Ronaldo Bicalho
Pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
[email protected]

Crise brasileira é uma guerra de todos contra todos

brasil_rachado.jpg
 
Por Ronaldo Bicalho
 
Em um novo texto de discusão publicado pelo Instituto de Economia da UFRJ a crise brasileira é analisada. O argumento principal do texto é que a incapacidade dos setores dominantes em controlar o “núcleo de poder” do Estado brasileiro tem gerado uma guerra de todos contra todos. Essa crise ocorre simultaneamente em três dimensões: (i) acumulação; (ii) cena política (sistema partidário, partidos e representação); e (iii) relação entre o bloco no poder e o Estado. 

O artigo (escrito por Eduardo Costa Pinto, José Paulo Guedes Pinto, Alex Saludj, Isabela Nogueira de Morais, Carlos Schönerwald, Paulo Balanco) procura evidenciar como os problemas da acumulação capitalista e da cena política foram se avolumando e como ganharam um caráter de crise estrutural a partir dos efeitos da Operação Lava Jato. Argumenta-se ainda que a conexão dessa Operação com a grande mídia expôs, por meio dos vazamentos, a relação entre o Estado (e sua burocracia) e parte do bloco no poder do capitalismo brasileiro. 

Isso – somado ao aumento do conflito entre capital e trabalho, a problemas na realização e à crise internacional – desestruturou temporariamente as regras (expressas e tácitas) até então existentes da acumulação de capital no Brasil (relação entre o privado e o público).

A criminalização total dessa relação, por parte da Operação Lava Jato, tem funcionado como um mecanismo de destruição/desestruturação de instituições (legais, políticas, burocráticas, morais, etc.) e de empresas e de suas cadeias produtivas (especialmente nos setores da construção civil e do petróleo e gás), gerando uma autodestruição das bases produtivas, econômicas e sociais necessárias a qualquer projeto de desenvolvimento nacional.

Esse rastro de degradação produtiva e institucional em curso, ganha ainda mais força – tornando-se um verdadeiro rastilho de pólvora – com o consenso da insensatez que se formou entre o bloco no poder, o sistema político e o governo atual em torno do ajuste recessivo e das reformas neoliberais como o caminho para a recuperação do crescimento.

Os autores do artigo preveem que para que se restabeleça a ordem capitalista no Brasil os setores dominantes terão que (re)colocar suas regras, seja num formato novo ou (até) antigo. Alternativa esta que pode surgir na eleição presidencial de 2018 ou brotar pela via autoritária (uma espécie de Bonaparte sobrinho tupiniquim). No entanto, neste momento, o futuro do país é extremamente incerto.

Para ter acesso ao texto completo clicar aqui.

0gif-tarja-busca_avancada.jpg

Ronaldo Bicalho

Pesquisador na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O pior é o papel da midia nessa destruição sistêmica

    Para que se restabeleça a ordem no Brasil em todas as instituições vamos remar mais uns vinte anos.

  2. não há mais saídas

    com a esculhambação total propagada pelos coxa… não haverá união, nem consiliação, nem projeto de nação para o futuro… o brasil acabou… e tende a ser uma iugoslávia 2.0

  3. O PATO SKAFdeu?

    A FORÇA DO PATO É ENORME! O PATO ESTÁ PHODENDO QUASE TODOS OS ANTAS DOS COXINHAS E/OU MIDIOTAS; QUASE TODAS  AS ANTAS DAS PANELAS; E, COMO CONSEQUENCIA,  TODOS OS TRABALHADORES QUE NÃO TÊM CULPA E QUE NÃO VESTIRAM A CAMISA DA COR DO PATO AMARELO E FORAM PRA PASSEATA E/OU BATER PANELAS CONTROLADOS PELO PIG – A GLOBO. AGORA NÃO ADIANTE CHORAR TEMOS É QUE CORRER ATRÁS DO PREJUÍZO! COMO? AINDA NÃO SEI! SÓ ESPERO QUE O PODER JUDICIÁRIO E O MP TAMBÉM PAGUEM O PREÇO DE TEREM SIDOS PARTIDÁRIOS E PARCIAIS E TEREM AJUDADO A PHODER O BRASIL! ACHO QUE DEVERIAM SER REFORMULADOS TOTALMENTE E TEREM CARGOS ELETIVOS A EXEMPLO DO QUE QCONTECE NO PAÍS QUE O PESSOAL DA LAVA JATO TANTO ADIMIRA: OS EUA! LÁ, EXCETUADOS OS JUIZES DA SUPREMA CORTE, TODOS SÃO ELEITOS ( SE NÃO ESTIVER ENGANADO ). QUANDO A DILMA SE UNIU AO “JOAQUIM DO CARXXHO” E A LAVA JATO QUEBRANDO TODAS AS CONSTRUTORAS GRANDES E COM OS SEUS KNOW – HALL, A PETROBRÁS COM O PARENTE DO CA[PETA DESTRUINDO A INDÚSTRIA NAVAL E ENTREGANDO TUDO AOS GRINGOS, JÁ SABIA QUE PODERÍAMOS CHEGAR AONDE ESTAMOS E, ACREDITO, QUE NÃO É O FIM, PORQUE COM O EMPOBRECIMENTO GERAL O MERCADO INTERNO VAI Á BANCARROTA.   SÓ OS MIDIOTAS NÃO CONSEGUIRAM ENXERGAR ISTO! MAS TENHO CERTO PRAZER, AS VEZES INTENSO,  DE VER COXINHAS SE DESESPERANDO.  

  4. Os Economistas tem muita

    Os Economistas tem muita culpa no que está acontecendo. As faculdades de economia são verdadeiros cursos de sociopatia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador