A fórmula do semipresidencialismo, por Antonio Lassance

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 

A fórmula do semipresidencialismo

por Antonio Lassance

O Brasil alterou ou confirmou seu sistema político algumas vezes, por meio de constituintes ou de propostas submetidas à consulta popular, como o plebiscito de 1993 e o referendo de 1963.

Atualmente, se discute semipresidencialismo como sobremesa dos almoços e jantares no Palácio do Jaburu que reúnem Temer, Gilmar Mendes e os chefes dos partidos – inclusive Aécio, que é a prova viva, muito viva mesmo, da amnésia ética que o país atravessa.

Enquanto eles discutem a fórmula do semipresidencialismo, já temos clareza do que isso significará, pois sabemos bem qual a origem desse plano: é o “grande acordo nacional, com o Supremo, com tudo”. “Grande acordo” é a locução eufemística de golpe usada pelos que se locupletam às claras e às escuras, já faz algum tempo.

O semipresidencialismo que se quer é feito com alguns ingredientes básicos. O principal deles é o “semi”:

  • Um congresso semirepresentativo da maioria do povo brasileiro;

  • Semipartidos que são, em sua maioria, meros despachantes dos interesses de corporações empresariais. Depois de uma pausa, os semipartidos estão prontos a ressuscitar o financiamento empresarial de campanha, outro sintoma de como essa amnésia que nos acomete é grave;

  • Semigovernos serão escolhidos a partir de acordos com os semipartidos do semicongresso. Esses semigovernos serão “semi” porque poderão ser varridos ao sabor das oscilações de humor do mercado;

  • Na retaguarda, para que tudo dê certo – sabe-se para quem -, um semijudiciário sem pudores quanto a conflito de interesses, partidarização e comercialização de decisões. O “s” de STF, TSE e STJ não se refere mais a algo supremo ou superior, mas simplesmente a “semi”;

  • Órgãos de semicontrole continuarão seu semicombate à corrupção. Sua cruzada contra os infiéis agora será cruzada de pernas. Ao invés de operações, flertes. Tucanos continuarão soltos. Seus processos, se algum ainda restará, continuarão dormindo tranquilamente em alguma gaveta, apenas aguardando a data de prescrição dos crimes de seus distintos autores que, então, poderão posar de inocentes ou, melhor dizendo, semi-inocentes;

  • Uma mídia semi-isenta e “semifake” empacota tudo para a viagem, ao gosto não do freguês, mas dos patrocinadores.

Com tudo pela metade, a mediocridade estará mais que sacramentada, por inteiro.

O que fazer diante de tudo isso?

Quem sabe, a gente semifinge que está em uma semidemocracia e que as coisas estão semimelhorando a cada dia que passa.

Antonio Lassance é cientista político. Artigo publicado no blog em https://antoniolassance.blogspot.com.br/2017/08/a-formula-do-semipresidencialismo.html

Crédito da imagem:

http://f.i.uol.com.br/folha/poder/images/17231366.jpeg

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Guiomar Mendes: “Cadê ligações telefônicas?” NOS GRAMPOS DA JBS!

    Guiomar Mendes, mulher do ministro Gilmar Mendes, diz estar inconformada com a exploração feita em torno do fato de o nome dela ter sido encontrado na agenda de telefones do empresário de ônibus Jacob Barata:

    “Cadê as ligações telefônicas? Cadê? Quantas vezes ele me ligou? E eu para ele? Nenhuma. Não tenho e nunca tive o menor contato com ele!”

    Ué… a dondoca pelo jeito esqueceu que o maridão, Gilmar Mendes, foi pego com as calças na mão em ligações pra lá de suspeitas com Aécio Neves… a quem “julga” na maior cara-de-pau…

    Pelo jeito a mulher de Mendes guarda a mesma ingenuidade do marido ao subestimar a inteligência alheia… claro, nunca são realmente questionados pela imprensa familiar aliada do seu grupelho de poder.

    De posse do telefone de Guiomar e Gilmar, é bastante óbvio que a ligação poderia ser feita de qualquer telefone… aliás, É POR ISSO QUE EXISTE SUSPEIÇÃO!!! Para evitar esse tipo de constrangimento e dúvida!

    Sonsa!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador