Aliada até ontem, Mara Gabrilli pede para Cunha deixar a presidência da Câmara

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Tales Farias

Do Fato Online

Surge Mara Gabrili, o Gabeira de Eduardo Cunha

https://www.youtube.com/watch?v=shhAzeA2Cjo]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=6DB1MW-rzuE

Eleito em 2005 para a presidência da Câmara, o deputado Severino Cavalcanti – todos sabiam! – era um desastre. Para o país e para a imagem da própria Câmara.

Mas parecia impossível tirá-lo do cargo por conta do forte apoio que ele possuía, até então, do baixo clero do Congresso e do governo.

Até que o deputado Fernando Gabeira, em abril daquele ano, pegou o microfone e protestou contra uma entrevista que Severino havia dado ao jornal Folha de S.Paulo (veja vídeo). A partir disso, o então presidente da Câmara foi escada abaixo.

A imprensa acabou descobrindo que ele recebia propinas do dono de um dos restaurantes em funcionamento na Câmara num escândalo apelidado de “mensalinho” e, em setembro de 2005, Severino acabou tendo que renunciar.

Da mesma forma que Severino, hoje já é geral a opinião de que a presença de Eduardo Cunha (PMDB/RJ) no cargo de presidente da Câmara tornou-se um desastre para a imagem dos políticos e para o país. Nos corredores do Congresso, todos se perguntavam, no entanto, quando apareceria o Gabeira de Eduardo Cunha.

Eis que ontem a deputada tetraplégica Mara Gabrilli (PSDB/SP) – até então uma aliada de Cunha como todos no PSDB, mas muito estimada no Congresso – pediu que a colocassem de pé junto ao microfone do plenário e cobrou a renúncia do presidente da Câmara (veja vídeo).

Cunha, que sempre reage, ora com ironia, ora com agressividade, desta vez mostrou-se sem ação. Ao final, a opinião geral entre deputados e senadores é de que, enfim, apareceu o Gabeira de Eduardo Cunha. Chama-se Mara Gabrilli.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. deputada

    esta Deputada é o símbolo máximo do PSDB, todo dia muda de opinião, ontem era Cunha até morrer, hoje é contra Cunha em razão de que o Cunha está perdendo apoio da sociedade. Deputada, toma vergonha na cara!

    1. E o governo e o Pt  também

      E o governo e o Pt  também não fizeram a nesma coisa ? Primeiro Dila / Mercadante e o núcleo duro do governo travaram uma guera contra Cunha. Estavam certos porque o homem é um bandido. Agora apoiam Cunha em troca de ele não acionar o impeachment. Lula, José Guimarães, Sibá Machado declaram abertamente seu apoio a Cunha. Qual é a diferença entre um partido e outro ? São todos fois hipócritas e oportunistas. Mas mesmo assim,considero a atitude de Mara Gabrilla corajosa e valiosa, basta ver como o Todo Pideroso ficou sem reação,  principalmente quando 500 e poucos covardes  continuam calados. A tentativa de desmerecer seu ato é despeito ou inveja.

    2. É verdade!

      Essa deputada é a pior de todas as pessoas. Ela quer passar a imagem de ser uma pessoa bondosa, mas teve o desplante de negar uma vaga a uma criança portadora de Sindrome de Rett em seu Instituto destinado a pessoas especiais, só porque o pai dessa criança é um simpatizante do PT. 

  2. Chutadores de cachorro morto

    Nem vem que não tem, sem essa, são chutadores de cachorro morto. Como se diz lá no RS, depois da onça morta todo mundo mija no couro. Não me comovo nem um pouco com esses arroubos, a saber:

    1. Fernando Gabeira, dedo em riste, apoplético, espumando exigindo a renúncia do cadáver do Severino, acuado, liquidado;

    2. O midiático Jean Willys, idem, prá cima do cunha;

    3. Idem, Mara Gabrilli, também pra cima do Cunha. 

    Até eu. 

    1. Apenas sendo objetivo, Jean

      Apenas sendo objetivo, Jean Wyllys, há muito, confronta o E. Cunha. Basta ver as notícias. 

      http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/jean-wyllys-acusa-eduardo-cunha-de-silenciar-sobre-bolsonaro,406879b6bff3a410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

      http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-01-11/nao-tem-santo-que-me-faca-votar-em-eduardo-cunha-dispara-jean-wyllys.html

      http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/03/1607651-jean-wyllys-enfrenta-cunha-e-apresenta-projeto-que-legaliza-aborto.shtml

      http://radioc.com.br/new/jean-wyllys-acusa-eduardo-cunha-de-proibir-divulgacao-de-seminario-gay/

      http://limpinhoecheiroso.com/2015/05/22/r1-bilhao-eduardo-cunha-consegue-a-aprovacao-de-shopping-para-deputados/

      O Jean Wyllys pode gostar de aparecer, mas, pelo menos, aparece pra fazer algo, em regra, produtivo.

      Desde antes da eleição do Cunha já mostrava sua contrariedade e continuou firme seguindo seu posicionamento, ao contrário desses “varões”, em especial essa Mara Gabrilli, que só agora “descobriram” o Cunha, depois de usá-lo (e serem usados) para suas conveniências políticas.

  3. Estamos muito mal servidos de

    Estamos muito mal servidos de lídererança para tirar o Cunha de lá.

    Essazinha aí é a mesma que invadiu a prisão da Papuda, onde o Zé Dirceu estava preso, para fazer selfie e mostra o extremo conforto em que vivia o prisioneiro, que contava com goteiras na sela, banho frio, mas tinha um microondas, um luxo!

    Tamos frityos com gente assim.

    1. Mara Gabrilli não é flor que se cheire!

      Todos sabem que ela é de S.André (SP) e filha de um dos poderosos empresários que atuava no ramo de transportes públicos da cidade, sr. Luiz Gabrilli. Esse senhor já faleceu e seus filhos ainda continuaram por um tempo com os negócios de seu pai mas depois venderam a empresa. Essa deputada não perde um dia de sua vida em demonizar o PT, dizendo que o PT arruinou a sua família. Mas ela não diz um A sobre a verdadeira mordomia que sua família desfrutava junto à Prefeitura de S.André, antes do PT assumir o poder. Segundo declarações do ex-secretário no governo Celso Daniel, sr. Klinger Luiz de Souza, na CPI dos Bingos, o sr. Gabrilli e os demais empresários, que eram concessionários do serviço públicos de S.André, não pagavam sequer o IPTU do imóvel de suas empresas. Quando a prefeitura começou a cobrar esses impostos e demais atrasados, os empresários passaram a falar que a prefeitura estava cobrando propinas deles para a campanha eleitoral do PT. E o irmão do Celso Daniel, sr. João Francisco, nunca veio a público dizer o porquê de fazer tanto lobby a favor desses empresários junto à Prefeitura. É por isso que eu digo também: Tamos fritos com essazinha Mara Gabrilli. 

      1. Gabrilli e sua família pidem

        Gabrilli e sua família pidem ser o que for, aliás, vc conhece algum político honesto ? Ela pode ser qualquer coisa, mas ela desafiou o pior  político que o Brasil já teve. Qual é o problema  ? Você prefere que todos fiquem calados e deixem o bandido manipular, manibrar como ele quiser, essa vergonha para o Brasil?

        1. Sra. Ana Torres,

          Infelizmente não temos muitos políticos honestos nos quais podemos confiar, mas daí ficar “endeusando” essa Mara Gabrilli por esse seu gesto como se fosse a salvação da pátria? Com isso eu não concordo não. Se ela fosse mesmo um “poço de virtudes” como estão querendo nos fazer “enxergar”, ela teria tomado essa atitude logo no início quando foram reveladas as tais contas do sr. Eduardo Cunha. Pra mim nada do que essa sra. fizer, vai alterar o conceito que eu tenho sobre ela. Tenho lido muitas mentiras que essa sra. tem falado sobre o caso Celso Daniel e, o pior, é que tem gente que acredita nessa pessoa. Só lamento que vamos ter que esperar muito tempo ainda para que todas essas mentiras sejam desmascaradas. 

          1. Helena
            Ninguèm está endeusando essa deputada, isso é um exagero. Mas você conhece algum partido sem contradições ? Os políticos são hipócritas e oportunistas e nesse caso vale tanto para pt como para psdb. Antes era o psdb que apoiava Cunha mirando o impeachment, agora é o pt que o apoia para ele engavetar o impeachment. Todos dois são vergonhosos. Você não precisa mudar o conceito que você tem sobre a deputada, você está certo. Mas desqualificá-la por um gesto que não é ‘a salvação da pátria”‘ mas pooe ser um forte empurrão para acelerar o processo de saída  de EC, isso, sim, pode ser. Esse deveria ser o objetivo de todos juntos.  Tenho certeza que se um outro político, que não do osdb também com histórico semelhante, tivesse feito a mesma coisa, teria outra repercussão aqui. O problema é ela ser do psdb, essa é a questão. Quem dera o cachorro estivesse morto ! Agora, além dos seus 230 cúmplices, ele tem o apoio do Planalto e de Lula que diz abertamente que derrubar Cunha não é prioridade. Sibá e J. Guimarães dizem a mesma coisa. Você não acha isso vergonhoso ? Para mim  é tão vergonhoso quanto o psdb apoiar Cunha antes. São as mesmas contradições. E se o apoio do governo a Cunha é invenção da mídia, bastaria um desmentido do governo BEM CLARO e COM TODAS AS LETRAS. Onde está essa coragem de enfrentar o bandido-mor ? Por  essa razão, repito: mesmo com hipocrisia da depurada ela desafiou Cunha em plenário, na Casa que ele ainda preside e pela primeira vez ele foi constrangido fortemente e não conseguiu esboçar reação, foi nocauteado.  Pela força que ele tem, isso pode ser visto como uma pequena vitória. 
             

  4. Nossa! pelo teor dos

    Nossa! pelo teor dos comentarios-militantes, parece-me que o melhor presidente da câmara para os mesmos, é EC. Ou seria para o partido, uma vez que tem sinais de costura no ar? Faço-me mais claro : EC garante Dilma e o PT garante EC. Mas não vai dar mesmo, nada impedirá a queda de EC. E o partido, PT, não escapará de mais uma manobra desastrada e perderá mais uma em seu cacife eleitoral. 

  5. Depois que o PSDB decidiu

    Depois que o PSDB decidiu abandonar o apoio e avançar contra Cunha, a mídia o acompanhou, numa mudança de posição espantosa, sem que houvesse qualquer fato novo. Quando foram comprovadas as contas de Cunha na Suiça, a reação da mídia foi bem moderada, mas agora que o PSDB adotou, de forma oportunista, posiçao contrária, a mídia inicia a demonização do Cunha, tentando, ainda por cima, jogá-lo no colo do PT. Tem que que perguntar a essa deputada por que ela não assinou a representação contra Cunha, que deu origem ao processo na Comissão de Ética. Trinta e dois deputados do PT assinaram. Do PSDB, apenas um.  

  6. CUNHA E O PT POR WILLIAM WAACK

        Vi ontem parte do Jornal da Globo. Houve algo que achei estranho: William Waack disse que deputados do partido de Eduardo Cunha (PMDB) e do PT articulam a sua defesa em troca do emperramento na Câmara das ações que visam o impeachment de Dilma. Logo após essa fala foram vistas imagens da Deputada Mara Gabrilli do PSDB-SP atacando Cunha e pedindo a sua renúncia.

        Pareceu-me estranho porque o PT e o governo Dilma eram inimigos de Eduardo Cunha e o PSDB era seu aliado na campanha do impeachment.

        

     

  7. O interesse do PSDB no Cunha

    O interesse do PSDB no Cunha era o impedimento de Dilma ele não colabora, dançou. Perdeu apoio por ficar enrolando.

    O interesse  do PT é a manutenção do PT no poder, Cunha colaborou agora com o PT vai ter apoio do governo, mas não vai adiantar pelo visto.

    1. Hipócrita

      Mara Gabrili falando em Ética é a exaltação da hipocrisia.

      Essa senhora não tem Ética alguma. Quem já esqueceu o porquê, pergunte ao deputado Jean Willys.

      Agora que o Eduardo Cunha já não tem serventia, ela enfia a faca nas costas dele. E ainda diz que gosta dele. Imaginem se detestasse.

      Entre Eduardo Cunha e Mara Gabrili não sei quem é pior.

       

      1. Curioso

        Essa Gabrili , acompanhada de diversos Canalhas e Hipocritas,  ex-recentes-parceiros de Cunha deve nos achar otários.
        Ninguém vai esquecer que ela, em um só dia votou , pela manhã, contra a redução da maioridade e ao anoitecer votou a favor dessa excrecência  histórica  , que não respeitou nem os tramites regimentais do Congresso.
        Ainda que  útil essa postura não torna essa senhora alguém digno de credibilidade.
        Ela age com a lógica que Brizola alertava:
        A política adora a traição, mas não perdoa o traidor.
         

  8. Severino não tinha apoio do governo

    Não vamos reescrever a história, Severino Cavalcanti, tal como Eduardo Cunha, foi eleito na disputa contra o candidato do governo. E foi do interesse da mídia então como agora é Cunha, enquanto era útil para manter acesa a ideia do impeachment.

  9. Tanto PSDB quanto PT são
    Tanto PSDB quanto PT são hipócritas e oportunistas. Antes era o psdb que apoiava Cunha mirando o impeachment, agora é o pt que o apoia para ele engavetar o impeachment. 
    Mas mesmo assim, considero a atitude de Mara Gabrilla corajosa e valiosa, basta ver como o Todo-Poderoso foi desafiado e ficou sem reação, e principalmente quando 500 e poucos covardes  continuam calados. A tentativa de desmerecer seu ato é despeito ou inveja. Além disso o video está incompleto. Ela falou muito mais que isso.      

  10. O video está incompleto

     

    Mara Gabrilla ainda diz:”O senhor está com medo, senhor presidente, é isso que está acontecendo? Chega, senhor presidente, o senhor não consegue mais presidir. Levanta dessa cadeira, Eduardo Cunha.”
    E o bandido  empalideceu e não conseguiu esboçar qualquer reação. VALEU! Mesmo com hipocrisia Cunha  foi nocauteado.

     

  11. É a Globo passando a ideia de

    É a Globo passando a ideia de que ela (Globo) e o PSDB, junto a todo baixo clero (e bora baixo nisso) puseram o cara lá, não têm nada a ver com isso… Sempre foram contra Cunha…

  12. Ex-petista e indignado por ser traído pelo PT

    Não vejo a hora do Cunha cair e ser julgado. Ele vai ser o Roberto jefferson do Petrolão. Esperem e verão.

  13. Mais um erro da oposição PSDB

    Agora que o barco está afundando todos estão percebendo do erro do PSDB em abraçar Cunha.

    Todos chamaram a Presidenta Dilma de intransigente e falaram em falta de jogo de cintura na disputa da Presidência da Câmara dos deputados.

    Agora o PT não precisa empurrar ladeira abaixo, muito menos chutar cachorro morto.

    Quem tem que se livrar do incomodo,  é quem abraçou e tirou fotos com Cunha, que foi o PSDB.

    Todos os jornais, revistas, emissoras de rádio e tv que apoiam a oposição PSDB estão tentando dizer ou escrever que Cunha é aliado do PT, e depois não reclamem da perda de credibilidade.

    Leitores e ouvintes com um mínimo de bom senso sabem que até hoje de manhã este veículos da mídia também estavam abraçado com Cunha., noticiavam abertamente o rompimento de Cunha com o PT e o Governo da Presidenta Dilma.

    Cunha está ando no fio da navalha, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

    A presidenta Dilma tem que mais é governar, estabilizando o câmbio no atual patamar, reduzindo os juros da Selic, o compulsório bancário e estimular o crédito destinado ao consumo, principalmente de bens duráveis.

  14. Mara Gabrilli e os

    Mara Gabrilli e os manifetantes Coxinhas do mês de agosto, em suas faixas: “Somos Todos Cunha”.

    Agora, de forma oportunista, essa deputada diz pra ele se levantar da cadeira. E ainda tem gente que a chama de corajosa.

    Cunha ficou sem ação com o pronunciamento da deputada, pois não esperava que uma de suas mais fiéis aliadas viesse a atacá-lo de forma inesperada. Os ataques dos adversários, ele, com toda a sua cara-de-pau, já estava preparado para rebater. Lembra a fábula do sapo e do escorpião.

    Houve uma enchente. Sapo e escorpião ficaram ilhados. o Escorpião pede ao sapo para atravessá-lo em suas costas, mas o sapo diz que não, com medo de ser ferroado. O escorpião promete que não e eles seguem. No meio do trajeto, o escorpião taca-lhe a ferroada nas costas. Os dois afundam e o sapo pergunta-lhe o porque daquele ato, se os dois vão morrer, ao que o escorpião responde: não pude me controlar, é a minha índole. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador