Apesar dos vazamentos seletivos, investigações serão benéficas, diz Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em entrevista a Roberto D’Ávila, publicada na quinta (19) pela GloboNews, o ex-presidente Lula disse que acha “extraordinário” que tenha acabado no Brasil “o cerceamento a investigações” após gestões petistas darem “autonomia e ferramentas” à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, e afirmou que, apesar dos vazamentos seletivos de informações da Lava Jato e Zelotes, grandes operações como estas serão “benéficas” ao País. 

“Denunciei isso em dezembro passado, e acho grave o vazamento seletivo de determinadas informações. Não é possível que as pessoas [réus interessados em reduzir penas a partir de acordos de delação premiada] fiquem utilizando nomes da forma mais banal. Mesmo assim, acho que o resultado final [das operações] será benéfico ao Brasil. Outras leis virão, outras pessoas virão, outras investigações serão feitas”, afirmou o ex-presidente.

Lula também foi questionado sobre o inquérito que envolve seu filho, Luis Cláudio Lula da Silva, sócio proprietário da LFT Marketing Esportivo, na Operação Zelotes. A FT é suspeita de ter sido favorecida pela suposta compra de medidas provisórias pela Marcondes & Mautoni, consultoria que fazia lobby no Congresso para montadoras. Após criticar a cobertura do caso, Lula apontou que será uma oportunidade de Luis Cláudio se defender.

“O que acho grave”, ressalvou Lula, “é que o mesmo critério adotado comigo não é usado com os outros. E eu não sou daqueles que ficam torcendo para que façam com os outros o que fazem comigo. Não. Tenho que provar que não tenho culpa. (…) Eu duvido que tenha nesse País um empresário que esteja na Lava Jato, ou não esteja na Lava Jato, que goste ou não de mim, que diga que um dia conversou qualquer coisa comigo que não fosse possível de ser concretizada em qualquer lugar do mundo. Não está escrito na minha testa ‘converse comigo sobre banalidade ou corrupção'”, disparou o ex-presidente.

“Sociedade desesperançada”

Na entrevista, Lula também abordou a crise política e econômica que o governo Dilma Rousseff (PT) atravessa desde que foi reeleita. O petista considerou que a população brasileira vive um clima de “desesperança” alimentado pela grande mídia há alguns anos. “Vamos discutir com seriedade. A sociedade está desesperançada porque há muito tempo há uma política determinada de setores do meio da comunicação de negar a política [e os políticos]. Acho que a imprensa pode divulgar e fazer a crítica que quiser, é um direito. Quem tem que fazer a censura é o telespectador, ouvinte e leitor, não o político. Mas você não pode achar que tem saída [para a crise] fora da política”, comentou.

Lula também negou que tenha tentado derrubar o ministro Joaquim Levy da Fazenda para alojar Henrique Meirelles. O ex-presidente lembrou que ficou cinco anos sem dar entrevistas à imprensa porque não acha que tem que dar palpites à Dilma sobre o governo. Ele também disse que a atual crise é difícil de ser dissipada, mas não impossível. Salientou que a presidente fez uma reforma ministerial que começa a demonstrar resultados e afastou qualquer possibilidade de impeachment.

Eleições

Sobre 2018, Lula disse que é natural que a sociedade queira “renovação na política”, uma vez que o PT completará 16 anos no Palácio do Planalto ao término do mandato de Dilma. Mas, segundo Lula, também é natural que o PT queira permanecer no poder. Ele reafirmou que o partido tentará trabalhar outro presidenciável para a próxima disputa eleitoral, mas admitiu que ele próprio se colocará como candidato caso o projeto de desenvolvimento social iniciado pelo PT em 2003 esteja em risco.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Admiro o Lula, mas em 2018 ele não deveria se candidatar.

    Admiro o Lula, mas em 2018 ele não deveria se candidatar. É importante que novas lideranças surjam na política. E a eleição presidencial é uma ótima oportunidade para apresentar novos quadros. Seria importante para o país e para o PT lançar um novo candidato para provar que o partido não se limita a figura do ex-presidente.

    1. Concordo em partes com seu

      Concordo em partes com seu comentário. Se por um lado seria muito bom que outros nomes fossem apresentados pelo partido, digo que apenas Lula teria cacife e, se eleito, força política para algumas reformas difíceis que le mesmo deixou de fazer tais como a reforma política, de mídia e do judiciário.

      1. Numa humildade à la Mujica.

        E se Lula saísse para deputado?

        Seria a maior campanha de esquerda para o legislativo da história!

        Faríamos o debate do que é, e a importância do legislativo com o povo.

        Em cada praça que ele fosse fazer campanha pro Ciro, ou para o Haddad, faria campanha para o 1313 daquele estado.

        Já lá dentro política de alto nível, um novo legislativo para o Brasil, um tiro na moleira do fisiologismo. E ele seguiria como uma garantia democrática do governo eleito.

    2. “Admiro o Lula, mas em 2018

      “Admiro o Lula, mas em 2018 ele não deveria se candidatar”:

      DEVE SIM.  A putada avancou contra o filho dele e ele JA reagiu aa altura.

  2. O Lula ainda está vivo e

    O Lula ainda está vivo e cheio de saúde. Vamos deixar que as novas lideranças assumam quando não existirem mais líderes. O Lula ainda existe e deve ser candidato.

  3. O Lula existe, e deve ser candidato.

    O Lula ainda está vivo e cheio de saúde. Vamos deixar que as novas lideranças assumam quando não existirem mais líderes. O Lula ainda existe e deve ser candidato.

  4. Mídia

    “O problema é a mensagem, não é o mensageiro”? Infeliz a declaração do corporativista Roberto D`Ávila! Um dos maiores problemas que nós temos no Brasil é a censura imposto pelos donos dos grandes meios de comunicação! A “desinformação” fomenta a ignorância e impede nosso progresso político, econômico e social…  

  5. lula no 41

    Nassif,

    Não consegui decifrar corretamente o motivo pelo qual Lula concordou em dar a referida entrevista, uma vez que Grobo é Grobo.

    A explanação sempre perfeita de Lula passeou em cima das diversas tentativas do jornalista para uma pegadinha, e esta clareza de idéias é que é a grande dor de cabeça desta oposição inteiramente desqualificada que está solta por aí.

    O fenomenal Lula pode ter aproveitado aquela oportunidade para antecipar um possível Lula-2018. Como ele não tem adversário à altura para um debate a respeito do país, não teve problema para engolir RDávila, mas outro entrevistado teria tido problema.

    Se foi isto,considero que tenha sido um engano, Lula já foi presidente por 8 anos, durante os quais fez muito mais coisa que alguém pudesse imaginar, ou seja, já fez com louvor o que tinha que fazer. Interpreto uma candidatura de Lula como o sinal inequívoco de que o país não tem, neste momento nenhum político medianamente decente/competente para sentar no trono em 2019, seja ele de oposição ou de situação.

    A grande decepção do encontro foi o comportamento inesperamente medíocre de RDávila, jornalista que tem CV mais que suficiente para não ter que se ajoelhar para Ali Kamel ou quem quer que seja.

     

     

     

    1. Alfredo, o Roberto é bom, mas

      Alfredo, o Roberto é bom, mas tem que garantir a aposentadoria folgada. Sacou?

      Li aqui há anos, o jornalista tem questões junto ao Daniel Dantas. Inclusive, logo que li isso, o encontrei de braços dados com a ex-ministra Ellen Gracie, no Museu da Inconfidência, lá em Ouro Preto. Ellen Gracie, aquela que sentou-se em cima dos hd’s do banqueiro… 

      Gozado, o FHC a namorou também, né…?!

    2. Como tem muito tapado que dá crédito à Vênus Platinada…

      Só um tapado, repito, tapado, não vê que essa entrevista foi para colocar cascas de bananas no caminho. Mesmo assim, considerei que o Lula se deu bem, apesar do deboche do jornalista.

      E tem gente que acredita, até hoje, meu deus do céu, que o Lula é despreparado.

      Não que seja santo…

    3. Objetivo da Entrevista.

      Pense num cachorro. Você bate o pé. Ele pode sair ganindo ou olhar pra você com aquela cara de “não adianta, já senti o cheiro do seu medo”. Me parece que o Lula foi no ninho da serpente pra avisar “tô na área, não tenho medo de vocês mas vocês têm de mim.” Resta saber se ele está confiante assim ou se é só um blefe…

  6. O ex presidente Lula comete

    O ex presidente Lula comete um erro de avaliação ao dizer que outras investigações virão com ou sem o PT, nos mesmos moldes das investigações em curso. Isso jamais voltará a acontecer no Brasil em um governo que não seja petista. A Lava Jato e, agora a Zelotes, principalmente a Lava Jato, praticou mais ilegalidades do que qualquer outra investigação feita no Brasil.

    A Lava Jato, no quesito ilegalidades, coloca a Satiagraha no chinelo. Quando foi deflagrada, a Satiagraha recebeu total apoio da mídia. Em menos de 48 horas depois, os investigadores, delegados e procuradores, mais o juíz responsável, passaram de mocinhos, a bandidos.

    O conteúdo das investigações foi completamente desprezado e a forma passou a ser criminalizada. A mídia fez uma bem sucedida campanha de desconstrução da operação, focando nos supostos abusos cometidos, tais como escutas ilegais, algemas em presos, justiça de primeiro grau em desafio  ao STF, todos ingredientes que fizeram de Gilmar Mendes o Super Herói das garantias individuais, com sua cantilena de um estado policialesco, com eventuais consequências funestas para o delegado Protógenes que foi afastado da operação, investigado e condenado criminal e administrativamente com a perda do cargo, e o juíz De Sanctis “promovido” a desembargador.

    Nunca na história desse país a mídia conseguiu unificar o STF em torno de Gilmar Mendes e contra uma megaoperação da PF que posteriormente foi anulada. Enquanto a mídia defendeu a operação em suas primeiras horas, delegados, procuradores e o juíz da operação foram aplaudidos de camorote. Bastou vazar o conteúdo explosivo dessas investigações, que chegava a privataria tucana, para um giro de 360 graus, trazendo a pauta garantias individuais, o estado policialesco, o abuso de autoridade etc…

    Até CPI foi criada na câmara, constrangendo autoridades que participaram das investigações e que tiveram que comparecer a comissão para depor. O desfecho é de todos conhecido.

    Se fosse do interesse da grande mídia, a Lava Jato a muito teria sido finalizada, dado os abusos praticados pelos investigadores, máxime vazamentos seletivos, criminalizados na Satiagraha e festejado na Lava Jato. Escutas clandestinas, criticadas na Satiagraha e silenciadas na Lava Jato. ( Uma dessas escutas foi colocada na cela do bandido Youssef. )

    Prender e deixar o preso ad infinitum na cadeia para se obter confissão. Descumprimento de determinações de ministros do STF, com comentários depreciativos sobre essas decisões do STF nas sentenças exaradas pelo juíz Moro, claramente convocando a população a um levante contra o STF que, no sentir dessa autoridade judicial, é o responsável pela impunidade, dentre tantos outros abusos.

    Por menos do que isso, Gilmar Mendes viu-se desafiado pelo juíz De Sanctis manobrando de todas as formar para punir o magistrado nos órgãos corregedores, inclusive no CNJ que presidia.

    Não presidente Lula, investigações assim, em um governo que não seja petista, jamais voltarão a ser feitas no Brasil porque a mídia não permitirá e construirá uma narrativa baseada nos abusos que ela já condenou durante a Satiagraha, deixou de condenar na Lava Jato, e voltará a condenar, se os alvos forem aliados tucanos. Os velhotes do STF sairão do conforto de seus nabasbescos gabinetes para falar de garantias constitucionais que hoje ignoram e fingem que não estão vendo. Este é o papel que lhes cabe desempenhar em defesa dos plutocratas.

    Não ficarão passivos, inertes na covardia institucional, atemorizados pelo clamor da turba, como sói acontecer nesses tristes dias que correm. Antes, serão ativos em combater os abusos e ilegalidades de agora, flagrantemente cometidos por Moro e asseclas, sob os holofotes da velha mídia. Esse ou outro Gilmar aparecerá para encabestrar as investigações a pretexto de defender garantias constitucionais.

  7. Entrevista, não; debate. O

    Entrevista, não; debate. O “jornalista” não apenas fica o tempo todo dizendo o que acha como ainda tenta fazer com que Lula se convença e concorde. E não deixa o entrevistado responder, corta a resposta ou levantando a voz ou virando a cara. E não se pode nem dizer que Roberto D’Ávila esteja apenas cumprindo o que o dono da emissora de seu programa impõe, é nítido que ele próprio é tão violento quanto qualquer desses coxinhas ai, de Reinaldo Azevedo a Celene Carvalho, aquela que agrediu o moço na Livraria Cultura. A entrevista acabou sem acrescentar ou mudar nada.

    Talvez seja esse mesmo o mote dessa palhaçada disfarçada de “entrevista”: Roberto D´Ávila tenta ensinar a seu público como é que coxinhas devem tratar do Lula.

    1. Pois é, o almofadinha

      Pois é, o almofadinha  roberto dávila fez tudo o que voce falou, mas com o Lula não deu certo.

      Vai ser dificil alguem conseguir dar um drible em nosso ex presidente.

      Ele é um genio, em comunicação, imbativel.

      O Brasil esta pobre em quantidade de politicos capazes de defender o certo, o correto.

      Requião, Ciro Gomes são alguns dos poucos.

      Lula vale por mil.

      Parabens a ele.

      1. Não deu certo prá ninguém.

        Não deu certo prá ninguém. Lula sabe se defender, a quem assiste e não é bobo, detonou a imagem – se é que tinha – de alguma competência de D’Ávila, a quem assiste e é antipetista, Lula foi elegante e preciso em rebater D’Ávila e ao próprio “astro da TV”… bem, tem uns caras que entrevistam e que, cuidosos, participam intensamente da edição. Tenho a impressão de que esse cara é assim. Mas que ficaram ridículos os cortes “malvados”…

        Por exemplo, quando D’Ávila quer passar a mensagem de que o que Lula está dizendo deve ser desprezado ou tratado com deboche, deixa o som da fala de Lula mas insere um trecho de vídeo de si mesmo virando a cara, às vezes quase rindo. Sei lá… eu não jogaria no lixo a “fama” de bom jornalista, de bom entrevistador que esse cara vem construindo há décadas assim, de mão beijada. Quem fez a edição da entrevista – e creio que se não foi o próprio D’Ávila, ele pelo menos participou – acabou passando a imagem não de um bom jornalista mas de apenas mais coxinha alienado, mais interessado em detonar com Lula do que na própria imagem como profissional competente. E isso numa percepção leiga, imagina na visão de alguém que conheça audio-visual com profundidade…

        Mas o pior, na minha opinião, é que mesmo leigos, se não sabem exatamente porque, ficam com a nítida impressão de que o entrevistador é incompetente como jornalista, mesmo…

        Péssimo, triste ver um cara jogando fora assim anos de cuidado com o próprio prestígio…

  8. Então……………….

    Nem lula, nem Dilma são santos, mas os outros pretendentes não passam de vassalos, a serviço de interesses espúrios e externos.

    Do  LULA e da DILMA, pode-se gostar ou não, mas eu particularmente, declaro que, comparando o antes e o depois, fica claro,  quem merece o mérito!!!!

    Já os outros, além  de serem traidores e entreguistas, irão doar o que resta de nosso patrimônio.

    Principalmente o Pré-Sal !!!!!

    Bando de abutres !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

     

     

    Miniatura

  9. Flanelinha (guardador de vaga de carro na rua)

    Roberto D’ávila quis tratar Lula como alguém da elite trataria um flanelinha. Coitado…..Saiu limpinho e cheiroso depois do banho que levou do Luis Inácio.

  10. Roberto nao davila

    Se o Brizola tomou conhecimento do  interrogatório que o davila tentou fazer com o Lula, deve estar estarrecido ou nao.O lula nao tomou conhecimento de tal figura.

    O Brizola foi traído pela maioria das pessoas que tentou ajudar, inclusive esse tal Roberto davila, uma porcaria!

    José Emílio Guedes Lages- Belo Horizonte

  11. Lula é ótimo!
    Não pelo poder de politica, mas pela franqueza e o poder de ser compreendido.
    qualquer um é capaz de entender o que está dizendo. Simples assim. Dito e feito.
    Quanto aos que dizen sobre 2018, Lula mais uma vez presidente, só se ja fosse igual ao 1¤ mandato. A necessidade de qualquer coisa, fora da doença do PSDB. Ou seja,
    Não precisa… A democracia está consolidada e só falta vergonha na cara do nobres deputados, o que ocorrerá com o fim das doações privadas…
    Mas cá, não sei se o pessoal de outras cidades estão acompanhando, mas Fernando Haddad está descabelando as eltes. Chega a ser hilário e diante disso, ele seria um nome forte.
    Mas até 2018 tem muita água a passar debaixo da ponte. Quem garante que a Dilma não aponte outra mulher que aí vamo ver o baguio fica loko.

  12. Não é nada, não é nada…

    …não é nada mesmo.

    Fica difícil considerar o Roberto DAvila um jornalista decente, se jogando prá trás como bobo para rir e interromper o entrevistado, tá mais para coxinha boboca. E as perguntas, então? Nada que preste, apenas tentativas de engendrar alguma pegadinha, algum truque desonesto para tentar constranger o presidente. Um desperdício completo já que muita gente tem o que perguntar ao Lula. Não é à toa que o Lula teve que ficar apenas nos protocolos, DAvila fez questão de parecer tosco, sem nenhuma criatividade ou elegãncia. Influência do picolé de xuxu, talvez.

  13. Ex-petista e indignado por ser traído pelo PT

    Claro que as investigações farão bem, principalmente para dar respostas aos brasileiros do porque o Sr. viajou tanto só para defender interesses de empreiteiras brasileiras no exterior e, além disso, farão bem para nós brasileiros para que possamos saber porque faltou tanto investimento em infraestrutura no Brasil e o PT, através do BNDES, emprestou dinheiro à Cuba para construir o porto e à Venezuela para o metrô de Caracas, com juros a 5% ao ano, juros de pai para filho. Quero que o sr. vá para cadeia para compensar todo o tempo que passei te defendendo, aguentando xingamento de coxinha e agora estou vendo que eles tinham razão. O PSDB tem corruptos, mas o PT é a própria encarnação da corrupção.

  14. Ex-petista e indignado por ser traído pelo PT

    Claro que as investigações farão bem, principalmente para dar respostas aos brasileiros do porque o Sr. viajou tanto só para defender interesses de empreiteiras brasileiras no exterior e, além disso, farão bem para nós brasileiros para que possamos saber porque faltou tanto investimento em infraestrutura no Brasil e o PT, através do BNDES, emprestou dinheiro à Cuba para construir o porto e à Venezuela para o metrô de Caracas, com juros a 5% ao ano, juros de pai para filho. Quero que o sr. vá para cadeia para compensar todo o tempo que passei te defendendo, aguentando xingamento de coxinha e agora estou vendo que eles tinham razão. O PSDB tem corruptos, mas o PT é a própria encarnação da corrupção.

    1. É mais fácil um radical virar
      É mais fácil um radical virar um opositor radical do que deixar de ser radical… Como diz a frase em inglês, “odiares têm que odiar”.
      Eu gostaria muito ver provas cabais contra ou favor do PT, mas quanto mais se procura e se desnudam os fatos, menos comprovações se encontram e mais se encontra os pilantras de sempre plantando e tramando contra o PT, o que não prova uma coisa nem outra, mas não preciso dizer o que sugere.

    2. Ser ex-petista não faz de vc
      Ser ex-petista não faz de vc melhor ou mais confiável. É mais fácil um radical virar um opositor radical do que deixar de ser radical… Como diz a frase em inglês, “odiares têm que odiar”.

      Eu gostaria muito de ver provas cabais contra ou favor do PT, mas quanto mais se procura e se desnudam os fatos, menos comprovações se encontram e mais se encontra os pilantras de sempre plantando e tramando contra o PT, o que não prova uma coisa nem outra, mas não preciso dizer o que sugere.

      Quanto ao BNDES, o PiG poderia fazer algum levantamento decente, mas enquanto não faz, a resposta do banco foi mais do que convincente, no mínimo para tornar injustificável esse seu discursinho barato, velho e repetitivo.

  15. Roberto davila
    É lamentável ver aa falta de educação do entrevistador que sempre a teve como marca. Basta colocar uma boa grana no bolso para deixar para trás tudo que construiu como jornalista e se transformar em mais um agente a serviço do PIG. Dei pra perceber que ele estava constrangido ao mudar seu estilo. Mas foi bastante esforçado e deve ter ganho um tapinha nas costas.

  16. Haddad fazendo propaganda..

    Haddad fazendo propaganda.. ufa!!! até que enfim alguém sobrio neste partido.. solução simples para combater a mídia hipócrita!! 

  17. o lula deu um baile no

    o lula deu um baile no debochante jornalista..

    aliás, roberto d”ávila era mais considerado na época da ditadura….

    mas agora meteu-se no conluio da grande mídia e com interesses antipoppulares…

    mais um suposto mito do jornalismo que perdeu a pose 

    e foi desmistificado, como tantos outros, por suas posições

    conservadoras do patrimonialismo brasileiro. 

     

  18. É muita ingenuidade

    ou é burrice mesmo. 

    O Lulinha paz e amor achar que as investigações vai pegar todo mudo é no minimo ingenuidade. Ele insiste em achar que está certo por ter sido republicano. Se ele e seus assessores não enxergaram ate agora, não vão mais enxergar a burrice que cometeram. Nas eleições de 2016 ele vai ver o resultado mais concreto por ele ter sido republicano, pois o PT já foi destruído pelo PIG. Em 2016 o PT vai perder feio como nunca antes. Infelizmente. 

  19. se não fosse essas tais

    se não fosse essas tais investigações e super capacidade que governo lulista deu para PF, Dirceu nunca teria sequer sido acusado e hoje seria o maior lider mundial do Mundo e Lula apenas o segundo

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador