Após perícia do Senado, Dilma ainda pretende fechar compromisso com novas eleições

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Aliados de Dilma Rousseff (PT) recuperaram o fôlego após a notícia de que a perícia técnica do Senado concluiu que a presidente afastada não atuou diretamente nas pedaladas fiscais.

Para embasar o impeachment, resta a denúncia de que Dilma teria assinado decretos de créditos suplementares sem autorização do Congresso. Mas, segundo o deputado Paulo Pimenta (PT), o argumento é muito frágil pois a questão foi regularizada quando o Legislativo aprovou a mudança na meta fiscal.

Diante disso, segundo a colunista Tereza Cruvinel, Dilma ainda tentará fechar um acordo com partidos aliados e movimentos sociais para retomar o poder e realizar um plebiscito por novas eleições. Isso deve ocorrer nesta amanhça (28).

Segundo Cruvinel, o núcleo próximo ao ex-presidente Lula tem dito que por mais fraco seja o caráter técnico do impeachment, dificilmente senadores indecidos votarão a favor de Dilma sem a promessa de uma verdadeira saída para a crise de governabilidade.

Por isso, o compromisso com novas eleições será a melhor cartada de Dilma. 

Por Tereza Cruvinel

No Brasil 247

Denúncia perde força e Dilma reúne aliados

A conclusão da perícia do Senado, de que a presidente suspensa Dilma Rousseff não foi responsável pelas pedaladas fiscais, explicita a natureza golpista do impeachment e enfraquece muito a denúncia de crime de responsabilidade, avaliam o PT e a defesa de Dilma. Restará à acusação de que três decretos violaram a meta fiscal, o que não se sustenta, pois a meta foi reajustada no final de 2015, diz o deputado petista Paulo Pimenta. Com este ganho para a defesa técnica, Dilma tentará fechar amanhã, com o PT, partidos aliados e movimentos sociais, a proposta de um compromisso público dela com a realização de um plebiscito sobre nova eleição, tão logo seja absolvida e reconduzida ao cargo.

– Com a perícia do Senado, a acusação faz água, pois a incompatibilidade dos decretos com a meta fiscal foi resolvida com o reajuste da meta. Por isso mesmo o governo agora está se afastando da acusação formal e adotando discursos como o de Rose de Freitas, de que Dilma foi afastada porque não tinha condições de governar e coisas do gênero. Ou seja, o que está em curso é um golpe mesmo – diz Pimenta.

Na reunião de amanhã Dilma tentará fechar um acordo entre sua base parlamentar e sua base social, composta pelas frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, a CUT, o MST, a UNE e outros movimentos sociais. A novidade é que a CUT e o MST agora assimilaram a proposta do plebiscito e da nova eleição. Lula tem dito  que o PT não pode ficar esperando que a Lava Jato inviabilize o governo provisório e que o mero esforço para atrair senadores não surtirá efeito sem a oferta de uma saída legítima para a crise, como a nova eleição.

Temer vem atuando fortemente no Senado  para garantir a maioria de 54 votos que lhe garantirá a efetivação do cargo. Neste final de semana foi a Nerópolis, no interior de Goiás, para prestigiar a festa de aniversário do senador pepista Wilder Morais. Tudo por um voto. Amanhã, num gesto de aproximação, o presidente do Senado, Renan Calheiros, receberá os senadores para um jantar com o ministro da Fazenda Henrique Meirelles.

Os levantamentos, entretanto, mostram a existência de senadores indecisos ou indefinidos que poderiam garantir a absolvição de Dilma se forem convencidos a apostar na saída pela eleição direta. A pesquisa Ipsos mostra que o governo Temer é rejeitado por 70% da população, antes mesmo de ser inteiramente apresentada a agenda que corta direitos e sacrifica conquistas populares, como as reformas previdenciária e trabalhista, que ele só enviará ao Congresso depois de efetivado.

– Temos dois meses para intensificar a resistência ao golpe e denunciar este governo que é o pior de todos os tempos: ilegítimo, composto por corruptos,  violador da lei e dos direitos e disposto a entregar o patrimônio nacional. Por isso mesmo estão esvaziando o Congresso, para que não tenhamos tribuna. Antes da votação do impeachment na Câmara, tinha sessão de segunda a sexta para contar prazo. Agora, vamos ter uma semana vazia, dedicada a São Pedro e São Paulo.  E a mídia acha tudo natural, embora esteja na cara que o recesso junino tem propósito político – diz Pimenta.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Xadrez do golpe

    Vi algumas inconsistências factuais na última postagem sobre o Xadrez do Golpe, aqui no GGN:

     

    1. Temer está inelegível por 8 anos, portanto não poderia se candidatar à reeleição, a não ser que o TSE casse a decisão do TRE-SP;

     

    2. O asqueroso gilmar está na presidência do TSE mas ele não é dono do tribunal e sabe-se que há muitos Ministros independentes e o que fazem até questão de votar contra ele:

     

    3. Para ser “eleito” em eleição indireta, como se fazia na ditadura militar, Serra não é um candidato tão pouco viável como Temer pois contra ele pesam muitas e graves acusações. Além das suas estrepolias na Privataria Tucana, ele é um dos maiores beneficiados pelos desvios de dinheiro público da Lista de Furnas. Será que ninguém levantaria essas questões?

     

    https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/os-nomes-e-valores-da-lista-de-furnas

  2. Fora Temer

    Os democratas de todas as tendências políticas precisam se unir para recuperar o Estado Democrático de Direito.

    E botar na cadeia Eduardo Cunha, Temer e todos os membros da quadrilha de bandidos que invadiu o Executivo.

  3. Esquerda

    Espero que a esuqerda se mantenha unida na reunião de amanhã e tomem uma atitude viável,não pensando em si própria , mas no futuro do país.

  4. Presidenta Dilma, há muito

    Presidenta Dilma, há muito vossa excelentíssima deveria saber que tudo que voçê constrói a duras penas em termos de viabilidade do seu governo e, consequentemente para os mais pobres do Brasil,  é imediatamente destruído por essa coisa que se naturalizou ser chamada pela alcunha de república de curitiba. O pessoal dos blogs de esquerda e os seu leitores conseguiram perceber há muito tempo. Pena que a senhora na sua inocente crença no republicanismo, não se antecipa aos fatos e, daí esses pitbuls que dominam o judiciário e a m´dia nadam de braçadas nessa sua ingenuidade. Pode ter certeza que em alguma redaçao de jornal deve se estar preparando alguma bomba devidamente vazada para ofuscar essa idéia de plebicito ou novas eleições.  Está mais que na hora de vossa excelentíssima surpreender e vir a público dizer o que precisa ser dto antecipando-se aos fatos:

    a vaza jato só se preocupa em prender e humlhar petistas;

    a mídia trabalhou, trabalha e trabalhará sempre contra o pt. Ela colhe os vazamentos pré selecionados, pois quem vaza e quem publica tem o mesmo perfil anti-esquerda. sao unha e carne.

    como aconteceu nos dias pre golpe, os vazamentos contra o pt vão aumentar exponencialmente, enquento os que se referem ao golpistas sumiram dos noticiários: 

    o apogeu dos das barbaridades jurídicas acontecerá na semana da votação no senado com o encarceramento de Lula. Tudo , claro, baseado em ilaçoes tão absurdas, que se tornará chacota na imprensa internacional.

    Em nome de todos aqueles que querem um Brasil mais justo, mais inclusivo seja mais Requião, Silvio Costa e Ciro gomes e bem menos Zé cardoso.

  5. Acordaram pra vida

    Finalmente Dilma acordou pra realidade que não tem a menor chance de governar o país, se assumir o poder,  e pedirá novas eleições. Não tem condições pois tem um Congresso de maioria hostil, e não tem condições por não ter pulso para guerra, um dom que  poucos políticos sobre a Terra apresentaram.

    Mesmo com novas eleições a situação continuará dificílima, pois serão eleições só para presidente, o Congresso hostil permanecerá.

      1. Que Democracia?

        Desculpe, mas que Democracia a Sra está falando?

        Não há democracia quando a mídia constitui um quarto poder, muito mais forte que os outros 3. O que temos é um cenário de guerra jurídica. se Dilma voltar, a mídia promoverá ,um massacre midiático contra ela, nem que tenham de arrancaá-la do poder a ponta pés, eles o farão. A Lava Jato vai voltar com força total, destroçando empresas, economia, empregos ( mais ainda). 

        É só uma questão de tempo para apearem Dilma do poder, não se trata de Democracia, mas de tática de guerra. Um bom estrategista, sabe quando passar o bastão de revezamento, e quando não entrar numa batalha suicida. Com novas eleições, o país ganha tempo, e Temer, é alijado do poder. O Brasil precisa de uma estratégia que funcione, apenas isto.

        Com Dilma no poder não será uma guerra, mas sim uma batalha suicida. Serrá ela contra o Congresso, a Mídia, o judiciário, o ministério público, o procurador Geral da República, o Supremo, a elite, a polícia Federal, os EUA. Sem chances de ela chegar a 2018ainda no poder.

         

        A democracia é uma farsa no Brasil.Sempre foi.  Quem governa de fato o país são as elites e a midia, não o povo. Sempre foram. eles só criaram este teatrinho chamado democracia, para dar alguma legitimidade diante dos organismos internacionais; quem governa realmente, é a midia, que manipula as massas,  elege e derruba presidentes. Por isto, quando a midia perde por muito tempo,  eles derrubam presidentes, por isto nenhum período democrático durou muito no Brasil.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador