Aécio diz que Levy perdeu a credibilidade e pressiona TSE contra Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Depois de um pequeno ocaso, o senador Aécio Neves (PSDB) concedeu uma entrevista coletiva em Brasília, na tarde desta terça-feira (25), criticando ferozmente as declarações de Dilma Rousseff (PT) sobre o diagnóstico tardio acerca da crise econômica. O tucano disse novamente que a presidente “zomba da inteligência dos brasileiros” ao negar conhecimento sobre inversão do cenário econômico no período eleitoral e sobre a participação de petistas no escândalo da Petrobras.

Curiosamente, poucos dias após alguns grupos de imprensa e grandes nomes do setor empresarial sairem em defesa da estabilidade política e econômica, Aécio decidiu disparar contra o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmando que ele não tem mais credibilidade para dialogar com o mercado, pois está cada vez mais “fragilizado”.

“Nossa percepção é de que começam a surgir novamente medidas inspiradas naquela nefasta nova matriz econômica, que governou o Brasil ao longo dos últimos anos. (…) Temos um ministro da Fazenda, a cada semana, a cada votação no Congresso, a cada reunião da base, desautorizado pela dinâmica do governo. (…) O que percebo é que a necessidade emergencial da presidente de buscar colocar na Fazenda alguém que conversasse com o mercado e resgatasse alguma credibilidade já virou coisa do passado. (…) O ministro da Fazenda, infelizmente, não demonstra mais condições de impôr a sua agenda”, disparou o tucano. 

Aécio disse ainda que nesta terça-feira o Tribunal Superior Eleitoral retoma a análise de uma ação impetrada pelo PSDB que pede a cassação da chapa de Dilma por crime eleitoral. Aécio chegou a sugerir que se o TSE não der seguimento ao processo, será desqualificado pelo Congresso. O mesmo serve para o Tribunal de Contas da União, que estuda as pedaladas fiscais do governo em 2014.

“Estamos cobrando que os nossos tribunais, seja o Tribunal de Contas da União, seja o Tribunal Superior Eleitoral, que possam cumprir o seu papel. Não importa se o eventual atingido seja o presidente da República, seja um governador do Estado ou um prefeito municipal, a lei tem de ser cumprida por todos”, disse.

E continuou: “Hoje à noite, o Tribunal Superior Eleitoral retoma a votação de uma ação em que as oposições solicitam a abertura de investigação para comprovar se houve ou não a utilização de dinheiro de propina na campanha eleitoral. Não tenho dúvida de que esta deverá ser a decisão majoritária do TSE porque, se não for, a alternativa que nos restaria seria aqui, no Congresso, apresentarmos uma proposta que diz o seguinte: “No caso de a presidente da República, pode-se cometer qualquer delito, que o Tribunal não se vê em condições de julgá-la”, pontuou.

Afastamento de Eduardo Cunha

Questionado sobre o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB) da presidência da Câmara em função das denúncias apresentadas pela PGR na Lava Jato, Aécio saiu pela tangente. “Essa é uma questão interna da Câmara dos Deputados na qual eu não interfiro. Digo apenas que todos aqueles que têm sido alvo de acusações, seja de denúncias ou mesmo nas investigações, têm que responder a elas de forma cabal.”

Eduardo Cunha foi acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Lava Jato por Janot. O Supremo Tribunal Federal deve analisar se aceita ou não a denúncia. Para Aécio, as “acusações são graves e devem ser respondidas”, pois “todos os homens públicos, independente da função que ocupam, têm que estar sempre prontos a responder às acusações. Essa é a posição que a bancada do PSDB na Câmara dos Deputados deve manter. Cobrar que as respostas sejam dadas para que ele possa efetivamente se defender e ser julgado.”

Sabatina de Janot

Sobre as expectativas em torno da sabatina no Senado que pode reconduzir Rodrigo Janot ao cargo de procurador-geral da República por mais dois anos, Aécio adiantou apenas que “alguns questionamentos serão feitos certamente pela oposição, (…) mas será uma sabatina onde dúvidas sobre encaminhamentos de determinadas questões serão levantadas”. Ele não citou especificamente a Operação Lava Jato, embora senadores de outros partidos da oposição já indicaram que irão provocar Janot sobre alguns dos inquéritos que tramitam em suas mãos envolvendo a Petrobras.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

72 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mano, na boa…. cada vez que
    Mano, na boa…. cada vez que este viciado em cocaína abre a boca para falar merda me convenço mais de que não devo usar “marofa”. Só de pensar que posso ficar tão ridículo e nóia quanto Aécio Neves tenho vontade de vomitar.

  2. Quanto maior o isolamento,

    Quanto maior o isolamento, inclusive midiático, para ele ter essas recaídas: levantou poeira e se perdeu nela. Pobre coitado. Quer dizer, pobre país que tem de aguentar essas merdices. Logo ele que saiu da história pra cair na vidinha de sempre…

    1. Essa foi ótima!

      Dani, eu ia postar essa do Fernando Morais. Perfeito! hahahahahahaa

      Tô adorando ver o mico que o Aécio tá pagando. Se um dia ele acordar da ‘viagem’, vai ter a maior ressaca!

       

    2. Há testemunhas que afirmam

      Há testemunhas que afirmam que o ditador ainda dava seus últimos suspiro, e, ja se formava imensas filas de coxinhas, digo, de analfa-políticos para o último aceno ao moribundo caudilho, quando o quase defunto chama um meganha e pergunta “pra onde está indo esse  bando de desocupados?

      Valeria fazer a mesma pergunta ao idiota do aécìo da cunha. Pois não?

      Orlando

  3. Sinceramente, fico pensando o

    Sinceramente, fico pensando o que seria do país se esse senhor fosse eleito, nas mãos de quem estaríamos agora? Coxinha ou não,  Dilma, apesar de ruim de serviço, fez um grande favor em evitar essa tragédia.

  4. antes queria uma insurreição popular…
    agora delira ao querer provocar a insurreição dos tribunais para prosseguir com a supremacia do perdedor

  5. vexame

     A cada dia uma declaração mais desastrada que a anterior.

    Mau aluno, foi reprovado e em vez de estudar mais fica dizendo que o professor errou a nota.

    É caso de internação. Cadê a irmã que cuidava dele?

    Aonde estão fegacê e çerra45 que não aconselham este infeliz?

    ô dó!

  6. Que que o cunha tem?

    Eles não abandonam o cunha de jeito nehum. Mesmo sabendo o desgaste enorme, somando ao desgastados que são. Não abandonam o companheiro cunha que caiu na estrada. Que nem o p. preto. Bonito.

    Ou será que têm o rabo preso, inclusive a estranha globo? Assim tipo, “lembra que Nós…”. Tem osso nesta angú.

    Há por ai algum reporter investigativo?

  7. Desespero total. Dele, do FHC

    Desespero total. Dele, do FHC e do Merdes. Deve estar desesperado com as novas fases da lavajato. Foi poupado das citações do youssef, mas ainda virão novas citações no STF.

     

  8. Psiquiatras de todo o mundo, uni-vos…

    Psiquiatras de todo o mundo, uni-vos… encontrem, por favor, uma solução para o cérebro do AeroNeves.

  9. Esse moleque

    Esse moleque precisa levar um chega-prá-lá. É um incendiário. Irresponsável e sem noção. Vejam o mal que um pó estragado faz.

  10. Pelamordedeus!!!
    Qualquer tranqueira que esse cabrão diz vira postagem! Se dissesse algo que se aproveitasse, vá lá. Mas não é o caso. 2443479,697235 % do que ele diz não se presta a nada!!!!

  11. Aécio, o beócio

    Ele diz que não interfere em uma questão da Câmara dos deputados mas interfere em questões do executivo, do judiciário e até da Venezuela.

    Questões do Senado que ele deveria interferir ele é completamente alheio porque nunca está lá.

  12. Revista elege Aécio o pior

    Revista elege Aécio o pior senador do Brasil

    Senador foi o único a receber nota 0, de acordo com ranking da revistaTucano levou nota 0 de revista / FolhapressTucano levou nota 0 de revistaFolhapressDa Redação [email protected]

    Veja também

    Aécio Neves convoca manifestação contra DilmaJuiz da Lava Jato cita apelos de Dilma e Aécio

    O candidato derrotado à presidência Aécio Neves (PSDB) foi eleito pela revista Veja como o pior senador brasileiro. Na lista, que conta com 74 senadores, Aécio foi o único a receber nota 0, de acordo com os critérios usados pela revista, e ficou próximo apenas do também tucano Cássio Cunha Lima (CE), que levou nota 0,13. 

     

    A revista afirmou que analisa o posicionamento de deputados federais e senadores com base em “propostas de ajuste na legislação capazes de contribuir para um país mais moderno e competitivo, segundo a perspectiva de Veja e da Editora Abril”.

     

    Segundo o ranking, Eduardo Amorim (PSC-SE) é o senador com melhor desempenho, seguido de Lindbergh Farias (PT-RJ), Armando Monteiro (PTB-PE), Anibal Diniz (PT-AC) e Eunício Oliveira (PMDB-CE). 

     

    Na Câmara, os dois primeiros colocados são os tucanos Antonio Imbassahy (BA) e Marcus Pestana (MG). Na sequência aparecem Gabriel Guimarães (PT-MG), Angelo Vanhoni (PT-PR), Raul Henry (PMDB-PE) e Alessandro Molon (PT-RJ). 

     

    Único deputado com nota 0, Leonardo Picciani (PMDB-RJ) foi considerado o parlamentar com pior desempenho na Câmara. 

     

    1. Aécio
      Não é novidade o Aécio ser eleito o pior senador do Brasil, O Povo de Minas Gerais já elegeu ele o pior governador de Minas, o playboy do rio, vai te catar playboy!

  13. Aécio ainda não entendeu que

    Aécio ainda não entendeu que perdeu a eleição… Seu avô deve estar  revirando-se no caixão, louco para sair e desenhar para seu netinho…

  14. Não se pode mais culpar o

    Não se pode mais culpar o Serra por tudo de ruim que acontece ao Aécio (lembram-se do “Pó pará, governador”?). Agora está claro que o boy from Ipanema  é tão desastrado e caricato que nenhuma “ajuda” externa é necessária, ele se aniquila sozinho.

  15. Deletem o Aecio

    O blog não deveria abrir espaço para as declarações desse tal de aecio.  Não deveriam publicar nada do que ele diz, parem de dar espaço para esse inconsequente.

  16. Gente, vcs não viram ainda?

    Gente, Vcs não viram ainda?

    Aécio foi atingido em cheio hoje na CPI. Ao vivo, a cores e em HD.

    A casa caiu. THE END

    Álvaro Dias também. Acabou.

    Serra e Alckmin comemoram. Por enquanto.

    1. Mas comentaristas da própria

      Mas comentaristas da própria GloboNews não tocaram no assunto. Veremos se o farão, se o JN vai dar isso. Duvido.

      1. Eles se merecem. O combate

        Eles se merecem. O combate  ao PT,e de resto à esquerda, dos filhotes do Olavo de Carvalho, os faz perderem qualquer senso de moral. Venderam suas consciências ao ódio. 

    2. “Eu confirmo por conta do que

      “Eu confirmo por conta do que eu escutava do deputado José Janene”

      Isso não é suficiente para nada.

      Se aceitar isso tem que aceitar a acusação contra Dilma e lula.

       

      1. esqueceu de uma coisa,

        esqueceu de uma coisa, caríssimo… no caso de Furnas tem pilhas e pilhas de provas, que já foram entregues ao Janot e até agora nada…

        jeitinho tucano de ser…

      2. Concordo, porém se houvesse

        Concordo, porém se houvesse isonomia, pelo menos uma abertura de investigação valeria, já que por muito menos, pelo que se lê por aí, existe gente presa sendo pressionada para delatar.

    3. Não vi nada sobre o Alvaro

      Não vi nada sobre o Alvaro Dias… o que falaram?

      Tá na cara que este bofe tá enroscado até o pescoço… tá demorando pra aparecer seu rabo nesta história.

  17. Oposição fazendo oposição e

    Oposição fazendo oposição e irritando governistas quando ataca o governo.

    Não falou nada que não é público.

    O problema do governo Dilma é a herança maldita, só que dilma que criou esta herança maldita.

    A solução proposta é reeditar os mesmos erros do passado recente.

     

     

    1. O erro mesmo foi ter adotado

      O erro mesmo foi ter adotado as propostas do Aécio. Isso é que nos deixou na situaçao atual.

       

      Dever ser isso que te incomoda, tchê. As idéias do seu chefe só aumentaram o buraco.

      1. Não adotou se tivesse adotado

        Não adotou se tivesse adotado pelo menos um minimo de responsabilidade fiscal, não haveria necessidade do ajuste fiscal meia boca para reparar o descontrole fical anterior.

        O ajuste fiscal de Dilma não é ajuste porque os gastos aumentaram. 

        A divida publica vai terminar o ano com um aumento de 650 bilhões.ou seja vai gastar o mesmo montante que foi gasto de 1500 a 2003. 

         

        1. Ah sim, o tal choque de

          Ah sim, o tal choque de gestão lá das Minas, incluindo alguns bilhões num centro palaciano-administrativo, mais alguns milhões pra aeroportos familiares, desvios na saúde e necas aos professores… uma beleza !!

          Me admira um liberal ignorar as desonerações fiscais e os investimentos em créditos e infra-restrutura que evitaram o choque internacional como a causa central do ajuste… outra beleza !!

          1. Reduzir a carga tributária de

            Reduzir a carga tributária de um setor e subir de outro não é desenvolvimento.

             

             

    2. Temos até 2018 para que o

      Temos até 2018 para que o governo Dilma resolva qualquer problema do governo Dilma. Se você e o Senador mineiro que reside no Leblon não estão satisfeitos, podem tomar todas juntos ou cheirar tudo o que encontrar pela frente até lá, desde que não saiam dirigindo o carro da rádio da família Neves porque ninguém aguenta mais ver esse carro.

      A propósito, entre um copo e outro, discutam sobre a insistência de Youssef em citar Aécio. Será que é encomenda de Serra e Alkmin? Pode ser, já que todo mundo sabe que Aécio é um cara muito trabalhador, nunca viveu de carguinho público dado por familiar; ele e sua super/hiper/mega competente irmã. Se o assunto acabar, sempre se pode recorrer aos amigos Perrelas, os únicos brasileiros capazes de fazer helicóptero voar sozinho. Se nada disso resolver, não tem jeito: só uma boa terapia ajuda nos casos de obsessão; para casos extremos, tratamento espiritual. 

  18. Quem zomba do povo é este

    Quem zomba do povo é este paspalho,quarta ou quinta geração de políticos, que se beneficia do dinheiro públicono desde quando usava fraldas.

  19. Que saudade do tempo de papai

    Que saudade do tempo de papai e vovo, naquela época é que a política era boa, se não tivesse mudado as gemeas já estariam em algum cargo comissionado.

     

  20. Bacana mesmo foi o comentário

    Bacana mesmo foi o comentário da Dora Kramer agora à noite na Band News. Gaguejou por uns três minutos e tudo o que disse foi que nao dava para saber para que lado as coisas iam.

     

    E o medo de desagradar quem manda? O que não faz uma declaração de dono de banco. Parece que ela ainda nao recebeu as novas diretrizes.

  21.  
     
    CASSAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES

     

     

    CASSAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS GLOBO, AINDA QUE TARDIA!

     

    Entenda mais uma patifaria surreal promovida por uma reles, pasme, concessão pública do Estado brasileiro

    Apesar de a GloboNews ter transmitido ao vivo a sessão de hoje da CPI da Petrobras…
    Durante o depoimento que desmoraliza – e incrimina cabalmente – o DEMoTucano neto do “dotô” Tancredo, a GoboNews apresentou a seguinte *legenda histórica e pedagógica: ‘Doleiro Alberto Youssef reafirma que Aécio Neves recebeu propina de Furnas’…
    [*Cumpre registrar que eu filmei e fotografei a cena!
    Comporá o processo de queixa-crime contra a mafiosa Globo do FIFALÃO do ‘laranja’ J. Hawilla – &$
    da sonegação bilionária, impune!]
    Apesar de toda esta farta documentação, pasme:
    em seguida, programa ‘GloboNews Edição das 18h00’!
    ‘As peruas amestradas’ a $oldo IMUNDO dos filhos do “dotô” Robert(o) Marín(ho) ‘Leilane Maria Louca
    Neubarth’ &$ ‘Cristiana Lôbo [de Ódio e Raiva]’ não fizeram uma mísera menção à bomba que destroça o DEMoTucano ‘Aécio Furnas Forever’!
    Eu continuei com o nariz tapado – e dopado de Plasil®
    20:00, programa, pasme, ‘GloboNews em Pauta’!
    Em pauta! As pautas do dia!
    Pausa para gargalhar desses(as) cretinos(as) desavergonhados(as)!
    Pois muito bem, a vigarice impune: se junta à máfia [pseudo]jornalística a perua-mor amestrada!
    Sim, a excrescência que responde pela infame alcunha de eliane TACANHêde, [eliane] TUCANêde, para
    os íntimos do DEMoTucanato [mega]corrupto até a enésima geração, a mesma irresponsável ‘Rainha da Febre Amarela’!
    A infeliz vomitou a bilirrubina das diatribes e das mentiras contra a presidente Dilma Vana Rousseff ‘A Magnífica’ e o [eterno] presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

    NOTA: temos os ‘miniSTÉRIOS’ da “Justiça” e das Comunicações!
    Portanto, independentemente dessa tragédia nacional – e, sobretudo, em função desta -, ‘nois’ temos que
    denunciar o descalabro inimaginável a todas as agências noticiosas do mundo, a todos os chefes de Estado do planeta Terra, ao Vaticano do Santo Papa Francisco…
    Em nome da civilidade, da democracia, do respeito à cidadania e da nacionalidade!
    Mãos à obra!
    E urgentemente!
    Do contrário, aí, sim, não há republicanismo e democracia que se sustentem!
    Ainda que republicanismo e democracia de araque e de fachada, respectivamente!
    Ou vice-versa!

    Messias Franca de Macedo – em defesa intransigente dos governos populares e trabalhistas da América Latina.

    Feira de Santana, Bahia
    República Desses(as) Bananas [Infaustos] Nazifascistas, Terroristas, Canalhas Panfletários, Golpistas de meia tigela IMUNDA!
    Uma ignomínia ao verdadeiro jornalismo!
    “Soltos(as), todos(as) soltos(as)!”

     

     

  22. é mineiro…

    mas sempre teve, e desde jovem, pelo que me consta, aquele maneirismo antigo – e duvidoso – dos novos baianos:

    o de sempre ficar assim, revoltado, quando é preciso trabalhar

    nos novos baianos resultou em coisas lindas, novidades maravilhosas, contagiantes, musicais, comportamentais, e por aí vai

    desse aí, Aécio, tudo indica que vai resultar em chororô e greve de fome, como aconteceu com Garotinho

  23. Imagino que a opinião de

    Imagino que a opinião de Aécio esteja em destaque, em um dia, como hoje por pura sacanagem. Mas até a turma do “podemos tirar se achar melhor” está comentando:

     

     

    http://www.reuters.com/article/2015/08/25/us-brazil-corruption-neves-idUSKCN0QU2KQ20150825

    Brazil money launderer testifies former presidential candidate took bribe

    Convicted Brazilian money launderer Alberto Youssef testified to lawmakers at a congressional hearing on corruption on Tuesday that former opposition presidential candidate Aecio Neves took bribes from a corruption scheme involving Furnas, a subsidiary of state-run power utility Eletrobras.

    In March, Prosecutor General Rodrigo Janot closed an investigation into Neves and Furnas, removing the senator’s name from a list of dozens of politicians under investigation for taking bribes.

    At the time, Neves, a senator for Brazil’s main opposition party who narrowly lost the 2014 election to President Dilma Rousseff, blamed the government for trying to ensnare him in a scandal.

     

    (Reporting by Caroline Stauffer; Editing by Alan Crosby)

  24. Aécio Neves entra para a

    Aécio Neves entra para a história como um político menor, integrando a seleta e “ilustre” lista de golpistas que passaram pelo nosso país, como Carlos Lacerda vulgo “O Corvo”. Impressionante como um político que teve uma votação tão expressiva, quase ganhando a eleição, conseguiu jogar todo o seu capital político fora em questão de meses. Amadorismo total. Só por isso já se vê do que o Brasil ficou livre com a sua derrota eleitoral, um sujeito sem qualquer preparo para o cargo.

  25. Ô …Já deu!

    Pelo mor-de-deus!

    Chega desse patético. Esse palhaço já encheu o saco, já deu, já basta.

    Manda logo tratar numa clínica. O Nassifi chmaou de tolo. É pouco. É um inútil.

    A derrota fez muito mal a esse playboy.

  26. Apenas a ponta do Iceberg

    O universo político do Brasil é um enorme iceberg, que flutua num mar de mídia e de opinião “publicada”, a qual mostra – aos desavisados – apenas a ponta “esperta” desse iceberg, que aparece como uma miragem distorcida e tenebrosa, na visão dos incautos, justamente com a cara do PT, e José Dirceu bem acima da ponta, com o punho em alto.

    O Iceberg oculta quase 90% do seu corpo embaixo do nível que mostra a mídia. Há que aprofundar para enxergar e compreender o tudo, mas é difícil aprofundar mais se, além da mídia globalizante e antinacional, até a justiça funciona estratificada, com os tribunais de primeira instância assegurando na base do iceberg os protegidos (helicópteros com droga, Furnas, aeroportos de parentes, aviões sem dono, etc.), para eles não flutuarem ou ficar em evidencia. Já na parte de cima, a suprema corte pega quem é obrigado pela mídia a boiar e ficar em evidencia, bem na ponta do espectro político: logo o PT.

    Ontem, fatos relevantes da CPI foram silenciados pela mídia, como a participação de Álvaro Dias de Aécio Neves e outros da atual oposição.

    É um show de ilusionismo montado pela mídia e pelo verdadeiro poder que manda no Brasil, desde sempre. O verdadeiro poder esquenta o leite político, pois sabe que a melhor parte sobe com a espuma, e que é mostrada pela mídia como vilã, deixando pouca substância gordurosa e nutritiva na base daquele líquido que ficaria sem vida e sem cor. Pelo jogo atual de mídia e de poder, a nata política sai por cima da panela em momentos em que elevam a temperatura, deixando na base um leite ralo e sem substância, ou seja, os políticos que o poder gosta; que a direita gosta; como seria o mundo político sem o PT.

    O PT não pode fazer as suas próprias regras do jogo democrático, mas deve conviver com elas e, mesmo assim, conseguiu melhorar a vida do povo brasileiro. O PT não pode sair da constituição, mas deve, com base nela, promover maior justiça social. O PT pode até não gostar do financiamento atual de campanhas, mas deve utilizar, sob risco de ser massacrado nas urnas. É o povo quem deve mudar essas regras, com o seu maior esclarecimento.

    A opinião pública (publicada) erra, por omissão da verdade, ao culpar o PT apenas pelo fato de estar em evidencia na ponta do iceberg visível para a sociedade, ou no creme do leite derramado, mas sem ajudar aos menos esclarecidos a entender como esse iceberg tudo funciona.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador