As primeiras imagens dos protestos de hoje

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

No Cingapura, o Fora PT já começou, segundo registro do movimento Brasil Melhor no Facebook, por volta das 11h do horário de Brasília.

O G1 publicou que o “Bloco da Papuda” chegou à Praça da Liberdade, em BH, com gritos de fora PT. A foto é de Raquel Freitas. O portal escreveu, por volta das 11h, que o senador Aécio Neves (PSDB) já se dirige ao local de concentração na capital mineira.

Em Brasília, manifestantes caminham em direção ao Congresso Nacional. A Veja diz que a Polícia Militar já estimou 25 mil pessoas na capital federal, até o momento.

A Folha de S. Paulo diz que em Copacabana o movimento ainda é baixo, mas “impressiona” o número de “ambulantes” postos, esperando para vender apetrechos com as cores do Brasil e frases de efeito. Essa imagem e a anterior foram publicanas no portal da Folha.

No Facebook, o deputado federal Fernando Francischini publicou a seguinte sequência de imagens. A primeira, segundo ele, corresponde ao ex-presidente Lula chegando para o ato em Brasília.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Brasília

    EL PAÍS BRASIL—-16 AGO 2015 – 11:57 BRT

    Brasília Hace 1 hora

    Vendedores ambulantes dizem estar desanimados com o movimento em Brasília. “Tem menos pessoas que no oriente protesto, em abril. As camisetas do impeachment hoje estão em promoção. Eram 20 reais e agora vendo por 15”, diz Delzimar Alves, por Afonso Benites

    URL:

    http://brasil.elpais.com/brasil/2015/08/16/politica/1439728675_375038.html

    http://elpais.com/Comentario/1439733877-43c7f342dc2313b93647fd692cec8eb5

  2. Grande Barretão!

    Ontem à noite, no Festival de Cinema de Gramado: “Convidado a subir ao palco para anunciar alguns dos vencedores, o realizador e produtor Luiz Carlos Barreto quebrou o protocolo e fez um rápido pronunciamento de tom político. “Esse festival atravessou a ditadura. Temos que defender o estado democrático de direito da tentativa de golpe”, declarou, para uma reação da plateia que misturou aplausos e vaias.”

    http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2015/08/ausencia-e-eleito-o-melhor-filme-nacional-no-festival-de-gramado.html

  3. A marcha da kux Kux klan

    A marcha da kux Kux klan paneleira, em Juiz de Fora/MG,

    foi um retumbante FRACASSO.

    A extensão do carro de som era maior que o número

    de alucinados da classe me(r)dia golpista.

    Estão voltando para casa cabisbixos ,todos devidamente

    trajados com a camisa corrupta da CBF.

  4. As massas fazem qualquer

    As massas fazem qualquer coisa mas raramente coisas boas, a Globo açukando , o Ministerio Publico colhendo assinaturas para pedir forca em praça publica contra os corruptos (não vale helicoptero de cocaina e filho de presidente de tribunal) , a mesma massa que queria o pescoço de Getulio, açulada pelo jornal O GLOBO,  antes dele se matar,

    As massas aplaudiam as carroças que levavam os nobres para a guilhotina, forem 13.000,  depois viu que a coisa ia longe demais e guilhotinou o chefe da guilhotina, Robespierre. Napoleão colocou a massa no seu lugar insignificante.

    A massa não é um farol de sabedoria, é facilmente motivada pelos arautos, nas fogueiras da Inquisição havia uma grande massa na praça publica, sentada em cadeiras para ver o espetaculo da fogueira queimando os hereges, levavam lanche.

    Esse governo incompetente abriu espaço para a massa nas ruas, mau sinal dos tempos para a democracia brasileira.

    Sem esquecer que foi uma marcha que referendou a vitoriosa Revolução de 31 de Março de 1964, golpe sozinho não tem massa mas em 31 de março teve massa na rua a favor do movimento militar, é bom nunca esquecer isso.

    1. Assim você ofende os

      Assim você ofende os manifestantes Veuve Cliqcuot. Eles não são e nunca serão massa, nem mesmo de manobra. Pelo que vi dos cartazes tem gente lamentado que nào mataram todos em 1964 (ou seja, até o PSDB deveria ter morrido). Até a Globo foi xingada pelos coxinhas cariocas. Não são massa, não, mas podem fazer estragos, se deixarmos.

  5. Aqui em Franca-SP fico com a

    Aqui em Franca-SP fico com a impressão que não vai haver protesto. Quando passei pela praça da cidade, local dos dois outros protestos, estava vazia, e nem movimentação nas ruas em torno eu ví; no mesmo horário, tanto em Abril quanto em Março, tinha um rebuliço na praça e várias pessoas indo para, ou voltando do, protesto.

    Aliás, e ironicamente, esse protesto já começa sabotado pelas manipulações grosseiras que fizeram nos números dos protestos anteriores para inflá-los; se der menos gente passa a impressão de que o movimento perde força a cada dia, e tentar inflar mais ainda os números ficaria tão além do razoável que pode desacreditar não apenas os números, mas as instituições que os fornecem.

  6. *

    Manifestantes se concentram em frente ao Instituto Lula em São Paulo

    Fernanda Cruz – Repórter da Agência BrasilManifestantes fazem concentração em frente ao Instituto Lula (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

    Manifestantes fazem concentração em frente ao Instituto Lula (Marcelo Camargo/Agência Brasil)Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Manifestantes começam a se concentrar para o ato em defesa da democracia, em frente ao Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. O evento está marcado para as 13h.

    O ato terá atividades culturais, apresentação da escola de samba Colorados do Brás, música, debate e comidas típicas. Segundo Adi dos Santos Lima, presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no estado de São Paulo, os manifestantes querem mostrar o repúdio ao ataque, ocorrido no último dia 30, quando uma bomba caseira foi lançada no prédio do instituto.

    Manifestantes estão acampados, em frente ao instituto, desde a última segunda-feira (10). “Queremos deixar um recado muito claro para essa gente que não aceita a democracia no país como um regime. Não vamos abrir mão da liberdade de ir e vir, da liberdade de expressão. O atentado ao instituto foi um atentado à democracia”, disse Adi.

    Além da CUT, participam do ato o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (Apeoesp), o Sindicato dos Bancários, o Sindicato dos Químicos e movimentos sociais.

    “Esse ato tem uma simbologia muito grande, queremos refletir sobre a conjuntura econômica, política e social que estamos vivendo no país. E nada melhor que fazer esse contraponto com aqueles que querem dar um golpe no regime democrático, no resultado das eleições de 2014”, afirmou Adi.

    Edição: Lílian Beraldo

     

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2015-08/manifestantes-se-concentram-em-frente-ao-instituto-lula-em-sao-paulo

     

     

     

     

  7. Flopou

    Já estava claro que não iria rolar.

    Aqui em pleno Tucanistão a coisa vai de mal a pior. Perto de onde moro (região da Paulista), o único barulho  que ouvi até agora foram os dos motovelhos com suas Harleys e batedores da polícia tentando chamar o “povo”.

    De resto, trânsito normal, e muita gente andando de bicicleta em direção aos parques.

    Não fosse pela cobertura sem noção da Globo essas manifestações nem existiriam.

    E pensar que na quarta feita 100 mil mulheres desfilaram por Brasilia sem um décimo dessa cobertura da imprensa.

    A imprensa que temos não tem nada a ver com o povo.

    Que morram abraçados.

     

    Ps: Não queria estar na pela do “matemático da PM” hoje…. 

     

    1. Parece que resolveram sair de

      Parece que resolveram sair de fininho. A PM está se recusando a fazer a estimativa de público em várias das manifestações pelo país, inclusive a de Sampa.

  8. Como diz o paulistano: não estou “enteindeindo”. Ou estou?

    Legal o blog ecoar em manchete garrafal as “primeiras imagens dos protestos de hoje”.  Mostra até as imagens do “pig”(!), e, pelas imagens, que valem mais do que um milhão de palavras (são muitas imagens), fica-se com a sensação esquisita de que todos os brasileiros, mesmo os que vivem no exterior, estão contra o governo. Legal!

    O blog faz diferentemente do que O Globo faz, como, por exemplo, fez na recente Passeata das Margaridas. O Globo segue escrupulosamente o ensinamento de Roberto Marinho e que é o seguinte: não se publica o que não ajuda os negócios das Desinformações Globo e os cofres dos donos das Desinformações. O blog faz muito diferente.

    Entende-se, porém, o blog é olímpico, age sem quaisquer interesses específicos econômicos, ou não. Quer apenas competir, não lhe interessa vencer e, nem mesmo, sobreviver. Por isso, como gado (efeito manada?) segue irrefletidamente as tendências do mainstream editorial. Notícia, afinal, é aquilo que o mainstream diz que é. Se todo o “pig” está publicando, o blog tem de publicar também, e com o mesmíssimo viés. Que coisa mais bonita!

    Ajudando a criar no imaginário social a ideia de que todos os brasileiros são contra o governo, o blog reforça a linha política que, se conseguir empalmar o poder na extensão que almeja, acabará com o blog e, provavelmente, punirá pecuniariamente, institucionalmente (extinguindo o blog) e até com prisão o dono do blog, prisão que talvez se estenda a colaboradores e leitores-comentaristas do blog.

    Procurei no blog as imagens da Marcha das Margaridas, e não encontrei nada que se compare, nem de perto, a esta retumbante cobertura “dos protestos de hoje”. Como  a “grande” imprensa não cobriu a marcha, ipso facto, a marcha não é notícia, não é mesmo? Uma marcha com cem mil pessoas que saíram de todo o país para ir à Brasília, que contou com líderes dos principais movimentos sociais e com a presença da presidente da república, segundo foi noticiado canhestra e timidamente por aí,  não vem ao caso, pois a “grande” imprensa não a cobriu, e, se a grande imprensa não cobriu, o evento não existiu, ou é totalmente desimportante.

    Que coisa!
     

     

  9. É preciso a sociedade

    É preciso a sociedade brasileira ter influência nas decisões. Por que sabe qual é a desgraça desse país? É que o povo vai dia 15 votar e depois não liga mais para nada. Fica esperando a outra eleição. Olha, o povo tem que votar, cobrar, exigir, xingar, fazer protesto, passeata, manifestação. É a única forma de fazer a classe política entender o povo.”

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=gVWVSdcT1Cc%5D

  10. Para mim esse protesto

    Para mim esse protesto adquiriu um sentido mais amplo do que as maluquices daquela meia dúzia do MBL, assim como 06/2013 superou o MPL, e assim como alguns sentimentos da militância petista supera gente como Delcídio Amaral, um tucano de plumas vermelhas.

    É bom ver o povo sair às ruas novamente para se manifestar, fenômeno que o falecido PT da década de 80/90 havia capturado. Mesmo que alguns dos que convocam a manifestação queiram apenas o impeachment e nada mais, a realidade é que meu círculo de amigos está inundado de gente lutando por uma causa concreta, mesmo que seja necessária a renúncia para o Brasil andar para a frente.

    A pauta que me faz acompanhar com atenção esses protestos de hoje é a derrubada do veto ao PL 28/2015, contra o atropelamento dos sindicatos pelas autoridades públicas que comandam os políticos tribunais superiores, em aparente violação da convenção 151 da OIT, internalizada por decreto da própria Dilma.

    Atropelamento capitaneado pelo Lewandowski, em que se uniram em assinaturas para enfiar goela abaixo dos servidores um projeto de reajuste de R$300,00 parcelados em 14 anos, com 1,5% a partir de jan/2016, à revelia de toda a atividade sindical realizada esse ano, em assembléias e mobilização parlamentar. Enquanto isso, reajustaram de novo esse ano o próprio vencimento, e por tabela o dos juízes que já tinha aumentado em janeiro, tudo à vista e sem parcelas, para receberem mais R$6.000,00 ano que vem, sabendo que a inflação está nas alturas e que os servidores estão em batalha sindical há 6 anos, e em greve há 2 meses. E como não são desinformados, sabem o que significa esse ato para a distribuição de renda no país: a criação de um abismo que demoramos a reduzir.

    Segue a minha seleção preferida, todas de hoje. Sou notoriamente de esquerda, mas se precisar cair a Dilma para cair o neoliberalismo concentrador de renda, defensor de rentistas, exterminador de sindicatos, e imobilizador dos movimentos sociais, não sou eu que vou pegar em armas para defendê-la. O meu negócio é lutar pela força da Justiça do Trabalho.

     

    São Paulo

    Aeroporto de BSB

    BSB, praça dos “2 poderes”

    Farol da Barra

     

    Rio

     

    Brasília

    1. Tão

      de esquerda quanto Sérgio golpista Moro.

      Quer dizer que Dilma caindo mas caindo junto com os rentistas, você apóia.

      É do PSTU, do PSOL, do PCO ou somente do PJGB (partido justiceiro e golpista brasileiro)?

    2. Por favor, saia do anonimato

      Por favor, saia do anonimato e diga em qual portal da transparência podemos checar seu salário de judiciário federal para constatarmos a falta de aumento. O auxílio-alimentação a gente já sabe: R$ 799,00.

      Não tente nos enganar fazendo confusão entre movimento sindical e privilégios de corporações porque dessas corporações jurídicas já estamos cheios.

      Aquela faixa idiota de judiciário fraco parece coisa de prof. Hariovaldo. Se é você que está na foto com jarbas Vasconcelos e Mendoncinha, deu para perguntar quanto eles receberam da Odebrecht na campanha? Tá lá no site do TSE. Critica o PT pelas alianças e sai tirando foto com Jarbas e Mendoncinha do DEM? E ainda se diz de esquerda? Claro, você e todos esses que estavam nas ruas hoje. 

  11. Como será o movimento pró

    É preciso a sociedade brasileira ter influência nas decisões. Por que sabe qual é a desgraça desse país? É que o povo vai dia 15 votar e depois não liga mais para nada. Fica esperando a outra eleição. Olha, o povo tem que votar, cobrar, exigir, xingar, fazer protesto, passeata, manifestação. É a única forma de fazer a classe política entender o povo.

     

    Como será o movimento pró Dilma dia 20?

     

  12. Pra mim quando Umberto Eco

    Pra mim quando Umberto Eco disse que “os imbecis perderam a vergonha” só podia estar pensando nesses analfabetos políticos, marchadeiros raivosos da direita. 

  13. Samba do coxinha doido é o ritual do tamanduá africano

       Podem parar de zoar com os africanos viu coxinhas do pânico, de onde vem o break e a capoeira ? branquelos deveriam pensar duas vezes antes de falar de dança certo ? os africanos jamais pagariam esse mico. Então qie a partir de hoje o ritual do tamanduá africano fique conhecido como samba do coxinha doido.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=PX37ywoV79Y%5D

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=7Qz5ifALMzU%5D

    #diaDoMico #carnaCoxinha #aceitaDilmaVezQueDoiMenos

     

          1. Estavam se preparando pra

            Estavam se preparando pra operação Condor 2015. Com dor nas juntas. Com dor nas costas. Com dor na cabeça. 

  14. como é que é? somos milhões

    como é que é? somos milhões de Cunhas? pois podem me tirar dessa conta! milhões menos 1 é igual a 1.

    ao invés de apoiar multa do TSE eu apoio o voto facultativo!

    1. 11 de setembro de 2001.. 

      11 de setembro de 2001..  embarquemos na loucura do dr. Emmett Brown, a maquina do tempo construida num Delorean, e voltemos no tempo …  quase 14 anos.  e vamos conviver com um PT jovem. uma esperança apenas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador