Maia habita uma terra nebulosa, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Ascensão e queda do anão de São Conrado

por Fábio de Oliveira Ribeiro

Rodrigo Maia chegou à presidência da Câmara dos Deputados por acaso e em virtude da prisão de Eduardo Cunha. Antes de se tornar o terceiro homem mais importante de uma república que rapidamente foi transformada num sindicato de ladrões, Maia era apenas um deputadinho Zé Ruela cuja única virtude era ostentar o nome do pai. Rodrigo Maia não é um gigante entre anões, ele é apenas um anão entre anões golpistas. Em que grupo de anões ele merece ser colocado?

“Os Nibelungos são, na mitologia nórdica, um povo formado por anões. Eles habitavam Niflheim, também chamada de Mistland, ou Terra das Neblinas. Era em Niflheim, terra gelada e esquecida, onde moravam aqueles que não morreram em batalhas, juntamente com anões e gigantes, e onde se enterravam as raízes da gigantesca árvore YggDrasil.

Os Nibelungos eram possuidores de um místico anel, que dava ao seu portador poderes impressionantes. Seu rei era Alberich, possuidor de uma mina escavada muito longe, por baixo das montanhas, e que roubou o tesouro das ninfas do Reno. São habitantes do norte gelado de Niflheim, a que estava ligada uma maldição, que foi aplicada também aos Burgundos, que, por intermédio de Siegfried, se apoderaram deste tesouro.” https://pt.wikipedia.org/wiki/Nibelungos

Na mitologia política brasileira, os anões são outros. Mas eles também estão relacionados a tesouros obtidos através de poderes impressionantes que conquistaram nos subterrâneos do Congresso.

“Anões do Orçamento foi o nome pelo qual ficou conhecido um grupo de congressistas brasileiros que no final dos anos 80 e início dos anos 90se envolveram em fraudes com recursos do Orçamento da União até serem descobertos e investigados, em 1993, perante uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de grande repercussão. A denominação de “anões” deveu-se ao fato de que os principais envolvidos no caso eram deputados sem grande repercussão nacional, ou seja, “anões de poder” no Congresso Nacional.” https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%B5es_do_Or%C3%A7amento

Maia habita uma terra nebulosa, onde o crime financeiro é considerado perfeitamente legal, onde corruptos dizem combater a corrupção e juízes atuam como membros de quadrilhas parlamentares. Mas ele não é um Nibelungo, pois sua barriga proeminente demonstra que ele está mais acostumado à boa vida parlamentar do que aos rigores das batalhas campais. A irrelevância parlamentar dele e os crimes financeiros que ele cometeu sob o pseudônimo de Botafogo o colocam definitivamente no campo dos Anões do Orçamento.

O que será do Brasil quando este pulha chegar à presidência? Bem. Uma coisa é certa. O Brasil era Brasil antes que este mafioso obeso chegar ao poder. O Brasil será mais Brasil quando o derrubar. A importância de Maia na história brasileira será tão pequena quanto a dos Nibelungos na saga de Siegfried. Ele é apenas um personagem secundário que adquiriu temporariamente importância dramática para que os verdadeiros protagonistas da saga brasileira possam desempenhar melhor seus papeis heróicos. Obviamente ele não tem consciência disso. Coisa de anão, entendem… 

Fábio de Oliveira Ribeiro

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No Twitter Dilma Rousseff

    No Twitter Dilma Rousseff citou Marx para ironizar a queda de Temer e a chegada de Rodrigo Maia à presidência.

    Desde Marx sabemos: a história se repete,a primeira vez c/o tragédia e a segunda c/o farsa. Golpe 2016 : tragédia.  2017: farsa das elites

    https://twitter.com/dilmabr/status/883339297885220864

    Discordo. Dilma foi deposta por uma farsa comandada por Eduardo Cunha e Michel Temer. Portanto, Rodrigo Maia é apenas a farsa da farsa.

  2. Rodrigo Maia oficializa

    Rodrigo Maia oficializa intenção de assumir a presidência do Sindicato dos Bandidos   –

    “Maia habita uma terra nebulosa, onde o crime financeiro é considerado perfeitamente legal, onde corruptos dizem combater a corrupção e juízes atuam como membros de quadrilhas parlamentares… A irrelevância parlamentar dele e os crimes financeiros que ele cometeu sob o pseudônimo de Botafogo o colocam definitivamente no campo dos Anões do Orçamento.”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador