A Lava Jato só acaba quando acabar com o PT, por Jeferson Miola

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

A Lava Jato só acaba quando acabar com o PT

Jeferson Miola

Consumado o golpe para derrubar a Presidente Dilma e interromper o ciclo dos governos do PT que o PSDB não conseguiu licitamente nas últimas quatro eleições presidenciais, a Lava Jato seria encerrada. Uma vez concretizado o plano inicial, a Operação perderia sua razão de ser. Esta era a aposta prevalente na crônica política.

A evolução da Lava Jato, entretanto, indica que os controladores da Operação preferiram evitar o alto custo político de encerrá-la logo após a farsa do impeachment. Optaram por continuá-la, porém ajustando seu caráter, que passou a ser abertamente eleitoral e partidário.

Confortáveis no regime de exceção e de arbítrio que dá guarida à sua atuação político-ideológica, os juízes, delegados e procuradores da Lava Jato removeram a máscara da imparcialidade e da isenção que nunca tiveram.

Perderam o pudor, abandonaram o menor senso de decência pública e atuam acima e à margem da Lei. Se mostram tão despudorados quanto o candidato a prefeito de Curitiba que, sem auto-censura e vergonha humana, admite vomitar com o cheiro de pobre [sic].

Esses personagens se sentem poderosos, heróicos e inatingíveis graças à Rede Globo e à mídia que, no noticiário, incensa-os e glorifica-os, assim como sublima os não-valores que eles representam.

A virulência empregada contra o PT e o ex-presidente Lula assumiu um padrão totalitário nas fases recentes da investigação. Nas semanas pré-eleitorais, a força-tarefa promoveu um espetáculo propagandístico para condenar midiaticamente o ex-presidente Lula sem provas, mas com “muita convicção”; e para decretar a prisão de dois ex-ministros dos governos do PT, em flagrante inobservância ao devido processo legal e ao Estado de Direito. Tudo sob medida para fornecer munição e alvejar as candidaturas do PT na eleição municipal.

O contorcionismo dos agentes da Lava Jato para livrar de investigação e julgamento os integrantes do governo golpista, não é menos apavorante que esta realidade autoritária. A força-tarefa se esgueira em explicações inexplicáveis que não conseguem ocultar a seletividade e o direcionamento para mirar exclusivamente os “inimigos do regime” e safar os “bandidos do regime”.

Por dois anos e meio, os justiceiros da Lava Jato perseguem e caçam Lula, sem encontrar nenhuma ilegalidade. Apesar disso, e com impressionante petulância, transformam Lula no “comandante máximo”, “no general”, no “maestro” do “maior esquema de corrupção” do país.

Contraditoriamente, entretanto, a força-tarefa não investiga, não processa e não julga Cunha, Temer, Aécio, Jucá, Serra etc – todos, sem exceção, multi-campeões em delações, e donos de sabidas contas bancárias em paraísos fiscais, abastecidas aos milhões, com dinheiro provindo de corrupção na Petrobrás e em outras estatais que controlam.

A oligarquia golpista firmou um grande pacto para a restauração neoliberal na sua versão ultra-reacionária, que combina retrocessos nas conquistas do povo brasileiro, com regressão em matéria de direitos e liberdades civis e a re-colonização do Brasil pelas metrópoles imperiais.

A Lava Jato é um instrumento da oligarquia para aniquilar o PT e destruir a biografia e o legado de Lula, impedindo-o de disputar e vencer a eleição de 2018. A verdadeira disputa em curso não é a eleição do próximo dia 2 de outubro, mas sim a guerra final que a Lava Jato proclamou contra o PT e Lula.

A Lava Jato só acaba quando acabar com o PT. Nesta guerra, não há alternativas: ou vence o fascismo, ou vence a democracia.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Faz tempo que vocês sabem que

    Faz tempo que vocês sabem que a “Lava-Jato” é uma organização criminosa. Quando irão fazer algo a respeito? Por muito menos os integrantes da mesma iriam ganhar um lugar reservado no corredor da morte se fosse no meu país.

    1. A resposta está na tua

      A resposta está na tua pergunta. Tu moras num país. Nós na banânia. Não possuimos o principal poder que regra uma nação: a justiça.

  2. A Lava Jato só acaba quando acabar com o PT

    Não por acaso a turma do circo que atua sob o nome de “República dos Estados Unidos de Curitiba”, apelidada de farsajato fez curso no exterior, na “pátria mãe”, e volta e meia por lá andam, campeões que são do servilismo aos patrões.

    Aqui, como bem disse o Miola, atuam com  caradurismo e ilegalidade a atacar ideológicamente o que chamam de “corrupção”, para rimar,com muita convicção e nehuma prova. Para aquela turma a corrupção no Brasil começou com o governo Lula e nunca atingiu a tucanagem em geral cheios de provas mas sem nenhuma “convicção”.

    São apenas nazistas infiltrados nas instituições brasileiras a trabalhar para o bem dos “puros”. Pura corrupção, puro entreguismo, pura redução do país e pura democracia para os 1%.

    Por lá vige a máxima de que petista é culpado até com provas em contrário pois para escapar da montanha de provas contra as “aves ” partiram para a convicção e seus castelos de areia que só se mantém dada a leniência do CNJ e STF, tangidos uns pelo chefe de jagunços, segundo o JB, e outros acoelhados pela mídia.

    Daí preferirem as pipocas.

     

  3. A lava jato não se desviou do

    A lava jato não se desviou do caminho agora. Sempre foi um disfarce, caminhando por uma larga avenida de leniência com os abusos. 

  4. Dúvida

    Li algo parecido durante o processo de impeachment, nos dias posteriores à admissibilidade na câmara dos deputados, dizendo que a lava jato já teria acabado. Foram os comentários da maioria esmagadora dos críticos à lava jato em forma de palpite. Contudo, logo veio uma contradição incurável, vazamentos de informações produzidas na investigação contra, à época considerado como inalcançáveis pelos mesmos críticos, ao núcleo histórico do PMDB. E a linha de investigação continua se aprofundando….

    São mais de 250 denunciados somente no 1ª grau de jurisdição, 1500 procedimentos instaurados, sentenças condenatórias que somam mais de 1000 anos de pena, operadores de desvios de verba pública do PT, PMDM e PP presos, colaboração premiada dos envolvidos que não param de surgir. O DNA do petrolão, não sei se houve manipulação de informação, é basicamente destes partidos. Contudo, em razão do petrolão surgiram notícias de outros esquemas em tese não ligados à petrobrás, que em tese devem ser investigados em investigação com objeto individualizado, portanto, em investigação autônoma, conforme manda o script processual. 

    Por coincidência ou não, há pouco tempo começaram a surgir operações consequentes da lava jato mas que tem identidade própria e objeto diverso (obras, licitações e desvios de verba pública que não tem relação com a petrobrás), e que dizem haver indícios de envolvimentos de outros núcleos políticos.

    Esta parte merece um destaque, com potencial para ser o presente e o futuro das notícias almejadas pela maioria dos críticos da Lava Jato (incluo-me aí, mas faço esse distinção).

    Por outro lado, muito mais reservada, a investigação processada pelo STF não tem publicidade mas não é sinônimo de paralisia.

    Eventualmente podemos ter muitas surpresas e de repente alcançar uma lógica ainda não alcançada por falta de informações. A delação da Oderbretch não foi homologada e já abriram 30 inquéritos essa semana para investigar diversas obras em todo o país, ligadas às doações da lista vazada e depois colocada sob sigilo. Será que nos precipitamos na crítica do não vem ao caso?  

    Há colaborações premiadas de peso em curso com capacidade para se passar um pente fino generalizado no país e com força para ser o combustível do ano de 2017 inteiro. Sem contar com o que vem de cima (STF).

    Assim, mesmo verificando certas arbitrariedades, continuo tentando entender a Lava Jato e torcendo pela superação do histórico frustrado de investigação simétrica contra graúdos (o que por si só já me parece inédito condenar ou recolher quem já foi, e que não são do PT – para que não discutamos isoladamente o tema da perseguição e seletividade, embora temas importantes. I

    Inclua aí de quebra a torcida pela Zelotes, com efeito voluntário semelhante ao do Banestado (bilhões voluntariamente declarados e repatriados). 

    1. Uma dúvida: quantos do PMDB e

      Uma dúvida: quantos do PMDB e do PSDB estão na cadeia? E quantos estão sendo investigados? Quantos se tornaram réus?

  5. Se a vaza jato só acaba

    Se a vaza jato só acaba quando acabar como Pt, então ela não vai acabar nunca, porque o Pt não é só um partido. ele é uma idéia, um ideal. E idéias e ideais nunca acabam.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador