Aécio agora diz que vai procurar PMDB para discutir saída da crise

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O senador Aécio Neves (PSDB), que participou do protesto de 16 de agosto na capital mineira cobrando a saída de Dilma Rousseff (PT) do poder, disse nesta terça (18), à imprensa, que fará uma “reunião com líderes dos partidos de oposição, inclusive com setores do PMDB”, para discutir uma “solução” para a crise política que a presidente petista atravessa neste segundo mandato.

A posição de Aécio foi divulgada um dia após ele se encontrar com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e outros líderes do seu partido, para alinhar o discurso. A Folha de S. Paulo observou que o gesto de FHC ocorre “menos de duas semanas depois de peemedebistas começarem a sondar outras siglas e o empresariado sobre as chances de eles darem ao vice-presidente Michel Temer condições de governar, caso a crise leve ao afastamento da presidente”.

A fala de Aécio não deixou claro que tipo de saída será debatida pela oposição agora. Desde o começo do ano, o próprio PSDB vem mudando a bandeira constantemente. Ora pede a cassação do mandato de Dilma por crime eleitoral; ora, impeachment por crime de responsabilidade fiscal com as pedaladas. FHC chegou a falar em “renúncia” como ato de grandiosidade por parte da petista.

A Folha ressaltou que a “disposição de Aécio em conversar com o PMDB evidenciou um recuo da ala que o apoia no tucanato.” Isso porque os deputados do grupo do ex-candidato a presidente vinham empunhando a bandeira do impeachment e, depois, a renúncia de Dilma e Temer e a convocação de novas eleições. Agora, segundo o jornal, reconhecem que cometeram excessos. O senador Cássio Cunha Lima, por exemplo, disse que não foi “feliz na declaração”.

A IstoÉ foi um dos primeiros veículos a reportar o início da campanha pró Temer na presidência, no lugar de Dilma. Em julho, a revista disse que a substituição seria boa para o País, pois o vice reúne as condições necessárias para atenuar os ânimos e governar sem ameaças até 2018 – quando, então, não participaria da eleição como presidenciável. A revista chegou a dizer que Temer, se presidente num horizonte próximo, reuniria todas as lideranças políticas e partidárias para fazer um pacto pela governabilidade. Ele teria paz em sua nova função enquanto os demais políticos deveriam se ocupar de preparar o próprio caminho para a próxima eleição.

Nesta quarta (19), o colunista Ricardo Noblat (O Globo) escreveu um texto contrariando sua posição até agora: defendeu que Dilma permaneça no cargo. Mas não por legitimidade. Segundo o jornalista global, ninguém deveria assumir a bucha que é o governo em meio à crise econômica, pois corre o risco de só ter resultados negativos para apresentar em 2018. Além disso, a queda de Dilma poderia ser encarada como golpe e depositar mais votos por simpatia ao próximo candidato do PT: Lula.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ai, ai, quanta marolinha

    Não importa o que dizer.

    Agora eu.

    Amanhã você.

    Vai, agora é você.

    Amanhã, eu.

     

    Enquanto isso, nos palácios de Brasília …

  2. Simbolismo e números

    Os valores simbólicos poucas vezes são compreendidos e por isso não são valorizados na correta dimensão.

    Daí entender-se porque as pessoas dão muito valor à quantidade.

    Não para minha surpresa, vi algumas vozes da oposição dizendo sentirem-se turbinados pelos números das manifestações de ontem, 16/08.

    Por razões que muitos desconhecem, as manifestações foram marcadas para o mês de agosto.

    Mês da morte de Getúlio Vargas, previa-se que este seria um mês sombrio para Dilma e todos tinham a certeza de que as manifestações com altíssima participação das pessoas teriam um peso enorme nesse sentido.

    Seriam o fator determinante para o golpe.

    A política é altamente dinâmica, ainda que assim não seja percebida por muitos.

    Magalhães Pinto dizia que “política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.

    O governo Dilma acabou de comprovar isso.

    Entrou o mês de agosto, mês do desgosto, o tal mês sombrio, de outra forma.

    As suas nuvens davam os primeiros sinais de que já estavam se movimentando em outra direção.

    E chegou às vésperas das manifestações com alguns apoios importantes, enquanto que a oposição com algumas baixas.

    A começar pelo recuo de parte da imprensa, a razão maior da força dos protestos desde o seu surgimento.

    Aliás, não só o surgimento como a manutenção dos protestos foram patrocinados pela mídia.

    Afinal, a oposição, sabemos todos, há anos mostra a sua incompetência.

    Não por acaso a Sra. Maria Judith Brito, presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), disse em 2010 que “obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada”.

    Faz desde então e cada vez mais fortemente até hoje.

    Por um lado, a oposição vibrava com a certeza da concretização dos seus sonhos.

    Por outro, o governo com a sua compreensível apreensão.

    Negar a expressividade dos números?

    Jamais.

    Mas é necessário entender que no momento em que o panorama era mais do que favorável à explosão das manifestações, pela maior fragilização do governo na sua mal conduzida ação política, a ocorrência em menor intensidade dos protestos tem um significado importante e inesperado pela oposição.

    Como se sentir “turbinado” se todos tinham certeza de que seria um movimento muito maior?

    Será papel da oposição, mais uma vez, respirar fundo, sacudir a poeira e tentar fazer crer que as manifestações foram como esperavam.

    Mas não foram.

    Outro grande equívoco tem sido confundir insatisfação com o governo com desejo de impeachment.

    Por razões óbvias não tem sido divulgada uma pesquisa do Instituto Data Popular (14/08 – 3 mil eleitores, em 152 municípios) que mostra que 71% dos eleitores brasileiros avaliam que os partidos de oposição à Dilma Rousseff, “agem por interesse próprio, não pelo bem do país”.

    Segundo Renato Meirelles, sócio-diretor do Data Popular, a pesquisa também indica que há uma queda na aprovação do impeachment da presidenta como solução para a crise política.

    Dá para imaginar o significado disso num momento em que as perspectivas estão se revertendo?

    Já imaginava que as manifestações teriam menor repercussão.

    E, claro, torci para isso.

    Mas não por medo dela e sim por outra razão.

    Precisamos acabar com essa coisa enfadonha, repetitiva, cansativa e ridícula que chamam de terceiro turno e que só trouxe prejuízos ao país.

    O barulho tem sido grande, mas dá sinais de evidente cansaço sem atingir os objetivos

    Ainda que o bom senso não seja característica dos manifestantes paneleiros, ele, o bom senso, mostra que esses movimentos chegaram à exaustão.

    E ontem veio a confirmação.

    Como disse o blog de Kennedy Alencar:

    “Com menos gente nas ruas, os protestos deste domingo deverão dar mais gás ao acordo firmado entre o governo Dilma Rousseff e o presidente do Senado, Renan Calheiros”.

    Os números menores não tornam inexpressivos os protestos, mas não há como não reconhecer que perderam a força com a qual desesperadamente contavam.

    Por outro lado, como não lembrar que sem nenhuma ajuda de imprensa e redes sociais ou o que quer que seja, nada se comentou sobre a manifestação das 200 mil Margaridas, como ficou conhecido o movimento das mulheres.

    Uma manifestação com 200 mil mulheres em Brasília não despertou nenhum interesse e muito menos atenção da imprensa como as 135 mil, segundo o DataFolha, na Av. Paulista.

    Qual foi a manifestação mais forte, a das Margaridas em Brasília ou a da Paulista?

    São os números que importam?

    Então não precisa responder.

    Ainda que possa fugir à percepção de muitos, o que é compreensível, se o golpe já estava sem fôlego, não serão as manifestações de ontem os balões de oxigênio com os quais contavam.

    Os balões estavam mais vazios.

    Bem mais do que esperavam.

    No mês da morte de Getúlio Vargas, morrem as esperanças de golpe e, como a Fênix, renascem as esperanças de um país e seu povo sempre em busca de dias melhores.

    As palavras de Luis Nassif em texto de ontem definem bem este momento:

    “Multidões ainda sairão às ruas como renas amestradas. Baterão panelas atrás do impeachment e cabeças atrás de ideias. E não terão nem uma, nem outra. Gradativamente a grande besta será recolhida de volta à jaula pela ação combinada de lideranças políticas efetivas de ambos os lados, grupos econômicos e grupos de mídia.

    No final da tarde, quando a passeata terminar e a besta, as panelas e o ódio forem recolhidos, começará o duro reencontro do país consigo mesmo”.

  3. Direto da Reuters
    Logo após

    Direto da Reuters

    Logo após ter sido empossado Presidente da República durante as manifestações de 16/08, falando para todo o Brasil diretamente de Belo Horizonte (MG), Aécio Neves declarou:

    “Dilma pensa que ainda é, mas não é mais a presidente da República”

    O novo presidente do Brasil permaneceu na manifestação somente durante 30 minutos, tempo suficiente para se dirigir à nação brasileira.

    Em seguida tomou um jatinho rumo a Cláudio para descansar da exaustiva campanha presidencial.

    Chegou-se a noticiar que ele teria ido de helicóptero na companhia do ex-senador Zezé Perrela e seu filho, o ex-deputado Gustavo Perrela, mas a Polícia Federal da República do Paraná tratou logo de negar a notícia e escondeu o helicóptero outra vez.

    Como o aeroporto não existe mais, não há registros oficiais da chegada do novo presidente ao aeroporto de Cláudio.

    Foi muito elogiada a atuação da Polícia Federal da República do Paraná.

    Nada vazou.

    Entretanto, um repórter do “Novo Jornal” (MG) conseguiu uma foto da chegada tirada pelo iPad do filho caçula de um dos vaqueiros da fazenda.

    Foi grande o entusiasmo pelas ruas do país com muita festa em algumas capitais brasileiras.

    Na Av. Paulista em São Paulo a festa se estendeu até o final da tarde.

    Apesar de alguns pequenos incidentes, como agressões às pessoas que não estavam vestindo o uniforme oficial da nova república, a camisa da CBF, não houve maiores problemas. Tudo transcorreu na mais absoluta paz.

    As pessoas estavam profundamente felizes.

    Segundo o GAFE (Globo, Abril, Folha, Estadão) foi a maior manifestação popular de que se tem notícia nos últimos 515 anos no Brasil.

    Cálculos feitos pela PM de São Paulo mostraram que eram milhões e milhões de pessoas espalhadas por todos os cantos do país. Com intensa participação do povo, superou em muito aquela da primeira posse do ex-presidente Lula.

    Segundo o GAFE, apoiado em pesquisas pelo DataFolha e Ibope realizadas logo após a posse, Aécio Neves já é o maior presidente da república de todos os tempos.

    Aguarda-se pronunciamento da ex-presidenta Dilma Rousseff.

  4. A unica coisa boa da crise

    A unica coisa boa da crise atual, acabou a divisão  do país.

    Todo país esta unido contra o PT.

    A unica agenda do governo e se defender de um Impeachment.

      1. Sim Alan agora sim, infartei

        Sim Alan agora sim, infartei a menos de um mês e com 46 anos, mas estou bem agora. Apreensivo com o futuro pessoal e do meu país, mas vamo levando a vida. 

        1. Pra evitar enfarte

          É só largar de ser direita raivosa e virar esquerda. Ser de esquerda é muito mais relax… Vê se tem alguém na esquerda do naipe do Bolsonaro…

          1. Quem é de direita não vai

            Quem é de direita não vai para a esquerda o contrário é bem comum.

            “Vê se tem alguém na esquerda do naipe do Bolsonaro” e o que mais tem na esquerda é gente N vezes pior que o Bolsonaro.

            Alan é igual ao peixe que não vê a água onde vive.

             

    1. Me tire do “Todo país” contra o PT… tire também as Margaridas

      a coisa boa foi que os nazi-fascistas sairam do armário, isso de certa forma é um ganho pois agora muitos brasileiros (não sou idiota de dizer “Todo país”) sabem quem eles são e o que pensam… Aécio, Cunha, Boslsonaro, Álvaro Dias… sumido há dias…, Agripino Maia… outro sumido, esse há semanas…, Sampáio, Serra, FHC… todos eles doravante não poderão mais se dizer democratas nem mesmo para o capeta.

      1. Qualificar seus opositores de

        Qualificar seus opositores de nazi fascistas não muda a realidade , só denuncia a sua má fé.

        “Todo país”  entende se a maioria, lógico. Existe ainda uma minoria que defende um projeto de poder nefasto para este país, defende por interesse pessoal ou por ignorância.

         

    2. A arrogância dos fascistas é

      A arrogância dos fascistas é de lascar. Um bobo alegre qualquer se acha com o direito de se proclamar porta voz da opinião de 200 milhões de pessoas. Vá à m rda, moleque! Vá ver se o fhc tá lá na esquina.

  5. Carolina, moça da janela, o Sol já vem

    “Moradora da Barra é vaiada por cartaz ‘Vão estudar história’

    Da Redação, com informações de Anderson Sotero

    Manifestantes vaiam moradora de prédio na Barra

    No trajeto entre o Farol da Barra e o Cristo, na manhã deste domingo, 16, os manifestantes agrediram verbalmente uma mulher que havia colocado na janela de um prédio próximo ao Hospital Espanhol.

    Na janela, ela havia colocado um cartaz com a frase: “vão estudar história”. Ao passar em frente ao local, eles gritaram em coro ‘p***’ e fizeram gestos obscenos”.

    Esta é a breve matéria do jornal A Tarde, do dia 16/08.

    Não posso deixar de registrar a coragem daquelas pessoas.

    Como são valentes, não é mesmo!

    Homens e mulheres unidos num momento de grandeza a insultar uma mulher cujo pecado é não pensar igual a eles.

    Mas aqueles milhares de pessoas a enfrentaram com muita coragem e altivez.

    Afinal não deve ter sido fácil para eles criar coragem e enfrentar uma mulher.

    Como pode alguém que mora em um bairro nobre de Salvador ousar ser diferente deles?

    Como pode querer pensar e agir diferente deles, elite pensante dessa cidade?

    Quem será essa professorazinha (só pode ser professora de história essa infeliz) para sozinha querer nos humilhar?

    Moça da janela, eu me permiti chama-la de Carolina, como a de Chico.

    Da sua janela imagino que vista maravilhosa você deve ter, afinal vê-se esse mar bonito da Bahia e ao fundo a ilha de Itaparica, Mar Grande.

    Mas nem sempre a vida passa bela pela nossa janela.

    Muitas vezes passa enfeada por sentimentos ruins.

    Deixe-os viver a felicidade que eles conhecem.

    Carlos Costa Pinto dizia que “a felicidade do homem está em nascer burro, viver ignorante e morrer de repente”.

    A dor da insensatez e da intolerância, “tanta dor, a dor de todo esse mundo”, pode se instalar no peito por um tempo, mas passa.

    Você já demonstrou a força que possui ao enfrentar a ignorância.

    Isso não é fácil.

    Mas preserve o amor, como também diz a canção de Chico “o amor que já não existe”.

    O amor pelos ideais e princípios.

    O amor pelas causas.

    De todos.

    É ele que faz suportar a dor do peito.

    A dor faz os fortes mais fortes.

    Mas o Sol já vem.

    É pelas Carolinas que ele brilha

    E aí a verdadeira festa será sua.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=RpRF6B8r9SE&feature=youtube_gdata align:center]

  6. Ele combinou isso

    com Lobão?

    Se não combinou, já que se trata do intelectual orgânico (o Lobão) dos revoltados da NOG (Nova Ordem da Globo), pra mim é jogo de cena.

    Aócio Névoa mostra-se a cada novo dia uma piada monumental, como um povo tão legal (os mineiros) alçaram ele a isso tudo (governador, senador, emissário mor de golpe de estado…) eu não consigo entender.

    1. Vai?

      Vai?

       

      Obs:festival de troglodices sem noções, nada a aproveitar-se no comentários…

       o Nasssif merece algo melhor do que isto.

  7. Ficou comprovada a

    Ficou comprovada a inutilidade de Aécio para o país.

    Pior do que ser folclórico, oportunista e sem caráter é ser inútil.

  8. ATESTADO

    Eis aí o fiel ATESTADO de incompetência política de aécio neves.. Saiu do nada e não chegou a lugar nenhum! Assim a Dilma com toda a sua dormência seguida pela frouxidão de seus auxiliares diretos continua mandando. 

  9. Sem noção. Aécio não

    Sem noção. Aécio não representa mais nada. O pouco de credibilidade que ele tinha vinha do sobrenome. Ele mostrou que não passa de um moleque irresponsável. Ele, agora, não passa de uma espécie de ASPONE da extrema direita golpista. serra e alckmin devem estar se segurando pra não m jar nas calças de tanto rir da cara dele.

  10. QUEM ESCREVEU ISSO DEVE ESTÁ NO AFEGANISTÃO.

    Oposição aqui no Brasil é assim, quem escreveu isso é sem noção demais, não está antenado com nada que tem acontecido nos ultimos dias. Nunca li tanta lorota e blá blá blá num texto só, até parece que quem está governando é o Aécio e sua micro bancada cunhalistica. Tenha dó né pessoal publicar uma asneira dessas. A opção de destituição da DILMA é uma piada. -“Não, nós agora vamos tirar a Dilma assim” Os caras além de golpistas são burros.. tenham a santa paciência né gente, ninguém merece construtor de aeropórto em casa de titio governando o Brasil, a época da irresponsabilidade eleitoral já passou. Que texto horrivel e sem nexo.. pluft..pluft… Seria mais ao menos assim,” Vou disputar a eleição, se eu não ganhar, ninguém mais ganha, jogo esse país na lama”. Um cidadão desses nunca teve e nunca terá condições de presidir o Brasil, é um garoto mimado, daqueles que a mãe empurra os outros para colocalo o primeiro da fila, e só aceita ganhar da forma que muito dinheiro paga.

  11. Divertido saber das manobras
    Divertido saber das manobras da oposição. É o maior bando de cascateiros e espertalhões já visto na politica nacional, vivendo as custas da promoção midiatica. Perderam completamente o senso do ridículo, e esbanjam presepadas pra aparecer e perturbar o ambiente. Acontece que o povo é muito mais esperto do que imaginam, e terão a paga em breve.

  12. Aécio busca solução pra sua “dor de corno”

    O problema dele é que 2018 conspira contra sí.Os objetivos eleitorais do Gov. Geraldo Alkmin são conflitantes com o dele.

    Ele tera que contentar com uma extremamente arriscada

    eleição pra Governador de Minas; Principalmente se ao menos quarenta por cento dos quatro mil kilômetros de concessão de rodovias estiverem duplicadas.

    O sistema SOS 192 só contemplava 20 por cento das cidades já caminha pra muito mais .

    O mais Médicos e todos os Programas sociais do Governo Federal tem hoje o Governo Estadual como parceiro e não mais como emperrador. 

  13.  
    Não seria melhor esse

     

    Não seria melhor esse idiota do aécio da cunha nos deixar em paz ? Puta que pario! Que sujeitinho mais impertinente da porra.

    Orlando

  14. Moleques!
    Se observa eh uma palavra muito dificil de falar.
    Mais que sao!
    Que vergonha, esta turma que queria o poder.
    Vira lata eh muito para eles. Sao uns vazios e ate entendo pq certos comentarios de apoio nao dizem nada.
    A soma dos zeros so da zero. Um tiquinho de ideia mais la vem os nulos e desajustados.

  15. Falta agora procurar o Lobão e cantar Vida Bandida

    Falta agora procurar o Lobão e cantar Vida Bandida !! É melhor viver 10 anos a mil que mil anos a 10…..

  16. Só pode ser brincadeira!

    Alguém pode informar algum projeto relevante que essa criatura tenha oferecido ao país? Será que “aquele cérebro ” ainda tem condições de elaborar e organizar pensamentos? Ou vai tentar discutir saída para crise no Bar Cervantes? Que perigo! 

  17. Só pode ser brincadeira!

    Alguém pode informar algum projeto relevante que essa criatura tenha oferecido ao país? Será que “aquele cérebro ” ainda tem condições de elaborar e organizar pensamentos? Ou vai tentar discutir saída para crise no Bar Cervantes? Que perigo! 

  18. Que judiação !

    O Aecim está em crise ? crise de que ? de abstinência? de consciência? de arrependimento por estar seguindo o FHC ? De ter roubado pouco ou de ter roubado muito ? De não ser um dos famosos da Lava-Jato ?

    Será que alguém do PMDB poderá ajudá-lo ? Mas eles cobram muito caro, viu !

    Peça ao FHC as chaves do apartamento em Paris e vá assistir ao Moulin Rouge (se ainda existe) que passa.

    Se nada der certo, vá chorar na cama, que é lugar quentinho.

    Safado ! Vergonha para Minas !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador