Algumas reflexões sobre a greve dos caminhoneiros, por Camila Tribess

Artigo do Brasil Debate

por Camila Tribess

No ano de 2008, a Argentina enfrentou sérios problemas de abastecimento por causa de estradas fechadas pelo movimento organizado por grandes proprietários rurais contra o aumento de impostos proposto pelo governo de Cristina Kirchner, e que ficou conhecido como “el conflicto del campo”.

Os maiores produtores-exportadores da Argentina, naquele momento, colocaram seus caminhões, caminhonetas, tratores e funcionários para bloquearem estradas e causar um caos de abastecimento no país.

A comparação com o atual movimento de caminhoneiros no Brasil parece bastante razoável. Ao mesmo tempo em que, sim, há no movimento reivindicações antigas dos funcionários e autônomos, expressas no agora já sancionado “Estatuto do Caminhoneiro”, fica a pergunta: se o estatuto foi aprovado e sancionado e o governo garantiu que não haverá aumento no preço do diesel nos próximos meses, por que o movimento não acaba?

Alguns “manifestantes” têm denunciado que estão nos bloqueios por pressão e ameaças de “líderes” que respondem a uma organização que está acima do interesses desses trabalhadores.

Sim, pois não podemos nos enganar. Greve de professores, garis, funcionários públicos, metalúrgicos ou qualquer outro grupo que se mobilize contra as explorações do capital são rapidamente reprimidas e consideradas ilegais. Existiram alguns episódios lamentáveis no início dos protestos – que, volto a afirmar, tinha reivindicações justas que já foram atendidas. No entanto, agora, o que resta desse movimento?

Para essa resposta volto à comparação do movimento de 2008 na Argentina. O que temos hoje é a tentativa dos grandes empresários de, através da pressão de suas empresas e recursos, de causar danos à economia do País e à vida da população em geral até conseguirem seus objetivos. Estes, por sinal, estão longe de serem os objetivos dos trabalhadores que estão ali no movimento, muitos por pressões já denunciadas.

As faixas que aparecem nas mãos de certos “manifestantes”, a fala de certos políticos conclamando que não vai haver trégua enquanto não alcançarem o impeachment são os sinais mais óbvios de que o que resta desse movimento são os interesses do grande capital, que começa a perder a vergonha de se assumir golpista.

Todas as greves de trabalhadores são justas e devem ser apoiadas. Quando essas greves tornam-se motes para os interesses obscuros do grande capital, é preciso rever o que está em jogo. Aqui, os trabalhadores caminhoneiros já foram jogados de lado e não são mais os seus direitos e interesses que estão sendo reivindicados.

Conheça a página do Brasil Debate, e siga-nos pelo Facebook e pelo Twitter.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. é isso aí, há que denunciar

    é isso aí, há que denunciar esses interesses obscuros,

    sob pena de a maioria que reinvindica seus direitos sejam

    no final prejudicada por estes que supostamente os defendem

    mas querem em suma defenestrar o governo progressista.

  2. Frete e imposto.

    Pois é, tem gente que recebia Carta Frete e não pagava imposto. O Governo Federal está fechando as portas da sonegação e os sonegadores se estrebucham.

  3. Não acaba porque é um

    Não acaba porque é um movimento politico.

    Um grupo pequeno, financiado pelos partido de oposição, tem interesse em prejudicar o governo federal para diminuir a sua popularidade e impedir que o Lula vença em 2018.

    Para isso eles tem que provocar um caos no país.

    Por exemplo, dia 15 vai acontecer a passeata a favor do impeachment da Dilma, isso tudo é interligado.

    Não duvido que tenha dinheiro gringo no meio.

    O pano de fundo disso tudo chama-se pré-sal.

    Eu narrei esses fatos para um coxinha,  e ele me disse que eu preciso de tratamento urgente, pois estou maluco e vendo coisas.

    Será ?

    Por vias das dúvidas na segunda vou consultar um médico.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador