Bolsonaro ataca governador do Maranhão e chama nordestinos de ‘Paraíba’. Governadores da região reagem

Além do ataque à região, presidente estaria atuando de forma ilegal ao orientar ministro da Casa Civil a atuar para prejudicar um ente da Federação

Dino: 'Independentemente de suas opiniões pessoais, o presidente da República não pode determinar perseguição contra um ente da Federação'

da Rede Brasil Atual

Bolsonaro ataca governador do Maranhão e chama nordestinos de ‘Paraíba’. Governadores da região reagem

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro (PSL) ofendeu governadores do Nordeste sem perceber que estava sendo gravado. “Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão”, disse para seu ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, antes de uma entrevista coletiva. “Não tem que ter nada com esse cara”, completou.

A frase de Bolsonaro, além de revelar preconceito, mostra uma orientação para prejudicar o estado do Maranhãogovernado por Flávio Dino (PCdoB). “Não tem que ter nada para esse cara é uma orientação administrativa gravemente ilegal”, disse Dino, que é jurista, em suas redes sociais. “Independentemente de suas opiniões pessoais, o presidente da República não pode determinar perseguição contra um ente da federação. Seja o Maranhão ou a Paraíba ou qualquer outro Estado”, completou Dino.

Em carta conjunta, os governadores do Nordeste afirmam “espanto” e “profunda indignação” com a declaração do presidente da República. “Aguardamos esclarecimentos por parte da Presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.”

Parlamentares repercutiram a fala do presidente. “Bolsonaro expõe todo o seu preconceito contra o povo nordestino e ainda mostrou que não tem problemas de prejudicar a população de um estado – no caso o Maranhão do governador – por conta das suas preferências ideológicas”, disse o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP).

“O presidente ordenar a ministro que não atenda, deliberadamente, as demandas de um governo estadual é gravíssimo. Fere a isonomia entre os entes federados, agride a Constituição e os mais elementares preceitos do direito administrativo. Todo apoio a Flavio Dino e ao Maranhão”, afirmou o também deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Carta dos governadores do Nordeste

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal. Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.

8 comentários

  1. É assim que se comporta um governo ditatorial. Inveja é o nome disso. Quem é Bostanaro diante de um homem do nível intelectual de Dino?

  2. Se quiserem humilhar Jair bolsonaro, os governadores ofendidos (Flavio Dino incluído) devem pedir aos seus Procuradores Gerais um favor: requerer na Justiça a Interdição desse débil mental inapto para exercer a presidência. Simples assim.

    https://jornalggn.com.br/crise/inaptidao-mental-para-tomar-posse/

    O sistema de justiça é responsável pelo golpe de 2016 e por tudo que ocorreu depois disso. Agora ele deve ser estressado até a anormalidade política arrebentar de vez.

  3. Tenho duas observações:
    1. E isso é novidade pra alguém?
    2. Não devemos nos espantar. Bolsonaro, melhor do que ninguém, é o espelho da nossa classe média: ignorante, obtuso, burro, violento, preconceituoso, superficial, racista, primário e tosco. Ele apenas se comporta como todo representante da classe média quando em particular.
    Ele é assim. Ele é isso. Bolsonaro = classe média, ou classe média = Bolsonaro. É por isso que ele ainda tem 30% de aprovação. Por isso ele resiste. Tem muitos iguais a ele que acham LINDO o que ele fala e concordam em gênero, numero e grau.
    Quanto antes compreendermos isso, melhor.
    Apenas me perdoem as exceções que sei existirem.

  4. Este cara ainda nao entendeu que calado é um poeta? Mas “ô” sujeito pra falar bobagem!
    Mas concordo plenamente com o que escreveu um leitor acima: “Tem que buscar a interdição deste sujeito”. E tem que ser rápido!

  5. Que a bancada do Nordeste no Congresso cobre dos presidentes de ambas as casas Resposta. Caso contrário será admitida como agrado de ambos, demistas e executivo.

    Obs. O Maranhão está na linha de tiro. Tem terras.

    • Até as urnas o tamanho do estrago poderá ser irreversível e não se esqueça dos deputados nordestinos que venderam seus votos para a aprovação da previdência!!!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome