Após assumir que atuou em projeto imobiliário, Geddel tenta voltar atrás

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após Geddel Vieira Lima, o ministro de Michel Temer, admitir que pressionou o então ministro da Cultura Marcelo Calero a liberar projeto imobiliário na Bahia, onde é proprietário de uma unidade imóvel, deputados da oposição pediram a queda do ministro e a realização de uma acareação entre os dois na Câmara. O ministro também se recusa a abandonar o governo.
 
Geddel assumiu a informação ao jornalista Gerson Camarotti, da Globonews, de que ele atuou para pressionar a liberação do parecer técnico dos imóveis na Bahia, o empreendimento La Vue, que segundo arquitetos e urbanistas agride o patrimônio histórico da capital baiana.”Em tempos de crise, é preciso estimular investimentos para animar a economia”, soltou o ministro.
 
Mas a primeira informação partiu de Calero, informando que assim que tomou posse, recebeu o pedido de Geddel. “No dia 28 de outubro, uma sexta-feira, por volta de 20h30, recebo uma ligação do ministro Geddel dizendo que o Iphan estava demorando muito a homologar a decisão do Iphan da Bahia. Ele pede minha interferência para que isso acontecesse, não só por conta da segurança jurídica, mas também porque ele tem um apartamento naquele empreendimento. Ele disse: ‘E aí, como é que eu fico nessa história?'”, havia revelado.
 
Após a repercussão do caso neste sábado (19), o ministro da Secretaria de Governo tentou voltar atrás. Afirmou à Folha que reconhece que tratou do tema, mas nega que tenha pressionado. “Eu fiz a ele uma ponderação, trazendo uma informação que esse era um empreendimento que já havia sido licenciado e que era um assunto que, em função de disputas empresariais e locais, estava na Justiça”, disse.
 
“Essa atitude do Geddel é muito grave, porque essa foi uma pressão que apareceu, que veio a público. Ele é homem-forte do governo. Eu imagino o nível de pressão que não deve estar rodando dentro do governo para o que se chama a marginalidade da lei”, afirmou a líder da oposição na Câmara, Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
 
Mas o ministro se defende, sugerindo inclusive que Temer não irá demití-lo. “O presidente tinha lido a entrevista, ficou também sem entender as razões, até porque o Calero não colocou essas razões para ele e se especulou o que tinha havido. O presidente chegou a fazer um apelo para que ele permanecesse na função. E orientou que eu procurasse responder com a tranquilidade que eu estou respondendo, com a verdade. Manifestou seu respeito, carinho e apoio à nossa posição”, disse à Folha. 
 
A deputada alertou que, ainda sob a negativa de Geddel de abandonar a pasta de Michel Temer, a oposição vai se mobilizar para realizar uma acareação, com a vinda dos dois – Marcelo Calero e Geddel Vieira Lima – à Câmara, para investigar o caso.
 
O Brasil 247 recuperou a decisão do Iphan nacional, que derruba um parecer anterior a da superintendência da Bahia, que liberava a obra dos 24 apartamentos de luxo do empreendimento La Vue, de R$ 2,6 milhões cada.
 
Leia abaixo:
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se o chefe dele vem a público

    Se o chefe dele vem a público e diz: Os empresários PROCURAM O PMDB para fazer doações de 10.000.000,00!!!! E eles ficam satisfeitos de poderem doar um milhão…

    No país dos trouxas pagadores de juros e impostos isso ai tem grande chance de não dar em nada…

    Por que o pior ninguem fala – colocar o roberto freire NA CULTURA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Já foi falado no jornal da

      Já foi falado no jornal da noite adentrando madrugada, não me lembro se da Band ou da Globo. 

      Em ´sintese, diz que esta nomeação, “Um Esquerdista”,” era para aglomerar a esquerda em sua pacificação”

    2. Oxi;;;;

      este 5a. coluna do Roberrto Freire  é peixe pequeno perto da insignificância ( alertada pelo mestre Ariano Suassuna ) dp ministro da deseducação MENDONÇA Fo….  e seu assessor especial Alexandre Frota !!

       

  2. Grande exemplo

    Exemplar foi a atitude do diplomata Marcelo Calero. Não se deixou envergar por abusos do tipo carteirada, comuns à uma velha guarda de raposas, lobos e serpentes da política brasileira. Acima de tudo, blindou o Ministério da Cultura com o sacrifício pessoal. Mas sai de cabeça aberta.

     

  3. Nem um dos dois. Nem Callero,

    Nem um dos dois. Nem Callero, nem Geddel tem meu respeito.

    Gedell lê aqui através dos trolls?

    Vou deixar uma matéria:cunhado

    http://www.tribunadabahia.com.br/2015/04/24/marcelo-guimaraes-filho-volta-ao-pmdb-e-aposta-para-2016

    _____

    Ricardo Imbassahy, “delator” da veja e de alguns membros do MP F: genro

    http://www.futebolbahiano.org/2008/12/eleio-tricolor-imoral.html

    http://www.consultasocio.com/q/sa/luiz-fernando-machado-costa-filho

     

  4. Fim de Feira uma cibola,isso
    Fim de Feira uma cibola,isso é Fim dos Tempos.Gedel gângster quê é,está mandando um recado a Temer,tipo “me demita se você for homem”.Vocês acham que ele é?Gedel a Bahia toda o conhece,ACM,o original,tinha pavor a ele.Pior que Alexandre Morais da Justiça,por que,ou atira pelas costas ou sub-loca o serviço a terceiros.O mais inescrupuloso político brasileiro.

  5. Fim de Feira uma cibola,isso
    Fim de Feira uma cibola,isso é Fim dos Tempos.Gedel gângster quê é,está mandando um recado a Temer,tipo “me demita se você for homem”.Vocês acham que ele é?Gedel a Bahia toda o conhece,ACM,o original,tinha pavor a ele.Pior que Alexandre Morais da Justiça,por que,ou atira pelas costas ou sub-loca o serviço a terceiros.O mais inescrupuloso político brasileiro.

  6. Alguém

    Alguém tem duvida que esse grupo golpista tem a ser certeza da impunidade? Esse meliante pode até “cair” como o outro meliante (são tantos os melitantes: PMF, STF, PF), o Jucá, mas vai cair pra cima, isto é, vai continuar participando da reunião da quadrilha.

  7. La Vue o Brasil descendo a ladeira

    Geddel tem toda razão de reclamar. O Iphan tá de sacanagem com ele. O património histórico, arquitetônico e paisagístico da orla de Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, São Luiz e Belém já foi todo destruído.

    Por que só decidiram embargar o La Vue (A Vista) dele? Já repararam como o setor imobiliário vende o patrimônio público – a vista – na maior ‘sencerimônia’?

    Ele devia é perguntar pra Grampinho (ACM Neto) por que os outros podem e ele não…!

    Vejam só se o La Vue vai fazer alguma diferença na paisagem extinta da ladeira da Barra:

    http://www.lavue.com.br/

  8. O probo

         É a “cara” do Brasil,

         Um politico probo, de ilibada reputação, na busca de estimular o emprego e o investimento, ainda mais nestes tempos tão adversos, mesmo após ter vencido a resistência de um milionário influente ( Mariani ), é derrotado em sua valorosa intenção, por burocratas de mente tacanha, que não se importam com o progresso do País, mas apenas com suas prebendas e possiveis honrarias futuras, como um carguinho de 2o escalão na UNESCO.

           E nesta fase conspiratória de nossa história, o burocrata é açulado por ferinos jornalistas, estes sempre a procura de construir um falso escandalo contra nosso insigne governo de reconstrução, a degradar , sabe-se lá a que escusos pretextos, tão nobre e proba figura que apenas desejava manter empregos em sua terra natal.

           Este Sr. Marcelo Calero só pode ter sido um comunista-bolivariano, um petelhinho, que infiltrou-se com sórdidas artimanhas, no atual governo salvacionista, um “melancia” :  verde bandeira nacional por fora, mas um vermelho soviético em todo seu interior, o que seu hirsuto rosto já causaria desconfiança prévia.

            Como disse certa vez o “Principe ” : Assim não pode, assim não dá.

    1. Com a diferença que naquele

      Com a diferença que naquele momento os escândalos eram inventados pela máfia midiática golpista, e agora é corrupção real e da grossa acobertada pela mesma midia salafrária

  9. Romero Juca

    Não entendo como, depois que Juca foi afastado por conta da gravação de conversa com o delator Machado, esteja novamente aparecendo como porta-voz do Governo. Juca, o homem que queria deter a sangria, volta novamente ao poder, aproveitando a péssima memória do povo brasileiro e, ainda, a cumplicidade da Globo para ajudar nesse processo de esquecimento.

  10. Mais Jaboticabas Judiciárias

    Agora os acordos de delação premiada vão conter a cláusula de desdelação. Se a delação do de(s)lator do cheque do Temer for anulada, como fica o caso do Temer, que, comprovadamente, recebeu, de bandeja, 1 milhão de cascai em sua conta bancária, fato que se tornou público e notório? Vai ficar por isso mesmo?

    Um dia desses, um evangélico estava dando testemunho da sua conversão num culto de rua e, empolgadérrimo, dise que já tinha bebido, fumado, usado drogas, matado…. Não, perái, me enganei. Eu nunca matei ninguém, não, Senhor. Corta essa parte do homicídio. Desconsidera

  11. Deboche

    Geddelzinho, igual ” essa porra ” Jucá , sai por uma porta e volta por outra. A camarilha dos seis é intocável , a Globo sempre estende a mão  e  dá um jeitinho….alguém  avise os irmãos Marinho que o gato tanto vai ao moinho que um dia deixa o focinho…..

  12. Deboche

    Geddelzinho, igual ” essa porra ” Jucá , sai por uma porta e volta por outra. A camarilha dos seis é intocável , a Globo sempre estende a mão  e  dá um jeitinho….alguém  avise os irmãos Marinho que o gato tanto vai ao moinho que um dia deixa o focinho…..

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador