Alto Tietê está em situação mais séria que Sistema Cantareira

Jornal GGN – E o nível da água nas represas do sistema Alto Tietê caiu mais, e chega em 4,7%, muito mais próximo do colapso que o sistema Cantareira, com 7,8%. A Sabesp sonha com a chuva e a diminuição do consumo, pelo sucesso do bônus extra e pela clemência do tempo. A situação não é para descuido, mas as declarações de executivos da Sabesp e de integrantes do governo do Estado de São Paulo não ajudam. Leia a matéria da Folha.

da Folha

Crise da água

Alto Tietê corre risco de colapso antes do Cantareira

Nível de sistema que abastece 4,5 mi é de 4,7%, contra 7,8% no Cantareira

Seca na região se agravou nos primeiros dias de dezembro; Sabesp diz esperar retomada com chuvas

EDUARDO GERAQUE DE SÃO PAULO

O sistema Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de moradores na região leste da Grande São Paulo, depende de chuva intensa nas próximas semanas para não entrar em colapso em janeiro, antes mesmo do Cantareira.

O nível das represas do sistema baixou e atingiu 4,7% nesta segunda (8) –menos que os 7,8% do Cantareira.

Só em novembro, as águas represadas baixaram 3,2 pontos percentuais no Alto Tietê, que serve parte da zona leste da capital e outros municípios da região metropolitana, como Mogi das Cruzes e Poá.

E a seca se agravou neste começo de mês: enquanto a chuva em novembro foi de 3,6 mm/dia, em dezembro está por enquanto em 1,3 mm/dia.

Segundo Roberto Kachel, engenheiro especialista em hidrologia e membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, será preciso chover acima da média histórica –de 6,2 mm/dia em dezembro– nas próximas semanas para ele não se esgotar.

“Se chover na média tudo indica que a água no Alto Tietê acaba em 30 dias”, afirma.

Nos últimos meses, a Sabesp vinha remanejando água de outros reservatórios –inclusive do Alto Tietê– para suprir a crise no Cantareira.

Kachel, que é ex-funcionário da Sabesp, afirma que a reserva do Alto Tietê, usada desde outubro, está acabando –restando apenas um terço do chamado volume morto.

Já no Cantareira, se a intensidade de chuvas não aumentar muito até março, a gestão Geraldo Alckmin (PSDB) ainda terá em 2015 a possibilidade de recorrer à água da terceira cota do volume morto –se a manobra for aprovada por órgãos responsáveis.

Professor na Universidade Mogi das Cruzes, Kachel afirma que a situação do Alto Tietê chega a ser mais grave do que a do sistema Cantareira –apesar do destaque dado a este pela Sabesp.

Pelos cálculos do pesquisador, a captação de água no sistema Alto Tietê ficará inviável quando seu nível chegar próximo de 1%.

Questionada se existe um plano B para evitar colapso no Alto Tietê, a Sabesp disse, em nota, que “com a chegada do período de chuvas mais intensas, a expectativa é que” esse sistema “volte a subir”.

Consumo, evaporação das represas e vazão retirada dos reservatórios também interferem no nível dos mananciais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

6 comentários

  1. A situação já é de colapso há

    A situação já é de colapso há tempos.

    Significado de Colapso

    s.m. Medicina Diminuição súbita e geral da energia do sistema nervoso e de todas as funções que dele dependem.
    Estado de prostração e depressão extremas.

    Fig. Qualquer diminuição súbita de poder, de forças: o colapso de um banco, de uma nação.

    As chuvas mesmo que atinjam a média histórica ainda assim não será suficiente para colocar as reservas hídricas em patamares próximos ao do último período de chuvas.

    Consome-se mais do que a capacidade de entrada de água.

  2. Interessante. As aguas do

    Interessante. As aguas do Alto tiete foram desviadas por 12 meses para abastecer o Cantareira.

    Agora,elas irão acabar antes dele. O que isso significa?

    O Governo do Estado decidiu que a “plebe” da Zona Leste e região metropolitana (Itaququecetuba, Suzano…) irão ficar sem agua para salvar a “nobreza” da Zona Oeste. A Sabesp simplesmente decidiu quem vai ficar sem agua!

    E como sempre, sobrou para os que mais precisam e não podem contratar serviços privados! 

    Não é possível que a grande mídia não tenha percebido isso!

     

     

    • E quem disse?

      Quem disse que a grande mídia não percebeu isso?  Nós, pequenos mortais, há meses temos apontado toda essa tragédia. Mas o governo não é do PT. Caso fosse, a mídia, justiça e a elite já estariam massacrando o governo. Sairam às ruas no sábado passado, contra quem trabalha, mas não se manifestam contra quem criminosamente lhes nega água.    

  3. Mentira. Isso é intriga do

    Mentira. Isso é intriga do PT. Em 2016, Serra volta pra prefeitura. Assim, completa o cilco vitorioso do estado de SP. COm Geraldo governando a Chuissa brasileira e o Serra sendo prefeito da capital Bernes.  E a população? Ela está satisfeita com a ótima qualidade da água, da disponibilidade e está amando o serviço público da New chuissa fundada em 1932.

  4. Quanto os sistemas chegarem a

    Quanto os sistemas chegarem a 0,00 todos iremos para as ruas .

    Os paulistas/paulistanos para culparem o Governo Federal e tentarem derrubar a Dilma, e a população de outros Estados da Federação sairão as ruas para defenderem o Governo Dilma (e a democracia) .

    Então…. Que se inicie este extasiante lero lero, que zere logo cantareiras e vamos pro pau .

  5. Taí uma proposta:

    Campanha pela arrecadação de lágrimas para a cantareira

    Multiplicam-se pela internet vídeos emocionantes que mostram toda a rebeldia coxinhesca que eclodiu pelo Brasil depois da vitória de Dilma. É muito choro, é muito patriotismo e muito separatismo também, por que não?

    Pergunto-me porque toda essa gente emocionada não faz uma boa ação e não doa suas lágrimas para contribuir com a recuperação da Cantareira?

    Pela solidariedade, pelo enobrecimento d’alma brasileira e contra a cubanização bolivariana lulo-dilma-petralha do Brasil: DOE SUAS LÁGRIMAS PARA A CANTAREIRA!
     

    Porque não adianta fazer só cara feia!

    Fonte: http://observatorioriosampa.blogspot.com.br/2014/11/campanha-pela-arrecadacao-de-lagrimas.html

     

     

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome