevistas, afirmava que espetáculos e shows inteiros, com tudo acertado e músicos já pagos, eram cancelados sem mais nem menos. Que chegava aos locais com os músicos e equipamentos e encontrava os locais trancados e sem ninguém da diretoria. Que, quando realizados, as Forças Armadas e agentes compareciam aos seus shows com o objetivo de intimidar e pressionar. Que recebia telefonemas ameaçadores e cartas de uma suposta “amante” para acabarem com seu casamento. Que – ressalta Maria Pacheco –  as coletâneas de discos e a mídia em geral o colocaria apenas como “cantor romântico”. Que, mesmo em tudo isso, teria o descaso até de jornais como O Pasquim.

Com tantas músicas vetadas e muita perda de dinheiro dos constantes espetáculos cancelados, o artista se via cada vez mais imbuído em dívidas e sem condições de trabalhar no Brasil. Assim, precisou se exilar algumas vezes em Londres e países africanos, como a Tanzânia. Em meio à penúria com a censura e a necessidade de sobreviver no exílio, Taiguara, segundo a filha Moína, vendeu em 1976 seus direitos autorais dos discos gravados pela para a EMI-Odeon, hoje administrada pela UMG (Universal Music Group), de modo a antecipar os royalties sobre a venda futura dos seus discos. Segundo a biógrafa, permaneceu por dez anos, com oito discos nesta gravadora. Assim, conseguiu uma ajuda de custo para sobreviver fora do país e manter sua família.

Após isso, de acordo com a pesquisadora Maria Pacheco, prometeram que um outro disco ia ser lançado em Londres e no Brasil. Mas a EMI não editou o disco e, pela legislação de direitos autorais, não permitiria que outra gravadora o editasse. Fragilidades da gravadora e do artista no contexto de ditadura militar. Janes Rocha registra que Taiguara tentou reaver seus royalties por meio de advogados, mas não obteve sucesso. Moína ressalta, porém, que os direitos de royalties de interpretação e de imagem daquelas canções permaneciam com Taiguara naquele acordo.

Ainda assim, o que os filhos de Taiguara talvez não imaginassem é que se haveria de censurar o que parecia não ter mais como censurar: passados 22 anos de sua morte, o compositor foi, recentemente, censurado no facebook. Em mais palavras: Taiguara foi censurado na rede porque Moína publicou uma música do compositor, “universo no seu corpo”. Ou, o mais estarrecedor: houve até uma denúncia da UMG e suspensão de perfil da filha de Taiguara na rede social porque ela compartilhou online a música do pai com seu constante intuito de divulgar o compositor.

Todos sabemos que as redes sociais é uma das principais mídias alternativas e, portanto, a divulgação do versátil trabalho do compositor traz, hoje, uma relação estreita com elas: Moína é a filha responsável por administrar as redes online em homenagem a Taiguara. Segundo ela, existem hoje um grupo e uma Fan Page Oficial Taiguara https://www.facebook.com/taiguarachalardasilva desde 2009, que conta com mais de 18 mil fãs do artista, onde são divulgados fotos, informações históricas, shows em homenagem e até mesmo músicas inéditas. E, conforme acordo com a gravadora EMI, esse material é sempre divulgado pelos filhos, que têm direito de interpretações e imagens do compositor. Mesmo assim Moína relata que, sempre que fazem os uploads com os vídeos com músicas que foram gravados pela EMI, o Facebook os bloqueia e manda uma notificação para o email da página e uma notificação para quem enviou o vídeo avisando que removeu porque “aquele vídeo pertence a outra pessoa”.  

Além disso, a filha do Taiguara ressalta outros problemas com o facebook, como a falta de compreensão de que a página Taiguara é moderada pelos filhos e que, por isso, é página oficial. Assim sendo, há tempos pedem à rede o selo azul para autenticar a página, mas o Facebook não o concede, alegando poucos membros, quando há páginas com 400 pessoas com selo azul. Ela ressalta também uma falta de sensibilidade em acatarem toda a documentação enviada por ela e pelos irmãos para que não mais aconteçam bloqueios dessa natureza. Afinal de contas, qual o real motivo para restrições na rede diante os próprios filhos do compositor e com todas as comprovações possíveis?

Moína precisou fazer outra página pessoal, mas ainda não sabe quando recupera todo o conteúdo do pai que está presente na página antiga, que ficaria intacto apenas com a leitura de documentação enviada por ela e outros filhos e reativação de seu perfil na rede. Segundo a filha Tajira, existe um esforço dos filhos há oito anos para criarem conteúdo com a página do pai e para colocar seu público em acesso a ela. Em tudo isso, essa restrição do facebook é das atitudes mais esdrúxulas porque, hoje, a rede faz parte na recuperação da memória e de justiça de um artista marcado pela injustiça. Injustiça que, em nome de sua imensa e versátil contribuição para a música brasileira, não pode se dar também online.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. chocado mas não surpreso

    Do facebook voce pode esperar tudo!!!!

    Essa empresa esta associada à CIA e NSA.

    Voces verão como o dono da facebook  vai ser tratado como “um dos nossos” e com direito a café e bolachas quando for falar no congresso americano.

    Só tenho as minha pagina nessa rede porque é o unica maneira barata de manter contato com familiarese amigos que vivem fora do Pais.

  2. Querido Taiguara

    A pagina da associação Os amigos de Maria d’Apparecida que é administrada por mim e pela Mazé convidou o perfil TaiguaraChalar como membro. Vou verificar se é o mesmo perfil editado pelos filhos. Em todo caso, usamos o minimo possivel o Facebook para divulgação de videos por essas questões de “autoria”, claro que aqui não é o mesmo caso da familia do Taiguara. Enfim, que tristeza ver o Taiguara é ainda colocado como peça menor da MPB, quando é bem o contrario. Alias, outro dia ouvi a Cida Moreira interpretando a profunda musica Viagem de Taiguara e que coisa magnifica.

    [video:https://youtu.be/2Fw7UYcHwlE%5D

  3. É um absurdo…. Com tanta
    É um absurdo…. Com tanta PUTARIA explicita nesse país Como podem censurar uma poesia tão bela como a música de Taiguara…. Você vai na internet você vai no rádio na TV essa porcaria de Mc não sei das quanta Mc não sei do que lá é bunda para lá enfia não sei o que aqui, mete não sei o que lá… Abaixa a calça que rasga a calcinha lê.. uma música simples de Taiguara simplesmente não pode ser divulgada? UM ABSURDO!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador