Beto Richa fecha universidades públicas do Paraná: UEL e Unicentro suspendem calendário, por Esmael Morais

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Blog do Esmael

Beto Richa fecha universidades públicas do Paraná: UEL e Unicentro suspendem calendário

por Esmael Morais

O governador do Paraná inimigo da Educação, Beto Richa (PSDB), continua o desmonte das universidades públicas estaduais. Nesta semana a Unicentro e a UEL anunciaram a suspensão dos seus calendários de aulas. Richa não autorizou a contratação dos docentes necessários para o funcionamento dos cursos.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) emitiram comunicados anunciando a suspensão dos respectivos calendários de aulas na graduação a partir de segunda-feira (19). O motivo é o mesmo, o governo estadual não autorizou a contratação de professores necessários para o mínimo funcionamento dos cursos superiores.

O ataque às instituições públicas de ensino é uma das propostas dos tucanos e do governo do ilegítimo Michel Temer (MDB) para a educação. Eles planejam sucatear ao máximo as universidades que são principais polos de produção de conhecimento do país; mas que também oferecem resistência às políticas neoliberais de entreguismo do patrimônio nacional e de exploração dos trabalhadores.

Em sintonia com o atual Ministério da “Educação”, os governos do PSDB visam estrangular financeiramente as instituições, para em seguida cobrar mensalidades e privatizar toda a rede.

Leia os comunicados emitidos pela Reitoria da Unicentro e pela Reitoria da UEL

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. TECPAR
    Esmael,
    Pesquise a situação do instituto de tecnologia do Paraná (TECPAR) pois chegou a mim a informação que o instituto não faz mais parte do orçamento do estado.
    Com isso o betinha abocanha 2% do orçamento do estado que deveria ir para ciência e inovação!

  2. Os profissionais da educação
    Os profissionais da educação estão sob ataque; a esquerda está sob ataque, a blogosfera está sob ataque. É nítido que há um movimento orquestrado de endurecimento das forças golpistas. A Globo, nessa espetacularização horrenda do assassinato da jovem vereadora e do motorista, quer demonstrar q ainda tem força para influenciar os ânimos do povo, e está gerando mais medo e ódio na populacao. Certamente para criar mais instabilidade e justificar uma intervenção militar em todo o território nacional. Nesse cenário caótico as eleições já começam a ficar ameaçadas. Ou a gente se une para resgatar a soberania popular, agora, e imperadir o avanço das forças entreguistas, fascistas, financistas e americanas, ou não teremos país nenhum.

  3. Fechamento das universidade.
    O que pode se esperar desse pia de apartamento,como todo tucano de alta plumagem sempre protegido por uma justica que nao se dar conta que esta na mesma vala do executivo e do legislativo a tempo nao representam em nada os interesses nacionais,precisamos com urgencia refundar a Republica.

    1. Que viagem, comentário
      Que viagem, comentário totalmente mal estruturado e carregado de ideologia, não tem uma linha de raciocínio lógico e com qualquer embasamento, só palavras e mais palavras escritas de maneira menos que coloquial.

  4. O povo do Paraná
     

    que tem moro, bolsonaro e também pessoas interessantes como o Márcio Américo, Roberto Requião, votou livremente para ser governado pela rixa, digo  richa, e assim como o povo paulista, vai ter que dormir com as suas escolhas.

    O sul já não é mais “sul maravilha”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador