Ao vivo: Dilma deixa o Palácio do Planalto

 

http://tvbrasil.ebc.com.br/webtv

Alguns trechos do discurso de Dilma para os manifestantes diante do Palácio da Alvorada.

“A hora é trágica. A jovem democracia brasileira está sendo objeto de golpe. Porque chamo de golpe? Chamo porque o impeachment sem crime de responsabilidade é golpe. Aqueles que não conseguiram chegar aqui ao palácio… Esse processo é golpe. É impeachment sem crime. Eu não cometi crime de responsabilidade. Sou objeto de grande injustiça. Vítima de grande injustiça.

Aqueles que não conseguiram chegar ao governo pelo voto direto do povo, aqueles que perderam as eleições tentam agora, pela força, chegar ao poder. Esse golpe está baseado em razões, as mais levianas e injustificáveis.

Me acusam de atos corriqueiros atos que se fazem todos os dias, que foram feitos por todos os presidentes que me antecederam. Se não era crime naquela época também não é crime agora. Além disso quem deu início a esse golpe o fez por vingança. O fez porque nós nos recusamos a dar a ele, Eduardo Cunha, os votos na comissão de ética, para que ele fosse absolvido. A própria imprensa disse que ele estava fazendo chantagem e eu não sou mulher para aceitar esse tipo de chantagem.

O que está em jogo são todas as conquistas que tivemos desde o presidente Lula. E as conquistas foram a elevação dos mais pobres e da classe média. Foram os jovens chegando às universidade, lei de cotas, pré-sal, o sonho da casa própria realidade. Hoje o que estão tentando acabar e reduzir são os programas sociais, e usam de vários qualificativos. Falam que vão rever. Isso tem um significado. Vai reduzir e acabar com elas.

O meu governo jamais reprimiu movimentos sociais, manifestações políticas, mesmo as que era contra mim. Agora corremos o risco. O que faz um governo ilegítimo diante dos protestos, divergências e movimentos contrários? Governos assim caem na tentação de reprimir protestos, reuniões.

Eu sou a primeira mulher eleita presidenta da república. Eu honrei os votos que as mulheres me deram. Como primeira mulher eu honro eu as mulheres. Como qualquer pessoa humana posso ter cometido erros, mas jamais cometi crimes. As mulheres mães, que querem sua independência e autonomia, eu tenho certeza que honrei. Eu, como todas as mulheres, enfrentrei desafios. Enfrentei o desafio terrivel e sombrio da ditadura e tortura… A dor indizível da doença.

O que mais dói é a dor da injustiça, da traição, a dor diante do fato. Traição e injustiça são as duas piores palavras que recaem sobre uma pessoa. Estamos vivendo um momento em que traição e injustiça correm por aí. Estou pronta para resistir por todos os meios legais. Eu lutei minha vida inteira e vou continuar lutando.

Nós todos temos de estar juntos. Agradeço todos os movimentos e pessoas que foram juntos dizer um não imenso do Brasil ao golpe. Agradeço a cada trabalhador do campo e cidade, homens e mulheres, profissionais liberais, artistas e intelectuais que estiveram do lado certo da história.

Vamos nos manter unidos, mobilizado se em paz. Lutamos a luta cotidiana de quem sabe resistir. Agradeço nesse momento triste esse momento de alegria que vcs estão me dando.”

 

Redação

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O golpe não foi consumado.

    As últimas imagens da saída dos ex-presidentes Collor de Melo no Brasil e de Richard Nixon nos USA, derrubados por processos de Impeachment legítimos tanto num como em outro país, não são nada parecidas do que a saída da Presidenta Dilma no seu discurso.

    Quando aqueles presidentes foram depostos ou renunciaram, estavam meramente cercados por seus familiares e representantes do seu governo faziam tudo para não aparecer nas fotos para a posteridade.

    A imagem dos ex-ministros e demais assessores se apertando para ficar evidente nas filmagens e fotos do último discurso da Presidenta Dilma antes do período de afastamento são completamente diferentes. Ninguém antes da entrada da Presidenta estava com cara de funeral, nenhum parecia estar envergonhado por ter participado do governo Dilma, até alguns se esticavam e procuravam achar uma posição que mostrasse sua posição de destaque no governo.

    Bem, o que tem isto de importância? Tudo, enquanto nos verdadeiros impeachments de Collor e de Nixon o pudor e a vergonha impunha um verdadeiro recato de não aparecer do lado daqueles presidentes que tinham realmente feito algum crime, o mesmo pudor e a mesma vergonha impulsionavam seus colaboradores a dar a solidariedade à saída da Presidenta, não houve espaço a vergonha e ao arrependimento, houve espaço a solidariedade e ao sentimento que estavam saindo com seu dever cumprido.

    Esta atitude mostra simplesmente a diferença de impeachment com golpe, um se foge do detentor, outro se aproxima muito mais.

    Não sei como será a “posse” do traidor, porém se houver pessoas se aproximando para aparecer nas fotos e filmagens não será por solidariedade, mas sim por ficar mais evidente para ter mais cacife na divisão do Butim, pois enquanto para os que saem o sentimento é de orgulho, para os que entram é de vergonha e vilania.

    1. Nunca vi presidente deposto

      Nunca vi presidente deposto mostrando a dor que Dilma estava mostrando no rosto como na foto que estava no blog hoje mais cedo e que desapareceu.  A foto me fez chorar.

  2. Onde anda o Gunter Zibell?

    Onde anda o Gunter Zibell? Esse ano não apareceu aqui no espaço para nos brindar com seus ensinamentos de grande democrata.

    E a REDE? E todos os artistas que apoiam a Marina, nada?

    1. O que imortalizou o título

      O que imortalizou o título “Quem se informa não se surpreende” sobre o programa de Marina Silva, pouco antes dela ceder à advertência do Malafaia removendo de seu mote de campanha o direito dos homosexuais (quem não se lembra do ator norte-americano Mark Ruffalo tirando seu apoio à ela?).

      Nunca mais o vi por aqui.

       

  3. Olha,considero a Anarquista

    Olha,considero a Anarquista Lucida,radical,na defesa dos ataques a condição feminina da Dilma.Mas agora vou concordar com ela,para que por essa foto da Dilma chorando?sendo que neste momento ela faz um discurso altivo,sem se vitimizar?

    Qual é a dificuldade em aceitar que Dilma é uma mulher dura que foge dos esteriótipos?

    Dilma é um simbolo para todas as mulheres que diára mente é escrachada nesta sociedade,seja em letras musicas,dentro do seus lares,ambiente de trabalho….Ela merece ser lembrada como sempre se portou.Implacavél,guerreira e corajosa.Esse é verdadeiro retrato da Dilma.

  4. Quando é que vai começar o impeachment

    dos Governadores?

    Pode comerçar pelo Geraldinho aqui em Sâo Paulo mesmo.

    Ou aqui não vale os mesmos argumentos?

  5. Rede Golpe de Televisão

    A TV Globo cortou o discurso da Presidenta Dilma ao povo, em frente ao Planalto, porque era mais importante, neste momento de impeachment sem crime de responsabilidade, entrar com uma reportagem sobre modelagem de roupas. Realmente, é muito mais importante, e educativo para o povo. 

    Organizações Golpistas Globo, manipulando você.

  6. Tudo previsto

    O Paulo Henrique Amorim sempre alertou o Lulinha paz e amor (o republicano) e o PT sobre o golpe que o PIG (encabeçado pela rede de esgoto de televisão) iria dá. Mas o Lulinha paz e amor (o republicano) e o PT sempre acharam que era exagero e que o Brasil tinha uma democracia solida com instituições fortes. Ledo engano. Hoje o que vivemos é perfeitamente normal porque o Lulinha paz e amor (o republicano) e o PT nunca enfrentaram o PIG. O própio Dirceu acreditava que a rede de esgoto de televisão seria uma aliada. Como a próxima etapa do golpe é prender  o Lulinha paz e amor (o republicano), o mesmo vai ter muito tempo na cadeia para brincar de republicano.

     

    1. Você não é o único a criticar

      Você não é o único a criticar o republicanismo do Lula e da Dilma. Muitos fizeram e fazem essa crítica, quase uma acusação.  Sempre me perguntava: como é não ser republicano? O que deveriam ter feito para não serem assim classificados? Indicar ministros de tribunais e PGR afinados com eles? Achariam facilmente tais figuras em um meio predominantemente elitista e  preconceituoso? Sendo, como foram, vigiados sem cessar à cata de um deslise, de um erro qualquer, seriam melhor sucedidos e sairiam incólumes se agissem de uma forma não republicana?

       

       

       

       

      1. É exatamente assim que o PT

        e Lulinha paz e amor (o republicano) pensam. É por isso que deu nessa merda já esperada, pois depois das manifestações de junho de 2013 eu e muita gente afirmou que o golpe está em curso e a Dilma, o PT e o Lulinha paz e amor (o republicano) não fizeram porra nenhuma para evitar. As vezes eu me pergunto: será que no PT não tem ninguém que pensa? Vou te dá só um exemplo para ilustrar o que falo: a direita fascistas sempre criou boatos contra o Lulinha paz e amor (o republicano), a Dilma e o PT, principalmente na época de eleições, e o governo nunca reagiu contra esses boatos. Foi aí que o PT foi destruído.

         

         

  7. Clap, Clap, Clap !
    Clap, Clap, Clap !

    Eis a resposta de Dilma. Integridade e altivez. Não adianta querer diminuí-la. O povo estava lá, à espera dela. Só o que vem daí pode realmente afetá-la.

    Aos detratores, aos que lhe impingem a dor do afastamento pela injustiça, a consciência tranquila, a vida que segue apoiada pelos afetos verdadeiros.

    Seus defensores não são movidos por interesses mas pela genuína admiração e amizade.

    Chupem golpistas!

  8. golpe

    Esse golpe está servindo para que se  conheçam os golpistas e os democratas, em todos os círculos, desde os mais próximos até os mais distantes como o STF.Daqui pra diante não haver´SURPRESAS, e isso é bom.

    Viva a DILMA guerreira da PÁTRIA BRASILEIRA .

  9. Katia Abreu!! Tão criticada

    Katia Abreu!! Tão criticada quando nomeada mostrou solidariedade e firmeza ao lado de Dilma, foi até o fim mesmo agora tendo que amargar o furia dos golpistas de seu partido; katia Abreu mostrou mais firmeza de carater que muito marmanjo borra-cuecas, tipo o ex-prefeito de sp, uma excrencia politica mas, muito esperto.

    1. Politicamente estarei sempre

      Politicamente estarei sempre no lado oposto ao da Katia, mas tenho que reconhecer que caráter e “hombridade”, que falta a muitos homens, ela tem. Essa tem culhão – no sentido de coragem.

    2. Coragem e hombridade são para

      Coragem e hombridade são para poucos.

      Kátia Abreu, tão criticada desde a posse, quem diria, mostrou ter mais caráter que Marta Suplicy, por exemplo.

      Merece respeito.

  10. Não consigo evitar, estou

    Não consigo evitar, estou arrasada.

    E só por hoje me permitirei experimentar o pesar, a dor, o desamparo e a impotência que sinto agora.

    Amanhã iniciemos a luta, pois prefiro ver a terra arrasada pela batalhas a paz do cimitério.

    Luciana Mota

  11. recomendo muita tranquilidade…

    que dediquemos os próximos 10 dias para limparmos nossas mentes

    sujeiras que absorvemos foi tanta que é, a meu ver, o melhor que temos  a fazer, limpar nossas mentes

    sem que nossas mentes estejam limpas, quase impossível encarar as trevas que poderão novamente cair sobre os brasileiros

    o tempo de chegada delas, tanto a do mercado como a dos traidores, é de 30 dias

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador