A democracia nos últimos 130 anos, comentário de Martin

Eu gostaria de saber, baseado nos fatos dos últimos 130 anos registrados aqui, por que poderíamos considerar que nosso país é ou foi democrático, de qualquer Constituição

Por Martin
comentário no post O fim da democracia e os homens-bambus, por Luis Nassif

Estou bem pessimista, também.

1889 – Proclamação da República – golpe de Estado político-militar (?)
1930 – início da Era Vargas – processo de “revolução” que se tornaria ditadura à partir de 1937 e com nova Constituição (?)
1964 – Golpe militar – processo de “revolução” que reprimiria o povo para combater o comunismo (?)
1988 – aprovada nova Constituição (?)
1989 – interferência da mídia no resultado da primeira eleição direta para presidente após o fim da ditadura e no primeiro ano de vigência da nova Constituição (?)
1992 – impeachment do primeiro presidente eleito após a ditadura e com o apoio total da midia, que aparentemente o colocou e tirou da cadeira e no quarto ano de vigência da nova Constituição (?)
2002 – para tentar se eleger “sem erro”, candidato à presidência, vinculado ao povo, lutas populares e classe trabalhadora, faz “carta de paz e amor” com o “mercado” e o sistema nacional e internacional (?)
2016 – interferência da suprema corte no poder Executivo barrando nomeação política, usando como base um grampo ilegal autorizado e divulgado por juíz responsável pelo caso (?)
2016 – impeachment da primeira presidenta eleita, coordenado, no seu último ato, pelos garantidores máximos da Constituição, conforme prevê ela própria (?)
2018 – prisão do maior líder político da AL, considerada ilegal por centenas de juristas do Brasil e de fora (?)

Eu gostaria de saber, baseado nos fatos dos últimos 130 anos registrados aqui, por que poderíamos considerar que nosso país é ou foi democrático, seguidor fiel de qualquer Constituição?

Sem contar os variados fatos a nível estadual e municipal. Só pelo fato de sempre termos um livro chamado Constituição? Foram 6 livros diferentes nesse mesmo período!

Queria poder apontar um caminho. Não consigo. E isso me deixa extremamente desanimado.

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Me sinto muito honrado com a publicação de meu comentário neste canal de notícias tão conceituado e pelo qual tenho grande admiração.
    É uma pena que as coisas aconteçam dessa forma em nosso país. Mas penso que a melhor maneira de solucionarmos um problema é encará-lo como ele é. E não como gostaríamos que fosse.
    Obrigado.

  2. 1889 é a continuidade natural, vanguardista, progressista, excepcional, democrática de um Governo que dispensava uma época medieval para construir uma nova realidade e um novo século, que iluminava toda Humanidade. A Elite Paulista que se incumbia de criar um Garoto de 5 anos para representar o Estado Brasileiro, o apoiou por 60 anos. Naturalmente trocava esta Figura pela Estrutura Civil do Povo Brasileiro, nesta função. O Poder é o Povo Brasileiro a partir de 1889. Um Século Magnifico (1830/1930) da Nação Miscigenada, Mestiça, Negra, Branca, Indígena na Face da Terra. Sua Elite que constrói a Regência, o II Reinado até a 1.a República, República Paulista se faz com Figuras de Inigualável Expressão Mundial desde Machado de Assis, Rebouças, Castro Alves, Jose´de Alencar, Santos Dumont, Carlos Chagas, Carlos Gomes, Santos Dumont,…. que é extinta numa Quartelada QuintoMundista de Golpe Civil Militar Ditatorial Absolutista Caudilhista Assassino Esquerdopata Fascista. O abismo que forma a latrina a partir de 1930 com Século tão magnífico, se explica pela diferença de tais Elites que são constituídas. Ou seria preciso desenhar? Estávamos construindo a maior Democracia da Terra até 1930 e a jogamos no lixo, que foi repaginado em farsante Redemocracia dos anos de 1980. A realidade é este Brasil dos últimos 40 anos de pós Anistia de 1979. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador