Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

Aécio e Dilma fomentam a crise, por Aldo Fornazieri

A crise política, que alimenta a crise econômica e por ela é alimentada, parece não ter fim. Os dois principais responsáveis pela persistência da crise são os mesmos dois protagonistas das eleições presidenciais de 2014: Aécio Neves e Dilma Rousseff. Aécio Neves quer ser presidente a qualquer custo, encurtando caminhos, desestabilizando o país. Dilma é presidente, mas não governa. Abdicou de liderar. O seu governo é uma nau dos desorientada. Segue a máxima de Zeca Pagodinho: “Deixa a vida me levar”.

Com esses dois personagens – um no epicentro da política da oposição, outra no epicentro da política do governismo – a crise não tem saídas. Os tribunais tornaram-se o centro da conjuntura. Eles ditam a agenda dos acontecimentos. Sendo que os tribunais têm uma dimensão imperscrutável para o amanhã da política e sendo que o amanhã da política está sendo ditado por investigações, depoimentos, prisões, provas, testemunhas etc., os horizontes da política e da economia desapareceram ante a imprevisibilidade dos acontecimentos. O Brasil está sob a égide pura da Deusa Fortuna. O acaso e as circunstâncias incontroláveis estão no leme de um barco à deriva. Não existem mais capitães com as antigas virtudes. Alguns perderam a bússola e navegam às escuras. Outros se retiraram. Muitos dos que permanecem em atividade têm o caráter de Fracesco Schettino. O Brasil, tal como um transatlântico desgovernado, dirige-se rumo aos rochedos.

Aécio apostou contra a pauta

Ao apostar todas as suas fichas na cassação da chapa Dilma-Temer e na anulação das eleições, Aécio articulou todo tipo de conspirações. Mas o seu jogo representou também uma aposta contra o Brasil. Aécio é um dos principais responsáveis pela crise política e pelo agravamento da crise econômica. Viabilizou a vitória de Eduardo Cunha com a esperança de inviabilizar o governo e, no limite, promover o impeachment. Orientou o PSDB a votar contra as várias medidas do ajuste fiscal. Estimulou as pautas-bomba que elevam os gastos governamentais. Foi um dos artífices do fim do fator previdenciário – uma obra do governo Fernando Henrique. Com isso, não só agravou o déficit no presente, mas contribuiu para a ruína das contas públicas também no futuro, alargando os mecanismos do déficit fiscal estrutural, de longo prazo.

Na reforma política, Aécio patrocinou o oportunismo da pior espécie ao transformar as instituições da república em joguetes de seus interesses pessoais e de seus acertos com o único objetivo de se apossar do poder: mandou dinamitar o instituto da reeleição – outra obra de FHC – sem mesmo permitir que esta instituição tenha amadurecido e que se possa estabelecer um juízo definitivo acerca de se é boa ou má para o país.

A irresponsabilidade de Aécio Neves custou-lhe caro: as elites o abandonaram. Entre o impeachment e o não impeachment preferiram o segundo, decidiram permanecer com Dilma. As elites perceberam que entre os dois, o impeachment custaria muito mais em termos econômicos, políticos e sociais. O Brasil mergulharia ainda mais fundo na incerteza. As elites perceberam que Aécio, movido por seus interesses pessoais, não cumpre a pauta. E a pauta, agora, é a do ajuste fiscal, do controle do endividamento público, do combate à inflação. O fato de Aécio em estando na oposição não cumprir a pauta sugere que ele, como presidente, também não a cumpriria se isto o beneficiasse em eleições futuras.

Para entender como funciona Aécio Neves é preciso entender como funciona o ressentimento. Aécio não admite a derrota de 2014. O escritor inglês Theodore Dalrymple escreveu recentemente que o ressentimento é um sentimento que nunca se abandona. É possível abandonar o ódio, mas não o ressentimento. Uma frase atribuída a William Shakespeare define melhor o tema. Para ele, “guardar ressentimento é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra”. É isso mesmo: o envenenado Aécio Neves quer ver Dilma politicamente morta. Mas quanto mais Aécio insiste na anulação das eleições em parceria com Gilmar Mendes, mais longe de 2018 parece ficar. Ocorre que as elites exigirão do PSDB um candidato mais confiável.

Dilma não quer governar

Desde que foi reeleita, a presidente Dilma perdeu todas as oportunidades que a sorte, as circunstâncias, os acontecimentos e os atores lhe deram. Não assumiu o comando do seu governo e não quer conduzir o país para outro rumo. Ela quer permanecer no limbo político: ao não reconhecer que errou em seu primeiro mandato não tem a coragem de assumir claramente outro programa. O governo, assim, permanece deprimido, inativo, sem iniciativa. O tempo do seu governo está se esgotando. O tempo tem um caráter intrinsecamente ruinoso. Somente a atividade humana virtuosa consegue postergar a ruína provocada pelo tempo. Sem agir, a ruína do governo Dilma se acelera pela ação do tempo, pela degradação dos problemas que não são resolvidos e pela ação dos seus inimigos.

Além de não governar, Dilma mantém na cozinha do Planalto um serpentário, para usar as palavras de Delfim Neto. Tudo indica que o herpetologista mor é o chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante. Ele minou a confiança do vice-presidente da República, Michel Temer. Mau conselheiro, foi um dos responsáveis pelas chamadas políticas anticíclicas do primeiro mandato que resultaram em privilégios dos setores econômicos amigos do governo e em déficit nas contas públicas. Ele é também um dos principais atravessadores da política econômica de Joaquim Levy. Ou seja, aconselha mal, não tem liderança interna para unificar o governo e ainda impede que outros ministros ajam com eficiência para acelerar o fim da crise. Mandado investigar pelo STF na operação Lava Jato, Mercadante, junto com Edinho Silva, deveriam se afastar ou serem afastados do governo. Se não o forem, a Lava Jato entrará pelas portas do Planalto adentro.

Nem Dilma e nem o PT entenderam a gravidade do déficit fiscal. Se ele não for contido, o Brasil poderá caminhar para uma situação pior do que a da Grécia. Sabem que existe um problema, mas o subestimam. Querem que Joaquim Levy costure os rasgos de um pano velho com retalhos de tecidos gastos. Além de ministro da Fazenda, dada a fragilidade e a desorganização política do governo, ele precisa agir como articulador político no Congresso.

O cúmulo do desgoverno foi o envio do Orçamento 2016 para o Congresso apresentando déficit fiscal. Este ato de sinceridade insincera representou uma abdicação da vontade de governar. O governo repassou aos outros uma responsabilidade que é sua. Governar significa dirigir, comandar, imprimir direção e sentido. Mas ao invés de dirigir os acontecimentos, o governo é dirigido por eles. Ao se posicionarem contra o impeachment, as elites deram uma nova oportunidade a Dilma. Talvez seja a última. Ou ela apresenta uma saída crível para a crise ou a sua saída entrará na ordem do dia com pressões pela sua renúncia.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

67 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Triste, mas é uma análise

    Triste, mas é uma análise bastante consistente. Dada a teimosia da presidenta, difícil imaginar que ela faça uma reforma ministerial que a ajude a governar o país, tirando de cena esse “núcleo duro” que mais atrapalha do que ajuda. Enquanto isso, vão minando o seu governo e a confiança no partido, que terão reflexos em 2018. Lamentável.

  2. Nesse cenário, o que é mais

    Nesse cenário, o que é mais deprimente é ver que não há uma liderança política de peso, seja da oposiçao ou situação. Após 30 anos de democracia contínua no país, não há um líder novo, uma ideia nova ( e aqui descarto as ideias de gerico e os líderes que se propõem a ser salvador da pátria ) . O poema Os Homens Ocos, de T.S Elliot, se encaixa bem para descrever o nosso cenário político atual. 

  3. Ingovernabilidade.

    O articulista tem inteira razão. O cavalo arreado tem passado na porta da Dilma por várias vezes e ela não tem entendido as oportunidades. Tenho defendido-a nas redes sociais contra os ataques da direita, mas, confesso; estou cansando,  pois não a vejo capaz de dar a volta por cima. Primeiro, seria necessário a humildade de asumir que ela errou em alguns pontos na gestão passada e depois realmente assumir o governo, pois o país se encontra sem rumo.

  4. Aldo assume que é golpista

    Esse texto, como 99% dos textos de Aldo Fornazieri, é absolutamente imprestável. Poder-se-ia tecer alguns comentários sobre Aécio Cunha ou sobre a presidenta Dilma Rousseff, mas é pura perda de tempo. E é perda de tempo por uma razão bem simples, prática e singela:

    A legal, legítima e constitucional presidenta reeleita nas urnas pelo povo brasileiro, Dilma Rousseff, tem que permanecer até o final deste seu segundo mandato. Não há, nunca houve e nem haverá nada contra ela. Portanto, NADA, ABSOLUTAMENTE NADA e RIGOROSAMENTE NADA justifica um golpe de estado contra a mesma, seja através do TSE ou do TCU ou do Congresso ou de qualquer coisa que seja. 

    Ao cogitar de um “”impeachment”” porque, na análise imbecil que lhe é peculiar, Dilma não fez um “mea culpa” ou porque governa com mais ou menos intensidade do que seria o “ideal”, Aldo Fornazieri se despe da roupagem democrática e adere à tese de pilantras, de canalhas, de nazistas, de facistas e de golpistas de todos os naipes. A máscara de Aldo Fornazieri caiu no chão há muito tempo. Esse texto atual, imprestável, só confirma que ele é capaz de mandar às favas a democracia brasileira e a soberania do voto popular, abraçando as teses dos golpistas salafrários. 

    Não há rigorosamente nenhuma justificativa, que não seja a de um golpe de estado, para afastar um prefeito, um governador ou um presidente em função da popularidade momentânea do mesmo ou em função do suposto desempenho, satisfatório ou insatisfatório, deste administrador público. Quem avalia a popularidade e os erros e acertos de um governante é a população mediante a soberania do voto popular.

    Qualquer coisa fora disso é pura e simplesmente um golpe de estado. E nada mais. 

    Termino mostrando que a falta de vergonha na cara deste pseudo sociólogo é tanta que ele chega a dizer que “as elites deram uma nova chance para Dilma”. Não é algo singularmente digno de piedade uma premissa como essa? Quer dizer então que um “sociólogo”, ao invés de denunciar o golpismo da elite (não como um todo, mas de alguns setores dela), simplesmente chancela esse golpismo ao dizer que sim, somente a elite, dando ou não chances para um governante, é que tem o condão de controlar, de manter ou de destruir a democracia! 

    Para o golpista Aldo Fornazieri não é a população, mediante o sufrágio soberano, regular e secreto que deve dizer quem será e quem não será o governante de plantão, mas sim as elites, através de maiores ou menores “chances”! Se este cidadão de nome Aldo é um sociólogo, então não se sabe mais o que seja essa disciplina de nome Sociologia. 

  5. na histôria não existem hérois

    Bom texto para reflexão, mas na histôria não existem hérois. Não se governa sozinho e não se faz oposição sozinho. O epicentro da crise polîtica, com consequências econômicas, não estão nos personagens. Torna-se fundamental ir ao subterrâneo dos que conspiram contra o governo popular. Aécio representa o joguete, mas não é ele que provoca a crise. Ele assume o papel de oportunista capitalizando a insatisfação. Nesse subterrâneo fazem parte as grandes famîlias midiâticas, que assumiram o papel da oposição (quem dita a pauta são essas famîlias), e grupos da polîcia e da justiça que se aliam assumindo também o papel de oposição, difundindo o pânico entre os polîticos, principalmente os ligado ao governo, e quebrando as empresas para provocar, deliberadamente, crise polîtica e principalmente crise na economia. (é a crise econômica que atinge o povo e não a crise polîtica). Era preciso detonar os alicerces econômicos, começando pelos setores estruturais da economia). Essas familias midiâticas e esses grupos paramilitares e judiciais partem para o enfrentamento direito alimentando e difundindo o golpe contra o Estado de direito. Como não conseguiram impedir a vitôria do governo popular, a estratégia consistiu no ataque ao Congresso Nacional, ponto de sustentação polîtica e econômica do governo. Os deputados e senadores seguem a pauta desses grupos, pois se sentem chantageados pelos vazamentos e pelas denûncias que podem aparecer a qualquer momento. A polîtica do vazamento, pactuada com a mîdia, é sintomâtica. Neutralizam, através do pânico, os parlamentares. Essa é a mesma situação do executivo. O ataque direto aos ministros e à prôpria presidente que se sentem acuados pelo poder desses grupos que ameçam o Estado de direito.

    O que deu força a esses grupos foi a polarização da eleição de 2014, quando o Brasil ficou exatamente dividido em termos ideolôgicos. Foi a primeira eleição extremamante tumultuada do pôs-ditadura. Nessa eleição, as forças conservadoras assumiram, mesmo que de forma desorganizada, a camisa do fascismo. Com a eleição do Lula, houve um amortecimento do confronto das classes sociais no Brasil. Tudo indicava uma ruptura social. Mas a eleição do Lula representou uma aparente calmaria das classes sociais em razão da conjuntura econômica favorâvel. Mas as polîticas sociais mexeram com um grande vespeiro, pois a classe dominante, principalmente com a classe média, sente que perdeu status de casa grande. Quem estâ sabendo capitalizar esse sentimento da fascisação são esses grupos mencionados, que se tornam os porta-vozes dessa ideologia extremista. Na verdade tanto Aécio quanto Dilma estão à mercê desses grupos. Vivem assombrados pelo pânico das denûncias midiâticas construîdas e vazadas pelos grupos paramilitares e de justiça. A Polîcia e a justiça se aliam para neutralizar as ações do executivo e do legislativo. Esse é o verdadeiro golpe que, sô na aparência, parece ser formulado num apartamento de Higienopolis. 

  6. Desta, vou discordar do Jânio
    “Mas o índice é uma linguagem. Mesmo com as ressalvas que as estatísticas possam merecer, a queda brutal da aprovação a Dilma exprime a dimensão gigantesca da repulsa à sua política econômica e, portanto, também social.”Jânio de Freitas, In Fora do Lugar, ontem. Dessa vez vou discordar do grande Jânio, que não seria trocadilho nenhum chamar de gênio.O que derrubou a aprovação da Presidente foi a sua inação. A massa votante que lhe sufragou mais uma vez e resistiu aos constantes linchamentos midiáticos esperava que ela reagisse e governasse, logo após a eleição. Ela se recolheu e encolheu. Repito: O povo espera QUE O GOVERNO GOVERNE; e não que seja governado. Jânio, de certa forma censura Temer; no que, a priori, está certo. Existe a liturgia do cargo, e nesta está implícita a lealdade, mesmo que seja apenas aparente; todavia, se me é difícil estar cercado de ex-amigos e até amigos, porém de visão distorcida, todos de pedras na mão para atirar num governo que lhes propiciou mandar filhos estudar no exterior, comprar o primeiro carro ou até o segundo e terceiro… imagina para um político, paulista, logo do centro nervoso da estratosférica campanha anti-PT, e que, entre outras coisas, por uma questão de republicanismo, tem que estar preparado, sim, para o pior; para assumir o lugar E GOVERNAR, caso a Presidente caia.NINGUÉM, no mundo moderno, GOVERNA SEM A MÍDIA! NINGUÉM! Se ao PT foi impossível montar uma nova modelagem nas comunicações com produção de conteúdo, tinha mesmo era que se submeter – como todos os presidentes, desde Castelo Branco se submeteram – ao governo subterrâneo dos Marinho e alguns de seus sócios na mídia. O país é que não pode parar. De algum modo, tem de caminhar. Trôpego – como tem sido até hoje – ou altaneiro, como seria o ideal… TEM DE CAMINHAR! Números recentemente publicados demonstram que os governos do PT reduziram os investimentos em publicidade a níveis preocupantes; e de forma completamente descoordenada. Reduzir o “governo” da Globo e Veja, tudo bem; jamais a publicidade como um todo.Economia não existe sem política. A política é tudo! E, do mesmo modo que sempre se usou a religião, hoje também há que se usar a mídia para bem governar. Eis a questão.

  7. Perfeito Professor Aldo!

    Mais uma vez um texto irretocável!

    Áecio Neves perdeu as eleições, não é presidente e tem que aceitar isso!

    Dilma Rousseff ganhou as eleições, é presidente e tem que aceitar isso!

    O texto simplesmente diz que nenhum dos dois aceitou o resultado das urnas – clarissimo e certissimo!

    Falando especificamente de Dilma toca na sua inabilidade como politica e coordenadora, escondida em seus palacios, não governando e sendo a ‘não presidente’. O vazio no comando do pais é total!

    Se alguem está patrocinando algum impedimento é a propria!

    Basta lembrar que junto com seu ministro da justiça sancionou em 2013 a Lei 12.850/2013 (nova delação premiada), jogando o pais nas mãos de advogados e pior, abdicando do comando da PF em favor desses.

    Somente pessoas absolutamente despreparadas para a condução de um pais cometeriam essa insanidade e ainda aplaudiriam!

    Realmente ‘não vai ficar pedra sobre pedra’ e penso que seguindo esta logica não vai sobrar pais, basta ver o caso do Rio Grande do Sul, após quatro anos de Tarso Genro, numa situação absolutamente inexplicável de falência do estado!

    1. Leguleios de um puxa-saco que nada entende sobre assunto nenhum

      O texto de Aldo não presta para nada; o comentário que o elogia, menos ainda.

      As seguintes leis: Lei do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (Acordos de Leniência), nova Lei de Lavagem de Dinheiro, Lei Anticorrupção e Lei das Organizações Criminosas (Colaboração Premiada) foram aprovadas e sancionadas no governo da presidenta Dilma Rousseff. 

      Essas corretíssimas leis fazem parte do arcabouço de normas internacionais das quais o Brasil é signatário, em que pese nunca as ter regulamentado sem solo pátrio. Essas leis aprovadas recentemente estão em vigor no Japão, nos EUA, no Canadá e na Europa há muito e muito tempo. Nenhuma novidade, portanto. 

      A Lei Anticorrupção foi mandada ao Congresso Nacional pelo ex presidenta Luiz Inácio Lula da Silva, em 2010. A Lei do Sistema Brasileira de Defesa da Concorrência tramitava no Congresso desde o primeiro mandanto de Lula e as outras foram sancionadas por Dilma logo após o junho de 2013, dentro do pacote com 05 proposições, uma delas versando sobre o combate frontal à corrupção.

      Não é notável ver alguém que se diz “progressista” ficar contra leis que combatem a corrupção e a impunidade? Não é notável alguém criticar leis que a esquerda sempre exigiu quanto estava na oposição? Não é notável alguém se colocar a favor da impunidade, em benefício de anjos e querubins como Paulo Roberto Costa e outros tantos?

      Por fim, a questão do Rio Grande do Sul. O não ilustre comentarista deve morar em POA, mas talvez num submarino situado no fundo do Guaíba…

      O problema da dívida do Rio Grande do Sul é estrutural, de mais de 40 anos. Os dois governadores que mais aumentaram a dívida pública do Rio Grande foram Euclides Triches, no tempo da ditadura, e Antônio Britto, que fez a mais pérfida renegociação de dívida com a União de que se conhecimento, em 1998. 

      Depois dessa criminosa renegociação, feita por FHC, Antônio Britto e pelo atual governador, José Ivo Sartori (líder do governo Britto na época), o Rio Grande nunca mais se recuperou e o problema das finanças só se fez agravar. 

      Tarso Genro e Dilma Rousseff renegociaram novamente a dívida do Rio Grande com a União, mudando os índices de correção. Isso foi feito no final do ano passado e foi regulamentado neste ano pelo Ministério da Fazenda. Essa nova renegociação, benéfica para o Rio Grande, entrará em vigor no ano que vem.

      Alguém que não tem conhecimento destes episódios básicos da história do Rio Grande não pode sair por aí mentindo descaradamente, dizendo que a culpa pelo calote na União e no funcionalismo é de Tarso Genro. Alguém que faz isso é, com todo o respeito, um burro de marca maior. Ou é mal intencionado mesmo. 

      1. Progressista…

        …então não reclama, porque as eternas investigações estão entrando planalto adentro e tendem alcançar Dilma e Lula, sem falar no partido que era o arauto da ética e da moral – tudo de forma republicana!

        A questão é simples, se não existe nada, faz ‘parecer’ ter, o resto a mídia corrupta ajeita – capisco?

        Uma coisa é ficar contra a corrupção, outra é se colocar na linha de tiro, mesmo dizendo que não tem nada a ver!

        Parece que ainda existem duvidas de quem realmente manda no Brasil!

        No RS nem um dos dois lados diz coisa com coisa. Sartori (que sabemos pra quem faz beija mão) diz que pegou o estado quebrado e Tarso não responde se continuaria pagando funcionários e fornecedores em dia, ou seja, os aliados em nível nacional tergiversam, enquanto isso o senhor sabe bem o que está acontecendo no estado, especialmente em Porto Alegre. Resido no Menino Deus e tens noticia do que houve sexta-feira bem perto da minha casa!

        Dom Diogo gosta muito de ofender e desqualificar as pessoas, chamando de salafrário golpista pra fora. Na minha opinião são ‘progressistas’ como o senhor que levam pessoas a situações absurdas como essa…

  8. Excelente artigo

    Corretissimo, mas infelizmente Dilma prefere viver nailha da fantasia, assim como os militontos alienados que  representam os 7% que ainda a aprovam a toda e qualquer prova, mesmo com  Dilma encaminhando o país para o abismo do aumento da divida interna.

    Com orçamento deficitario e sem superavit, a divida interna em breve deverá explodir. Ou seja é um cartão de crédito gigantesco, ao qual o “governo” não tem conseguido pagar nem a fatura mínima. Ou melhor, prefere aumentar os juros para banqueiros na Selic “gratuitamente”, gastando centenas de bilhões , à  pagar a fatura mínima.

    Já vimos que quando o dinheiro do “governo” acaba, eles cortam o que estiver nafrente, direitos sociais, aposentadorias, empregos, PIB, etc. Parece um filme de terro comdireito a suspense e tudo o mais.  Onde vai ser o próximo corte da tesoura fiscal?

    1. Burrice ou má-fé?

      O cidadão aí de cima, com ares de “intelecutal”, fala que o Brasil caminha para a “explosão do déficit” e da dívida pública.

      Com ares de quem tudo entende sobre economia e política, quando é apenas um papagaio da ideologia do ‘caos fiscal’, o não ilustre comentarista falta com a verdade sobre a situação fiscal do Brasil. Vamos repor a verdade para que o debate possa avançar. 

      Déficit fiscal de países selecionados para o ano de 2014:

      1) EUA: déficit de 2,8% do PIB;

      2) Reino Unido: déficit de 5,7% do PIB;

      3) Austrália: déficit de 3,13% do PIB;

      4) Canadá: déficit de 0,3% do PIB;

      5) Chile: déficit de 1,6% do PIB;

      6) Colômbia: déficit de 2,4% do PIB;

      7) China: déficit de 2,1% do PIB;

      8) Zona do Euro: déficit de 2,4% do PIB;

      9) União Europeia: déficit de 2,9% do PIB;

      10) França: déficit de 4% do PIB;

      11) Alemanha: superávit de 0,7% do PIB;

      12) Índia: déficit de 4,5% do PIB;

      13) Itália: déficit de 3% do PIB;

      14) Japão: déficit de 7,7% do PIB;

      15) México: déficit de 4% do PIB;

      16) Coréia do Sul: déficit de 1,8% do PIB;

      17) Espanha: déficit de 5,8% do PIB;

      18) Argentina: déficit de 2,5% do PIB;

      19) Portugal: déficit de 4,5% do PIB;

      20) Brasil: déficit de 0,6% do PIB. 

      Como se vê, no conjunto de 20 das mais importantes nações do Planeta Terra, selecionados para análise fiscal no ano de 2014, apenas a Alemanha registrou superávit fiscal. Todos os outros 19 países registraram déficit fiscal e o déficit do Brasil foi um dos menores. 

      Agora a questão da dívida pública em 2014, com países selecionados:

      1) EUA: dívida pública de 103% do PIB;

      2) Japão: dívida pública de 230% do PIB;

      3) Itália: dívida pública de 132% do PIB;

      4) Grécia: dívida pública de 177% do PIB;

      5) Espanha: dívida pública de 98% do PIB;

      6) França: dívida pública de 95% do PIB;

      7) Reino Unido: dívida pública de 89% do PIB;

      8) Alemanha: dívida pública de 75% do PIB;

      9) Zona do Euro: dívida pública de 92% do PIB;

      10) Canadá: dívida públida de 86% do PIB;

      11) Índia: dívida pública de 65% do PIB;

      12) Brasil: dívida pública de 59% do PIB.

      Ou seja, a dívida pública do Brasil é infinitamente menor que a dívida pública das principais nações do globo terrestre, estas sim endividadas até o talo ou, se preferirem, até o pescoço. 

      Em 1994 a dívida pública no Brasil era de 30% do PIB. Depois de 08 anos de desgraça neoliberal de FHC/PSDB, a dívida pública brasileira DOBROU, passando para 60% do PIB quando Lula assumiu. Esse valor tem oscilado para cima ou para baixo desde 2003 até hoje, mas com intensidade ridícula.

      Ridícula principalmente quando lembramos que houve um tempo neste país que um desgoverno tucano, repito, DOBROU a dívida pública, e ninguém ficava indignado com isso…

      Ou seja, tanto o texto de Aldo Fornazieri é imprestável quanto o comentário dos puxa-sacos de plantão. E são leguleios imprestáveis por uma razão bem simples: mentem descaradamente sobre a situação fiscal, política e social do Brasil. E não fazem comparações com o nosso passado recente (talvez por medo de serem desmentidos).

      O arrazoado do pseudo sociólogo Aldo já foi desmascarado. O do Zé aí de cima, virou pó depois que a verdade sobre a questão fiscal, nos países selecionados e no Brasil, veio a tona. 

      1. Que alívio1

        Ufa, que alívio… Depois desse comentário do Diogo, fiquei despreocupado. Agora sei que a recessão instalada no Brasil é mera ilusão, que desaparecerá assim que nos conscientizarmos da realidade explicada pelo comentarista Diogo. Sabendo disso, o mercado internacional certamente vai comprar os títulos brasileiros exigindo as mesmas taxas pagas por EUA e Alemanha, assim economizaremos muito!

        1. sério e educado, esse Diogo

          Mais encantador do que a seriedade intelectual do Diogo, só mesmo seu respeito a quem pensa distintamente dele. Ele não tem páreo neste blog, exceto talvez Fábio Oliveira, que sente saudade dos instrumentos de tortura da Idade Média.

      2. Déficit primário vs. déficit nominal

        O déficit PRIMÁRIO do Brasil ficou em 0,59% do PIB em 2014, porém o déficit NOMINAL (que inclui juros sobre a dívida) ficou em 6,23% do PIB, ou seja pior do que todos os países listados, exceto o Japão.

        A evolução do resultado PRIMÁRIO do Brasil mostra uma tendência preocupante, saindo de um superávit de 2,94% do PIB em 2011 para um déficit de 0,6% em 2014. Em 2015, a tendência negativa se manteve, o déficit PRIMÁRIO no primeiro semestre foi de 6,2 bilhões contra um superávit de 24,7 bilhões no mesmo período de 2014.

        Quanto ao resultado NOMINAL, que é o único que realmente interessa, uma vez que inclui todos os gastos do governo, inclusive os juros, a mesma tendência aparece, porém piorada a partir de 2014 e sobretudo 2015, em função da evolução da SELIC, que torna o custo dos juros cada vez mais alto. O déficit NOMINAL de 2011 foi de 2,47% do PIB em 2011, 2,31% em 2012, 3,05% em 2013 e 6,23% em 2014. O déficit NOMINAL do primeiro semestre 2015 foi de 282 bilhoes, contra 124 bilhões em 2014.

        A conta dos juros nominais no primeiro semestre foi de 289 bilhões de reais em 2015, praticamente o dobro do primeiro semestre de 2014 com 148 bilhões, e pouco abaixo dos juros do ano INTEIRO de 2014, com 311 bilhões.

        Com toda certeza o déficit NOMINAL de 2015 superará os 10% do PIB : juros em alta, PIB em queda de 2% ou mais, e déficit primário são uma combinação explosiva. Se continuar assim, em particular mantendo a SELIC nas alturas, ao final de 2018 a dívida interna superará os 100% do PIB, o que seria um aumento absoluto ainda maior do que o desastre FHC.

        1. .

          NÃO FOI A POLÍTICA ATUAL; FOI O EXAURIMENTO DA ANTERIOR – Algumas pessoas insistem com a falácia de dizer que as dificuldades atuais do governo federal, em matéria fiscal, se devem à mudança na política econômica.

          O fato incontestável é que no ano passado, em plena vigência da política anticíclica, tivemos um déficit fiscal primário de 0,6 por cento do PIB. Não tínhamos um déficit primário desde o ano de 1997.

          Não foi a mudança da política econômica, de anticíclica para pró-cíclica, que ocasionou as restrições fiscais, mas sim o exaurimento da própria política anticíclica vigente até o ano passado.

          E quem dizia isso com todas as letras não era nenhum neoliberal, mas sim o ex Ministro da Fazenda, Guido Mantega.

          Ele passou o ano passado inteiro dizendo que era preciso recompor as finanças públicas e rever a política anticíclica, visto que o exaurimento da mesma apresentava-se de modo iminente.

          Durante 06 anos consecutivos, entre 2009 e 2014, o governo federal sustentou a economia e a renda nacionais.

          E fez isso com base em investimentos que cresciam acima do PIB e em amplas desonerações para setores específicos da economia.

          Dilma Rousseff, que criou e manteve a política anticíclica bem sucedida que tivemos até o ano passado, não se desfez dessa política por traição ou por vontade própria, mas sim porque não há mais orçamento para mantê-la.

          Até o último trimestre do ano passado a questão fiscal do Brasil estava bem equacionada.

          Tanto isso é verdade que os relatórios dos dois maiores bancos privados do país, Bradesco e Itaú, apontavam um superávit fiscal do governo federal. E apontaram isso DEPOIS da eleição, em fins de outubro!

          Foi no último trimestre do ano passado, em função da abrupta queda no valor das commodities, que as finanças se deterioraram com grande rapidez.

          Vejam o que dizia o relatório do Itaú, de 31 de outubro de 2014 (depois da eleição):

          ”À luz dos resultados recentes, revisamos nossa projeção para o superávit primário oficial do ano de 0,9% para 0,5% do PIB… (…)”

          Ou seja, previam para todos os seus clientes nacionais e internacionais, para as pessoas físicas e jurídicas, que o Brasil teria superávit primário em 2014, e não déficit.

          Outro fato inconteste é que praticamente todo mundo foi pego de surpresa com a deterioração fiscal do último trimestre do ano passado.

          Dilma não tinha outra solução a não ser mudar de rota e impedir que o déficit fiscal se mantivesse, em condições ainda piores, neste ano de 2015.

          E como foi provado por A + B, não foi a mudança na política econômica que causou a restrição fiscal atual, mas sim o exaurimento da política econômica anterior, anticíclica. O resultado fiscal de 2014 é a prova cabal disso.

          Termino com a seguinte constatação: em 2013 o setor público consolidado terminou com um superávit primário de 1,9 por cento do PIB. Em 2014 o superávit se transformou em déficit primário, de 0,6 por cento do PIB.

          Se mantivéssemos essa trajetória de deterioração fiscal em 2015, terminaríamos o ano com um déficit primário colossal, de 3,1 por cento do PIB. Nem a Grécia tem déficit primário dessa magnitude.

          As consequências dessa brutal deterioração fiscal, se não fosse estancada como está sendo, seriam ainda mais perniciosas para a população.

          Teríamos mais inflação, taxas de juros ainda maiores e uma explosão cambial incalculável. O efeito disso no emprego e na renda das gentes seria sem dúvidas algumas o mais deletério possível.

          Recuperando a parte fiscal se abre espaço para relaxar a política monetária.

        2. .

          O EXAURIMENTO, A TRAJETÓRIA E A MUDANÇA – Em 2013 o Brasil teve um déficit nominal (contando com o pagamento de juros e amortizações da dívida pública) de 3,25% do PIB. Em 2014 esse déficit nominal mais do que dobrou, passado para 6,7% do PIB.

          Em 2013 o Brasil teve um superávit primário (sem o pagamento de juros e amortizações da dívida pública) de 1,90% do PIB. Em 2014 o superávit primário virou déficit, de 0,63% do PIB.

          Dizer que a deterioração fiscal do Brasil é consequência da mudança na política econômica do segundo governo da presidenta Dilma é um rotundo e rigoroso absurdo.

          A deterioração fiscal, como os dados estatísticos comprovam, são consequência do total exaurimento da política anticíclica que vigia até 2014.

          As causas deste exaurimento podem e devem ser discutidas, mas negar esse exaurimento é algo inexplicável. Não há como negar o que os números gritam a um palmo do nosso nariz.

          Há uma gritaria incontida em função da mudança na política econômica a partir de 2015. Essa gritaria é perfeitamente compreensível, diga-se de passagem.

          Mas façamos um simples exercício estatístico, para demonstrar que a manutenção da política econômica anticíclica em 2015 levaria o Brasil para um caos inimaginável.

          Suponhamos que a mesma política vigente até 2014 tivesse sido mantida e que a trajetória fiscal havida entre 2013 e 2014 se mantivesse neste ano de 2015. Mantida a trajetória, o quadro no final deste ano seria esse:

          1) Déficit nominal de 10,1% do PIB (aumento de 3,45% no déficit nominal);
          2) Déficit primário de 3,1% do PIB (aumento de 2,53% no déficit primário).

          Manter uma trajetória como essa transformaria o Brasil numa mistura de Grécia, Espanha e Venezuela. Seria algo totalmente inconsequente e inviável.

          O ajuste macroeconômico feito por Dilma, embora doloroso, era e é indispensável. Era preciso estancar a deterioração nas finanças públicas e é isso que está sendo feito.

          Ou se corrigia a trajetória ruim do período 2013/2014, na questão fiscal, ou as consequências seriam trágicas. A correção do rumo, necessária, renderá bons frutos a partir do ano que vem.

      3. Tanto o Fornaziere quanto

        Tanto o Fornaziere quanto o Zé Guimarães estão corretos nas respectivas análises. É você que viaja na maionese e vem aqui tirar onda de sabido. Paises como Estados Unidos e Reino Unido (só pra ficar em dois exemplos tirados da sua lista) podem se dar ao luxo (ainda que com sérias ressalvas) de tocar suas vidas e seus projetos, mesmo com deficit e com dívida pública na estratosfera. Já nações periféricas como o Brasil, por razões culturais internas e geopóliticas, não devem seguir essa receita. Aliás, mesmo a turma do “primeiro mundo” gostaria de diminuir tais números, que também lá são vistos como alarmantes. Afinal, um dia a fatura chega. E é nesse dia que Estados Unidos e companhia podem se virar melhor, pois têm a seu favor uma indústria poderosa, uma povo com uma cultura mais afeita a superar dificuldades, uma realidade política distinta da nossa, que é insana e, finalmente, um poderio bélico que lhes permite cercar o que é dos outros a partir dos argumentos mais infames. Enfim, realidades diferentes, projetos diferentes. Como lembrou o Lula em recente entrevista para um jornal argentino: a economia não anda sem política. Mas “sabidos” como você parecem ignorar essa obviedade. Estão mais interessados em ofender as pessoas do que em alimentar o debate.

        1. “Tanto o Fornaziere quanto

          “Tanto o Fornaziere quanto o Zé Guimarães estão corretos nas respectivas análises. É você que viaja na maionese e vem aqui tirar onda de sabido. Paises como Estados Unidos e Reino Unido (só pra ficar em dois exemplos tirados da sua lista) podem se dar ao luxo (ainda que com sérias ressalvas) de tocar suas vidas e seus projetos, mesmo com deficit e com dívida pública na estratosfera”:

          Ele nao falou nada disso, muito menos discordou.  Diogo disse que a divida do Brasil eh uma das  ME NO RES  dos 20 mais importantes paises, e que…

          Ah, leia o item e comente o item, eu nao tou aqui pra isso nao.

  9. Aldo Fonaziere esquece que no

    Aldo Fonaziere esquece que no sistema polítco adotado pelo nosso país que é o presidencialismo, o governo depende muito do legislativo. A oposição que não quer saber do Brasil e sim do poder, movimentou-se rapidamente e colocou como presidente da Câmara Federal um corrupto chamado Eduardo Cunha que faz qualquer coisa para sair bem na foto. Todo o movimento que a presidente faz para colocar o país nos trilhos ele junto com a oposição e seus comparsas do PMDB, bloqueiam. Inclusive com a ajuda do presidente do senado. O que pode fazer a presidente? Ainda não li nenhum artigo que mostre qual o caminho que um presidente possa trilhar no sistema presidencialista sem apoio do legislativo. A presdente tem um vice que não manda nada em seu partido PMDB. Se for feito um levantamento hoje, tipo uma consulta, observar-se-á que  a maioria dos deputados e senadores do PMDB ficam contra Temer. E, além de não unir o partido fica dando declarações em reuniões com opositores de Dilma parea incentivar ainda mais a cizânia. Ela está sozinha com o PT dividido (pois alguns são contra a política econômica adotada) e um apoio de partidos pequenos e que possuem pouca representação no congresso. Realmente, precisaria que alguém com grande conhecimento político escrevesse sobre como sair de uma camisa de força dessa. Ficar somente jogando a culpa na presidente não é a solução. Como governar sem o congresso? Ou melhor: como criar um meio de governar sem o congresso? São essas perguntas que estudiosos (sociológos, analistas políticos, e articulistas de toda ordem) deveriam procurar responder. 

    1. CONCORDO LUIZ CARLOS,SUAS

      CONCORDO LUIZ CARLOS,SUAS PALAVRAS SÃO AS MINHAS

      A MAIORIA QUER SÓ CRITICAR E NÃO MEXE UMA PALHA

      SÃO DO TIPO DAQUELES Q INFLAM O BONECO DO LULA DESREIPEITANDO-O

      NÃO FIZERAM NEM 00000,1% QUE O LULA FEZ PELO PAÍS

      SÓ QUEREM BADERNA(E SÃO DE DIREITA HEIN!!)

       

    2. Ótimo comentário, Luiz

      Ótimo comentário, Luiz Carlos! Tenho a mesma reflexão e como resultado a mesma pergunta: “Como governar sem o congresso?” Este é o pior congresso que vi em toda minha vida! Será que estão desejando que a Dilma pratique a velha fórmula do toma lá dá cá com grande intensidade? Certamente viriam novas lava jato. Enquanto isso o Cunha continua praticando toda sorte de sordidez na câmara federal apesar de denunciado no STF pela PGR. O STF que tem a obrigação e o dever de dá um basta nas inúmeras irregularidades praticadas pelos congressistas continua na sua lentidão a passos de caranguejo.

    3. Boa Xará!

      Além de suas considerações com as quais concordo inteiramente, sempre acho pertinente lembrar que há – ao menos fazendo um coletânea dos artigos – uma dose extremada de machismo nos “aconselhadores que tudo sabem”, nos “especialistas sem prática alguma”,  mesmo nos “críticos amigos” da presidente Dilma.

      Dirigem suas palavras com um indisfarçável viés de superioridade masculina. Não vê nas entrelinhas, quem não sabe ou não quer.

      Reprovo, mas compreendo que não haveria de ser diferente, num país que a maioria machista da população, insiste que as mulheres precisam ser tuteladas, incapazes que são por sua própria natureza.

      Por isso Dilma vem sendo criticada pelo que faz e pelo que não faz, por ser autoritária ou ser passiva, por agir ou por não agir. Ora a nomeiam republicana como sinônimo de banana, ora a nomeiam gerentona como sinônimo de inepta.

  10. Quem deixa  vago o  seu

    Quem deixa  vago o  seu lugar, este com certeza será ocupado por outro – É o caso da Presidenta Dilma, deixou um vácuo de poder, transferindo o  ato de governar para o Sr. Mercadante e Cardoso, fugindo de sua responsabilidade de realmente fazer uma mudança de perrsonagens no seu governo, procurando lideranças e não oportunistas que  só tem a intenção do beneficio propio e de amigos. Dilma está cavando a sua própia sepultura. Qual  valor politico do Sr. Mercadante e Cardoso? Será que eles conseguem dez votos  na Camara ou Senado  em uma votação de projetos do governo?  Se  estas personagens não tem voto, qual o valor politico deles para o governo? Só estorvam e trazem desgate para o governo.Sempre admirei a Presidenta por sua biografia e seus valores morais, mas como tem aquele  velho ditado  “””Qundo falta dinheiro o amor foge pela janela”” e é isto que está acontecendo com o  governo, ou toma medidas que realmente tragam beneficios para a sociedade no todo ou se despedaçará contra os rochedos da  impopularidade e da revolta . Parabéns  ao Aldo Fornazieri pelo texto.

    .

  11. Sistema político e eleitoral

    anteontem (ver meu arquivo clickando com dedo direito sobre o ícone do apelido da pessoa), convidei a ler a longa entrevista com um líder do espanhol PODEMOS (não pra copiar, mas como inspiração que saida do preto x branco, das dicotomias). Nesses momentos só em lançar a idéia de reforma aperfeiçoando o sistema proporcional e só em lançar a hipótese de parlamentarismo seria um passo pra, quem sabe, se difundir primeiramente pelos blogs alternativos, pelas chamadas redes sociais, quem sabe até chegar a uma parte da mídia

    1. e/ou em telejornal como este, excelente:

      há uma tv de um bispo que surpreendentemente é o melhor telejornal, excelente, e que é reprisado noutros horários, o horário principal é o das 21:00 horas – não confundir com outros telejornais da mesma rede, e não confundir com o que o dono da rede de tv faz de proselitismo religioso noutros horários – o cara não é bobo. Pode-se ser captado na faixa UHF em canal aberto ,acima do canal 13 – basta uma outra específica antena aparentemente igual uma antena tradicional), ou então o plano básico de operadoras. O apresentador costuma fazer longa entrevista um dia com alguém de um ponto de vista, e no outro dia com outra pessoa com ponto de vista contrário. Algo impensável na (ainda) rede de televisão, de canal aberto (VHF/UHF) do país.

      1. há inúmeras formas de sistema eleitoral Proporcional X o Parlam.

        o parlamentarismo seria mais uma jogada de retrocesso. É elitista. Se não sabemos e faltamos até às reuniões de condomínios, é um mito achar que o sistema distrital aproxima eleitor de eleitorado (apenas parte do eleitorado). Sugiro reler artigos antigos e livretos em linguagem simples e até humorada sobre o assunto por Wanderley Guilherme dos Santos. Mas há outros do ex-IUPERJ que poderiam ser um articulista semanal, quinzenal, mensal, não sei – com aviso com muita antecedência, claro.

  12. Aldo não fala em impeachment, e sim em renúncia

    Diferenciar os papéis Governo X Partido X Movimentos Sociais: é de rever a imperdível Brasilianas Nassif/Márcio Porchman. Ou tá no Youtube, ou (não fui lá) ainda não tá no site do Brasilianas. O Partido deve estar à esquerda do Governo, e à direita dos Movimentos Sociais, é isto (se cito de cor) um ponto importante da entrevista. Pode-se baterr na tecla da renúncia, mas lembrando que é algo muito particular, depende muito da personalidade de cada um (Jânio Quadros, dizem, renunciou pra voltar com maior poder, que beirasse a uma ditadura civil).

  13. Parasita CHAPA BRANCA…rsrsrsrsrsrsrs…

    Bom, como se vê, o PARASITA GOVERNISTA continua a solta…rsrsrsrsrsrsrsrsrs…Como não consegue calar os homens que veem a realidade como ela é, apela para as velhas baixarias neurastênicas…rsrsrsrsrsrsrsrsrs….COMO SOFRE !!!!!!…..rsrsrsrsrsrsrs…

    Aldo tem MEIA RAZÃO. Na verdade a coisa não tem muita complicação, não. A criatura que foi eleita MENTIU DESCARADAMENTE, o que já foi dito por TODOS. Hoje, goza de CREDIBILIDADE ZERO – Vá lá, 5% – e o povo não compraria um carro usado desta figura.

    Eu, em princípio, sou contra o impedimento de Rousseff. Acho que o povo que a elegeu deve arcar com as consequências de sua (Rousseff) burrice e incompetência, democracia também é isto. O grande problema é que ela e seu “capo” nos meteram A TODOS em uma enrascada dos diabos.

    O mais correto seria que Rousseff renunciasse, o que, penso eu, ela NÃO FARA. Não o fara, pura e simplesmente, por orgulho PESSOAL.

    Bom, veremos como Rousseff, os meliantes de seu partido e os PARASITAS GOVERNISTAS vão agir quando as “BOLSAS” começarem a ser CORTADAS…rsrsrsrsrsrsrsrsrs…E ELAS O SERÃO, quem viver, verá.

    Resultado de imagem para parasita PT charges

        1. RSF tu é troll?

          Sempre te vi comentando aqui, jamais observei este teu lado negro!

          Saiu do armário? rsrsrsrs

          Me contaram que tu tinha até ‘bolsa estrelinha’ só pra detonar os posts e comentários contra o governo – verdade?

          1. Nem todos….

            Nem todo o trol é de direita, mas ultimamente a maioria é, sem dúvida.

            Aliás, quem financia os trolles, tróis ou trolls? eles têm plano de carreira, contribuem para a previdência? É alguma ONG norte-americana, como o foi na Ucrânia e é na Venezuela, Cuba, Equador, Bolívia, Argentina…?

    1. Você não pode acreditar tanto

      Você não pode acreditar tanto na sua inteligência, a ponto de achar que o Ministro da Fazenda e todos os técnicos a serviço da Administração Pública são ignorantes.

  14. Engraçado Até pra criticar Aécio os sacanas metem o pau na Dilma

    Tá todo mundo conspirando,tão brincando com a Democracia, tão turbinando um falso senso comum manipulado pela Porca-Mídia, do articulista acima ao Senador Cristóvan Buarque e muitos líderes a quem eu nutria grande respeito.

    Falam abertament que ela não tem jeito mais. A coisa tá tão descarada que até o rabosujo do Eduardo Cunha entrevista hoje com Mônica Bergamo defendendo já , pasmem, redução dos programs sociais. olhe que é o cara do parlashoping , e a jornalista sem escríípulos nada questionou. 

    Cuidado Senhores/: O Povo quer é mais Governo a Elite quer o Poder excludente.

    A crise é da Elite que não aceita ver um pouquinho de poder escapar-lhes as mãos .

    A Elite quer manter os 500 anos de opressão.

    Só porque os humildes experimentaram um pouco do naco de poder tá se dando esse barulho todo.

    Nessa guerra haverá uma violência numca vista, 

    Tá na hora dos  verdadeiros democratas prepararem para a batalha! mesmo que seja o último ato de vida.

    1. Concordo com vc, Luiz. o

      Concordo com vc, Luiz. o momento é de resistência pq os ataques estão vindo de todos os lados. No quesito resistência, Dilma tem demonstrado ser imbatível. Por outro lao, uma turma, que , tb já mereceu meu respeito mas, por não ter capacidade de suportar pressão midiática por mais de 15 dias, preferiu ceder, entregando os anéis ( o país ) para não perder os dedos ( apoio/blindagem midiática ) para eventuais necessidades.  Gostaria que essas pessoas que miram a liderança da resitência, explicassem aos milhões que resistem com ela, Dilma, pq razão ela deveria desistir qdo todos nós ainda estamos resistindo. Não entendo pq a presidenta eleita com 54 milhões de votos, deva renunciar, depois de milhões de pessoas terem superado tod a sorte de leviandades veiculadas contra ela e o partido. O Brasil provou que não é mais manipulado e pq razão, pessoas que se dizem à esquerda, entendem que devemos jogar isso no lixo, sem resistir? Primeiro foi acusada de compor para governar ( como se fosse possível fazer diferente ); agora é acusada por resistir. Eu hein! Vai, Dilma!!!

  15. Desculpe usar o mesmo direito

    Desculpe usar o mesmo direito de avaliar, e se errar enganar os outros. Na minha opinião, esse discurso finge que não tem partido, se opõe à intenção tipológica, doutrina sua definibilidade; isto é; implica a renúncia à fundação racional.

    Tá na cara que este post é da direita, não busca precisão, mas serve como delineamento geral, claramente necessário para o governo cair e a economia ir junto. Procede com consequências como se fossem princípios, alegando-se falta de rigor, logo, basta que os termos sejam bem estabelecidos e já traçados para efeito de suas linhas.

    O resultado adquirido desse modo só não esboça o esquema do mercado financeiro que é capaz de esgotar com as funções de toda sociedade e preencher qualquer situação suscetível no Estado, pela influência que se segue para medida dos seus interesses. 

    1. não é post de direita, e mesmo se fosse

      seria bom pra se manifestar, pra pararmos com essa história de q não há direita assumida no país,infelizmente é um país q é conservador,ou facilmente manipulável pelos marketings políticos, pelos currais eleitorais diversos, pelas deficiências enormes em educação, leitura, econômico-social.Precisamos de manifestações diversas pra sabermos quem é quem. Numa entrevista em Conexão Roberto D’Ávila,a atriz mais famosa do Brasil disse que é ótimo o país sair do armário. Pacificamente, demonstrar diferenças. Unanimidades só em ditaduras (ou aparentes unanimidades).

      1. (Foi a atriz Fernanda Montenegro) – a linha editorial do blog

        O Blog, que eu perceba, pretende uma linha editorial onde haja algum espaço pra manifestações diversas, não significa tudo pode, não é quartel, não devemos ser soldadinhos de chumbo.(Ainda que, particularmente, eu veja uma tendência à unanimidade de manifestações, com suas variantes.

        https://jornalggn.com.br/noticia/as-vesperas-do-7-de-setembro-ainda-falta-independencia-para-muita-gente#comment-733368

        https://jornalggn.com.br/noticia/o-7-de-setembro-nao-significou-independencia-para-todos-os-estados#comment-733892

        1. Bacana, vc interpreta bem os

          Bacana, vc interpreta bem os  propósitos de direções opostas no Jornal GGN e as discussões que derivam do blog.

          Eu não objetivo a validade de partidos que querem o poder na base da contradição, e concordo que para cada opinião poderia haver outra oposta concernente a alternativa do argumento aqui tratado, para que a premissa exterior seja pelo raciocínio analítico da razão.

          Muito bom quando os termos do confronto consideram uma demonstração suficiente para garantir a verdade de todos. Pessoas serão iluminadas e teremos ilustradas as dificuldades de passagem ao amadurecimento.

          Abraço

           

    2. Aqui estao algumas das

      Aqui estao algumas das perolas da metralhadora giratoria dele sobre o PT, por exemplo -existem montanhas do mesmo autor (nem vou formatar):

      A observação dos acontecimentos políticos recentes permite concluir que nem o PT e nem o governo tiveram força política suficiente para manterem suas posições de pode

      tudo isto foi pouco porque a corrupção do PT e do governo derreteram o conteúdo e o sentido

      O processo de formação do PT acabou precocemente com a chegada do partido ao poder

      As muralhas de Jerusalém do PT ruíram

      Como já foi enfatizado muitas vezes, ao não possuir a ideologia republicana da virtude e da frugalidade, o PT se corrompeu

      O PT dependente do Estado e do financiamento privado derrotou o PT-movimento da militância ativa

      é forçoso reconhecer que o PT não tem quase mais nada a dizer

      É precisamente isto que Lula constata quando vem afirmando que o PT se tornou um partido igual aos outro

      O PT não perdeu apoio apenas na juventude, mas também na sociedade em geral

      a crise política, a falta de direção, a ausência de um plano de ação do governo e a sucessão de denúncias envolvendo o PT, outros partidos, as empreiteiras e a Petrobrás degradaram(…) (negritos meus)

      incompetência do PT e do governo em confrontar a parcialidade e a falta de isonomia nas investigações da Polícia Federal e do Ministério Público. Ao assim se omitirem, PT governo passam o recibo de que são culpados

      A crise do PT é uma evidência que

      preciso dizer que o empenho da mídia em desgastar o partido e o governo não anula e não isenta o PT e integrantes do governo da prática dos mal feitos

       

      Isso somente de 3 items.  Existem MILHARES deles.

      Esse Aldo deveria parar de latir suas latumias pra cima do PT.  Va latumiar no ouvido da sua mae!

      Que filho da puta!

  16. falta prudencia, critério e moderação a Fornaziere

    Em tempos em que a “moda” exige um esculacho exemplar do governo, o Fornaziere confunde a obediencia de Dilma ao jogo democratico com fraqueza. Dilma é ameaçada de impeachment por conta do orçamento, e ao ajusta-lo aos padrões correntes do establishment é acusada de titubeante pelo inefável Fornaziere. O governo tem tomado medidas vigorosas como o PPE (programa de proteção ao emprego) que já reverteu muitas demissões. A balança comercial é superavitária depois de um longo periodo em deficit. Eu ainda darei muitas risadas destes criticos de ocasião.

  17. Miguel, não é pra você pedir desculpa

    a não ser como forma de expressão, um jeito de falar. (Mas certamente há quem nem sequer se manifeste pelas inibições, ou só pra virem olhar, passear pelos blogs e outros veículos de comunicação – comunicação exige troca, e não monólogos – sobre isto, comunicação, poluição, pseudocomunicação e pseudoinformação, citei trechos de Socialista Morena, um ótimo artigo noutra seção. E de uma revista-jornal que rarissimamente leio. Ela, Cynara, tem um blog também. Parabéns por se manifestar: o risco é Posts do Dia deixar de ser visto e lido por identificarem com um blog chapa branca, de nunca autocríticos smipatizantes ou petistas e afins.

    1. Mostrar-se de direita é qualidade, e não é pecado.

      Ainda bem que o GGN tem outras seções (ver o Portal), ainda que muito pouco visitadas. E não é pecado ser de direita. Eu não sou de direita ou afins, e sou suspeito em me achar não-bitolado, e um simples e espor´qadico colaborador, algumas vezes percebo não ser compreendido – acho que é meu masoquismo. às vezes me ponho como dono da verdade (uma brin- cadeira que aí, sim, poucos percebem, e poucos curtem esse humor de entrelinhas). Virou folclore as tais críticas e auto- críticas herdadas dos partidos comunistas e os pseudo-centralismos democráticos. (Pena que não se lê, não se conhece um pouquinho mais – pra aprender, e não chorar, e não repetir).Também podemos aprender comas direitas, e as pessoas mudam, os partidos-políticos mudam, etc

    2. Olá,

      Não sou contra a direita se manifestar a favor do Estado no curso da direção democrática; de concepções de bem e felicidade, mas contra a tese persistente do golpe, ou propostas de renúncia da presidente por todo tipo de operações de difamação daqueles que a interroga.

      Não é manipulando a mídia que vamos saber quem é quem, e nem acumular quantitativamente o maior número de opiniões, mas o envolver todas as soluçõe possíveis de um problema, e apresentar as soluções necessárias a fim de especificar a justa por meio de uma eliminação progressiva de todas as outras.

      No momento, o que parte para conclusões segundo premissas anteriores, aos modos de partidos e efeitos da economia, é o procedimento matemático, aquele que entre opiniões verdadeiras e falsas, inevitavelmente trás minha discordia acerca do valor quanto ao método atual; pelo qual a realidade seria seguramente incontraditória com a coerência interna.

  18.  
     
    [Da Série ‘E quem mais

     

     

    [Da Série ‘E quem mais fomenta a crise’!]

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    O ‘MAU Dia Brasil’ do rádio edição ‘MAU Feriadão Brasil’!

    07 de setembro de 2015

    Após “encontrar novas ‘pedaladas’ da presidente Dilma Rousseff no ‘TCU da edição da [revista] IstoÉ desta semana”, o cada vez mais panfletário [pseudo]jornalista Alexandre Garcia em polvorosa vomitou – mais uma vez – o ódio figadal antinacionalista, antitrabalhista e, pasme, anti-indígena!
    Rosna, Garcia rola-bosta dos Marín(hos) do FIFALÃO do ‘laranja’ J. Hawilla – &$ da sonegação bilionária:
    “O ministro Ricardo Lewandovski presidente do STF inaugurou em Roraima o ‘Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania’. Ele [Lewandovski] foi pintado
    pelos índios que lhe puseram cocar e ainda dançou. [Ricardo Lewandovski] Discursou dizendo que o Judiciário está convencido de que deve assegurar os
    direitos indígenas sem quaisquer restrições, e que isso não é a favor, mas uma constatação da realidade dos fatos que antecedem a chegada dos portugueses a
    esta terra abençoada, disse ele [Levandovski]. Bom, eu acho que a terra [brasileira] não é abençoada assim! Abençoados são os Estados Unidos, a nação
    mais poderosa da Terra; os que foram colonizados depois do Brasil, Nova Zelândia, Austrália, também vieram depois do Brasil, eles são muito mais
    adiantados que nós! Portanto, esses são abençoados, nós não! ‘Eeeee’ quanto a índios, ‘olha’ ‘tá’ cheio de gente que tem documento ainda de dois séculos
    atrás, do século XIX, e que estão perdendo direitos por causa desta posição do ministro [Lewandovski], de simplesmente antecipar as sentenças, e não considerar os direitos das pessoas. Só pra lembrar, nesta ‘terra abençoada’ quem está sustentando este país em momentos de crise é exatamente a agricultura, que está
    sendo prejudicada, ‘ne?’, eu diria, até, perseguida.”

    NOTAFÚNEBRE:
    dileto(a) leitor(a), não se assuste ao ler que o boçal e ultrarreacionário Garcia dos Marín(hos) afirmou, peremptoriamente: “antecipar as sentenças, e não considerar os direitos das pessoas.”
    É isso mesmo que você leu: entre outras coisas, o Garcia não consideram os índios enquanto pessoas!
    Além de afrontar a postura do presidente da [suposta] Suprema Corte do país!

    NOTA FÚNEBRE II:
    Todas as manhãs dos dias úteis [e feriados(!)], o ex porta-voz da ditadura militar divulga o programete panfletário-terrorista ‘MAU Dia Brasil’ do rádio!
    Utilizando-se dos sinais eletromagnéticos, o Garcia “da Globo” destila todo o ódio figadal, reacionarismo, parcialidade, estratagemas capciosos, instrumento apologético ao ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’!
    E, pasme, o palco fascista possibilitado por Concessões Públicas do Estado brasileiro!

    Agora, façamos alguns reles questionamentos:
    O Garcia toca no assunto ‘Mensalão do TCÚÚÚÚÚÚÚÚÚ’?!
    No tema ‘tarjas pretas, tarjas brancas’ do DEMoTucano José (S)erra?!
    No ‘nominho’ J. Hawilla?!
    Na delação do doleiro Albert(o) Yousseff que aponta, cabalmente, o Mensalão de Furnas do
    DEMoTucano *‘Aécio Furnas Forever’?!
    *o mesmo “Ô candidato” fragorosamente derrotado Aécio ‘Never’ do ‘AeroPÓrto da Fazenda do
    Titio’!

    No “menino prodígio” Tiaguinho Cedraz do Mensalão da QUADRILHA do Ricardo Pessoa da UTC no TCÚÚÚÚúúúúú…?!…
    (…)

    EM TEMPOS “REPUBLICANOS” [pausa para rir]:
    leitor(a), considerando “o republicanismo” do ‘capilarizador do PIG’, as respostas estão, ‘republicanamente’, implícitas!

    RESCALDO:
    aqui em Feira de Santana, Bahia, o programete fasciterrorista e antinacionalista ‘MAU Dia Brasil’ é retransmitido pela Rádio Princesa FM 96.9 e Rádio Sociedade AM 970.
    Emissoras da Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicações.
    Empresas católicas [do lucro!].

    E, atualmente, também a serviço do ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’!

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    República Desses Bananas ‘Penas Amestradas’ a $oldo IMUNDO, Panfletário-terroristas, Nazifascistas e [mega]Corruptos até a enésima geração.

     

    1.  
      ajuste desprezível – padrão

       

      ajuste desprezível – padrão STF-Globo!

      Risos

      É isso mesmo que você leu: entre outras coisas, o Garcia não considera os índios enquanto pessoas!

      … [O Garcia] não considera…

      em vez de [O Garcia] não ‘consideram’…

       

  19. Na questão política, Aldo F.

    Na questão política, Aldo F. tem lá suas razões, ninguém está satisfeito com o vácuo que representou Dilma, ocupado pela Oligarquia Jurídica.

    Analisar toda essa crise, sem tocar no Ministro da Justiça, responsável pelo autoengano de Dilma com esse caos que Moro produziu no país, ele também quer remendar lençol velho.

    Zé Eduardo Cardoso foi e é, o maior DESASTRE do Governo Dilma. Ela acreditou, piamente, que Moro iria “limpar” o Brasil: -“Não vai ficar pedra sobre pedra” , não ficará MESMO! Quem a convenceu dessa baboseira?

    Acreditou que Moro e os “limpinhos” do Judiciário produziriam a ” limpeza” política do Brasil, deixando a “limpinha” Dilma no Timão. Pode tamanha ingenuidade em uma Presidenta?

    Quanto a análise econômica, Aldo F… entende de economia, o mesmo que eu entendo de física. Acho que só a Globo/VEJA e ele conseguiram o feito de comparar a Economia Brasileira com a Grega. Uma titica, que sequer, tem moeda.

  20.  
    Da Série ‘E quem mais

     

    Da Série ‘E quem mais fomenta a crise fomentada (sic)’!]

    Procurador geral da República ‘Rodrigo Moro Gurgel’ ou “Rodrigo Moro ‘Janó’”? V

    O DEMoTucano Aloysio Nunes – O Mateus do Assalto ao Trem Pagador – será “o arquivado (sic) Anastasia do Aécio ‘Never’ de amanhã”?!

    A conferir!…

     

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

     

    “Se Janot não denunciar o Aécio nem abrir investigação, vou encaminhar denúncia ao Senado por crime de responsabilidade” Marco Aurélio Carone
    [ jornalista preso em Minas Gerais pela “milícia” do ‘Aécio Furnas Forever’, o mesmo “Ô candiadato” fragorosamente derrotado Aécio ‘Never’ do ‘AeroPÓrto [Arquivado (sic)] da Fazenda do Titio’!… Adendo do matuto]

    publicado em 25 de março de 2015 às 21:18

    Por conspícua e impávida jornalista Conceição Lemes

    (…)
    Entre os documentos entregues agora está uma notificação do jornalista Marco Aurélio Carone ao procurador-geral da República sobre a Lista de Furnas.
    “Absurda a postura do PGR de nem ao menos abrir investigação”, diz, indignado, Carone ao Viomundo. “A delação de Youssef confirma a denúncia feita em 2012 pela procuradora federal Andrea Bayão.”
    Na notificação (na íntegra, ao final), Carone requer a Janot que ofereça denúncia contra o Aécio Neves, de acordo com os inquéritos do mensalão tucano e a Lista de Furnas. Ou abra uma investigação como fez com outros envolvidos na Lava Jato.
    “Se o PGR não cumprir o seu dever constitucional, vou encaminhar denúncia ao Senado por crime de responsabilidade, com base na lei 1.079, de 10 de abril de 1950, artigo 40”, observa Carone. “Isso pode abrir caminho para o pedido de seu impeachment.”
    (…)

     

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/carone-se-o-pgr-nao-oferecer-denuncia-contra-aecio-nem-abrir-investigacao-vou-encaminhar-denuncia-ao-senado-por-crime-de-responsabilidade.html

  21.  
    … ‘Rodrigo Fernando

     

    … ‘Rodrigo Fernando Brindeiro Barbosa Moro Gurgel’, ‘O Sonso’, o nome do atual procurador geral da República!

    Quem quiser que acredite em nosso republicanismo de araque!
    Ou de fachada, como queira!…

     

    ***

     

    … Provavelmente, *‘O Sonso’ fez um gesto de paz, “de sossega leão”, para o desafeto de conveniência “supremo” Gilmar Mendes!…
    Resta saber qual demonstração congênere fará ao senador Fernando Color de Mello…
    *o atual procurador geral da República ‘Rodrigo Fernando Brindeiro Barbosa Moro Gurgel’

    Cumpre lembrar que o FHC nomeou o sétimo da Lista do ‘miniSTÉRIO’ Público!
    Portanto,…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Recondução de procurador-geral é criticada por associação de procuradores, que fez eleição simbólica

    FHC reconduz Brindeiro para 4º mandato

    DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

    (…)

    A ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) promoveu eleição simbólica de três procuradores para a sucessão de Brindeiro. (…)
    Brindeiro ficou em sétimo lugar, com 67 votos.
    “”Não há lista, há uma consulta informal da qual 40% do Ministério Público não participou”, comentou Brindeiro.
    O presidente da ANPR, Carlos Frederico, lamentou ontem a escolha de FHC: “É um ato legítimo do presidente indicar novamente o doutor Brindeiro porque (a recondução) está prevista na Constituição, mas esse ato não atende aos anseios dos procuradores”.
    A entidade defende mudança na Constituição para que o procurador-geral só possa ser reconduzido ao cargo uma vez e o presidente da República fique obrigado a fazer a indicação com base em lista tríplice. O governo discute a possibilidade de desvincular o cargo da carreira de procurador.

    FONTE, pasme: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc2206200109.htm

     

    Procurador geral da República ‘Rodrigo Moro Gurgel’ ou “Rodrigo Moro ‘Janó’”? IV

    O DEMoTucano Aloysio Nunes – O Mateus do Assalto ao Trem Pagador – será “o arquivado (sic) Anastasia do Aécio ‘Never’ de amanhã”?!

    A conferir!…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
    Delator da UTC relata pagamentos a filho do presidente do TCU

    REDAÇÃO
    26 Junho 2015 | 21:58

    Segundo Ricardo Pessoa, advogado Tiago Cedraz, filho do ministro Aroldo Cedraz, recebia R$ 50 mil mensais para repassar à empreiteira informações do Tribunal de Contas

    Por jornalistas Fábio Fabrini, Fausto Macedo e Andreza Matais

    [‘Elle’?! ]

    Filho do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, o advogado Tiago Cedraz foi citado em depoimento de delação premiada do dono da UTC Participações, Ricardo Pessoa. Conforme o empresário, Tiago receberia pagamentos de R$ 50 mil mensais para repassar à empreiteira informações do tribunal que envolvessem seus interesses.
    Tiago também teria sido contratado pela UTC para atuar num caso sobre a Usina de Angra 3, que discutia licitação para obras de R$ 2 bilhões. Por esse caso, o escritório dele teria negociado pagamento de R$ 1 milhão. A empreiteira e outras empresas investigadas na Lava Jato integravam o Consórcio Una 3, interessado no contrato.
    (…)

    FONTE, pasme: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/delator-da-utc-relata-pagamentos-a-filho-do-presidente-do-tcu/

  22.  
    Procurador geral da

     

    Procurador geral da República ‘Rodrigo Moro Gurgel’ ou “Rodrigo Moro ‘Janó’”? V

    O DEMoTucano Aloysio Nunes – O Mateus do Assalto ao Trem Pagador – será “o arquivado (sic) Anastasia do Aécio ‘Never’ de amanhã”?!

    A conferir!…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    “Se Janot não denunciar o Aécio nem abrir investigação, vou encaminhar denúncia ao Senado por crime de responsabilidade” Marco Aurélio Carone
    [ jornalista preso em Minas Gerais pela “milícia” do ‘Aécio Furnas Forever’, o mesmo “Ô candiadato” fragorosamente derrotado Aécio ‘Never’ do ‘AeroPÓrto [Arquivado (sic)] da Fazenda do Titio’!… Adendo do matuto]

    publicado em 25 de março de 2015 às 21:18

    Por conspícua e impávida jornalista Conceição Lemes

    (…)
    Entre os documentos entregues agora está uma notificação do jornalista Marco Aurélio Carone ao procurador-geral da República sobre a Lista de Furnas.
    “Absurda a postura do PGR de nem ao menos abrir investigação”, diz, indignado, Carone ao Viomundo. “A delação de Youssef confirma a denúncia feita em 2012 pela procuradora federal Andrea Bayão.”
    Na notificação (na íntegra, ao final), Carone requer a Janot que ofereça denúncia contra o Aécio Neves, de acordo com os inquéritos do mensalão tucano e a Lista de Furnas. Ou abra uma investigação como fez com outros envolvidos na Lava Jato.
    “Se o PGR não cumprir o seu dever constitucional, vou encaminhar denúncia ao Senado por crime de responsabilidade, com base na lei 1.079, de 10 de abril de 1950, artigo 40”, observa Carone. “Isso pode abrir caminho para o pedido de seu impeachment.”
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.viomundo.com.br/denuncias/carone-se-o-pgr-nao-oferecer-denuncia-contra-aecio-nem-abrir-investigacao-vou-encaminhar-denuncia-ao-senado-por-crime-de-responsabilidade.html

  23.  
    A PFT (Polícia Federal

     

    A PFT (Polícia Federal Tucana) &$ o ‘Estadão’ “batendo um bolão para o TSE/STF do supremo Gilmar Mendes ficar na cara do gol do impeachment golpista!
    Entenda a sacanagem que nos quer fazer de idiotas e/ou débeis mentais!
    Ah “rebanho” de anencéfalos!…

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    PF diz que deputados lavam propina com doação eleitoral

    REDAÇÃO
    05 Setembro 2015 | 17:00

    Relatório que atribui corrupção a ex-líder dos Governos Lula e Dilma e aos parlamentares Nelson Meurer (PP) e Vander Loubet (PT) aponta dinheiro ilícito nas campanhas

    Por Andreza Matais, Julia Affonso e Fausto Macedo

    A Polícia Federal afirma que deputados sob suspeita na Operação Lava Jato lavaram propinas do esquema de corrupção na Petrobrás por meio de doações eleitorais para suas campanhas. No relatório em que atribui corrupção passiva e lavagem de dinheiro ao ex-líder dos Governos Lula e Dilma na Câmara, Candido Vaccarezza (PT/SP), e aos deputados Nelson Meurer (PP/PR) e Vander Loubet (PT/MS), a PF assinala que eles receberam do esquema de propinas que se instalou na Petrobrás, ’em razão de suas funções parlamentares’.
    A conclusão da PF reforça, com novos elementos e indícios, a tese de que mesmo as contribuições legais das empreiteiras para os políticos possam ter sido usadas para drenar recursos oriundos dos desvios na estatal com objetivo de corromper agentes públicos e desequilibrar pleitos eleitorais em favor de grupos e partidos.
    (…)

    CACHOEIRA – perdão, ato falho -, http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/pf-diz-que-deputados-lavam-propina-com-doacao-eleitoral/

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    … Sim, ‘Manés’ “investigadores sabidões – e imparciais” (sic), e os demais partidos e políticos – em todas as esferas – recebem dinheiro nos santuários das agremiações de freiras e frades Franciscanos!(?)
    Ah, entendi!

    E o meu nariz de palhaço padrão Itu mais vermelho de vergonha do que nunca!…

  24. Temerário

    A Dilma disse hoje que fará de tudo para superar os erros que já cometeu.

    Temo pelo nosso futuro. 

    Desconfio que ela esteja pensando em entrar para o Guiness Book.

  25. Excelente análise da

    Excelente análise da conjuntura política. O país está ingovernável. E nos perídos do “governabiliade” todos sabemos o custo – dinheiro. Como bem falou Erundina, deste Congresso não se deve esperar nada. O que fazer então? Reformas profundas nos três poderes. Diminuição e requalificação republicana do Estado para um novo pacto social. É possível e inadiável melhorar a política e a democracia no país. Existe um sentimento e uma mobilização nacional, este mundo de Brasília não cabe mais no país. O papa Francisco e o José Mojica, são lideranças simbólicas para um novo tempo.  Um país de pobres requer um Estado modesto, governantes e políticos republicanos, com foco no interesse geral. É preciso aprofundar os controles e isto é possível com a tecnologia.  Agora sem o povo na rua com eixos determinados e a liderança de entidades da sociedade cvlil – OAB/CNBB…. não iremos em lugar algum. É preciso lembrar que as instiuições são artefatos humanos, não existe determinismo institucional.        

  26. O primo onipresente de Aécio

    Peço licença para usar este espaço para divulgar um serviço de utilidade pública: A Rede Brasil Atual, em publicação da implacável Helena Sthephanowitz, levanta a estranha situação de que, no controle das finanças da campanha de Aécio Neves existiam, em tese, dois chefes.
    Um, identificado para a imprensa, José Gregori, ex-ministro de FHC e um jurista de nome.
    Outro, o registrado no TSE, Frederico Pacheco de Medeiros, primo de Aécio. Mais um primo, aliás.
    Veja o link publicado pelo Tijolaço: http://tijolaco.com.br/blog/?p=29472

  27. Sem querer ser chato, apenas

    Sem querer ser chato, apenas saindo da bolha e entrando na realidade.

    Este ano o Governo Dilma fez acordos bilaterais com nada menos que as três maiores economias do Mundo.

    EUA e o encontro com Barack Obama nos Estados Unidos.

    China e o encontro em Brasília com o Primeiro Ministro Li Keqiang.

    Alemanha e o encontro em Brasília com a Chanceler Angela Merkel.

    Sabe de uma coisa, desliga um pouco o botão ON da TV e põe no OFF e para pra pensar um pouco.

    A Presidenta Dilma se encontrou em 2015 com o representante máximo das três maiores potências do mundo no Século XXI e alguém vem dizer que ela não governa.

    Façamos críticas necessárias a alguns ministros, à possíveis equívocos na Política econômica, mas dizer que não governa é de um ridículo sem tamanho. 

    O mundo midiático está fazendo mal para alguns analistas políticos, vivem na bolha, acreditam que nada está acontecendo neste Governo e o Governo estreita laços comerciais com EUA, CHINA e ALEMANHA em um curto espaço de tempo.

    Desculpem a sinceridade, não dá. 

  28. Não perco meu tempo lendo Aldo Fornazieri

    Não perco meu tempo lendo Aldo Fornazieri, de forma que os comentários me são suficientes, até mesmo pq essa leréia de Aldo é a mesma de sempre. Faço minhas as palavras de Diogo Costa:

    Esse texto, como 99% dos textos de Aldo Fornazieri, é absolutamente imprestável. Poder-se-ia tecer alguns comentários sobre Aécio Cunha ou sobre a presidenta Dilma Rousseff, mas é pura perda de tempo. E é perda de tempo por uma razão bem simples, prática e singela:

    A legal, legítima e constitucional presidenta reeleita nas urnas pelo povo brasileiro, Dilma Rousseff, tem que permanecer até o final deste seu segundo mandato. Não há, nunca houve e nem haverá nada contra ela. Portanto, NADA, ABSOLUTAMENTE NADA e RIGOROSAMENTE NADA justifica um golpe de estado contra a mesma, seja através do TSE ou do TCU ou do Congresso ou de qualquer coisa que seja. 

    Ao cogitar de um “”impeachment”” porque, na análise imbecil que lhe é peculiar, Dilma não fez um “mea culpa” ou porque governa com mais ou menos intensidade do que seria o “ideal”, Aldo Fornazieri se despe da roupagem democrática e adere à tese de pilantras, de canalhas, de nazistas, de facistas e de golpistas de todos os naipes. A máscara de Aldo Fornazieri caiu no chão há muito tempo. Esse texto atual, imprestável, só confirma que ele é capaz de mandar às favas a democracia brasileira e a soberania do voto popular, abraçando as teses dos golpistas salafrários. 

    Não há rigorosamente nenhuma justificativa, que não seja a de um golpe de estado, para afastar um prefeito, um governador ou um presidente em função da popularidade momentânea do mesmo ou em função do suposto desempenho, satisfatório ou insatisfatório, deste administrador público. Quem avalia a popularidade e os erros e acertos de um governante é a população mediante a soberania do voto popular.

    Qualquer coisa fora disso é pura e simplesmente um golpe de estado. E nada mais. 

    Termino mostrando que a falta de vergonha na cara deste pseudo sociólogo é tanta que ele chega a dizer que “as elites deram uma nova chance para Dilma”. Não é algo singularmente digno de piedade uma premissa como essa? Quer dizer então que um “sociólogo”, ao invés de denunciar o golpismo da elite (não como um todo, mas de alguns setores dela), simplesmente chancela esse golpismo ao dizer que sim, somente a elite, dando ou não chances para um governante, é que tem o condão de controlar, de manter ou de destruir a democracia! 

    Para o golpista Aldo Fornazieri não é a população, mediante o sufrágio soberano, regular e secreto que deve dizer quem será e quem não será o governante de plantão, mas sim as elites, através de maiores ou menores “chances”! Se este cidadão de nome Aldo é um sociólogo, então não se sabe mais o que seja essa disciplina de nome Sociologia. 

     

  29. Especialidade do PIG, falar uma 1/2 verdade, e engatar a ré.

    A primeira conclusão é óbvia, e verdadeira, A É C I O  fomenta a crise, em seguida o Aldo engrena a ré, a outra parte que fomenta a crise, é justamente o partido dele, o PIG. Assino em baixo o que um amigo lúcido escreveu ai em baixo.  “”Aldo Fornazieri se despe da roupagem democrática e adere à tese de pilantras, de canalhas, de nazistas, de facistas e de golpistas de todos os naipes. A máscara de Aldo Fornazieri caiu no chão há muito tempo. Esse texto atual, imprestável, só confirma que ele é capaz de mandar às favas a democracia brasileira e a soberania do voto popular, abraçando as teses dos golpistas salafrários”””.

    1. Absoluta e rigorosamente nada a ver

      Essa estória de “conflitos desnecessários” é uma calenda grega. 

      Em 1999 FHC criou o Ministério da Defesa, em substituição aos Ministérios da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Não faltaram vozes a dizer que isso teria sido na época um “conflito desnecessário”, totalmente dispensável.

      No meio militar a criação do Ministério da Defesa, submetido ao poder civil, soou como provocação e como desprestígio dos Comandantes das Armas. Na verdade, a correta medida nada mais fez do que racionalizar a estrutura ministerial das Forças Armadas. 

      Nenhum país da face da Terra avança sem conflitos, de maior ou menor intensidade. O que se precisa preservar é o regime democrático, colocando na cadeia os golpistas ou, em caso de guerra civil, passando a ferros quem pretenda dar um golpe de estado. 

      O Decreto atual, assinado em 03 de setembro último pela legal, legítima e constitucional presidenta reeleita mediante a soberania do voto popular do povo brasileiro, Dilma Rousseff, é bem mais ameno do que foi a criação do Ministério da Defesa em 1999. 

      Aliás, há inclusive a previsão de subdelegação de alguns pontos do Decreto para os Comandantes Militares. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador