Após tumulto, Comissão do Impeachment retoma sessão

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Por meia hora a reunião da Comissão Processante do Impeachment foi suspensa por causa de tumulto entre os senadores. Após a conclusão da oitiva da primeira testemunha de acusação, Tiago Alves Correia Lins e Dutra, secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU). Depois dele deverá ser ouvido Leonardo Albernaz, secretário de Macroavaliação Governamental do TCU.

Dutra, ao depor, ressaltou a caracterização de operações de crédito entre o governo e bancos públicos em razão da frequência, do tempo de atraso e dos altos valores que foram repassados em atraso referentes ao pagamento do Plano Safra. “O que caracteriza a operação de crédito é o tempo, é o fato de ser sistemático”, disse.

Mas ele se recusou a classificar os atos do governo como crime de responsabilidade e disse que isso não era função dele, mas dos senadores. Afirmou que o governo utilizou de “artifícios com intenção” em sua contabilidade, o que caracteriza “fraude”.

Após a abertura da sessão, Raimundo Lira, senador pelo PMDB e presidente do colegiado, suspendeu os trabalhos por dois minutos para que os senadores se acalmassem. O tumulto se deu depois que o senador Antonio Anastasia, do PSDB de Minas Gerais, deu parecer favorável a requerimentos que prevism a dispensa de duas testemunhas que seriam ouvidas hoje e mais duas com depoimentos marcados para amanhã, dia 14.

Dispensar depoimentos de Marcelo Pereira Amorim, Marcelo Barbosa Saintive, Ester Duek e Marcus Pereira Aucélio provocou protestos dos senadores pró-Dilma Lindbergh Farias (PT-RJ), Gleisi Hoffmann (PT-PR), Fátima Bezerra (PT-RN) e Vanessa Grazziotin (PcdoB-AM).

As senadoras Vanessa e Gleisi insistiam que Marcus já estaria presente na sala e não poderia ser dispensado. “Não pode dispensar a testemunha que já está na sala, presidente”, protestou a senadora Gleisi. “Como é que pode? Não pode!”, reclamou Vanessa. Fátima Bezerra alegou que se tratava de direito “ao debate e à defesa”, mas os requerimentos foram aprovados pela maioria da comissão.

Com as constantes intervenções do grupo de defesa da manutenção do mandato da presidente democraticamente eleita, o grupo de apoio do impeachment e manutenção do presidente interino e provisório Michel Temer, que não obteve votos na eleição, começou a revidar.

A senadora Vanessa Grazziotin acusou a testemunha de estar emitindo opiniões que não seriam permitidas, e isso enfureceu o senador Cássio Cunha Lima, do PSDB da Paraíba, de que ela estaria tentando coagir o secretário. “A testemunha não pode ser coagida nem intimidada dessa forma, não”, disse Cunha Lima. “A Senadora Vanessa quer que ele responda o que ela quer ouvir”, reclamou.

Com os ânimos acirrados, Raimundo Lira suspendeu os trabalhos por meia hora com a condição de que, ao retornarem, os senadores não apresentem novas questões de ordem nem requerimentos que possam atrasar a segunda oitiva. A expectativa é que a reunião termine por volta das 23h.

(com informações da Agência Brasil)

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. O “festejado” está fazendo o

      O “festejado” está fazendo o papel dele, ou seja, nenhum, mas esperem a lomam-mamae chegar no congresso para ver os leões que se transformarão pelo “defesa de seus direitos”.

  1. “se recusou a classificar os

    “se recusou a classificar os atos do governo como crime de responsabilidade e disse que isso não era função dele, mas dos senadores. Afirmou que o governo utilizou de “artifícios com intenção” em sua contabilidade, o que caracteriza “fraude””:”

    Primeira vez que eu escuto que “fraude” nao eh “crime de responsabilidade” na minha vida inteira!

    O Brasil desses caras deve ser umas maravilha!!!

    Por sinal, “artificios de intencao’ nao existe em qualquer judiciario do planeta.  Desafio qualquer um de voces a me dizer o que isso significa em termos juridicos.

    Termos juridicos normais no resto do planeta, claro.

    Oh, esperem um segundo!  QUEM TA  FALANDO ESSA MERDA NAO EH NEM JUIZ DE MERDA!  NAO EH NEM SENADOR DE MERDA!

    Aqui esta outra novidade galactica que ele disse pra nos, infimos suditos de seu curral:

    ““O que caracteriza a operação de crédito é o tempo, é o fato de ser sistemático””

    Uau!  Brilhante!  Genio!  Ja posso beijar a bunda dele?

  2. E pensar que quando esse

    E pensar que quando esse golpista foi devidamente denunciado correram para defende-lo, qua qua qua……..por isso que os golpistas e larapios deitam e rolam.

  3. Sanco Pansa do Gangster Aético só assiste

    O fiel escudeiro de Aético, Anestesia, só assiste ao circo certo do cinismo de seus comparsas demotucanos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador