Barroso lamenta falta de alternativa no comando do país

Jornal GGN – Luís Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) lamentou a falta de alternativas para o comando do país, citando o PMDB, e criticou a atual forma de eleição para a Câmara dos Deputados, dizendo que o modelo político é “um desastre”. As declarações foram dadas  para alunos da Fundação Lemann, que foram recebidos em audiência no tribunal.

Sobre a falta de alternativas, o ministro disse que, ao ver a notícia do desembarque do PMDB do governo e os políticos que comemoravam a saída, ele pensou: “meu Deus do céu! Essa é a nossa alternativa de poder”. Para ele, a política está “gravemente enferma” e é preciso mudanças. Barroso também afirmou que sistema político que não tem o “mínimo de legitimidade democrática”, se tornando um espaço de “corrupção generalizada”. Leia mais abaixo:

Do O Globo

‘Meu Deus do céu! Essa é a nossa alternativa de poder’, diz Barroso sobre PMDB
 
Ministro do STF lamenta falta de alternativa para comandar o país

Em meio à crise política e às discussões sobre o impeachment, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), lamentou nesta quinta-feira a falta de alternativa para comandar o país – e citou como exemplo foto publicada pelos jornais nesta quarta-feira em que caciques do PMDB anunciaram a debandada do governo. A declaração foi dada a alunos da Fundação Lemann, que foram recebidos em audiência por Barroso no tribunal.

— Quando, anteontem, o jornal exibia que o PMDB desembarcou do governo e mostrava as pessoas que erguiam as mãos, eu olhei e: Meu Deus do céu! Essa é a nossa alternativa de poder. Eu não vou fulanizar, mas quem viu a foto sabe do que estou falando — disse Barroso.

A foto à qual o ministro se referia estampava figuras notórias do partido – em especial, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ), o senador Romero Jucá (RR) e o ex-ministro da Aviação Eliseu Padilha.

— O problema da política neste momento eu diria é a falta de alternativa. Não tem para onde correr. Isso é um desastre. Porque, numa sociedade democrática, a política é um gênero de primeira necessidade. A política morreu. Talvez eu tenha exagerado, mas ela está gravemente enferma. É preciso mudar — concluiu.

A conversa com os estudantes ocorreu no plenário da Primeira Turma do STF. O ministro não sabia, mas o sistema interno de TV do tribunal transmitiu a primeira parte do encontro. Quando soube que estava sendo televisionado, Barroso ficou contrariado.

— Pede pra desgravar. Tá transmitindo, paciência, mas para não ter uma fita — declarou — Mas quem é que está assistindo isso? Podia ter avisado mais rápido, né?

Antes de saber da transmissão de sua fala, o ministro criticou o sistema político brasileiro de forma geral.

— Nós nos perdemos em muitos caminhos diferentes. A política morreu. Nós temos um sistema político que não tem o mínimo de legitimidade democrática, deu uma centralidade imensa ao dinheiro e à necessidade de financiamento e se tornou um espaço de corrupção generalizada — afirmou, e ressaltou:

— Estou falando aqui em um ambiente acadêmico, como se eu estivesse falando com os meus alunos.

Ainda durante a conversa, Barroso disse que o modelo político “é um desastre” – particularmente, a forma de eleição para a Câmara dos Deputados, feita em eleição por voto proporcional em lista aberta. Segundo o ministro, esse modelo é caro, porque precisa haver campanhas em todos os estados, e também porque as vagas são ocupadas pelos mais votados dos partidos.

— Menos de 10% dos candidatos são eleitos com votação própria. Nesse sistema, o eleitor não sabe quem ele elegeu, porque 90% dos eleitos não foram eleitos com voto próprio. E o eleito não sabe quem o elegeu pela mesma razão. É um sistema em que o eleitor não tem de quem cobrar e o eleito não tem a quem prestar contas, não pode funcionar — criticou.

Ouça o áudio aqui

Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. O nome Sergio lhe caiu bem

      O nome Sergio lhe caiu bem não ????!!!! . . . . . E aí a gravação não precisa ser encaminhada ao Supremo, já está supremada na origem . . . .

  1. Imbecíl coletivo.
    Estamos sem

    Imbecíl coletivo.

    Estamos sem alternativas é para trocar os ministros do STF, que ficam dando opinião, sobre alternativas para o governo, sem o cargo estar vago. 

    Em causa própria ele vai bem.

  2. Que lapso, professor!

    Caro Professor Barroso,

    Que lapso! Nos meus tempos nos bancos da UERJ, antes de fazer declarações polêmicas, o Sr. certificava-se de que quem gravava a aula parasse a gravação momentaneamente.

    Não é também ex-aluno o seu chefe de gabinete? Há que lembrá-lo dos dias de UERJ, pois!

    Rs

    1. Nesse meio nada é por acaso.

      Será que houve descuido do Barroso ou foi “sem querer querendo” tal qual os grampos do Moro? Será que a doença a que ele atribui ao meio político não é apenas o reflexo do apodrecimento de parcelas importantes do próprio judiciário? Ou será que o fato de haver tanta gente corrupta em pleno exercício de suas atribuições na política o no judiciário não se dá em decorrência da falência do judiciário? Vejamos. Porque o judiciário em vez de se estruturar para oferecer o serviço judicante a que tem direito a população, só se movimenta para arrancar mais privilégios para os seus cargos e seus associados? É simplesmente porque interessa acumular e estocar processos para serem pinçados das gavetas quando interessa aos objetivos dos setores a que eles servem. Só o Cunha figura em 22 processos inconclusos desde os anos 90. Estão todos suspensos ou adormecidos na situação que se denomina “embargo de gaveta”. Então percebemos que fazer justiça não é o objetivo. O fim das bandas podres do judiciário (aparentemente predominantes) é acumular o maior número de processos possíveis sobre a maior quantidade de sujeitos para exercer o seu poder de acioná-los ou abafá-los, na medida das conveniências da ocasião. A regra seguida não é a lei mas as diretrizes definidas em reuniões sombrias das lojas maçõnicas como Instituto Innovare da GLOBO. Portanto, se o preclaro Ministro quiser observar e comentar sobre um poder degenerado, a sujestão é que se olhe no espelho ou para o lado e veja sentado ao seu lado um sujeito chamado Gimar Mendes.

  3. Simples Ministro, se o Sr.

    Simples Ministro, se o Sr. acha que é difícil alternativas eu proponho algo completamente revolucionário, algo tão heterodoxo que pode mesmo lhe causar real estranhesa, sugiro que a cada 4 anos nós eleitores irmos a um lugar que na auxênsia de melhor nome poderíamos chamar de Zona Eleitoral, e de forma secreta escolhamos através de voto, quem delegamos nossa representação política. E aí vem um outro detalhe, este sim não menos inovador, criaríamos um conjunto de pessoas confiáveis, na forma de um Superior Tribunal Federal, que se incumbiria em última instância, de fazer que a votade da maioria fosse acatada e protegida. É um tanto difícil de implementar, mas quem sabe aos pouquinhos, depois de algumas décadas tais medidas pudessem começar a ter algum efeito. Abraços, e leve esta novidade a outros.

  4. O PMDB é realmente lamentável

    mas confesso que me daria um alento muito maior se V.Sa. Excelência manifestasse tamanha indignação com as ilegalidades do Moro e as manobras “estranhas” do PGR…

  5. Sei não , mas acho que o

    STF também está sem condições de fazer qualquer crítica ao nosso sistema político.

    Os políticos pelo menos nós podemos trocar a cada 4 anos. E os senhores Ministros?

    É exatamente por esses Ministros terem esse privilégio de não passarem por eleições populares e ocuparem o cargo até a idade máxima para aposentadoria é que deviam evitar esses comentários que só jogam para a torcida do momento.

    Vocês não precisam se preocupar com o clamor da opinião pública , precisam apenas proteger e fazer a justiça que está na Constituição.

  6. Caro Nassif
    Não Min. Baroso,

    Caro Nassif

    Não Min. Baroso, a política não morreu, muito pelo contrário.

    Está cada vez mais ficando visive,l quem é quem nesse esquema todo.

    A saída do PMDB, judiciário, mídia, banqueiros, entre outros tem lado, e é o lado diferente do que se chama povo.

    Fica cada vez mais claro. Não adianta esconder-se atravéz de palavras.

    Ela pulsa forte, o Brasil, hoje está em festa, na busca e defesa da democracia, coisa esta, que não é muito bem vista do outro lado.

     

    Saudações

     

  7. Quanta arrogancia!

    Membro acovardado de um STF regiamente pago pelo povo, mas assim mesmo acovardado e de ego inflado pelo puxa-saquismo da globo e aspone, vem criticar um poder que, diferentemente do judiciário, foi eleito pelo povo, talvez de maneira impura, mas assim mesmo eleito, com um cidadão = um voto.

    Doutor escolhido, não eleito, saia dos escritórios acarpetados e climatizados e vai perguntar para quem sai do trem da Central se ele acha o judiciário melhor que o legislativo: talvez vai ter uma bruta surpresa!

    Que tal trabalhar, julgar pela constituição e não se fazer de Poncio Pilatos. 

  8. Pergunta sincera:
    Alguém sabe

    Pergunta sincera:

    Alguém sabe dizer qual é desvantagem em um sistema de votação ‘direta’, no qual seriam eleitos os mais votados, independentes do coeficiente eleitoral?

    Nunca entendi como pode ser justo um sistema no qual o Tiririca leva junto ao Congresso uns 10 desconhecidos sem voto…

    1. Porque não voto distrital!

      Eu era um adversário do voto distrital, porém se colocassem pelo menos 75% das vagas em distritos os candidatos só precisariam umns dois pares de sapatos e uma boa capacidade de convencimento, as 25% das vagas restantes seriam deixadas para os caciques.

      As convenções dos partidos deveriam ser também regionalizadas.

  9. Lamentavelmente

    Um bom Juiz, competente e relativamente sério, mas, leva um pequeno rabo preso com a mídia: o seu apartamento em Miami e as estrategias financeiras da sua mulher. Acredito esteja mirando a sua aposentadoria por lá, tomando bom uísque com o ex-ministro Barbosa.

    Boa dupla: Barroso e Barbosa. Dá show em Miami

  10. “nossa” alternativa? Quer

    “nossa” alternativa? Quer dizer que, de pronto, ele já mostrou o seu “lado”? Não tenho lembranças desse mequetrefe ter discursado sobre alternativas políticas (antes, bem antes de virar ministro e acreditar na luz divina); pelo que sei, mesmo que baseado em escritório conceituado e sendo professor universitário, nunca se importou se a legislação estava beneficiando os mesmos de sempre: nem no happy hour foi capaz de demonstrar qualquer ideia alternativa. Agora quer condenar o todo pela intromissão dos ratos-pulgueiros? Capa de mudar de casa por conta das baratas? Mas, caçar as baratas, nem pensar: mesmo de chinelos na mão? Ora, ora e ora, caro ministreco: sua “cultura” não mereceria comentários tão rastaqueras: apenas quem está acovardado é que tem assim se pronunciado. O senhor (doutor!) tem o poder nas mãos. Use-o de acordo com a Constituição Federal. Não se agache, homi! Aliás, parece-me que o stf apequenado foi quem sempre vetou os avanços sócio-políticos votados – sempre trabalhosos – pelo congresso. Não é? Como diria o outro: cale-se e trabalhe.

  11. Ele se lembra do STF que ele compõe?

    Barroso não está em uma boa fase. Ou será a sua real face que está sendo mostrada. Se ele entende que o atual Congresso não está de acordo com o que espera, concorra a uma vaga, de deputado ou senador. Vá percorrer seu estado tentando votos que possam lhe dar o direito de ter opiniões fora dos autos. É simples criticar o Congresso, o PMDB, mas ele se lembra que do STF que ele compõe? 

    1. Prá quê percorrer o estado pedindo votos..

      se bastam 10%…  os outros 90% estão garantidos  pelo sistema !!

      Dá-lhe Brecht !!

  12. fofoquinhas midiáticas

    Ouvi a fita 4 vezes. O que foi que ele disse de errado?. Que aquela “turma” é que poderia assumir em caso de impeachment. Isso é fofoquinha midiática do pig pra tentar mais uma manipulação  Acho que tem mutos trechos da gravação que deveriam ser reproduzidos aqui no GGN, e não mostrar somente o que o o pig já mostrou. Acho que está havendo uma inversão ao se noticiar, sem ao menos reproduzir trechos muto mais interessantes que são essas ditas fofoquinhas midiáticas

     

    Sugiro que ouçaam a gravação e a vejam como é tendenciosa a reportagem

    http://oglobo.globo.com/brasil/meu-deus-do-ceu-essa-a-nossa-alternativa-de-poder-diz-barroso-sobre-pmdb-18992180

  13. 70

    No site oglobo.com, tinha mais de 70 comentarios e a grande maioria o xingava de tudo o quanto era possivel, em alguns casos acho que o “moderador” deve ter saido.

    No mais acho que ele foi honesto ao dizer isto, mais depois de perceber que estava sendo gravado, ficou com medo das possiveis reações ao seu discurso. E os comentarios site demonstram que ele tem razão. 

  14. Não entendi essa desilusão do

    Não entendi essa desilusão do Ministro Barroso. A política não morreu, quem morreu foi o PMDB. “Nossa alternativa de poder”? Eu, hein. Esse ministro depois que descobriram a offshore dele com a mulher cada dia fala uma coisa mais esquisita.

  15. Mais cuidado sr. Ministro.

    Ninguém está livre de ser gravado, neste país onde um juiz do Paraná é quem manda e faz a lei. Será que vão descobrir quem deixou gravando. Se fosse o meu caso, não deixaria barato.

    Mas eu continuo com o respeito que o sr. até agora mereceu,  E,  pelo jeito, nem todos concordam c/ suas falas no tribunal.

  16. Mas é isso mesmo: Uma gangue de esquina em polvorosa

    Porque quebrou a janela do vizinho. Porque deu porrada na gangue da outra esquina. Porque enganou a policia naquela batida. Porque estuprou coletivamente as garotas da ultima festa. Porque roubaram 5 carros na última semana e viajaram em esbandalho. Porque desmoralizaram o vizinho universitário que não anda com eles.

    Os caras, há quase 2 anos só falam em golpe, e quando a coisa “anda” pro lado deles comportam-se feito chipanzés excitados.

    Não têm meio milimetro de interesse no país que deveriam representar. Apenas comemoram os pequenos e grandes golpes que dão diariamente para se dar bem. E se não recuperarem o poder de se salvar e se proteger, vou repetir:

    Sá vão parar quando forem parados!

     

  17. pedagógicas

    “Nós nos perdemos em muitos caminhos diferentes. A política morreu. Nós temos um sistema político que não tem o mínimo de legitimidade democrática, deu uma centralidade imensa ao dinheiro e à necessidade de financiamento e se tornou um espaço de corrupção generalizada”.

    Há alguns meses aqui mesmo neste Blog Nassífico, esse trechinho da fala do Barroso teria sido invectivado como exemplo de criminalização da política.

    Pois é: nada como um dia após o outro.

    O ministro constata o que qualquer habitante de Pindorama, minimamente informado, está careca de saber.

    “Quando soube que estava sendo televisionado, Barroso ficou contrariado.”

    Só não entendo por que os alunos da Fundação Lemann podem ouvir e o restante de Pindorama não poderia.

    Barrosão, socializa esse conhecimento.

    Que elitismo é esse?

    Já dizia o amaldiçoado Barbosão:

    “Nós temos partidos de mentirinha. Nós não nos identificamos com os partidos que nos representam no Congresso, a não ser em casos excepcionais. Eu diria que o grosso dos brasileiros não vê consistência ideológica e programática em nenhum dos partidos. E nem pouco seus partidos e os seus líderes partidários têm interesse em ter consistência programática ou ideológica. Querem o poder pelo poder.”

  18. Era contra, mas parte dos eleitos através de voto distrital,…

    Era contra, mas parte dos eleitos através de voto distrital eliminaria a necessidade de campanhas milionárias e cada representante distrital teria que voltar aos seus eleitores de explicar os seus votos.

  19. Ele tem razão!
    Mas suprema hipocrisia deixar elementos do nível de Eduardo Cunha, comprovadamente ladrão, inclusive na Suíça aliás, soltos, ativo e operantes!
    Meu Deus do Céu!

    1. Crítica construtiva e justa…
      DEZENAS de PMDBISTAS estão ATOLADOS na LAVA JATO,inclusive CUNHA,RENAN e TEMER os ARQUITETORES do GOLPE de TIRAR DILMA e ENTRONIZAR o VICE MICHEL TEMER do PARTIDO de CUNHA e RENAN,mesmo havendo pedido de IMPEACHMENT contra TEMER negado por CUNHA da mesma facção partidária PMDB…””Isso é GOLPE declarado e CRIMINOSO,haja vista que visam acabar com as INVESTIGAÇÕES ,destruir a CLT e principalmente ENTREGAR o nosso PETRÓLEO ou PRÉ-SAL,recém DESCOBERTO e já DESEJADOpelosEXPIÕES AMERICANOS e PETROLEIRAS do MUNDO TODO,que usam o PMDB e PSDB de SERRA,para DESTRUIR o PT,DILMA e LULA pelo fato deles se oporem a Entrega do OURO PRETO (PRÉ-SAL)para as PETROLEIRAS SANGUESSUGAS INTERNACIONAIS,oferecendo MILHARES de PROPINAS em PARAISOS FISCAIS para os PARLAMENTARES PIRATAS….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador