Abutres e predadores, por Junior50

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Abutres e predadores

por Junior50

Comentário ao post Xadrez dos acordos de leniência e das instituições subdesenvolvidas

Com a situação de nossas empresas envolvidas na “Lava Jato “, a cada dia se deteriorando ainda mais, tendo algumas já em recuperação judicial e as demais celeres no mesmo caminho, algumas expectativas já podem ser analisadas, como a falsa idéia que empresas internacionais teriam interesse em adquiri-las, quer totalmente ou em partes ou apenas algumas operações especificas, tais “esperanças” não estão em horizonte próximo, e um dos motivos é que elas estão ainda “sem preço”, a tendencia é que a formação de algum “preço” ainda demore.

Já para operações abutre, com fundos especulativos, esta demora é excelente, uma vez que internacionalmente estas empresas possuem um grande volume de papéis de divida circulando no mercado global, em varias moedas, todos eles “desclassificados”, alguns cotados na categoria de “junk bonds”, que a cada intervenção juridica, manchete, externa ou interna, jogam estes papéis mais para baixo, inclusive obrigando fundos de longo prazo a vende-los, este tipo de operação é ideal para “fundos abutre”, é até possivel se bem executada, estes fundos assumam em um momento mais propicio o controle da empresa, posteriormente fechando algumas unidades, fundindo outras, mantendo o que possa interessar e depois vende-las com lucro a quem quer que seja (é possivel hj. adquirir um papel  em NY , por menos de 20% de seu valor de face, dependendo do vencimento e do giro dele no mercado).

Esta é uma face da financeirização, do embricamento entre o “mercado” e geopolitica, que nossos caros burocratas concursados do MPF , não compreendem, tenho até certa certeza, que em seus mestrados e doutorados realizados no exterior, estas aulas enfadonhas sobre mecanismos de mercado, eles faltaram. 

P.S.: Exemplo de “interesse nacional ” : Em abril passado na LAAD Security 2016, feira de equipamentos de defesa & segurança, em certos importantes expositores “nacionais”, era melhor saber duas linguas : inglês, que todo mundo fala ,ou para um papo mais pessoal, o hebraico. Se nesta area a situação é esta – a REAL – imaginem outras.

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os “Cabeças de Planilha”

    Os “Cabeças de Planilha” esquecem de incluir várias colunas nas variáveis que analisam: valor estratégico nacional, empregos gerados, efeito multiplicador da renda na economia e contribuições em impostos.

  2. Meu caro Junior, otimo texto.

    Meu caro Junior, otimo texto. Ativos importantes, como usinas de geração com otimo PPA de uma das grandes empreiteiras, à venda,  apareceram interessados de peso, gostaram dos ativos MAS NÃO PASSA NO COMPLIANCE. A Lava Jato contaminou de VIRUS DE EBOLA as empresas citadas, denunciadas, delatadas, investigadas, os estrangeiros não querem fazer nenhum negocio com elas, há risco de contaminação sobre todos os ativos.

    Estou falando de ativos de energia, fora do “core business” da empreiteira, esta então NEM DE GRAÇA estrnageiros querem

    o estrago que esses esquema delação-escandalo na midia-prisões causou custa ao Pais infinitamente mais que o “dinheiro recuperado!”, liquidou com a imagem, o rating e a credibilidade do Pais, o Mexico, infinitamente mais corrupto, Presidentes mexicanos saem do cargo com dois bilhões de dolares, tem EXCELENTE imagem, credito e rating.

     

    1. No México o valor é pequeno rsrsrs…

      Aqui, segundo o Nassif  hoje, só a Oi foram 7 Bilhões, no Brasil o buraco é mais embaixo.

      Quando a Dilma falou que queria que mostrassem para ela como fazer a ponte do Guaíba a preços e prazos chineses aqui no Brasil, o destino já estava selado.

  3. Mundo Real ???

    Caro Junior50,

    Na LAAD2015 a situação dos ditos setores estratégicos ainda estava “tranquila” (sic), com algum fio de esperança. Não estive na LAAD Security, mas compartilho de sua análise.

    Em suma, os dirigentes de nossa economia não tem ideia de que seja o mundo real, o mundo produtivo. O máximo que chegam perto de uma empresa é num restaurante para jantar. A economia para eles se resumem a dados, por isso o muito bem sintetizado termo “Cabeças de Planilha”, resume tudo. São estes que vem “comandando” nossa economia.

    Fatiaram o já fragilizado MDIC, tirando dele o “D” desenvolvimento e o “I” internacional, entregando o que sobre literalmente ao Bispo. O que esperar de um governo assim. Esse consegue piorar tudo, inclusive o que já estava ruim.

    Fundos abutres para eles é parte do jogo financeiro. Interesse nacional !!! O que é isso???? 

    1. Da ’15 para ’16

          A presença deles já tinha sido grande, mas nesta aumentou, é só dar uma olhada nos portfolios das “empresas nacionais “, como a IACIt,  Grupo AEL , IAI, Stefaninni ( Rafael ), Gespi……….

  4. Eles só vão se procupar com

    Eles só vão se procupar com isso quando perderem o auxílio paletó,  por falta de verba. O Brasil caminha para o buraco, já já retornaremos para a nossa famosa e lucrativa (para poucos) ciranda financeira. É duro produzir nesse país. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador