Brasil retira candidatura para sediar a COP-25

Jornal GGN – O governo brasileiro retirou oficialmente sua candidatura para sediar a COP-25 (Conferência das Partes da Convenção do Clima das Nações Unidas), em 2019. A Conferência tem o papel de negociar a implementação do Acordo de Paris, e aconte entre 11 e 22 de novembro de 2019. O Itamaraty informou sobre a decisão ao Secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima da Organização das Nações Unidas.

Segundo o texto do comunicado enviado às Nações Unidas, o Brasil retira sua candidatura devido às ‘restrições fiscais e orçamentárias’ que deverão continuar no governo Bolsonaro.

‘Tendo em vista as atuais restrições fiscais e orçamentárias, que deverão permanecer no futuro próximo, e o processo de transição para a recém-eleita administração, a ser iniciada em 1º de janeiro de 2019, o governo brasileiro viu-se obrigado a retirar sua oferta de sediar a COP 25’, diz o texto.

Segundo o comunicado, o Brasil teria feito uma ‘análise minuciosa dos requisitos’ para sediar a COP-25 e focou no quesito das necessidades financeiras associadas à realização do evento.

ONGs ligadas às questões ambientais e aos povos indígenas lamentaram a decisão do governo brasileiro, já que a desistência poderá representar a perda do papel de protagonista nas discussões climáticas. “Com o abandono da liderança internacional nessa área, vão-se embora também oportunidades de negócios, investimentos e geração de empregos”, alerta o Observatório do Clima.

O governador eleito do Paraná, Ratinho Junior, e autoridades da cidade de Foz do Iguaçu enviaram esta semana um documento defendendo a realização da próxima COP-25 no Paraná. E o alerta de que o evento poderia movimentar R$ 400 milhões e a circulação de cerca de 35 mil pessoas.

Leia também:  Coronavírus: Indonésia pode produzir 250 milhões de vacinas da chinesa Sinovac

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

2 comentários

  1. O Brasil indo pro fundo do poço

    Ficaria muito surpresa se o governo do bozo se interessasse mesmo pela COP. A unica coisa que parece interessar a essa gente é ganhar muito dinheiro e ditar regras sobre como os outros devem pensar e viver. 

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome