Diretor da Sabesp diz que o racionamento necessário é de 5 dias por semana

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Enquanto isso, Geraldo Alckmin diz que trabalha há mais de um ano contra a estiagem

Jornal GGN – O governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que políticos estão tentando “tirar casquinha” da crise hídrica e que o governado paulista tem trabalhado ininterruptamente há mais de um ano para mitigar os efeitos da estiagem.

“Não há ninguém que tenha falado mais sobre esse tema do que eu. Tem muita gente tentando tirar casquinha política, tentando levar uma vantagenzinha”, disse o governador, durante o anúncio da ampliação da Adutora Guaratuba para o Sistema Alto Tietê, em Suzano, nesta manhã.

Alckmin ainda criticou prefeitos e governadores que não adotaram políticas semelhantes a sua, de oferecer bônus à quem economiza água e disse que São Paulo tem hoje o menor consumo per capita de água graças à medida. “Não tem nenhum governo do Brasil que tenha feito bônus, engraçado, né? Ninguém critica ninguém. Ninguém fez”, afirmou.

Rodízio de água

No mesmo evento, o diretor metropolitano da Sabesp, Paulo Massato, informou que para conseguir uma economia maior de água do que já foi alcançado hoje, seria preciso fazer um rodízio “muito pesado, muito drástico”, no esquema de dois dias com água e cinco sem – o que poderia ocorrer “se os órgãos reguladores acharem necessário e se não chover”.

Ao contrário do que fez entender os veículos de comunicação, como o Estadão, foi uma indicação do que aconteceria em situação hipotética. A Folha de S. Paulo chegou a manchetar: “Governo de SP já planeja rodízio de até cinco dias sem água por semana“. A Sabesp não soube informar sobre detalhamento do possível plano de rodízio. Até o momento, apenas a matemática teórica: “no cálculo conceitual para reduzir 15 metros por segundo no Cantareira, precisaria de um rodízio de dois dias com água, por cinco dias sem água”, disse o diretor. 

Paulo Massato explicou que a Sabesp não pretende usar a terceira cota do volume morto do Sistema Cantareira. “Nossa engenharia está correndo contra o relógio. Estamos batendo novos recordes de baixas precipitações”, disse.

Massato também anunciou que a Companhia está ampliando o período de queda de pressão nas tubulações da Região Metropolitana de São Paulo. Se antes, a operação era feita apenas durante o período noturno, agora passou a ser utilizada durante o dia.

A válvula que reduz a pressão da água já existe há pelo menos 15 anos, disse o governador do Estado, e que nunca foi necessário informar a população a respeito. Entretanto, com o ampliação do período, as reduções estão sendo informadas no site da Sabesp. Cada área da região metropolitana tem uma redução diferente.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

33 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cínico

    Alckmin é cínico. O consumo percapita diminuiu justamente porque não há água para ser consumida há um bom tempo em São Paulo. Sobre o uso diverso do lucro da Sabesp, em doações ao instituto Fernando Henrique, pagamento de dividendos aos acionistas, em prejuizo aos necessários investimentos em novos recursos hidricos, nem uma palavra.

  2. É uma piada.O cara (de pau)

    É uma piada.

    O cara (de pau) conseguiu uma reeleição abafando o assunto e vem dizer que “os outros” é que querem tirar vantagem política…

    Quando eu digo que esses tucanos já se tornaram maníacos em acusar nos outros o que eles próprios fazem…

    Por onde eles passam falta emprego, salário, energia e até água! E ainda abrem a boca pra falar de “competência”. É muita cara de pau.

  3. Protestos contra midia tucana e por impeachment de Alckmim já!

    Quando o judiciario, legislativo, a mídia e o povo vão pedir o Impeachment do Alckmim?

    O crime de responsabilidade de Alckimim e da mídia são gravíssimos,, milhoes de pessoas ficaram sem água para viver.

  4. Incompetância à brasileira

    O governo do estado de São Paulo é um retrato fiel da incompetência da getão pública no Brasil. Muita politicagem, pouca administraçãode qualidade. Quando vem a adversidade, escancara-se a incompetência dos políticos brasileiros. Nada é pensado para o bem comum, tudo é voltado para projetos de poder, da esquerda para a direita estamos politicamente ferrados.

    1. E  o Nassif se esquece do

      E  o Nassif se esquece do gestor dos 12 anos tucanos em MG, o Anastasia, sempre incensado por ele.

      Esse exemplo de gestor deixou para seu sucessor cofres e reservatórios vazios.

      Esse exemplo de gestor calou a mídia mineira que jamais tocou no assunto do provável racionamento.

      1. Não tocaram na lambança da

        Não tocaram na lambança da Copasa e no racionamento que também virá em Minas, nem na lambança dos 96 mil servidores contratados ilegalmente exonerados, o que piora ainda mais a já precária situação da educação, a construção de certos aeroportos em terras da família de Aécio, etc… Bela jestão tucana também em MG, ao lado do controle e censura da mídia.

  5. Vai ter não!!!!

    O Alckmin garante que não haverá racionamento, e se houver não será racionamento, e sim rodízio – ou “sistema alternativo de compensação e economia de recursos hídricos”, em bom tucanês…

  6. Interessante a precisão: 5

    Interessante a precisão: 5 dias,

       Só pra algumas zonas ou pra todas?

       Será que o diretor da Sabesp sabe que há comunicação entre todas as zonas?

            Ou ele pensa,nesse nosso mundo , que pobres e abastados não se comunicam?

               Sempre tem um ou dois na família muito rico e muito pobre,E se comunicam entre si.

                        EXPLICA PRO ”DIRETOR”.

                 

  7. Geraldo Alckmin disse que há
    Geraldo Alckmin disse que há 1 ano trabalha para deixar os paulistas sem água. Ele é a tartaruga virada de costas no deserto mencionada no filme Blade Runner?

  8. Como o Brasil pode legalizar

    Como o Brasil pode legalizar mentira corporativa a esse ponto, gente?  Ninguem esta notando nada de errado?  Entao eu digo o que esta errado:

    Nao ha agua suficiente pra cortar 5 dias por semana e ainda ter dois dias para todos. por mais que 3 semanas.

    Chamando Sergio Reis.

    CHAMANDO SERGIO REIS!

  9. Ele trabalha mesmo…há mais

    Ele trabalha mesmo…há mais de um ano…só que para esconder o problema e não para resolver.  Não é de hoje que essa corja do PSDB rouba os cofres com as desculpas mais esfarrapadas possíveis como:  despoluir o Tietê/Pinheiros.  A bufunfa gorda que já levaram com essa desculpa esfarrapada passa dos bilhões.  Abaixar as calhas dos rios é outra das dez mais…. O problema é que estão amarrados com a justiça que os blindou totalmente.  Essa falta d”água que estamos vivendo em SP, essa irresponsabilidade total,  tem as mãos do PSDB junto com a justiça…são parceiros nesse crime, isso sim!!  

  10. 5 dias por semana é o começo das dores.

    Dores do parto, paulistas…

    SP ainda nao viu nada. 

    Já se sabia há mais de 10 anos [em roda fechada – pessoas mais antenadas em assuntos hídricos] que se os investimentos para recuperaçao dos reservatórios do estado nao fossem feitos a água teria que ser racionada para nao faltar. Até que demorou..

    O projeto de recuperaçao que envolveu anos e horas de trabalhos profissionais nao resultou em nada, absolutamente nada. O seu destino foi mesmo a gaveta bandeirante. Nada foi feito em obras nem teve racionamento prévio recomendado. O resultado já era conhecido.

    Estamos a deriva faz tempo. Viva a imprensa paulista e o MP.

    O governo estadual paulista [psdb há 20 anos no governo] nao confessa o racionamento que a periferia já conhece faz  tempo. Aliás, “pobre nao tem mídia”, nao é assim?.

    Na capital o corte foi seletivo, claro.  Recurso hídrico é manejado de acordo com os interesses políticos. A tragédia hídrica de SP está sendo administrada em doses homeopáticas e a populaçao nao se dá/deu conta. Chegará para todos, guardando, claro, as diferencas entre quem tem mais recursos para se safar dos transtornos e teve acesso as informaçoes verdadeiras. A periferia, como sempre, estará mesmo ferrada.

    Como dores do parto, o racionamento “real”, levando-se em conta o  estado em que as coisas chegaram, será mais para frente o de 10 para 1. Isso mesmo,  o de 10 dias sem água para 1 com abastecimento da sabesp( orgao com letra minúscula] pois nao enxerga “gente, o “povo” e nem tem tranparencia. É um órgao administrado politicamente, nada mais. A fiscalizaçao dos recursos hídricos do estado nao pode ser do próprio estado. Isto está errado.

    Notícias ruins nao podem ser dadas diretamente ao povao. Nao. Elas terao que ser “digeridas” com muita calma pelos “simpsons”, nome pelo qual o ancora do jn da imprensa mais escrota em terras tupiniquins se referiu aos seus telespectadores. Plantam a notícia do racionamento “drástico” para amenizar o choque que virá depois, que aliás, já está a caminho e que foi “negociado” pelos próprios responsáveis pela tragédia que se desenha. Casamento de imprensa e poder píblico só poderia dar nisso – desgraça para o povo. Regulaçao da mídia urgente!

    Hoje fala-se em 5 dias “cheios” de racionamento por semana , amanha conseguirao fazer o povo engolir “10 para 1”. É uma questao de tempo. E a culpa será de Sao Pedro, aguardem para ver. A covardia nao tem limite.

    O povo precisa recolher a água das chuvas enquanto elas ainda estao aí. É importante canalizar a água da calha do telhado em reservatórios, tambores, bombonas, porque a falta de investimento do governo nao socorrerá a ninguém. Essa água poderá ser usada para lavar roupa e  limpeza em geral, isso já vai ajudar e muito. A crise perdurará 2015 todo e os anos seguintes até que se normalize o sistema com as obras necessárias.

    SP ainda nao viu nada. 

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  11. Nós já sabíamos. Ele contou

    Nós já sabíamos. Ele contou com seus eleitores , cegos, surdos e mudos, para ganhar a eleição, mas nós já sabíamos

    que seria assim. 

  12. As digitais dele estão lá!Há

    As digitais dele estão lá!

    Há um ano deveria iniciar um racionamento e não a conversa mole de que não iria ter racinamento!

    Perdeu-se assim as ações de curto prazo!

    As ações de médio prazo deveriam estar em andamento há um ANO ATRÁS!

    Perdeus-se assim as ações de médio prazo!

    Só restam o racionamento HOSTIL por que quem está sem água sabe:

    Ficar sem água deixa QUILÔMETROS DE TUBULAÇÕES VAZIAS…

    Se ficar 5 dias, os dois dias restantes talves não sejam suficiente para retorno da PRESSÃO em locais mais elevados, por que TODOS vão querer o máximo de água em suas casas…

    E falar que se preocupou com as pessoas?

  13. o grupo rumo deveria sair por

    o grupo rumo deveria sair por aí cantando aquela canção do

    luis tatit, carnaval do geraldo;

    tá louco, geraldo,

    todo mundo dando força, e voce não vai…

    geraldo:

    não vou,

    fico envergonhado,

    todo mundo olhando,

    todo mundo reparando,

    todo mundo me secando.

    geraldofica envergohado porque todo mundo

    olha,

    todo mundo pára,

    todo mundo seca!!!

     

     

  14. Loucos

    Cinco dias por semana sem água não é “racionamento” é esgotamento. Quando acabar de vez a água vão chamar de racionamento nível 5, “uma medida dura mas indispensável frente à gravidade da crise.”

  15. Geraldo Naosabesp nada!

    Crime de irresponsabilidade  dos direitos humanos!   O  “cara de barro ” Geraldo tem que sair do

    Governo estadual, fazer um abaixo assinado urgente.

    Nos os cidadaos temos que reclamar agora  o racionamento da  agua (?)no Sao Paulo e Minas Gerais

    essa é a unica saida logica  e deve vir do povo e nao dos irresponsaveis  piranhas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador