Analistas da Empiricus são suspensos pela Apimec

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Três analistas da Empiricus, a famosa empresa que faz análises e relatórios sobre o mercado financeiro e investimentos, e que faz previsões um tanto quanto discutíveis sobre os caminhos da política e economia, tiveram seus registros suspensos por 30 dias pela Apimec. A Apimec (Associação de Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais) considerou propaganda enganosa os e-mails que esses analistas enviaram a potenciais clientes.

A propaganda enganosa, segundo a Apimec, baseia-se no fato de que a Empiricus induz o investidor a acreditar que o retorno dos investimentos é garantido e não alerta de forma clara sobre os riscos de perda envolvidos em negócios oferecidos. No processo, o alerta de que esses e-mails levam a interpretações equivocadas quanto aos resultados dos futuros investimentos. O processo é de infração ético-disciplinar.

Os analistas punidos foram Felipe Miranda, sócio da empresa, e também Gabriel Casonato e Bruce Barbosa. Os três estão proibidos de assinar relatórios de análise, e-mails marketing ou qualquer outra comunicação relativa ao mercado financeiro entre 16 de novembro de 15 de dezembro. A Empiricus disse que não concorda com a decisão e que vai recorrer.

A CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que também recebeu esta denúncia por regular o mercado financeiro, informou que faz acompanhamento e análise de operações, divulgações e movimentações envolvendo o mercado de valores mobiliários e, quando necessário, toma as medidas cabíveis. No entanto, no caso específico da Empiricus, não se pronunciou, “para não afetar trabalhos de análise ou apuração que entenda pertinentes”.

A CVM está reformulando a instrução que rege a atividade de análise no Brasil para cercar este tipo de comportamento. A intenção da CVM é coibir práticas consideradas excessivas e estender a punição para as empresas também, não focando somente nos analistas.

Na apuração da Apimec, os três analistas foram denunciados devido ao conteúdo de e-mails enviados a potenciais clientes da Empiricus. Os títulos desses e-mails são: “Double X: uma maneira totalmente inovadora de ter um lucro potencial de 995,1% em 12 meses”; “A estratégia capaz de transformar R$ 1.500 em mais de R$ 227 mil em apenas um mês”; e “A nova oportunidade da sua vida”.

No entendimento da Apimec, o alerta contido nos e-mails não era suficiente para prevenir os potenciais investidores dos riscos reais contidos nas estratégias descritas. A Empiricus tem 1,7 milhão de leitores gratuitos e mais de 180 mil assinantes únicos em seu site.

A Empiricus tem outro processo em andamento. Em agosto, a PGE (Procuradoria-Geral Eleitoral) entrou com ação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pedindo punição da empresa por ‘supostamente’ fazer propaganda antecipada da candidatura de João Doria, hoje gestor de São Paulo, às eleições presidenciais de 2018.

“A candidatura de Doria pode te deixar rico” era o mote da propaganda denunciada e, assim como fez com Aécio Neves na última eleição, dizia que de acordo com seus relatórios de investimento a melhor opção seria Doria presidente. “Doria presidente? Tivemos acesso ao plano que pode multiplicar o seu patrimônio”, dizia o texto do e-mail da campanha Empiricus.

O GGN já vem alertando sobre a Empiricus há alguns anos, principalmente por ocasião da disputa eleitoral entre Dilma Rousseff e Aécio Neves. A empresa foi longe neste período, leia as matérias selecionadas.

Apesar de brechas na legislação, Empiricus é investigada pela CVM e MPF

Empiricus ataca com boatos de confisco secreto da poupança

Empiricus pode manter anúncios contra reeleição de Dilma

Consultoria que apostou no ‘fim do Brasil’ faz campanha pela PEC do teto de gastos

Processado pela SEC, sócio dos EUA inspirou marketing anti-Dilma de consultoria

Consultoria ataca Dilma com versão brasileira de End of America

Campanha de Dilma reage contra links patrocinados de Aécio Neves

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Só sendo muito trouxa pra

    Só sendo muito trouxa pra acreditar nesses picaretas da Empiricus. Essa é a dura realidade. Acho que não sabem nem diferenciar um extrato bancário de uma nota promissória.

    Falando nisso? Só agora se deram conta de que eram cínicos e picaretas?

  2. Perturbaram a ordem no Brasil e agora atacam em Portugal

    O mercado de imóveis em Lisboa está ficando perigosamente inflacionado e a Empiricus tem uma parcela de responsabilidade nisto. Um dos donos da empresa se mudou para Lisboa e vem fazendo campanha/cursos para que brasileiros invistam lá. Estes mercadistas pouco se importam com o que acontece com a população local, como fizeram campanha golpista baseada no medo, aqui. Só se preocupam com os bolsos polpudos. Ajudaram a criar desordem aqui e estão a contribuir em levar insegurança habitacional aos irmãos portugueses.

    “Recomendamos o investimento em imóveis em Portugal. Você paga barato, está na Europa, forma patrimônio em euros e o retorno varia de 5% até 15%”, diz Renato Breia, 32, sócio da Empiricus, consultoria financeira com filial em Lisboa. Ao se mudar há um ano e meio, o economista seguiu o conselho dado aos clientes: comprou por 270 mil apartamento de 90 m². FONTESSubida do preço das casas em Portugal “não é sustentável”https://www.dn.pt/dinheiro/interior/subida-do-preco-das-casas-em-portugal-nao-e-sustentavel-5746103.html Casas custam o dobro do que os compradores querem gastarhttps://www.dn.pt/dinheiro/interior/casas-custam-o-dobro-do-que-os-compradores-querem-gastar-6242462.html Habitação. Preço das casas dispara a nível nacional com Lisboa a liderar aumentoshttps://sol.sapo.pt/artigo/587066/habitacao-preco-das-casas-dispara-a-nivel-nacional-com-lisboa-a-liderar-aumentos Brasileiros ricos se mudam para Lisboa, a nova Miamihttp://www.aquinoticias.com/economia/2017/04/brasileiros-ricos-se-mudam-para-lisboa-a-nova-miami/2358296/ https://www.empiricus.pt/ 

     

     

     

  3. .. conhecendo o comportamento

    .. conhecendo o comportamento corporativista de praticamente todas as associações profissionais no Brasil, o que dizer, então, do setor financeiro, prá esses caras terem sido suspensos deve ter coisa muito pior rolando aí por trás, hein? Vale lembrar que essa empresa é peão no xadrez do golpe, tem costas largas, influência, o escambau, eles fazem parte do “sistema”.. prá levar uma tungada dessas, devem estar no meio de uma disputa feroz..

  4. não trabalham investimentos…

    trabalham investidores sem apresentar nenhuma margem de segurança para o dinheiro investido

    ou apenas com a garantia de que podem vencer o mercado com pilantragem ou politicagem e, pior, em tempo de crises ou de oscilações bruscas……………………………….

    tempo em que o mais importante é proteger a carteira, capital principal, com retornos adequados, normais

    1. em tempos de golpe e do dolar fácil…

      o perfil do investidor brasileiro, com a entrega dos seus Reais sofridos para pilantras,

      nunca deixou de ser o de um eterno otário

  5. Se fizessem uma auditoria na

    Se fizessem uma auditoria na bolsa de vallores para ver quem ganhou e quem ganha com este tipo de atitude,muitos moralistas sem moral já estariam atrás das grades.

    Não precisa nem ir longe,é só auditar compra e venda na Petrobras,principalmente mercado de opções.

  6. Empiricus é o CQD da 7ª lei de Murphy

    “Não importa quantas vezes uma mentira for demonstrada, sempre haverá uma porcentagem de pessoas que acreditam que é verdade”

  7. Spam

    A empiricus me manda email todos os dias que, na impossibilidade de cancela-los, vão direto pra caixa de spam.

    Por outro lado, acho bonitinha a  abordagem deles , que pra mim soa mais ou menos assim:

    “E aê, otário, tem dinheiro sobrando e não sabe o que fazer com ele?

    Põe na minha mão que eu gasto!”

    Fazendo coro com o  Romanelli:

    “Demorô!”

  8. Prezados Camaradas
     
    Eu não

    Prezados Camaradas

     

    Eu não sei como esses picaretas pegaram meu e-mail pessoal, para enviar todo dia as cascatas que eles pregam

    Mesmo bloqueando como spam essa merda continua a vir; e vc não consegue sair da lista dos infernos desses caras

    Eu não lembro bem, mas aqui no blog li de um rolo daquele outro pilantra (o “cerra”) com a Serasa expirian, de venda de cpf´s; não me lembro. Será que esses cascateiros da Trambicus conseguiram alguma coisa nesse rolo também?

  9. Empiricus
    Lamentável reportagem, pois onde fica liberdade de expressão, que interesses estão por trás desta punição da Apimec? Julgadores são representante de bancos…

    1. O motivo?

      O motivo está contido na reportagem: “propaganda enganosa”. E é mesmo, se inscreva com seu e-mail para receber as “análises” e o sr. verá. A primeira vez que vi (hoje estão devidamente bloqueados como spam), pensei que era propaganda política, depois que li, vi que eram enganadores. Se for atrás deles provavelmente vai perder dinheiro já no médio prazo.

    2. Não se faça de besta
      Vá sofismar com essa conversa de liberdade de expressão no site das antas.

      A regra do mercado é clara: mentiu, leva chumbo. É o mínimo.

    1. Fim da Empiricus
      Vc deve ser aqueles mauricinhos jumentos que confiaram na Empiricus, evé bobo o bastante para ter coragem de falar de uma pessoa idônea como Nassif,

  10. acho que ‘tá passando da hora

    acho que ‘tá passando da hora do Nassif dar espaços para o último ganhador Nobel Economia, cujo trabalho versa exatamente sobre o que todos reclamamos: a falta de conexão dos “cabeças de planilha” com a sociedade, com a psicologia das massas. não vamos esperar qq sentido ético nesses sujeitinhos e nos seus apoiadores/consumidores.

  11. A empiricus é uma espécie

    A empiricus é uma espécie limite, quase patológica, seria como a fusão numa única cabeça do pior do jornalismo econômico, do “especialista” de “mercado”, do militante padrão mbl/rl e do pungista torpe.

  12. Bandidos da Empiricus
    Esses picaretas da Empíricos deveriam estar presos, não são analistas de mercado coisa nenhuma. É uma empresa estrangeira que abusa da liberdade concedida no Brasil para enganar pequenos investidores, difundir boatos, fofocas, difamar políticos e interferir em eleições sempre para prejudicar o PT.

  13. EMPIRICUS

    Foram endeusados por alguns “analistas”, idem por corretoras que quando verificaram o engôdo cairam fóra e deixaram clientes à merce do mercado.  São picaretas, perigosos e como sempre tudo no Brasil demora ,agora que proviências foram tomadas. Seus e-mails são uma afronta  a capacidade de pensar.

     

  14. APOIADORES DE GOLPE COMPRADOS

    Empiricus apoiou um golpe contra uma presidente honesta, legitimamente eleita, para permitir que um Judas entregasse o presal aos americanos promovendo a reinserção do Brasil a condição colonial e o retorno de milhões de pessoas a condição de miséria para que a especulação e o rentismo saíssem ganhando ainda mais do que já ganhavam.

    São influenciadores de pequenos investidores que utlizam como massa de manobra para promover efeito manada de especulação na bolsa. Seus argumentos são pseudo-logicos porem o suficiente para construirem falacias e engodos para incautos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador